Folhinha > Em 13 de maio de 1888, Brasil ganhava lei que libertou os escravos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Pois é, pena q a comemoração desse dia tenha um sorriso amarelo, pois libertaram os ne gros da escravidão mas o jogaram na sarjeta com um "se vira". Desde 1888 não se mexeu uma palha pelos direitos civis dessas pessoas, e agora, 100 anos depois, começam a perceber q tudo podia ter sido diferente se tivessem melhorado as condições lá atras. Pior de tudo é ver alguns im be cis comparando a imigração de japoneses e europeus como se as situações fossem as mesmas.
A reportagem afirma existir relação causal entre a Guerra do Paraguai e a abolição. Desconheço fontes históricas a respeito. Uma sub-proletarização urbana no Rio de Janeiro como rescaldo da guerra, isso é fato. Mas a influência disso no movimento abolicionista é fato a ser demonstrado. Por favor, citem as fontes.
"Maldita Guerra", de F. Doratioto é uma delas. Não há relação direta, mas indiretamente houve reações no Exército, que não aceitou a re-escravização dos veteranos negros, que foram muito bravos em várias batalhas decisivas da guerra. A tropa dos Zuavos da Bahia é um exemplo. Em seguida, o Mar Deodoro recusou ordens no sentido de se empregar o Exército para captura de escravos fugidos. Sua resposta ao Visconde de Ouro Preto ("O Exército não é capitão do mato")&n
Reportagem esclare pouco: 1. A lei Eusébio de Queirós não citada, mesmo burlada pelo contrabando, foi o golpe fatal na escravidão 2. A Lei de Terras de 1850, oportuna aos proprietários, criou o valor da terra, alternativa ao único bem de capital que era o negro cativo 3. Lei do Ventre Livre teve efeito prático nulo 4. A persistência do valor do negro como bem de capital para proprietários de grandes estoques impedia a solução via parlamento 4. Pedro II perdeu a paciência e resolveu de uma penada
FOI POR MERA PRESSÃO QUE LEA TEVE QUE LIBERAR OS ESCRAVOS MESMO.
A escravidão não acabou, o que houve foi um aumento da base de escravos e diminuição do perÃodo anual da escravidão. Hoje todos temos que trabalhar de janeiro a maio para pagar impostos.
Tem uns e outros por aà dizendo que Isabel aboliu a escravidão para dar "um calote" nos escravos e não ter que "indenizá-los", por conta da Lei do Ventre Livre. Sugiro que vão aos arquivos históricos e tomem conhecimento do real teor dessa Lei. E tentem responder o seguinte: seria a Princesa do Brasil tão BURRA a ponto de querer se livrar de uma "dÃvida" (se é que havia) com ex-escravos, mas para isso comprar uma briga de cão com os Barões do Café? Que hilário.
Não sei até que ponto ela brigou com os banqueiros. Você percebeu redução real nos encargos do seu cheque especial? Pois eu até agora não. O que estamos vendo são os bancos anunciarem reduções e oferecerem empréstimos (como se o cheque especial já não fosse um) aos correntistas. Na prática, não há simples redução de juros. Além do mais, os bancos brasileiros lucram 800% a mais que seus similares nos EUA e Europa. Não sofrerão tanto assim. Já a abolição, foi um golpe de morte nos escravistas.
Mas a atual "princesa" do não fez isto ??? Para ser popular brigou com os banqueiros !!!!!!
ok... ia bem até a Proclamação da República... depois disso, já sabemos como ficou e pagamos... e caro até hoje...
Pois é... Isso mesmo.
A escravidão foi um dos grandes erros na história da humanidade. Pessoas que viviam na mãe Ãfrica foram tiradas violentamente e levadas para servirem de mão de obra em outros paÃses. No Brasil, o melhor seria que, no momento da abolição, as pessoas tivessem sido reintegradas a seus paÃses de origem. Navios cheios partiriam para Moçambique, Angola, etc... Na volta, apenas para não perderem a viagem, os navios passariam na Europa, e lotariam de gente russa, alemã, filandesa, etc...
Além do mais, o tráfico negreiro já estava extinto há muito tempo. Os escravos que eram vivos na época da abolição eram já brasileiros há gerações. Eram identificados com o Brasil e falavam português.
Mas quem iria querer pagar por isso? Os imigrantes já estavam vindo para o Brasil, sem que ninguém tivesse que ir buscá-los. Os ex escravos foram largados ao léu, mermão... infelizmente.
Logo após a assinatura da Lei Ãurea, o Barão de Cotegipe, presente ao evento, aproximou-se da Pricesa e disse-lhe: "Vossa Alteza libertou uma raça, mas perdeu o trono". Dizem ainda que, menos de um ano depois, logo após o Imperador receber o comunicado de que a FamÃlia Real estava deposta e banida, a Princesa levantou-se e exclamou: "Pois se eu tivesse que perder 80 tronos, 80 vezes eu aboliria a escravidão neste paÃs!"; RESUMO - certa ou errada, a Princesa fez o que tinha que fazer.
Desde sempre, a Princesa demonstrou ser uma abolicionista convicta. Costumava comparecer aos eventos da côrte com uma flor de camélia presa ao vestido. A camélia era um conhecido sÃmbolo da luta dos abolicionistas. Demonstrou coragem e grandeza, ao enfrentar os poderosos da época, mesmo sabendo que isso poderia causar a queda do Império, como de fato aconteceu. Quem critica a Princesa me diga o que faria, se estivesse no lugar dela. Ela não foi perfeita, mas fez o melhor que pôde.
A escravidão terminou por questões muito mais econômicas do que humanitárias. Os proprietários já percebiam a muito tempo que manter o escravo era mais caro do que pagar pelos serviços. Imagina, o escravo tinha que ter um local pra dormir, comer, se vestir, e se morresse ou ficasse doente, o prejuÃzo era todo do dono. Com o fim da escravidão, todas essas obrigações passaram a ser do trabalhador. E mão de obra barata não ia faltar.
Parece que a única coisa abolida foi o tronco. Pois os maltratatos continuam e foram estendidos a toda classe trabalhadora. A algema agora é psicológica.
A HISTÓRIA SEMPRE CONTADA DE MODO LÃRICO.
Sempre postergando tudo por aqui, malditos portugueses
DeverÃamos ter continuado na Monarquia, sustentar a famÃlia real é moleza perto de legislativo, executivo, judiciário...
Mas isso é fácil, vá procurar alguém para ser escravo e obedecer incondicionalmente, sem exigir direitos, só em troca de comida. Parece que aquele Chiquinho Scarpa se gabava de ter trazido alguém de Marrocos para cumprir essas funções. Poderá se sentir um súdito de um imperador, sem incomodar " nosotros".
A história do Brasil é contada errada e esta é mais uma histórinha prá boi dormir e esta princesa, taxada de heróina, na verdade não passou de uma estelionatária cultural.
Mas os comunistinhas não poderão nunca admitir que no Império o Brasil estava em outro Patamar, não comoa república de bananas de hoje. A princesa Isabel, seguindo seus princÃpios colocou o próprio Império em risco. E Infelizmente em 1889 veio o golpe, pelo qual pagamos o preço até hoje, entre outros motivos, pela não-restauração da nossa Monarquia neste paÃs. Precisamos voltar a reconhecer que Isabel foi a redentora e pagou um alto preço por isso. Os republicanos estão querendo mudar
como que outro patamar? foi uns dos ultimos paises do mundo a terminar com a escravidao
Lorenzo e Marco. Assim como um cubano sob a dittadura, eu não escolhi nascer aqui, mas com todos os defeitos desse paÃs, prefiro não morar em outro lugar, pois só aqui me sinto em casa. O Brasil tem qualidades sim, mas não venham me dizer que tudo de bom é graças ao Sapo Bar budo lu lloide, o refundador do Brasil. Uma das vantagens da Monarquia Parlamentarista democrática é que o Chefe de Estado é neutro, apartidário, sem ra bo preso. E ninguém vai confundir Estado com Governo.
Você gosta de Monarquia? Junte-se aos brasileiros que vão para a Espanha, há um punhado deles indo, ou tentando ir, para lá. E parece que é no estilo antigo, sustentam o Rei e suas caçadas, mesmo quando lhes cortam direitos sociais. Vá correndo, está perdendo tempo aqui.
- Apenas para complementar: - Quando aqui chegaram os portugueses com seus jesuÃtas e mais uma turminha da pesada; os jesuÃtas querendo ensinar os Ãndigenas a orar,pediram que os mesmos fechassem os olhos e orassem .......... ...........q uando os Ãndios abriram os olhos,ficaram com as bÃblias e os portugueses(jesuÃtas) ficaram com as terras.
- Se o pt já existisse naquela época,com certeza absoluta os escravos ainda estariam na ativa,isso com a maior certeza desse mundo.
Gildo, meu filho, vai lá na esquinha olhar se ta chovendo, ... vai...
É dificil saber o outro ladoa da história! Mas o que de concreto existe é que todo fazendeiro, empresário trambiqueiro são anti petitas. Principalente estes que são pegos atualmente escravizando em sua fazendas. Como fica feio confessar que se é nazista, especulador, facista, enfim, um misantropo. Então dizem, e se mostram ser anti comunistas! Ninguém é anti socialista de graça! quando não é ingenuo mal informado, bitolado em religião, é um disfarçado seguidor do Hitler, muito democrático!
- Essa é uma das histórias mentirosas que os livros dessa terrinha chamada Brasil,passaram pelas escolinhas,quer dizer: - O brasileiro começa cedo ouvindo mentira na escola,daà veja-se o nÃvel em que estão !
A História como a MÃdia, é filtrada, manipulada, obliterada para que saia exatamente como alguns querem. Os fatos que não contribuem para afirmação de grupos dominantes não chegam facilmente ao conhecimento do grande público. Aliás, a plebe ignára, só gosta e entende de trivialidades, daà é inganada com papos furados de liberdade, democracia, etc. Foi me dificÃl para entender porque muitos dos ex-escr;avos ficaram indignados com aqueles que empenharam até conseguir a aprovação da lei Ãurea.
a reportagem omite fatos, gostaria de saber qual a qualificação desse redator que deixou isso sair a público, a princesa Isabel somente assinou a lei aúrea porque 18 anos antes foi assinada a lei do ventre livre, que tinha em uma das condições pagar uma certa quantia aos escravos quando completassem 18 anos para poder começar uma vida, só que 18 anos depois dessa lei veio o fim da guerra do paraguay onde o brasil estava sem renda, e achou melhor simplesmente liberta-los, e ficar devendo. /p
Não só a reportgem mas a História, primcipalmente aquela dos livro pedágicos é feita pelo mesmo sistema que tem culpa no cartório. Então enfeita, omite, deturpa, para não ficar desgraçadamente feio, para os responsáveis. Não só em relação está ignomÃnia a humanidade que foi a escravidão. Como também em fatos polÃticos, como golpes militares etc. Além deste calote vergonhoso. Há o calote hereditário, ou seja, depois de 200 anos de escr;ravidão ninguém pode sair com uma mão na frete outra atrá
A lei Aurea só foi abolida para uns, prq até a data de hj em pleno seculo XXI, ainda temos fazendeiros, politicos, empresarios e outros leprosos desse paÃs, que mantém ainda pessoas em situação de escravidão, pessoas doentes, passando fome, sede e outras situações humilhante, a qual esses leproso citado acima ainda insiste em continuar. Esta situação só acabará quando esses vermes forem presos e ter seus bens confiscados, caso contrário nunca.!!!!!!
Não por acaso estas pessoas que você se refere são os mais ferrenhos anti comunistas anti pet;ista etc. Pois segundo eles o comunismo oprime o ser humano, é muito injusto, afinal eles são democráticos!! bizarro não?!
Não se dá liberdade a ninguém; a lberdade se conquista pela educação pela luta permanente contra opressão! É preciso conhecer o contexto sócio-econômico e polÃtico que fizeram essa lei. A escravidão continua, em moldes diferentes... "A lei que libertou os escravos" é a mesma lei que escravisa ainda hoje os trabalhadores!
Libertou bem entre aspas."Libertou" porque chegaram à conclusão que o trabalho europeu era mais barato que o africano e porque a Inglaterra, em busca de um lugar para vender suas mercadorias, passou a ser - logo ela que já liderou o tráf1c0 escravo - contra a escravidão. Hoje a escravidão permanece nos feudos de J@der B@rbalho e Inoc3ncio Oliveira, entre muitos outros polÃticos sabidamente escravagistas.
Não tem escravidão no Brasil????Jura??!!! Mas o feudalismo continua e os senhores das terras continuam a explorar seus vassalos.
A reportagem faltou mencionar que a "proclamação" da república em 1889 foi o primeiro golpe militar ocorrido no Brasil.
Isso mesmo. Quando lemos os livros de Laurentino Gomes sobre a Historia do Brasil, podemos verificar com certeza absoluta que, Dom Pedro I juntamente com José Bonifácio de Andrada e Silva, poderiam ter criado um Monarquia Constitucional que faria do Brasil uma nação aos moldes da Grã Bretanha. Mas, os 19 partidos criados naquele momento fizeram sucumbir com tal ideal. Isso hoje é a desgraça do Brasil.
A reportagem deixou de explicar que quando Isabel assinou tal Lei, por sinal uma lei muitÃssima importante, a quantidade de escravos era muito pouca, a prática de escravizar, estava em desuso, não por bondade dos Senhores, mas pela força da industrialização que começava a se instalar. Ou seja: A indústria precisa de uma grande massa para consumir seus produtos, e a massa escrava (e não remunerada) tinha que se tornar consumidores para levar dinheiro para a industria e torna-la rica.
Mesmo porque os banqueiros ingleses já tentavam, há algum tempo, convencer à elite local, de que o custo de se manter um es/c/r/a/v/o era o dobro, do que libertá-lo e pagar um 'salário' (algo como o vigente...).
O governo deveria aproveitar que o dia das Mães, este ano 'caiu' no dia da Libertação dos Escravos, e pensar seriamente sobre a regulamentação da profissão de DONA DE CASA, MÃES em sua grande maioria, cujo trabalho É ESCRAVO, só que com feito com amor. O PROVEDOR TRABALHA ATÉ BATER O PONTO, MAS O DA DONA DE CASA NUNCA ESTà PRONTO!
Como alguém pode discordar disso? Só se for ... de c/h/o/c/a/d/e/i/r/a...
Ainda falta muito para a liberdade no seu sentido mais amplo ser conquistada por todos os povos pobres e explorados da America Latina.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Folhinha > Em 13 de maio de 1888, Brasil ganhava lei que libertou os escravos Voltar
Comente este texto