Ciência > Cético fica 'sem clima' para financiamento Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2

  1. RILULI60

    PARABÉNS, PROFESSOR. SIGA SEUS SONHOS.

    Responda
    1. Andre

      Ai Viktor. Aprendeu a fazer a falácia de tirar o texto do contexto. Seus amigos do Climagate tambem fizeram isso.

    2. Viktor

      Even a succession of professional scientists - including famous astronomers who had made other discoveries that are confirmed and now justly celebrated - can make serious, even profound errors in pattern recognition. Karl Sagan, também.

    3. Andre

      CIência não é seguir sonhos. E sim abandona-los em nome da verdade. Veja a história do Kepler no video "Cosmos - A Harmonia dos Mundos" no Youtube .

    4. Cleyton Ferreira

      Continue na p1caretagem!

  2. valdir

    é preciso separar o que são os ciclos vividos pelo planeta, talvez mudanças no clima dá tese de que o homem é capaz de mudar o clima em escala global. O professor defende é justamente isso, o homem não é capaz de mudar o clima em escala global. É quando falamos desse homem (sociedade) entra um série de interesses no assunto. O EUA, por exemplo, foram a guerra contra o Iraque, usando como pano de fundo informações falsas, inventadas... Então podemos dizer que muita gente tem interesse nas MCG

    Responda
  3. jomar vasconcelos

    Quer dizer que todos os trabalhos publicados pelas mais diversas revistas científicas são falsos? Quem não sabe que há uma variação sazonal da camada de ozônio? O que ocorria , e ainda ocorre em menos intensidade, é a redução da camada independente da sazonalidade.

    Responda
  4. tina l.

    é muita gente estúpida dando opinião, isso sim é verossímil.

    Responda
  5. cleber ferreira calil

    É sempre bom pessoas com opiniões contrárias às "verdades consagradas" terem espaço para expô-las nos grandes meios de comunicação. Parabéns ao professor pela determinação em defender o que acha correto> Se ele tem ou não razão, somente o tempo e o avanço nas pesquisas dirão.

    Responda
    1. Cleyton Ferreira

      Nisso eu concordo, pena que ele não acrescentou nada à discussão. Somente trouxe confusão! Gritar truco é fácil o difícil é mostrar o baralho!

  6. Paulão

    Pois é! Falar a verdade nem sempre rende bons frutos, defender esta posição intão..... PArabéns Professor pela posição!

    Responda
  7. Paulo Schaefer

    E Ajax....o que eu acho mais grave é difundir opinião e não fatos científicos para alunos de primeiro grau....A liberdade de expressão é algo muito importante mas tem de ser usada com responsabilidade por formadores de opinião. Se os céticos ou os que defendem o aquecimento estão corretos...só o futuro vai dizer....mas já difundir para alunos que existe uma grande conspiração e que nossas ações (sim, porque é assim que os alunos vão entender) não causam aquecimento é no mínimo irresponsável.

    Responda
    1. Andre

      Grave é difundir opiniões na IMPRENSA, como os negacionistas fazem.

    2. norsonbotrel

      Grave é difundir opiniões na IMPRENSA, como os eco-alarmistas fazem.

    3. tina l.

      ele é um professor e trabalha como uma tese, aliás existe uma linha de estudo sobre esse assunto, não foi ele quem inventou, é boa essa discussão, inclusive entre alunos de primeiro grau...

  8. Sudeste / sudestino

    Na religião do aquecimento "Global" - da Globo, ser cético é ser herético.

    Responda
    1. Andre

      Como o colunista Marcelo Leite demonstrou ,os céticos do Aq.Global são céticos de meia-tigela .

  9. Ajax

    Pois é, se esse Professor tem tanta razão assim, por quê ele não vem explicar a escassez de água que vem existindo aqui no Norte do ES, algo que não era comum há alguns anos. E o melhor, por quê ele não se atreve a dar a solução???

    Responda
    1. Ajax

      Não sou moleque meu amigo. Sou engenheiro tentando remediar estes problemas e desta forma garantir a produção local. Procure os levantamentos metereológicos dos últimos 30 anos aqui do norte do ES, depois tu vem me questionar!!!

  10. Paulo Schaefer

    André...você tem acesso a diversas teses sobre a farsa do aquecimento global. Procure por "A farsa do aquecimento global". Leia as teses. O professor pode ter razão sim, mas não é com este posicionamento de coitadinho sem verba que vai convencer ninguém. Tem que apresentar dados concretos que balizem a tese. Não é porque eu acredito no "Pé Grande" que vou sair publicando em revistas especializadas. Os censores citados pelo professor são cientistas renomados, não são qualquer um.

    Responda
    1. Cleyton Ferreira

      Isso depois de ver esse documentário, pesquise o verdadeiro impacto de um vulcão ou radiação cósmica no clima. E fundamentalmente, pesquise no google os nomes dos "cientistas" deste documentário!

  11. Oliveira

    E se ele tiver razão? Em lugar de isolá-lo, a comunidade científica deveria confrontar suas hipóteses com as hipóteses contrárias; de que outro modo a hipótese falsa poderá ser refutada?

    Responda
    1. Paulo Schaefer

      Mas os céticos são confrontados diariamente. E muito do que dizem faz sentido. O problema é a militância ideológica que normalmente acompanha suas teses. Por exemplo pegaram o ajuste de opinião do britânico James Lovelock e já colocaram como uma forte evidência contra o aquecimento global. Mais ou menos assim: um dos principais generais do inimigo desertou. Ou seja.....trava-se uma guerra de opiniões e não de dados científicos...

  12. Paulo Schaefer

    Ciências não se faz com opiniões...Se faz com teses que se provam ou não através de dados....Se este professor tem tanta certeza do que fala...apresente os dados que comprovem sua tese. Mas não pegue estas justificativas da mesma cartilha que os demais céticos pegam......traga algo de novo que balize sua opinião.

    Responda
  13. Paulo Schaefer

    Continuando.....a cerca de 2 anos eu questionei via email um destes céticos que aparecem com certa regularidade na mídia. A resposta que recebi foi assim: "Caro amigo.....trabalho com clima a mais de 20 anos.....eu sei o que estou falando"

    Responda
  14. Paulo Schaefer

    Quem tiver interesse real na opinião dos céticos brasileiros leia as teses defendidas por eles. O decepcionante é que eles expõem opiniões, muitas opiniões e não dados científicos. Além disto as discussões são fortemente filosóficas a ponto de constantemente fazerem referências a filósofos ligados à discussões sobre a dominação humana de fortes sobre fracos. Definitivamente, se o aquecimento não existe, não vai ser com o fraco trabalho destes pesquisadores que vamos chegar à uma conclusão.

    Responda
    1. Paulo Schaefer

      Artenir, Eu já falei com o professor Molion. Desculpe-me mas não tive a mesma impressão que você. Após acompanhar os trabalhos dele ficou mais claro pra mim o caráter de militância destes trabalhos no Brasil.

    2. Busa

      Sr. Paulo, um cientista Brasileiro que muito tem-se oposto a idéia do aquecimento global é luis carlos Molion, e olha tem muitos dados e fatos. Assisti uma palestra dele, com os cientistas do INPE, foi dez a zero a seu favor. E olha, só usou números e estatísticas, além de mostrar onde os dados estavam sendo alterados pelo inpe. Acho que irás gostar!

  15. Sudeste / sudestino

    "Aquecimento Global " hoje, é uma indústria, se a mentira for desmascarada muita gente vai perder emprego, a mamata etc.

    Responda
  16. EstadoLAICO

    Professor, esta terra é de ignorantes. Assim, os governantes tratam de torrar bilhões em estádios "di futibol", para pesquisas não há dinheiro. Seremos eternamente terra dos ore/lhudos.

    Responda
    1. Cleyton Ferreira

      Pois eu concordo! Vê-se pelos comentários aqui que o pessoal anda acreditando em muita teoria da conspiração!

  17. Robertônio Luiz Pedrosa

    O grande problema é que o cara é um GEÓGRAFO, daqueles para quem uma equação de segundo grau é um bicho de sete cabeças super complicado... Tudo o que ele fala é baseado em achismo...

    Responda
    1. WS

      Robertônio Luiz Pedrosa, se você fosse um pouco mais inteligente teria procurado os dados desse professor e visto que ele é METEOROLOGISTA pelo IAG da USP, Mestre em METEOROLOGIA pelo INPE e Doutor em GEOGRAFIA FÃSICA pela USP (se tiver capacidade de fazer uma simples pesquisa no google, verá que a Geografia Física é tão rica de derivadas e integrais quanto a engenharia).

  18. Apenas um comentarista

    Mas se ele sabe tanto a ponto de afirmar que "quem manda nos laboratórios são os mesmos que comandam o capital", por que ele não expõe esses "donos", por que não apresenta provas dando "nomes aos bois"?

    Responda
    1. Cleyton Ferreira

      Já que este senhor quer polêmica, que cite os nomes, que apresente provas, a INTERNET É LIVRE! Não existe censura! Cadê então!?!?!?!?!

    2. Paulo Schaefer

      Alevino.....não aguento mais a eterna ideia da conspiração. Os ricos dominam laboratórios, a viagem a lua é uma farsa, o VLS explodiu em Alcântara por sabotagem de americanos etc....etc...etc.... A tal da pressão econômica me parece um tiro no pé dos ricos que estão sendo responsabilizados constantemente pelo aquecimento global. Não deveriam então estar justamente financiando os céticos?

    3. Cascão

      Algumas coisas não são tão fáceis assim. Veja a censura deste jornal, p.ex. Só agora publicaram alguma coisa pq não deu para segurar. E assim mesmo, é uma notinha que vai desaparecer rapidamente. Amanhã vc verá uma matéria enorme falando sobre o aquecimento. Quer apostar? Aliás, já tem uma hoje mesmo. A pre$$ão é grande.

  19. Cascão

    Há + 5 anos intelectuais do mundo avisam que aquecimento é ferramenta de dominação mundial:estão pobres. Quem é do campo vê que não há aquecimento, a cada ano as flores abrem-se mais tarde: o solo está+frio. Menos CO2=menos colheitas=+fome. Só os paises em desenvolvi/o ficam sem energia. Petróleo é descoberto em todo lugar, de repente? Os brasileiros não sabem mais ligar os pontos da realidade diante do nariz.

    Responda
    1. Cleyton Ferreira

      hahahahahahahahahahahahahahaha hahah Que piada!

  20. Mark

    É tentador mesmo acreditar na tese deste professor. Mas tem coisas que esses céticos não explicam. Como é possível mais de 100 de queima constante e progressiva de petróleo não afetar o clima do planeta? Se a Amazônia está lá apenas pq chove, como ele explica o processo de desertificação, por exemplo, em Alegrete (RS)? Lá os padrões de chuva não mudaram, mas após a retirada da vegetação original, nada mais cresceu... Não duvido que haja intere$$e$ envolvidos, mas será q td se r

    Responda
    1. Cleyton Ferreira

      Isso tudo é uma "conspiração iluminati". Querem nos ver dependentes do hidrogênio, da energia limpa e de coisas ruins como a preservação ambiental das ongs estrangeiras!!!! Ohhh medo!!!!

    2. Cascão

      Pense: quem não comunga com os aquecimentistas não recebe verba para pesquisa do clima; ativistas e ONGs mundiais freiam hidrelétricas nos paises em desenvolvimento; há comércio de Carbono em cima do ar que respiramos; muito petróleo 'apareceu' de repente no mundo; os países no hemisfério norte precisam de petróleo p/ o esfriamento q se aproxima. Agora, ligue os pontos e aparece o monstro da dominação, amigo! É ruim mas é verdade.

  21. luis carlos jacyzin

    É exelente a oportunidade para serem questionados os vedetismos e os lobbyes que prejudicam toda a sociedade. Muitas das soluções simples e de custos baixos ficam abandonadas por professores medievais que atrapalham a sociedade com auxílio da mídia que sempre prefere dar credibilidade a atrabalhos complexos e inúteis. Por exemplo: na China e na India tratam diversos tipos de tumores com corrente elétrica isso ha mais de vinte anos. Por aquí dizem que ainda estudando. Isso há 10 anos

    Responda
    1. Cleyton Ferreira

      Na mesma Ãndia e China que usam cartilagem de tubarão e chifre de rinoceronte para o tratamento de diversas doenças....certo...

  22. dennis

    Aquecimento não existe, o degelo não acontece, tudo será exterminado.. como sempre foi.. assim é fácil. o fato é que precisam de uma explicação.. se ele desmente essas em vigor, que apresente uma mais plausível

    Responda
    1. Cleyton Ferreira

      Na lógica dele, vou começar a defender que a terra é plana, quem sabe não apareço na mídia também e arrumo alguns "fãns"

    2. Cascão

      Quer saber como isso funciona mesmo? Estude física, termodinâmica. Depois, faça as contas. Daí, sim, será fácil entender.

    3. popopoi

      Assim é fácil se você levar em consideração como argumentação do profº Ricardo apenas esta matéria da folha, e a entrevista no programa do Jô. Por um acaso, em algum momento ele afirmou que é embasado nesses supostos e assim classificados por você, "achismos", que a pesquisa dele é baseada?Você foi em busca das explicações dele?, leu os poucos artigos que ele pôde publicar? se dignificou a falar com ele pessoalmente para aí sim poder dizer que conhece algum dos argumentos da explicação dele?Não.

  23. Ronaldo Luis Gonçalves

    Pelo pouco que li a respeito da opinião desse cético, tenho que concordar em 100% do que disse. Tudo nessa vida está relacionado as necessidades de mercado. O tema "aquecimento global" atende muito interesses, nenhum deles inocente.

    Responda
  24. Carlos Lisboa

    O professor Ricardo ,esta derrubando teses , o gaz de geladeira aumentou mil vezes por conta do efeito estufa , que os interessados querem que seja assim .. mas o Professor assegura que um Vulcão polui mais que toda a existencia da Humanidade em um só dia de atividade . e que os trez quarto de agua no nosso planeta que comanda o tempo e oxigenio que respiramos  e que só tem floresta porque chove , e não porque a  floresta faz chover .

    Responda
  25. Doutor Smith

    Fico feliz quando vejo pesquisadores com coragem para assumir públicamente os seus verdadeiros pontos de vista. Tudo o que ele diz sobre o direcionamento da pesquisa científica é absolutamente verdadeiro. Observem que, na entrevista, o Jô procurava ridicularizá-lo a todo instante, convocando a sua claque - tudo arrumado. E é isso mesmo. A mídia tem um papel fundamental na perpetuação dessas mentiras que só interessam a determinados grupos. Já existem movimentos internacionais de reação!

    Responda
    1. Viktor

      A claque também funciona aqui. Todos os 4 comentários até agora receberam pontuações negativas, e o "pontuador serial" não publicou seu argumento contrário.

  26. Cleyton Ferreira

    Mais um pic4reta que se diz cientista, e que leva ign0rantes a acreditar nas suas falácias.E então senhor "cientista" onde estão os dados que comprovam o que você diz? Cadê as provas? Onde está o seu método científico?Desafio esse sujeito a comprovar as suas idéias!

    Responda
    1. WS

      Cleyton Ferreira, os dados climaticos que o IPCC apresenta é de apenas alguns milhares de anos de gelo polar, e não de alguns milhões, são tempos bem diferentes na escala geológica. Leia o Livro Geologia do Quaternario e Mudanças Ambientais, do professor Kenitiro Suguio. Aliás, se tiver como, assista um semestre em uma universidade pública da disciplina Geologia do Quaternário, especialmente as aulas sobre glaciações, datação por exemplo, verá que os dados do IPCC não ser muito para muita co

    2. Cleyton Ferreira

      Palestra não é verdade definitiva, é fácil subir no púpito e dizer besteiras, dizer isso ou aquilo, agora vamos vê-lo contestar com dados CIENTÃFICOS, será que ele irá dizer como na matéria que não possui financiamento para sua pesquisa? Quem são os cientistas sérios o da "radiação cósmica" que aquece oceanos ou o do vulcão, Tim Ball? Agora me conta Alevino você vai comparar dados climáticos de milhares de anos do gelo polar com anotação de 5 anos? FAÇA O FAVOR!!!!!

    3. Cascão

      Assista-o na palestra da USP. Está no Youtube. Ele e vários outros cientistas sérios explicam tudo perfeitamente. Em caso de dúvida, compre um termômetro de máximas e mínimas e anote diariamente por 5 anos. Depois comprove o que os sertanejos já sabem há décadas sem pesquisa científica: está esfriando. P:Como pode esfriar tanto no hemisfério norte? Se isso é aquecimento, vamos fritar ovos no congelador!

  27. Cleyton Ferreira

    É impressionante como a mídia comum dá ibope para pic4retas como este da reportagem, este senhor que só sabe dizer falácias nunca fez sequer uma pesquisa científica decente e me supreende de que ele se considere cientista e que a USP tenha formado tal tipo de obtuso. Esse ch4rlatão, do mesmo naipe de Tim Ball, que é financiado pela indústria de petróleo, tem como objetivo conseguir fama e notoriedade não pela sua ciência, mas pela sua atitude polêmica. Ou seja "QUER APARECER", pelo eg

    Responda
    1. Cleyton Ferreira

      A recíproca é verdadeira Alevino!

    2. Cascão

      Estude, isso passa.

  28. Viktor

    Os editais que liberam verbas pesquisas já delimitam as linhas possiveis para a submissão de projetos. Em geral eles liberam verba para qualquer projeto (mesmo de baixa qualidade) que siga as linhas pré-definidas e neste caso elas partem do princípio que o aquecimento global existe, é causado pelo homem e cabe ao pesquisador apenas investigar seus impactos. Quem desafia tal pressuposto, não tem projetos aprovados. Resultados "impactantes" junto a opinião pública são priorizados e desejados.

    Responda
    1. Cleyton Ferreira

      Nao sei de onde você tirou isso Viktor provavelmente não da mesma universidade que eu, projeto de pesquisa tem de ser bem fundamentado, claro, objetivo e principalmente usar o método científico se tiver isso será contemplado. Verba não pode ser desperdiçada em pessoas que querem aparecer e dizer bobagens. Senhores como este da reportagem não possuem o mínimo de requisitos para efetuar uma boa pesquisa cientifica, são preconceituosos, tendenciosos, egocentricos e com interesses escusos.

  29. Eduardo Censuradíssimo

    Tirando a afirmação dele segundo a qual pouco importa que a Amazônia seja desmatada, concordo com as demais assertivas. No entanto, faço uma ressalva, há professores da USP que são financiados pelos ruralistas, a exemplo dos professores da ESALQ, para os quais o meio ambiente é sempre um entrave e todo tipo de desmatamento é um desdobramento do progresso. Por incrível que pareça, tem gente que pensa assim.

    Responda
    1. Cascão

      Não c0n-funda as coisas. Uma coisa é sujeira e destruição pela destruição. Outra é dizer que o homem precisa deixar de cortar uma árvore no quintal porque vai ab@lar o planeta. A dominação dos globalistas pode ser sentida no bolso: crédito de carbono. Tudo tende a fazer aumentar o preço dos alimentos, mas eles já negociam créditos de CO2 - e lucram muito! - para compensar isso. Sempre colocam a cenoura na frente do b-ur-ro, não são b0b0s.

  30. lu

    Concordo em gênero,número e grau . Já tinha visto outro cientista há cerca de 1,5 a 2 anos atrás dando uma entrevista na Band, num programa que passa a meia noite de domingo ,defender pontos parecidos e que ele confidenciou que Margareth Tatcher desenbolsou milhões em sua época de governo , para fazer com que cientistas provassem que o CO2 fazia mal a atmosfera, gerando gases do efeito estufa. Só tem dinheiro pra pesquisa, quem está aliado aos interesses econômicos e políticos internac

    Responda
    1. Ale

      Prof Molion, canal livre BAND 08/01/2010

    2. drico

      Luciani concordo conm vc, e sabe quem foi o maior beneficiado disso? A mega super gigante DuPont com o CFC. Precisa falar mais alguma coisa?

  31. Anilton

    Assisti a entrevista dele no "Programa do Jô", na minha opinião, concordo com, no mínimo, 80% do que ele defende.

    Responda
    1. Cleyton Ferreira

      Deve ser porque você acredita em qualquer história que te contam

Anteriores 1 2

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.