Ciência > Acusação faz cientista refazer mestrado Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Raisse

    Infelizmente, isso é uma realidade frequente no meio acadêmico.

    Responda
  2. lukas enrique

    Uma investigação internacional apontou fraude em 11 artigos científicosde um respeitado professor titular de química da Unicamp (UniversidadeEstadual de Campinas).

    Responda
  3. Nando

    Acadêmicos desonestos sempre existiram e existirão. O problema maior está na Universidade, na Academia e suas bancadas cada vez mais incompetentes para avaliar o ineditismo, a seriedade e a relevância de um estudo. Certificam qualquer bobagem.

    Responda
  4. jrval

    Alguém comentou sobre a pressão das instituições . Verdade. Além disso, as pessoas precisam entender que mestrado e doutorado não garante qualidade profissional a ninguém, principalmente em medicina. Já vi excelentes cirurgiões sem muita pompa e gente cheia de títulos mas que não tem tanta habilidade assim. E virou moda, pois na ânsia de se destacarem devido ao número excessivo de faculdades, as pessoas correm atras de diploma pra pregar na parede. Medicina ta cheio.

    Responda
  5. Noel

    A exemplo de publicações oficiais sobre propriedade industrial, a CAPES e o CNPq deveriam oferecer à consulta, online, toda a produção científica dos portadores dos títulos de doutor e mestre, a partir de bancos de teses, contendo informações obrigatórias fornecidas pelas universidades que possuirem cursos credenciados de pós-graduação. Facilitaria a busca, ao acrescentar novos trabalhos nos bancos, identificando liminarmente o que for plágio de outras teses ou citações fora das normas.

    Responda
  6. Wilson Cohen

    Minha dissertação é sobre Parancistrus nudiventris, um peixe que vive em região de pedrais norio Xingu, Altamira, Pará. Pesquisa original e que produzirá novas informações sobre o grupo.Por que o povo não procura fazer um trabalho original?? Evitaria esses constrangimentos!!

    Responda
  7. Marcus Guapa

    Eu queria ver se exigissem o mesmo de l u l a com seu novo título de "dotô" KKKK

    Responda
  8. Lucca Cava

    Falar, comentar, divulgar e julgar é fácil. Acho que seria muito mais sensato, imparcial e digno, se a reportagem contemplasse em que condições estes nossos cientistas brasileiros elaboram, desenvolvem e defendem seus trabalhos e teses. Normalmente abrindo mão de finais de semana, de folgas e feriados, de conviver com seus familiares e amigos, após 60, 90 horas de trabalho semanal. Se alguém acha que o trabalho ficou mal feito, vá lá e faça melhor!

    Responda
    1. ofox

      "Normalmente abrindo mão de finais de semana, de folgas e feriados, de conviver com seus familiares e amigos, após 60, 90 horas de trabalho semanal. " Meu amigo, eu vejo cientista aqui fazendo isso somente quando o prazo para alguma coisa está estourando, e nesse desespero que a fraude come solta, para se salvar. No resto do tempo é email e chat e fofoca. E experimentos feitos sem estudar antes...

  9. Joana Mother

    Este jornal tocou em um assunto que realmente merece ser investigado. O ensino universitário no Brasil há anos deixa a desejar. Não é à toa que muitas empresas reclamam que muitas vezes precisam buscar profissionais de fora porque aqui não existe gente com a formação desejada. Muitos mestrados, especializações e doutorados são oferecidos por algumas universidades apenas para arrecadar dinheiro... lá no fundo, tanto aluno, quanto professor, sabem que é pura enganação para maquiar currículos.

    Responda
  10. gilwise

    EXISTE UMA PRESSÃO MUITO GRANDE EM CIMA DOS PROFESSORES NO SENTIDO DE PUBLICAR MAIS E MAIS ARTIGOS CIENTIFICOS, E ESTES PARA NÃO SEREM MAL AVALIADOS NO SEU MEIO, E ATÉ PERDER O EMPREGO EM UMA UNIVERSIDADE PARTICULAR COMEÇAM A GERAR ARTIGOS MUITO PARECIDOS UNS COM OUTROS, CADA VEZ MODIFICANDO ALGUMAS COISAS E REPUBLICANDO. SERIA MAIS JUSTO QUE NÃO HOUVESSE TANTA PRESSÃO EM CIMA DOS PROFESSORES E OS MESMOS PUDESSEM PUBLICAR MENOS ARTIGOS, MAIS DE MELHOR QUALIDADE, ORIGINAIS.

    Responda
    1. Iris Highway to Hell

      Pressão rola em todas as areas, Gidasio. Eu trabalho com criação, tenho sempre q apresentar desenhos novos. O pessoal de vendas tem q bater meta. O pessoal da auditoria tem prazo pra cumprir..... Esse mundo q vc desenhou é bonito, mas utopico.

  11. Sammy

    ISSO Aà ONDE?? NO BRASIL?? NÃO...DEVE SER ENGANO...VERGONHA GERAL...PRA UNIVERSIDADE,PRO ALUNO, E A BANCA? VERGONHA VERGONHA VERGONHA ESSE PAÃS Tà VIRANDO UMA VERGONHA GERAL!! E, O ALUNO ERA COTISTA? MAIS VERGONHA

    Responda
  12. Augusto Silva Filho

    E o suposto "doutorado" da Dra Dilm@ na Unicamp hein? Foi esquecido ?

    Responda
    1. dino

      e o doutorado do ministro "va cuidar de seus capangas" Gilmar Mendes, que supostamente realiazou mestrado e doutorado em 2 anos e na ALEMANHA??? o que seria tamanha a genialidade daquele matusquela e nunca vimos nem sequer falando uma palavra em alemao

  13. Fábio São Paulo

    A matéria dá a entender que o mestrado do cientista foi por água abaixo. Mas não é nada disso. O título dele não pode ser derrubado em nenhuma hipóstese devido a vários fatores: - a banca que o aprovou - as instituições que verificaram que se tratava ou não de plágio - e outros inúmeros órgãos. Tá na cara que alguém quer prejudicar este cidadão. Agora se for falar em plágio e levá-lo na prática... tem muita gente que terá que voltar para o mestrado. ''boi de piranha''.

    Responda
  14. Alecao

    Atualmente é coerente desconfiar de qualquer pessoa que se apresente como "mestre" ou "doutor"; recentemente tivemos notícia de que o atual (sic) Ministro da Educação tinha problemas com o seu título; a (argh) "presidenta", parace que também andou fazendo algo para obter um título; agora temos até mesmo ana lfa be to certificado, agraciado com esse tipo de título. É preciso melhorar o padrão.

    Responda
  15. Robertônio Luiz Pedrosa

    É.... Mais uma instituiçao que vai para o ralo esse país.... Até títulos de Doutor Honaris Causa o pessoal dà ás baciadas....

    Responda
  16. Napách

    Ai... Ai... Ai...Se fizerem uma investigação parecida nos TCCs e Mestrados na UNIP da Capital.Quando eu era professor havia até orientação da coordenação para ensinar os alunos adaptar trabalhos semelhantes publicados no site da CAPES.Mas faculdade cheia de dinheiro não passa pelo pente fino do MEC, não é mesmo?

    Responda
  17. che guevara

    PIADA de MAL GOSTO e' este tal de "Folhaleaks" , este jornaleco nao tem vergonha e deveria lembrar que o seu tao amado candidato ZE' SERRA do PSDB foi DENUNCIADO pelo VERDADEIRO " Wikileaks fundada da Julian Assange "" ; Wikileaks interceptou a conversa do ZE' SERRA com o Consul USA onde o ZE' SERRA falava que " DARIA O PRE-SAL de graça para os USA ! ------------ VIRA LATA NAO VIRA RIN TIN TIN !!

    Responda
    1. che guevara

      Denunciamos o Jornaleco por " PLAGI " do verdadeiroWikileaks fundado por Julian Assange " !! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkk

  18. ofox

    Putz mas a FSP tb tá fazendo autoplágio hein!! Esse esqueminha superlegal já foi publicado antes quando descreveram as fraudes da UNESP e da UFPA de um tal de Dr Gomes... Verifiquem online.

    Responda
  19. Daniel Nunes

    Copiar de uma pessoa e plagio, de varias é pesquisa!!!!!

    Responda
  20. FNC

    Divergindo do título, não vi nada na matéria sobre o cientista ter refeito o mestrado. O que se demonstra é a republicação da dissertação em função do uso de imagens não autorizadas (conforme apurou a UFPR).

    Responda
  21. Moacir Bororó

    Há anos a Universidade no Brasil virou cabide de emprego. Tá cheio de pseudos-professores pre/gui/çosos que nunca se criariam no mercado de trabalho porque o negócio deles é coçar e fingir que ensinam alguma coisa. Passam a vida deles enganando seus alunos e a sociedade que paga o salário dessa gente. Essa história de mestrado, especialização e doutorado é apenas um mercado que ninguém investiga e que tá dando muito dinheiro para os pi/ca/retas da educação universitária.

    Responda
  22. Ronaldo Luis Gonçalves

    Se for passar o pente fino mesmo, 80% dos doutores do brasil, vão ter que começar pelo vestibular novamente.

    Responda
  23. TD

    Deviam fazer uma auditoria nas dissertações e teses da década de 80 e 90... Muita coisa copiada e traduzida de trabalhos estrangeiros e sequer citados na bibliografia!!

    Responda
    1. Chico

      Deveriam investigar os secretários de educação do Estado de São Paulo que, entra e sai governo, teimam   em impor suas teses, mal elaboradas, como curriculo escolar. Folha, comece a observar e pesquisar isso. Nãol é possível, ano após ano, a educação do Estado de  São Paulo produzir, como diz Paulo Freire, analfabetos funcionais. Aliás, tanto direita com esquerda não duvidam disso.

  24. safado

    Alguém no mundo liga p/ a "ciência"brasileira?. É só ver no retracted watch ponto com tudo junto que tem a situação no mundo.

    Responda
  25. lechilebras

    Espero que o autor da tese e demais responsáveis facam tudo o que for possível para nao desprestigiar o nome da honrada Universidade Federal do Paraná, por favor.

    Responda
  26. Beto Silva

    O FHC vai ter que refazer o dele , ele cpiou o da Miriam leitão todinho....kkk

    Responda
    1. Fabio Andrade

      Vc tá de brincadeira. Quem tem mestrado falso é a Dilma. Lembra-se? Na UNICAMP. Currículo Lattes falsificado. SE liga

    2. fernando7719

      O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.

    3. fernando7719

      kkkkkkkkk

    4. FORA PT

      Ri de que, hiena peteba?

  27. Ana Paula Oliveira

    O que tem de dissertação e tese medíocres sendo aprovadas com distinção é mais comum do que se pensa! Já assisti a algumas defesas desse tipo! Eu, enquanto aluna, já peguei até plágios. O que impera é o coleguismo, a amizade. A banca examinadora já começa a chamar o responsável pela pesquisa de forma carinhosa, pelo diminutivo do nome ou apelido.

    Responda
  28. Brian

    Esse pessoal quer ser mais malandro que a malandragem. Na minha monografia da pós usei várias referências externas, e citei todas, sem exceção. Um dia também vão usar a tese dele como referência sem citar a fonte, e aí quero ver como ele vai se sentir...

    Responda
  29. MARIA APARECIDA VIEIRA

    Sempre assisti defesa de tese, e sempre me preocupei com a bajulação da defesa e da orientação da mesa para as futuras publicações.... sabem que isto tem um objetivo: quanto mais publicações (o tal do salame) têm uma Universidade mais pontos ela ganha.... aí aí aí se começarem avaliar as pesquisas de mestrado e as de doutorado.......... iche vai ser muito bom ver os professores doutores justificando o conhecimento dos pupilos, será?

    Responda
  30. kbill

    Que o DNA de expertalhão está no povo brasileiro, o mundo inteiro sabe. Agora cientistas terem que usar de subterfúgio para receber uma migalha a mais para desenvolver trabalhos, isso é reflexo da falta de investimento em pesquisa e desenvolvimento no país.

    Responda
  31. Bordoes e Bordoadas

    hahaha essa senhora Anne Marie Schaim-Sterblitz relamente tem algum problema com o Parana!acho que foi largada por algum paranaense!ahahahha!Francament e, que senhora mais preconceituosa!ahaha!o Problema não é o Estado e sim as PESSOAS!(tinha que ser g@yucha mesmo pra ser PRECONCEITUOSA ASSIM!)

    Responda
  32. Maximilian

    Bem legal esse esqueminha aí! É exatamente assim o modus operandi de se fazer ciência no Brasil hoje. Muito tosco...

    Responda
    1. ofox

      Concordo que é muito bom! Mas já foi usado antes, quando falaram das fraudes de Leonardo Gomes, da UNESP e UFPA... Dá uma busca nisso online.

    2. pedrorocha

      Vira lataa, isso acontece no MUNDO inteiro, todo cientista sabe disso. O ex-Premier da Bélgica fez o mesmo.

  33. gb

    INTELIGENCIA ARTIFICIAL!!!!!!

    Responda
  34. Rafael

    Tinha que mudar o sistema de avaliação dos pesquisadores que atualmente é mais valorizado o que tem mais publicações, independente se é algo que presta pra alguma coisa ou não...eu posso ter apenas um artigo que mostre a cura para um câncer e o outro uns 10 sobre qualquer coisa...quem passa no concurso? o que tem 10 sobre nada....brincadeira isso...

    Responda
    1. kadrunko

      Como sugestão, ao descobrir algo dessa magnitude, tente obter apoio financeiro de um centro científico europeu ou asiático. A conversa vai ser outra ...

  35. Formol Arado

    Certa vez estava desenvolvendo um produto para um cliente. Resolvi fazer uma revisão bibliográfica, peguei as 50 teses de mestrado e doutorado mais citadas sobre o assunto, todas de universidades top. Tudo lixo inaproveitável. Resultados dúbios, pesquisas mal feitas, mal descritas e omitindo boa parte dos processos. No melhor dos casos testaram uma hipótese e registraram as falhas do processo. Fiquei envergonhado.

    Responda
    1. kadrunko

      Quais eram as Universidades e qual a sua linha de pesquisa ?

  36. Toni

    Muitas Universidades já aboliram as dissertações como trabalho de conclusão de mestrado. Exigem artigo, ou artigos publicados em revista de circulação nacional ou internacional. Este procedimento exige um pouco mais de rigor do pesquisador e também exige rigor nas citações, ilustrações gráficos e quadros, quando a revista é bem qualificada.Entretanto há revistas cobrando em torno de mil reais de cada autor de um artigo a ser publicado. Se essa moda pegar, pode ocorrer o "pague e leve"!

    Responda
    1. kadrunko

      É bem isso ! Hoje o cientista tem de contribuir para a humanidade, caso contrário não é levado a sério.

  37. Pati

    Estou começando o meu mestrado agora. Quando estudamos, vemos autores como Marx e Kant demorando 10 anos na produção de obras que viraram indiscutíveis clássicos. Hj se faz TCC de graduação em 6 meses, dissertação de mestrado em 1 ano, sem contar as publicações transversais. Não que justifique o plágio, realmente não justifica. Mas não esperem um grande pensador brasileiro surgido em nossa geração. Pensadores não pensam, publicam ou são despedidos, reprovados, renegados,etc

    Responda
    1. warcardo

      quanta besteira...

    2. kadrunko

      Sabe porque Pat por que o formato de ciência brasileira é diferente ... Se você tentar produzir a sua tese de mestrado no exterior, em um país de primeira linha científica, saberá do que falo. A ciência brasileira melhorou bastante, mas ainda serve muito mais para se transformar em objeto de decoração de paredes - com grande diplomas - do que propriamente uma grande contribuição à humanidade. Isso explica em parte porque não temos um Nobel por exemplo.

  38. Anne Marie Schaim-Sterblitz

    O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.

    1. Anderson Oliveira

      Senhorita Anne, vou tambem julgar seu estado inteiro como preconceituoso por conta do SEU preconceito? Não, as pessoas são mais inteligentes que isso. Você é apenas mais uma que com uma falta imensa de condições de vir para o Paraná e saber aproveitar as belezas desses estado, e fala que aqui é ruim (E mais facil xingar para nao ficar com vontade ne).

    2. fernando7719

      Olha só, foi removido o texto da preconceituosa. E o mais curioso de tudo é que o autor do plágio parece ser natural do RS...e não do PR. Aquele é o Estado dela.

    3. Francieli Colli

      O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.

    4. TARCISIO AP PAUKA

      Tucana paulistana.

    5. jotad

      Quanto preconceito heim, anne?   Não se pode julgar a floresta toda  por causa de uma suposta árvore torta.  

    6. Melissa S. da Rosa

      E o preconceito te torna superior? Vc fala de um jeito como se todo paranaense fosse sem caráter. Ter mente fechada é a coisa mais ignorante que já vi.

    7. Ana Beatriz

      O que alhos tem a ver com bugalhos, minha senhora? Só tem universidade lá? Plágio só acontece lá? Mau uso de fontes científicas também? Qualquer espaço vale para dar voz ao eu interior xen[ófobo, não?

    8. Noel

      Primeiro certifique-se de que o autor é realmente paranaense. Depois, examine a situação em todo o país, para saber se isso não se repete em toda parte...

    9. Sei lá!

      Não sei de qual estado vc é.. mas tenha certeza de uma coisa, este fato nao está relacionado ao estado e sim ao individuo. Situações como esta ocorre com individuos de qualquer estado seja do rio grande do sul ou do mato grosso e de sao paulo,  etc . E o Paraná tal como qualquer estado da união não é nada disse que vc falou. Somos todos Brasil e  não é uma simples divisão geográfica de faz de vc uma pessoa melhor que a outra.   

    10. Maurício Polidoro

      Nao generalize, suazinha.

    11. camargo

      Para quem gosta de acreditar em tudo que le de assunto cientifico, basta procurar no GOOGLE assuntos como ex: A FARSA DA EVOLUÇÃO. Procurem; é só um exemplo e muito mais tem por esse mundão afora.

  39. Anne Marie Schaim-Sterblitz

    O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.

  40. kadrunko

    As máscara estão caindo mais rápido do que se pensa ...

    Responda
  41. Ricardo

    Se a moda pega... Vai ter muito PHD voltando...

    Responda
    1. marc

      Bom, em Alemanha já saiu o ministro de Defesa, em Hungria renuncio o presidente, e em Alemanha agora estão discutindo a posição da ministra de... educação e ciencia. Todos acusados de plagio na tese. E aqui? Se mesmo um ministro cometendo crimes (como ocupar 2 empregos publicos ao mesmo tempo) só sai apos meses de pressão e denuncias (e depois volta como presidente do seu partido), imagina a pizza no caso de alguem que "só" cometeu plagio...

  42. Max

    O cara nao teve que "refazer" o mestrado, (se tivesse voltaria a estudar mais 2 anos) o titulo dessa materia ta confuso foia.. olha ai.

    Responda
    1. fernando7719

      O problema é que os estagi ários vivem faltando e, assim, são substituídos pelos auxiliares de estagiários: dá nessas por ca ri as de títulos dos artigos.

  43. mozartgo

    Se até a presidenta estudanta falsi ficou seu currículo universitário com títulos inexis tentes, porque não o fariam simples mortais? O brasil virou uma lat rina faz tempo e não por essa e outras é que nosso ensino tá mais nivelado por baixo em todos os sentidos pior que esg oto...Uma tristeza!

    Responda
  44. tersiog

    Com os tempos de internet ficou mais fácil tanto plagiar quanto descobrir esses plágios, mas e no passado, quem pode saber quantos CTRL-C e CTRL-V foram realizados sem que ninguém soubesse disso?

    Responda
    1. Ome

      Trabalho desonesto no passado é sempre descoberto no futuro. Isso vai acontecer cada vez mais, com mais cientistas defendendo teses e mais "adversários" tentando analisar trabalhos passados.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.