Painel do Leitor > Delegado questiona entrevista de chefe da Promotoria de SP Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Wilson José

    Estão querendo que a sigla MP passe a designar "Meio Polícia". A sociedade não ganha nada com isto. Neste caso quem ganha é apenas o ego dos promotores. Sou a favor de passar toda a polícia judiciária, efetivamente, para o MP, ai sim a sociedade sairia ganhando. Não tem sentido, como hoje, a polícia judiciária fazer todo o inquérito e depois o MP e o Judiciário repetirem tudo. Está absolutamente correto o Sr. Delegado ao defender que se querem a invetigação criminal, devem fazê-lo por inteir

    Responda
    1. Wilson José

      Engano seu. Não sou delegado. Só não gosto de injustiça e nem de hipocrisia. Se a polícia está mal, o caminho é recuperá-la e não transferir suas atribuições a outro órgão, ainda mais um órgão sem nenhuma capacitação adequada para desempenhar a função.

    2. Maria Eduarda Siqueira

      Você deve ser um delegado frustrado com seu baixo salário. Não seja tão amargo.

  2. FNC

    Um judiciário desacreditado leva a insegurança jurídica! Essa questão, sob o ponto de vista Constitucinal, claramente favorável às argumentações dos delegados de polícia já bateu às portas do STF. E, não tendo merecido a atenção (ou decisão) devida continua a causar estragos. O nosso STF tem que parar de acreditar que é parlamento e apenas interpretar as Leis e a Constituição (fato não ocorrido durante o julgamento da MP do Instituto Chico Mendes e do fetos anencéfalos).

    Responda
  3. valdeci pereira dos santos

    O maior representante do MP é DEMÓSTENES TORRES, imaginem quantos tem por aí dessa estirpe.

    Responda
  4. silva

    Tirar o M. Publico das investigacoes criminais eh um retrocesso desastroso. Acho que isso so interessa a alguns colarinhos-branco e a bandalheira policial nesse Brasil de meu deus. Espero que o Congresso tenha sabedoria para barrar essa proposta absurda.

    Responda
  5. Walmir Silva

    Continuando: quero ver quando encontrarem falta de viaturas, falta de material de laboratorio, falta de funcionarios. Eles devem estar com muitas horas de folga e falta de serviço nos foruns. Poder investigar sómente o que interessa a si proprio ou fatos que dão projeçao na mídia é mole... Quero ver e subir morro para ver cenas de crimes, determinar exames de laboratorios (onde são totalmente ignorantes), recolher provas, etc...Mole, investigar por interesse, tem que investigar todos os crim

    Responda
  6. Walmir Silva

    Se o MP quer fazer investigaçao, porque não mudam a Lei e extigue a figura, que pessoalmente considero em extinção, do Delegado de Policia. Simples, acabem com a figura do Delegado, que preside a investigação, e eles passam a desempenhar esse papel daqui para frente. Assim sendo, passem a acompanhar as investigações a partir do fato ocorrido, comparecendo a todas as cenas de crime e determinando as ações investigatórias. Só aparecem no papel fazendo despachos para os delegados!

    Responda
  7. Maria Eduarda Siqueira

    Aos estrudos, senhor delegado!!!! Lei 8.625/93 Art. 26. No exercício de suas funções, o Ministério Públicopoderá: c) promover inspeções e diligências investigatórias junto àsautoridades, órgãos e entidades (...) IV - requisitar diligências investigatórias e a instauração deinquérito policial e de inquérito policial militar, observado o disposto no art. 129,inciso VIII, da Constituição Federal, podendo acompanhá-los;

    Responda
    1. Stenio Sousa

      A alínea "c" refere-se ao Inquérito Civil Público, preparatório da Ação Civil Pública. O MP investiga na esfera cível e administrativa, mas não tem autorização constitucional para fazê-lo na esfera criminal. Sobre o MP, a CF/88, art. 129, dispõe: "I - promover, privativamente, a ação penal pública, na forma da lei; III - promover o inquérito civil e a ação civil pública, para aproteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interessesdifusos e coletivos.". Percebeu? /p

    2. Maria Eduarda Siqueira

      estudos

  8. Anatomein

    Coerente a posição do Delegado, está armônica com a Constituição.

    Responda
    1. Maria Eduarda Siqueira

      Jesus!! harmônica tem H!

  9. soares

    A questão é que os promotores não podem se dar ao luxo de escolher apenas aqueles fatos que estão "bombando" na mídia - Se é para investigar, então que se investigue tudo e todos que estiverem errados, inclusive membros do próprio MP.

    Responda
  10. fernanndo v junior

    Para se efetivar uma denuncia formal ,não se pode basear em suposições ou indicios vagos, portanto deve haver uma previa investigação para concretizar uma base de dados para se formalizar uma denuncia formal. E a esse poder de investigação que se refere o pronunciamento.

    Responda
  11. TEMPLÃ RIO

    Olha, sou servidor público comum, e não tenho argumentos a respeito do poder de investigar. Contudo, posso-lhes dizer uma coisa: só tem um órgão que a Administração Pública REALMENTE respeita e teme (refiro-me às autoridades, diga-se de passagem"): o Ministério Público. Resto é resto, infelizmente.

    Responda
  12. luis frança

    Promotores de justiça querem tungar atribuições exclusivas de DELEGADOS DE POLÃCIA. Mas, na hora de trocar tiros com ladrões e meter a mão na massa, os engomadinhos não fazem questão. Estes dignos promotores, por não conhecer a realidade da segurança pública, só fizeram a segurança piorar. Haja vista os ex-secretários de Segurança de SP, Petrelluzi, Marzagão, e outros oriundos do MP que nada fizeram de bom. Cumpriram tabela. Culpa do PSDB que só delega a SSP para quem não é do ramo.

    Responda
    1. EJFR

      E em que lugar (No Brasil certamente não é!!!) Delegado de Polícia põe a mão na massa, troca tiros?????? kkkkkkkkkkkk Conta agora a do Português!

  13. Gustavvao

    Acho temerário que o órgão encarregado da acusação tenha poderes para investigar. Não haveria a isenção necessária para uma investigação imparcial.

    Responda
  14. Dilermando da Cuíca

    Essa briga é de cachorro grd, porém eu como sou um mero pagador de impostos, fico calado. Hj, não temos mais em quem acreditar, nem delegados, nem MP, nem politicos, o país virou uma terra de ninguém e quem manda são os homens do poder.

    Responda
  15. aaa

    O MP, é claro, é o dominus litis. Ocorre, que esta instituição está enfraquecida. Deve-se, para começar acabar com a escolha do PG pelo governador. Muitos comprometem a autonomia da instituição, aguardando apoio ao quinto constitucional para chegarem a desembargadores.

    Responda
  16. antonio carlos souza

    Onde há denuncias e indicios quem investiga? MP ou Delegacia, MP pode investigar delegacias? Delegacias pode investigar MP? O porque das brigas entre poderes judiciais? O Supremo tambem esta questionando a auto investigação, Juizes recebendo valores de origens??? O Congresso tambem , o poder publico todo esta sob suspeita e há indicios por toda parte, o mensalão, Roris, Demostenes, enfim esta chegando o fim dos tempos ou esta começando uma nova hera?

    Responda
    1. Thiago Soares

      Seu raciocínio é um tanto confuso, amigo.

  17. Plácido Bento

    o ministério publico é o que mas tem crédibilidade hoje confio no ministério publico. qdo ele entra numa evestigaçâo

    Responda
  18. claudemir

    As coisas já são ruins com o MP tendo o poder de investigar. Não vamos piorar as coisas. O MP pode e deve atuar defendendo os cidadãos, principalmente na esfera criminal.

    Responda
  19. Capitão Nascimento

    alguma coisa que venha do estado,neste país,faz sentido?Só se for pra proteger o próprio estado e ao corporativismo de seus membros excelentíssimos e incompetentes.

    Responda
  20. Thiago Soares

    O Ministério Público, por lei, pode DETERMINAR a abertura de investigação policial. Ele determina mas não pode acompanhar a investigação?!?! Não vejo muito sentido nisso...

    Responda
    1. Anatomein

      Membros do Ministério Público pode (requisitar), a instauração do Inquérito Policial, sempre que ouver notícia de um crime. Promotores de Justiça, podem e devem acompanhar toda e qualquer investigação Policial, requisitar diligências, oitiva de testemunhas..etc. Em tese, e normalmente é feito, o Ministério Publico, se vale do Inquérito Policial, para formar seu convencimento, a despeito de processar ou não determinada pessoa(s), pois ele, é o titular da ação penal(regra).

    2. Sandro de Araujo

      Pelo que se lê, parece que a Polícia, que se diz judiciária, mas não é, quer escolher o que investigar, ou alguém duvida disso, apesar desse discurso bonito de poder-dever. Na prática o tal poder-dever não funciona. Qual o medo de deixar que outros investiguem. Aliás é bom dar uma lida no substitutivo da PEC 37, apresentado pelo deputado Vieira da Cunha e outros 189 parlamentares, que são contra à exclusividade das investigações para a polícia civil federal ou dos estados.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.