Hélio Schwartsman > O cérebro racista Voltar
Comente este texto
Leia Mais
enquanto o homem for feito de DNA e até lá, teremos que conviver com esta Cina, é coisa de Deus.
e a neurociência corre, corre, mas tudo que falam já está dito...
O Mel Gibson, não precisa fazer Lobby , para os Judeus de hollywood, ja usou desse sistema e agora se encheu e esta falando o que pensa , ou escrevendo o que tem vontade, por isso essa a preocupação. O John Lennon, tb usou e abusou quando ja milhonario, escreveu lindas musicas, que nao eram bem quistas pelo sistema de manipulação de mentes. O egoismo impera para alguns,não para todos , e bom ver pessoas influentes estremecendo alicerces do poder. Viva a China , Japão, Co
O mundo será melhor, conseguiremos evoluir sim,em todos os aspectos,desde que haja pluralidade, em opiniões , que o monopolio tao combatido pela midia , quando se trata de empresas ligadas a exploração de petroloeo sendo estatizada, e do outro lado , a pasta da midia e finanças na mao de um unico grupo... uma pessoa # de um grupo O jogo do poder , quem domina e quem é dominado.
A prefeitura de uma cidade foi até os Judeus , solicitar para que fosse enterrado um mendigo, em seus cemiterios, o que prontamente foi negado.Então foram a uma paróquia e o Padre prontamente, o sepultou com todo o respeito e dignidade a um ser humano . Quem é racista??????
sr marcos, sem saber a razao ou justificativa tanto para um aceitar como para o outro negar eh dificil fazer o julgamento q sugere. So para citar que tua pergunta eh tendenciosa demais.
Me lembro que existia um livro de microeconomia que através de experiências com ratos "provava" certas preferências do consumidor Não là os autores que o colunista cita mas as linhas de experimentos caminham na mesma direção do livro de microeconomia provar o improvável de acordo com algum interesse criado que neste caso serve para justificar certas atitudes imorais de pessoas muitas vezes amorais A evolução da razão é a construção de valores abstratos e não de experiências cientÃficas quest
Sou contra toda forma de racismo, antes de tudo, mas o Sionismos também é uma forma de racismo.
A pesquisa é interessante . Mas, não traz novidades. Sig. Freud já havia descoberto o sobredeterminismo inconsciente. Nenhum comportamento escapa daquele. A mediação fica por conta do Ego e o que a Lei fica por conta mesmo do Superego. Exatamente por isso que o álcool (depressor do SNC e "adormece" Lei, o superego) faz escancarar o que há de pior ou melhor em um ser humano: o ics fica a 'céu aberto'. O ser humano não é um organismo com um cérebro. É muito mais, e as cotas não a
Mas o nosso colunista torce o nariz para a psicanálise. Se não é a ciência que está dizendo, logo não é verdadeiro. Cogito, ergo sum. Uma das minhas birras com as duas colunas é justamente esta: sendo um filósofo deveria saber que a ciência não está escape dos seus mitos. Já superamos o Iluminismo (ou pelo menos nos demos conta de que ele não era aquilo tudo que pensávamos).
Artigos como esse me dão prazer em ler esse jornal. É muito importante desmascarar a verdade por tras da "verdade" e começar a olhar a ser humano como ele é: um amontoado de ideias preconcebidas guiado por um cérebro facilmente programável.
Brilhante,como sempre , o artigo de Helio; mas no que concerne à produção do pensamento,ele me parece muito biologista. Os fenômenos psicológicos superiores ( tipicamente humanos ) são compostos por dois formadores : 1) os puramente psiquicos (consciente e inconsciente ) 2) os fisiológicos. O autor dá a entender, que quase despreza os psÃquicos. A conclusão é boa.O fim da escravidão,na lei é vitória da civilizção.A próxima vitória será o fim das desigualdades sociais. /
Marcelo, esse argumento é uma falácia pois nao tem relação c/sociedade ou justiça. O q vc realmente defende sao os valores capitalistas. Resta saber q tipo de capitalismo. Nao se deixe iludir pois o capitalismo vigente nao oferece igualdade de oportunidades, justiça e muito menos liberdade e democracia. A única liberdade no capitalismo é de explorar a maioria pobre em favor de uma minoria rica. Independente da ideologia o q realmente nao podemos admitir é a exploração do homem pelo homem. /
O "fim" da desigualdade social não só é um objetivo impossÃvel, como indesejável. Numa sociedade justa, diferentes nÃveis de habilidade e de esforço devem produzir resultados diferentes, o que inerentemente gera desigualdade. Como eu escrevi abaixo, devemos seguir o pensamento liberal e buscar "igualdade de oportunidades" e não "igualdade de resultados".
CarÃssimo Hélio, a temática do seu artigo é muito interessante na entrada e no meio mas, apesar de suas descendências, vc cagou argumentativamente na saÃda, pois misturou criminologia com demagogia ao jogar no mesmo saco racismo inconsciente, abolição da escravatura e cotas raciais. Vc desaponta intelectualmente ao fazer isso, pois sabe-se muito bem que a abolição se deu mais por força da égide do capitalismo do que por humanismo. E cotas raciais não passam de capitalização eleitoral casuÃstica.
Obviamente as declarações de Lincoln em 1858 têm que ser lidas em contexto levando em consideração os padrões culturais da época. Pelos padrões contemporâneos, praticamente todos os europeus do século XIX (na Europa propriamente dita ou seus descendentes transplantados na América, Austrália e Ãfrica) eram racistas.
Ainda sou defensor de que essas se constituem em práticas culturais, que se estabelecem no nosso subterrâneo cerebral e se manifestam através do discurso, da fala, da linguagem. Por mais que o Mel Gibson esteja em constante conflito entre uma conduta "natural" preconceituosa e uma racional progressista (e isso é bom) o seu discurso é a medida dos valores a que foi (e é submetido) pelo meio social. Da mesma forma que não nos consideramos racistas e dizemos na rua "Ai, que negro(a) lindo".
Acho interessante essa abordagem neurológica que demonstra as associações cerebrais e os sÃmbolos que elaboramos através dos sentidos. Mas o ponto que me parece mais nevrálgico: Qual a origem da associação? Porque conferimos uma caracterÃstica negativa a um determinado sÃmbolo? A explicação evolucionista não me parece encaixar muito bem, e nos levam (levemente) a acreditar que existe uma base biológica que nos dá total propensão ao preconceito.
Encontraras as respostas p/tuas perguntas no parágrafo 22o da coluna. Mas se elas, segundo teu comentário, nao parecem encaixar bem quais sao as hipoteses alternativas q você propõem? O ser humano primitivo vivia em pequenos grupos ou tribos e qquer indivÃduo estranho c/diferentes caracterÃsticas fenotipicas tribais era visto c/serio competidor por recursos q em determinadas épocas poderia significar sobrevivencia ou nao de membros do grupo. Vc pode oferecer melhor hipótese alternativa?
Está melhorando a forma como vc costura arrazoados para defender suas idéias! Mas eu acredito (por fé) que o cérebro? pode mudar com a experiência. Agora é so escrever um arrazoado sobre o pq quando o assunto é esse os comentários são tão desprovidos de inteligência.
O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.
Até hoje estou tentando saber se ju-deu é raça ou religião, porque a impressão que eu tenho é que quando se fala em Holocausto, ju-deu é raça, quando se fala em Israel, ju-deu é religião. E esse estereótipo do ju-deu como uma elite dominante, apesar de ser cruel, não deixa de ter um fundo de verdade. Alguém já viu ju-deu mendigo? Por exemplo, aqui na FSP, dos 15 colunistas, 3 são ju-deus. E em relação ao meio artÃstico, ciências e negócios? Os caras são o povo mais bem sucedido do mundo. /p
João, não sou judeu. Mas, uma coisa eu sei... eles dão a melhor educação possÃvel e imaginável para os filhos deles. Você nunca verá um judeu analfabeto! E, quando eu digo isso digo q ele será letrado no idioma do paÃs em que mora e em hebraico. Sem falar em matemática, história, geografica, ciências, etc... O grande segredo deles é Educação!!!!
Muito bom. Se formos olhar a questão do racismo por essa ótica, os racistas deverão ser considerados doentes, assim como o são os usuários de drogas, e não criminosos. Então, toda a punição criminal por ato evidentemente racista e/ou homofóbico seria injusta e inaceitável. E como todos somos humanos, há racistas no âmago de todos os ramos da humanidade, inclusive nos eventualmente mais discriminados, como os negros e os judeus. Raça só tem uma: a humana, não importando origem ou cor.
Ótimo artigo, como sempre faz o jornalista Hélio. Ele faz uma abordagem neurologica/médica sobre aspectos da personalidade (racista/não racista). Acrescentaria a questão ambiental : conceitos polÃticos hegemônicos, ganhos financeiros/poder de grupos que exploram essas teses, marketing eleitoral etc. Infelizmente, o STF esqueceu o princÃpio da igualdade previsto na CF e ressuscitou o perigoso "tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais" que justificou filosoficamente a escravidã
A "igualdade de resultados" ("equality of outcomes" ), que visa eliminar as desigualdades materiais entre indivÃduos, é uma proposta controversa já que resultados diferentes provêm não só de circunstâncias sociais, mas também de diferentes nÃveis de habilidade ou esforço individuais. No pensamento liberal anglo-saxão, não se busca "igualdade de resultados", mas sim "igualdade de oportunidades" , i.e. dar a cada um iguais condições de desenvolver plenamente suas habilidades potenciais.
Juliana, tratar desigualmente os desiguais na medida de suas desigualdes significa tão somente corrigir as desigualdes, a fim de se obter justiça. Não sou a favor do sistema de cotas raciais, cotas sociais seriam mais justas e eficientes, mas não dá para dizer que este princÃpio é inválido, ou pior, que foi ou é uma justificativa para escravidão, a única aproximação possÃvel é o pressuposto que a cor da pele diferencia as pessoas, mas não é um erro do princÃpio, mas da própria sociedade raci
Fernando de fato NADA JUSTIFICA A ESCRAVIDÃO, porém concordo com o Antônio em que se voltarmos a defender a proposta de "tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais" abre margem para MUITA interpretação. Afinal, quando sou desigual a alguém (mesmo que se considere justo, seja lá por qual motivo), alguém é prejudicado. Se um é prejudicado e outro ganha algo com isso, então o "ser bom" ou "ser ruim" vai depender do ponto de vista, passa a ser relativo e aà mora o perigo.
A frase " A regra da igualdade não consiste senão em quinhoar desigualmente aos desiguais, na medida em que se desigualam" pertence a Rui Barbosa (Oração aos moços) e em NADA, absolutamente em NADA, justifica a escrevidão. Contrário, Rui Barbosa foi um dos maiores defensores do abolicionismo.
Diga-se também de passagem que quase a maioria dos Hoje racistas, como o articulista, que nem disfarça, tem como caracterÃstica no nome terem há algum tempo atrás, estado ou ao Lado de Adolf ou sob as botas do mesmo, e ainda assim continuam racistas
Dá-me nojo pessoas preconceituosas como você. Ficam aà vomitando impropérios cheios de ignorância tÃpica dos preconceituosos. Deveriam ser todos presos ou caçados a tiros pelas ruas. Assim nos livrariamos de mentes pestilentas que só sabem exalar preconceitos e veladamente promovendo a segregação entre as pessoas. Você me dá asco!!!! Então, gostou de ganhar um comentário preconceituoso só para você??? Pense q para ser vitima de preconceito basta estar na mira de um preconceituo
...de fracoes cerebrais nao nos exime de responsabilidades éticas e morais sobre como nos comportamos socialmente. Ou seja, nao estou seguro ate quanto é verdadeira tua afirmação de q "essa estrutura cerebral dificilmente vai eliminar marcas de ra/cis/mo". Me refiro a similar ideia erronea de q se ha um "gene egoista" nao terÃamos c/escapar de comportamentos anti-sociais. A educação formal e familiar de boa qualidade é na minha opinião um método essencial na produção de sociedades mais justa
InteressantÃssimos os trabalhos e texto da coluna. A espécie humana vem sendo cada vez menos pressionada p/selecao Darwiniana do mais adaptado e mais p/leis sociais de selecao.Talvez essa "dualidade" cerebral seja fruto da fase intermediaria evolutiva q nos encontramos. Lendo vários comentários sobre cotas percebi essa "dualidade" pois alguns q se diziam nao ra/cis/tas no fundo seus argumentos contra cotas transparecia preconceitos. O fato de q o 'eu verdadeiro' possa ser uma competição...
Faz sentido, parece ser inerente ao ser humano ser racista!?! Com as leis e padroes morais e sociais evoluindo neste sentido, sera' que vamos evoluir e eventualmente mudar esta condicao?
Desse negócio de ju-deu só sei o seguinte: eles tru-ci-dam os pa les ti nos e se fazem de vÃtimas.
Discordo quando diz que o sistema de cotas é contramedida ao sistema cerebral que induz ao racismo.Melhor seria uma ação que eliminasse o critério racial de vez. Exemplo: documentos antigos tinham itens como cor da pela, raça, cor dos olhos, etc. Hoje não vemos mais.Recentemente fiquei chocado ao ter que declarar a raça de minha filha na escola. Pior é que era exigência do MEC.Daqui a pouco vamos ter os critérios objetivos de classificação, como fez Eichmann, na Alemanha.
Concordo. Sistema de cotas não deixam de ser um racismo com o sinal invertido. Assim como há discriminação que prejudica, as cotas são uma discriminação, populista e falsa, que tenta iludir que beneficia, mas na verdade, não passa de capitalização polÃtica casuÃstica. Se fosse séria, numa população com mais de 50% de negros e pardos, só essa parcela de gente teria, na verdade, direito a 50% das cotas públicas, fora as demais verdadeiras minorias.
É muito perigoso você poder colocar a culpa de crimes de ódio no seu subconsciente. Quer dizer então que um aluno bêbado poderá alegar que estava bêbado quando queria que os "animais da áfrica" fossem expulsos de uma faculdade? Preconceitos de etnia, credo, sexualidade, etc., inconscientes ou não, são crimes e devem ser tratados como tal, mentalidade Dawinista da Idade Pedra não deve predominiar em um julgamento qualquer. Somos todos seres humanos.
Uma coisa é explicar, outra é justificar.
Hélio, parabéns e obrigado.
FELINOS DE RAÇAS DIFERENTES NÃO INTERAGEM, POR SINAL ATÉ SE ESTRANHAM, DESCONHEÇO CRUZAMENTO DE COBRAS COM MINHOCAS, TUBARÕES DE RAÇAS DIFERENTES NÃO PROCRIAM, NUNCA OUVI SOBRE NINHADA DE JACARÉS COM CROCODILOS, NUNCA VI CAVALOS AFEMINADOS. SE EXISTE PERFEIÇÃO É A NATUREZA, QUE MESMO EM EVOLUÇÃO, PERGUNTO: CHEGAREMOS L�
CÉREBRO RACISTA FUNCIONA ASSIM.
PARA COMENTÃRIOS ESQUISITOS, RESPOSTAS ESQUISITAS.
SE ENTENDEU NÃO SACRIFICA.
Há uma série de confusões no seu comentário, Oswaldo.Raças diferentes sim interagem entre si. Os seus exemplos são de espécies. Um cão de uma raça cruza sim com cães de outras raças, inclusive as próprias raças foram definidas em cruzamentos diferentes.No caso do racismo, a comparação ainda é menos válida, já q recentemente o próprio conceito de "raças humanas" foi descartado.Sobre os "cavalos afeminados", há mais de 400 espécies animais com comportamento homossexual.
Dois erros, primeiro confunde raça com espécie, raças interagem, procriam, é óbvio (cães, gatos, gado), segundo, só existe uma raça humana, as diferenças entre os membros da mesma "raça" (note as aspas) é muito maior do que entre uma "raça" e outra, somos TODOS viralatas.
É cada maluco...
Este seu texto, tão extenso, é falta de assunto ? O que interessa ao Brasil se o Mel Gibson é racista ?
q tal não perder seu tempo e por tabela forçar o seu pobre cérebro lendo textos tão longos. Assim vc não precisa também perder tempo escrevendo comentários desnecessários.
Grato, Rodrigo, por ter lido 350 comentários meus.
É só ler os outros 350 comentários do José Araujo para *não* se surpreender com mais esta pérola.
voce esta' aqui ---> X o ponto esta' aqui -> .
Uma pergunta para você, José Araújo. Você assiste filmes dublados, né ?
José, quero me solidarizar contigo em seu protesto, afinal o Hélio te obrigou a lê-lo e o ameaçou com extrema violência se não o fizesse. Por favor, escreva ao Ombudsmann pedindo que você seja autorizado a ler apenas os textos que vc acha agradáveis! Assino embaixo!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > O cérebro racista Voltar
Comente este texto