-
sergei pesar
Se o intuito for o de provocar uma guerra entre ciclistas e motoristas a campanha está de parabens. Mas se a intenção é a de educação para ambas as partes teria que haver sério estudo sobre as normas da convivência nas ruas. Sem reciprocidade não haverá como se acusar motorista de não respeitar distâncias. Os ciclistas quando começarão a não usar as calçadas? E quando passarão a respeitar os sinais e faixas?
-
Ana
E que vai multar os ciclistas q desrespeitarem as leis de transito? Porque muitos desrepeitam, assim como os motociclistas q acham q são os donos da rua!
-
mario aquino
Nesta coluna quando se fala de ciclistas, fala-se do ciclista do circuito "Vila Madalena até os limites da Vila Mariana, fora deste percurso não são mais ciclistas, que é exatamente o percurso de Dona Soninha, quanto a ciclista que sai da Bela Vista e vai até Cidade Tiradentes (faxineiro na Rua Santo Amaro), este através desta coluna não merece qualquer consideração, vivemos em era de inclusão social não esta coisa de esquerda festiva para a qual a sua coluna está destinada.
-
Fabio
É louvável a preservação da vida, mas aqui vai uma crítica, como sempre, pois não vejo a cobrança da população, e, principalmente, do blogueiro, a construção de ciclovias e não ciclofaixas...SP precisa de ação concreta e não maquiagem e servilismo ao mercado imobiliário. Pedala, Kassab...
-
Fábio São Paulo
Dimenstein é fã do naturalismo, do nudismo e da apologia as d-r-o-g-a-s (ver: Soninha). Um tópico sem fundamento só pra dar matéria! Besteirol!!! Ciclistas morrem no trânsito porque em sua maioria são desobedientes. Via pública de trânsito pesado não é local para se pedalar. Por isso existem os parques! Estamos no século XXI e abolimos a carroça, agora é a vez dos veículos leves e futuramente os carros e depois nós serem humanos!
-
Patricia
Não sei se eu vivo em outra São Paulo, mas os ciclistas com os quais cruzo pelo meu caminho são tão selvagens quanto os motoristas de carros, ou até piores...para eles farol vermelho e faixa de pedestres simplesmente "non existem". Circular montado na bicicleta e pedalando pelas calçadas também é a regra...e o pedestre, ó! Acho justo multar qualquer um que descumpra a lei, seja motorista de veiculo motorizado, ciclista ou pedestre!
-
jose barbosa
Evidente que o colunista não deve ter chamado o cara de herói só por causa disso. Mas fica uma uma impressão estranha que o sujeito teve essa auréola por andar nu. A atitude peca até pela falta de originalidade.
-
sergei pesar
É que há ciclista e bichiqletista...
-
-
kaffa
nenhum herói meu......anda nu......!!! voce aplaudir JOGADINHAS de mkt.......só demonstra o quanto voce é vendido !!!
-
Victor
Temos que esclarecer algo aqui: muitas pessoas confundem ídolo com herói. Ídolo é aquele que lhe puxa para baixo. Por exemplo: muitos fãs imitam seus ídolos nos seus defeitos, como uso de drogas. Já o herói, etimologicamente falando, é aquele que lhe puxa para cima. Tem os mesmo defeitos de nós, humanos, mas também tem qualidade divinas que no inspiram no dia-a-dia. E lendo sua reportagem lembrei dos heróis anônimos, o herói cotidiano, onde existem vários no Brasil. Meu Twitter: @victorgeo10
-
Rafael Pinheiro
Muitas pessoas que fazem a diferença são, no começo, atacadas e debochadas. Mas, depois, nos ensinam a ver o mundo de uma forma diferente. E melhor.E muitas assim como teus ídolos Karl Marx, Hitler, Josef Stalin, Mao Tsé Tung! Também queriam um mundo MELHOR! Fale isto do milhões de vidas ceifadas por eles!
-
Elcabongy
Êpa! Pera lá!! Fale por vc GD...se o cara é seu herói, tudo bem, mas nao diga que ele é herói de todos, porque meu nao é. Quer fazer camapnha pro cara, faça, mas nao arraste os leitores nessa. Meus heróis escolho eu e, em regra, sao os que nao desrespeitam leis. Perdeu mais uma chance de escrever sobre jardinagem hein GD!! Aliás, no post anterior havia um leitor que pediu que vc demonstrasse os laços e negócios de sua ONG com o governo de SP. Vai apresentar?
-
neneco
Finalmente a ficha caiu.a nossa heroína é o "único macho"desse certame de pré-candidatos a Super Prefeitura da Super São Paulo,imaginemos os outros pré-candidatos,se lhes tivessem coragem.é uma regra simples,primeiro nos despimos e ficar nu,é o mínimo do que se espera de um herói tupi,bravo nossa Bartira/Soninha,viva a coragem e o gesto heroico e com essa bravura que vais sentar na cadeira do comando da nossa São Paulo-NON DVCOR DVCO.
-
jose
Parabéns Gilberto.Sempre lúcido e oportuno.
-
Fabio Morato
Existe arte em mesclar nudez e bicicleta sim. Provoca o tabu da nudez por um lado e por outro desafia o paradigma transporte e necessidade de seguranca. Sao Paulo seria uma cidade melhor com menos carro e mais bicicleta e transporte coletivo barato e de melhor qualidade. O que se precisa tambem e' estimular o desenvolvimento nas periferias para que nessas areas haja mais emprego e com isso diminuir a distancia casa/trabalho. Sobre o calendario, a loira do mes de Junho e' uma go
-
Ranthom
Na mesma semana que a ciclista morreu atropelada pelo ônibus, eu passei pela Paulista e me deparei com um ciclista na contramão do sentido Consolação, na faixa da esquerda, depois ele passou para o sentido correto subindo na faixa de pedestres e se "juntando" aos mesmos, infringindo uma sequência de leis de trânsito.E, vejo direto eles ultrapassando sinal vermelho, mesmo com pedestres atravessando e até entre os carros que estão atravessando o cruzamento com o sinal verde para os carros. /p
-
felipe
É isso mesmo Antônio, por isso que os ciclistas matam tantos pedestres todos os dias nas cidades, ano passado eles quase passaram os 730 pedestres mortos por automóveis. Os motoristas tem que se unir para exterminar esses assissinos do nosso trânsito, afinal quem vai proteger os pedestres se não os motoristas? O governo é que não é. Afinal eles só querem saber de multar, se os motoristas não se organizarem vamos ficar sem pedestres para atropelar.
-
-
Crasse Média
"Democracia" com voto obrigatório é isso aí. Mas tranquilize-se, hoje é ruim. Amanhã, vai piorar !
-
wdy
Todos devem respeitar os ciclistas, os pedestres, os animais e as pessoas em geral. É sempre bom quando isso é reforçado. Gosto da ideia de respeitar ciclistas, não só por serem ecologicos e maneira geral, mas principalmente por serem pessoas e terem o direito de andarem nas ruas com segurança e respeito. Bicicletas é uma exelente alternativa de transito para São Paulo. Que tal uma campanha para apoiar as bicicletas coletivas Gilberto? Sem o apelo ecochato e sim pela humanização da cidade?
-
Eleitor_Atento
Cuidado Gilberto, suas opiniões estão ficando nuas também... O protesto dos ciclistas nús ainda vai lá, tinha uma boa causa, já a Soninha Francine, só queria publicidade (como a que você está fazendo) e aparecer sem roupa... mudar mentalidades, só se foi a sua, a minha não mudou nada essa nudez dela... pelamor né?
-
Fabsss
O Gilberto Dimenstein adora uma nudez engajada.. será que ele gosta de uma linguiça vestida de Che Guevara?
-
Fernando José
Como pedestre, sempre esperei a primeira fila de carros parar, e ai iniciar minha travessia pela faixa, agindo desta forma nunca tive problemas com os carros, já com ciclistas mal educados que se acham acima do bem e do mal, foram várias vezes a última vez foi no fim de semana passado na rua Turiaçú, onde um ciclista quase atropelou meu filho de cinco que atravessava de mãos dada comigo na faixa de pedestres e todos os motoristas aguardavam o sinal pacientemente já os ciclistas.....
-
felipe
Existem ciclistas que não respeitam o pedestre? Sim claro que existe, existe até pedestre que não respeita pedestre, mas de uma olhada nos números, quantos dos 720 pedestres mortos no ano passado em São Paulo você acha que foram vítimas de ciclistas e quantos você acha que foram vítimas de motoristas? Portanto querem pintar o ciclista como o vilão do transito paulista chega a ser ridículo. Te garanto que assim como eu a esmagadora maioria dos pedestres tem medo mesmo é dos carros.
-
felipe
Você nunca teve problemas, com carros para atravessar pela faixa? Onde você vive? Essa Turiaçu que você mencionou, com certeza não é a que passa na frente do Palmeiras, se for você deve ser o único ser de São Paulo qeu nunca teve problema para atravessar um faixa de pedestre. Duvido você conseguir atravessar qualquer rua que corte a Turiaçu e não tenha farol, os carros viram sem sequer olhar.
-
Crasse Média
Diferença, sr Fernando, é que o veículo com placa fica sujeito a reconhecimento/punição. Bike sem placa ? Esquece ...
-
Rafael
Realmente, tem ciclista que tem que aprender a respeitar pedestre. Só não generalizemos. Da mesma maniera que nem todo ciclsita é assim, nem todo motorista é paciente como vc diz.
-
-
jose rosito,jr
Tanto espaço para os ciclistas na mídia e não temos sequer calçadas seguras para pedestres.Quando entra em vigor a lei obrigando proprietários manterem calçadas transitáveis? Sou pedestre !!!
-
Crasse Média
Os tali-bikers se entendem uma casta superior. Logo, estão acima da lei, não tendo obrigações ou punições, sejam financeiras ou de sanção para conduzir o ... desculpe ... "veículo"
-
Rafael
Uma coisa não exclui a outra, José. Os ciclista conquistaram esse espaço indo atrás. Quanto a lei da calçada, segundo um informativo da prefeitura que recebi em casa, já está em vigor. Mas não soube de ninguem ser multado ainda, nem vi muitas melhorias além da calçada da minha casa.
-
-
alfredo sternheim
Há carros particulares nas pistas exclusivas de ônibus e esses carros devem ser multados. Mas em vias como a Angélica, é utópico dizer que um ônibus não leva mais de 5 segundos para ultrapassar bicicleta. Só, talvez, em feriado, sábado e domingo. Dia de semana, o ônibus imenso tem que esperar vez dos carros na pista esquerda para ultrapassar a bicleta no meio da pista direita. Já vi isso vezes.Normas para os carros têm que ser acompanhada de regras para bikes(chapas, etc)e limites em certas
-
Crasse Média
Claro, né Rafael ? Assim (sem placa), vocês permanecem "imultáveis". Olhemos a cara de pau do ser humano. Devemos aceitá-los da noite para o dia como veículo, mas sem os deveres de veículo que é burocratizante. É cada um ...
-
Rafael
Alfredo, não concordo c a chapa p ciclistas,pelo menos agora. Pq ela vai burocratizar muito o a bicicleta, que tem como sua principal caracteristica a simplicidade. E por enquanto, o numero de ciclsitas está crescendo, e quanta mais ciclistas, mais seguro se torna pedalar(pois passam a ser notados pelos outros usuarios das vias). Porém, concordo que os ciclistas devem ter deveres e respeitar o direito dos outros, evidentemente. Só não sei se esse é o caminho por ora. (ah, e ele
-
-
Greg
Gilberto, seja um herói também! Faça um esforço de civilidade e tire a roupa por São Paulo! Faça a diferença vá passear de bicicleta, pelado e debochado pela cracolândia. Deixe que os frequentadores da cracolândia te façam ver o mundo de uma forma diferente. Seja corajoso e ousado. E leve o Serra e o Haddad com você. Nus. Tire umas fotos e faça um calendário medonho. E enfie as fotos no catraca livre! Esse tipo de ousadia ajudará a mudar mentalidades!
-
gil
A PROSOPOPÉIA INDUZ TODA INGESTÃO DE ASSUNTOS PERTINENTES AO CABEDAL DE AGLUTINAÇÃO QUE NOS FORÇA A DEMARCARMOS OS LIMITES VÁLIDOS DENTRO DE UM AÇUDE DE IGNORÂNCIA, VÁLIDOS A PARTIR DE TUDO QUE NOS LEVA A TOMAR UM ATITUDE PATERNALISTA. NÃO CONSIGO ENXERGAR NENHUM HEROI URBANO.
-
Crasse Média
ôxe...
-
-
Tielos Silva
Com esse currículo invejável, idealizador e criador de um dos melhores sites do Brasil, Catraca Livre, e referência em educação; eu me pergunto diariamente, deve existir um impostor que escreve no lugar dele neste blog, não eh possivel ! Analises bem intencionadas porém nao ultrapassam a superficialidade.
-
Crasse Média
Ghost writer ! Já pensei nesta hipótese. Ou texto de elevador, mais factível
-
-
don Ramon Valdez
Ê pessoal da VM... vai a um boteco chique da Fidalga ou da Wisard, pede uma Original e uns petiscos e resolve todos os problemas da cidade. Que bike vocês usam mesmo? Não têm nenhum veículo automotivo?
-
Crasse Média
Aí o sr se engana, sr Ramon. Liberando bikes nas marginal x cargas de 40 toneladas, rapidinho as pessoas aprendem o óbvio: bike e tráfego urbano de metrópole (como opção de transporte, ao invés de ônibus/metrô) don't funciona !
-
don Ramon Valdez
Não quero discutir com ninguém. Acho que somos todos, não importa classe social, uns animais no trânsito. Motoristas de carros, motos, pedestres e ciclistas. Eu tento andar direito, prestando atenção porque não quero machucar ninguém, não quero me machucar e nem danificar minha moto, que custou caro. Só acho que não dá pra andar de bicicleta no meio das marginais, da Bandeirantes ou da Brigadeiro.
-
-
don Ramon Valdez
Cada país tem os pensadores e intelectuais que merece.
-
don Ramon Valdez
GD, ou você é tão profundo quanto uma piscina infantil ou acha que está na Áustria, ou na Suécia. Isso aqui é Brasil, uma várzea. Civilização, educação e sociedade decentes inexistem nesse terreno baldio.
-
-
João Pedro
Nada contra melhorar o trânsito brasileiro, que mata mais do que qualquer guerra e estamos precisando mesmo aprender que ele é formado, teoricamente pelo menos, por seres humanos. Mas essa moda de tirar a roupa para tudo já está enchendo. Quer denunciar violência? Tira a roupa. Quer chamar a atenção para os direitos humanos? Tira a roupa. Bicicleta? Tira a roupa. Apareceu um formigueiro? Tira a roupa. Tem atos próprios para tirar a roupa.
-
Daniel
Quando o motorista não está disposto a praticar direção defensiva, sobram críticas aos ciclistas e aos pedestres como justificativa.
-
gueigue
MAIS UMA MEDIDA ARRECADATÓRIA. NÃO HÁ MAIS ESPAÇO PARA TODOS NESTA CIDADE ENTÃO ALGUÉM SEMPRE SERÁ MULTADO. POLÍTICOS K NALHAS E, K LHORDAS. ANULE SEU VOTO!
-
Amanda Piccelli
Comentários ignorantes e de pessoas desinformadas, alienadas que fecham os olhos pra realidade... Voces te filhos???????? E ae seus encostados, vocês fazem o que pra mudar o futuro do planeta. Graças a Deus escória como vocês são minorias.
-
Crasse Média
Felizmente estamos em SP, a melhor cidade do país (sic) e evoluiiiiiiiiiiiiiiiiida que é, a LEI de trânsito vale PARA TODOS...sem distinção de cor da pele, religião, peso, sexualidade e que (claro) tenham placas e possam ser identificados e multados, naturalmente...o que exclui os bikers, seres de casta superior que são.
-
Crasse Média
Não esqueçam o nome do "instrutor": em breve, opino, exercerá cargo público com uma carreira iniciada sobre sólidos ossos de defuntos do trânsito (bikers) que acreditaram que o transporte individual (no caso, bike) deveria se sobrepor ao transporte público. De-pri-men-te !
-
Liteka
Civilidade, somente quando existir regras para as bicicletas como existem para todos os veículos ou meios de transporte. Ciclista anda na contramão, na rua, na calçada, alguns sem acessórios de segurança que garantam visibilidade, entre outras coisas. Além dos mais, convenhamos, tirar a roupa por causa alguma já não chama mais atenção de ninguém.
-
Barney
Só no Brasil mesmo para um contraventor explicar para um guarda como multar..kkk país da latrina, da piada. Quem ele pensa que é? Só pq anda de bicicleta??? Para , não passa de um contraventor oportunista
-
Crasse Média
Democracia com voto obrigatório dá nisso !
-
-
Maçarico
Um recado aos céticos : o povo está mudando o comportamento(lentamente) e vocês ainda não perceberam. Dia desses saí intrigado de um terminal rodoviário urbano por não ter visto uma só ponta de cigarro no chão. Testemunhei vários episódios de pedestres atravessando ruas e sendo respeitados por motoristas. O comportamento civilizado é altamente contagioso. Podem estar certos disso!
-
alfredo sternheim
Vamos supor que um ciclista decida subir a rua Augusta. Atrás dele, um ônibus com 30 passageiros. O ônibus não consegue ter vez para ultrapassar a bicicleta. Consequência: os passageiros sofrem atraso em seu transporte. Por causa de uma só pessoa. Como ficam situações similares a essa em ruas como Angélica, Brigadeiro, etc? Vamos parar de passar a mão na cabeça dos ciclistas e exigir deles, conduta com regras (chapas, etc) para não prejudicar o transporte dos outros, limites em certas vias.
-
Rafael
Alfredo, o que vejo, como usuário de transporte público, é o onibus ficar parado atras de carros que carregam, em geral, uma só pessoa. E as vezes, no corredor exclusivo de onibus. Como disse o Wagner, bicicleta segura por pouco tempo. Ou ela é ultrapassada, ou, mais frequentemente, o onibus para no transito e bicicleta passa e flui.
-
Wagner Freitas
Desculpe Alfredo, Más venho pela Angelica todos os dias, e tenho amigos que vem pela Augusta, e dificilmente um ônibus fica mais que 30 seg sem poder ultrapassar uma bicicleta. Enquanto o normal é o ônibus ficar por vários minutos atrás da grande fila de carros, que congestiona essas ruas e suas transversais. Seu argumento não é valido (até mesmo porque acho que não anda nem de bike e nem de ônibus). Quem atrapalha o transporte público são os carros e não as bikes.
-
-
David Chen
Pra mim ele seria herói se tivesse pleiteado pela instalação de ciclovias ao invés de protestar sendo os mesmos estarem errados em andar no meio de onibus e carros nas faixas do meio, meio-esquerda, esquerda, etc, etc.
-
mira kairuz bordin
corajosa demais pro meu gosto!
-
Ricardo Candido de Araujo
VI- para as bicicletas, a campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral enos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo. Art. 255. Conduzir bicicleta em passeios onde não seja permitida a circulação desta, oude forma agressiva, em desacordo com o disposto no parágrafo único do art. 59: Os textos acima foram copiados diretamente do Código de Trânsito Brasileiro e, infelizmente, diuturnamente desrespeitados por muitos colegas ciclistas. Até quando a omissão, Pref
-
Ricardo Candido de Araujo
Leonardo, não aceito a omissão do Poder Público em nada, porém, que moral temos nós, cidadãos, de cobrar se não fazemos, sem sermos constrangidos, a parte que nos cabe? Minha bicicleta tem não só os equipamentos exigidos por Lei como outros q entendo necessários e me porto com cuidado, pois aprendi a não "terceirizar" minha segurança, pq acho que não vale a pena gritar q estava certo preso a um leito hospitalar com vários ferimentos e fraturas pelo corpo.
-
XpK
Concordo com o Ricardo quanto ao descaso para fiscalizar as leis estabelecidas, inclusive: Lei Nº 13.995 Art. 1º Fica estabelecida a obrigatoriedade de criação de estacionamentos para bicicletas em locais de grande afluxo de público, em todo Município de São Paulo.Lei Nº 14.266 Art. 11. As novas vias públicas, incluindo pontes, viadutos e túneis, devem prever espaços destinados ao acesso e circulação de bicicletas, em conformidade com os estudos de viabilidade.
-
-
Banana Republic
Como sempre, suas "análises" são um primor de superficialidade! Dizer que uma pessoa "atacada e debochada" nos ensina "a ver o mundo"? Tenha a Santa Paciência! Então o Clodovil deve ser seu ídolo! E desde quando tirar a roupa é sinal de "coragem"? Pergunte a essas mulheres fruta da vida se elas tiram a roupa por coragem ou por dinheiro! Francamente,...
-
Macabeu
Não moro em São Paulo, vivo em uma capital de tres milhões de habitantes, repleta de ciclistas, pedestres e motoristas que não respeitam a lei. Todos têm de respeitar a lei independente de conduzir automóvel, bicicleta ou mesmos os próprios pés, ou fazer uso de substâncias proibidas. O politicamente correto, expressão de vazio espiritual, justiça torta, justiça de varejo, falso pilar para a cidadania, é um fiasco. O politicamente correto e o ecochatismo são deformações do real.
-
Crasse Média
Felizmente estamos na melhor cidade do país (sic), evoluiiiiiiiiiiiiiiiiida que é, onde a LEI de trânsito vale PARA TODOS...sem distinção de cor da pele, religião, peso, sexualidade e que (claro) tenham placas e possam ser identificados e multados, naturalmente.
-
Eliomar Leal
Já morei em Sampa, e amo esta Megalópode. Esta na hora de por ordem no caos e humanizar esta cidade, apartir de iniciativas como estas, criando mais Espaços Verdes, por exemplo, em áreas degradadas; melhoria da mobilidade com transportes coletivos de qualidade, e em maior quantidade.
-
Micael Celestino
Soninha... A sem moral! Política sem estrutura, onde estão os valores da ética pública?/
-
Rosy
Infelizmente a cultura do povo brasileiro é olhar apenas para o próprio umbigo, poucas pessoas se preocupam realmente com o coletivo. Vai demorar muitos anos ainda para mudar a mentalidade do povo, começando em não jogar um simples papelzinho no chão.
-
Crasse Média
Biker: não tem bafômetro para bikers, enjoy ? Dá em nada !
-
Crasse Média
Biker: (se tiver coragem) pode andar na via exclusiva para motos, ok ? Dá em nada !
-
Crasse Média
Biker: pode andar na via exclusiva para ônibus (embora ela seja exclusiva para ônibus), ok ? Dá em nada (exceto se o ônibus...crash!) !
-
Crasse Média
Biker: pode andar "montado" na calçada, ok ? Dá em nada !
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.