Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Stingray

    Caro Dimenstein: gosto muito dos seus textos e possuo livros seus, mas criticar professores de escola pública não dá. Se em SP há professores ruins, você sabe melhor do que eu, mas não generalize. Em Minas muitos provaram por meio de concurso de provas e títulos que são muito bons, ótimos profissionais que se dedicam a ministrar aulas de valor por um péssimo salário no final do mês.

    Responda
  2. andrecr8

    É tão irritante essa nossa cultura (e principalmente a do Seu Dimenstein) de querer resolver qualquer que seja o problema humano através da invenção de um gadget... Se o cara bate na avó, se inventa um aplicativo no celular que avisará a polícia por meio de um feixe de raio laser que sai do telhado da casa. É a ética-estética Jetsoniana. Mera e aparentemente eterna invenção de necessidades. Que saco.

    Responda
    1. kaffa

      perfeito !!!

  3. Elcabongy

    O GD diz que se a populaçao estudar mais e se educar mais as coisas vao melhorar. Puxa! Que pensamento profundo, que raciocínio espetacular, que visao de futuro! E ele diz isso se colocando como o "educador" da massa ignara; o "paladino" da sapiência que usa a internet e seus textos chinfrim em uma cruzada para tornar imbecis em gente parecida com aqueles dos EUA. Deveria é responder aos esculachos que leva do R.Azevedo e dar transparência nas contas de sua ONG. Ou escrever sobre jardinagem.

    Responda
    1. Greg

      Concordo,transparência já!

  4. Greg

    Ontem GD falou sobre um pelado herói, hoje fala sobre "milagre tecnológico" ( que por sinal já vem rolando desde 2000 quando o MIT criou o opencourseware).Falou sobre o MandebemnoEnem, que disponibiliza 42 aulas, por um grupo de 4 bons samaritanos. Colocar na mesma panela o MIT ( a melhor universidade do mundo,com milhares de cursos gratuítos, vídeos, prêmios Nobel etc. ) com MandebemnoEnem é uma bobagem que não tem tamanho. É como falar que a ONG dele é parceira de Harvard (risos) Megaloman

    Responda
  5. Victor

    Jesus disse: "Eu vim ao mundo para servir e não para ser servido." Pois bem, como disse no meus textos, o sentido da vida está em entregar-se a sabedoria e ao próximo, e assim, evoluindo. Temos que ter na porta do nosso quarto esse lema dos filósofos estoicos: "Guia quem consente, arrasta quem recusa." É o amor fati que é: não apenas se acostumar com aquilo que não pode ser mudado, mas amá-lo, como Jesus amou a cruz. Diz a sabedoria popular: "Deus escreve certo por linhas tortas". @victorgeo

    Responda
  6. luc

    Infelizmente, caro Dimenstein, este milagre na educação brasileira não acontecerá, pois a maioria dos jovens estudantes simplemente não acessa estes sites educativos! Os jovens estudantes acessam os sites de musica, pornografia, jogos, filmes, e redes sociais, para perder grande parte do tempo de estudo, postando fotos e jogando conversa fora! Quem acessa os sites q vc indicou é o adulto bem formado intelectualmente e interessado em educação!

    Responda
  7. elda

    Gilberto como assim,professores sem qualidades,você esta desmerecendo os professores que trabalham sem a minima condição para desenvolver seu trabalho,recebem salários aviltantes,gastam dinheiro de seu bolso para comprar material didático,o que é obrigação do governo,trabalham em salas superlotadas e quase sempre tem que assumir o papel da família do psicologo...Você deveria passar um dia em uma escola pública para ver o que os professores passam,ai sim você saberia a qualidade do professor.

    Responda
  8. kaffa

    essa koluna está a cada dia com menos participantes...!!! ou seja.....as utopias cansaram........as balelas perderam a graça.......e o rumo se foi...!!! PEDE PRA SAIR !!!!

    Responda
  9. Luc

    Ao entrar no site, nos deparamos com ícones de app exibindo os seus preços, em dólares; poucos informam ser free e, mesmo assim, são pegadinhas: vc clica e o que aparece como free são itunes, mas nada dos app's. Conclusão: a CATRACA nem sempre é FREE!

    Responda
  10. vitoria silva

    Nem tudo que é moderno é oportuno. Precisamos de formadores de opinião mais realistas que conheçam a situação da educação básica brasileira, permeada de reformas e "freirismos" que só degeneraram o compromisso do aluno e o norte do professor. Por outro lado, temos um mercado de trabalho que não valoriza conhecimento e competências, mas apenas certificados, indicações, aceitação de baixos salários e até aparência. Não falta quem e o que ensinar, falta motivação e base para aprender.

    Responda
  11. JB

    Enquanto o sistema de aprovacao automatica nas escolas publicas estiver vigente, nao se preocupem, o Brasil nao sera' o pais do futuro. Nem em intencao.

    Responda
  12. Micael Celestino

    Milagre também era se as escolas brasileiras tivessem boas condições de funcionamento, professores mais capacitados e mais acesso do jovem do interior ao acesso à chamada "TI".

    Responda
  13. newsfrombrazil

    Milagre na educação seria ver o Brasil fazer o que fez a Coreia do Sul nas décadas de 70 e 80: prioridade de investimentos em escolas integrais e de altíssimo nível. Milagre na educação seria ver o Brasil ficar em boas posições nos rankings mundiais de educação. Milagre na educação seria ver os bons professores voltando para a rede pública, acabando com a máfia e mercantilização do ensino particular que impera no país. Acorde, Dimenstein!

    Responda
    1. ffaria

      Concordo e acho que o colunista também concorda, mas o que ele propõe é dar alguns saltos neste desenvolvimento usando a tecnologia. Vc acha que acaba com a Máfia de hoje para amanha? Em 5 anos? Não, mas vc criar uma plataforma de educação de altísssimo nível em dois meses. Definitivamente, o Brasil precisa ir de encontro a educação tecnológica para avançar.

  14. Robertônio Luiz Pedrosa

    Ah.... De que adianta esse monte de tecnologias se o QI coletivo do país é bem ruinzinho e nossos gloriosos governantes fazem de tudo para mantê-lo em um patamar bem baixo. A PTralhada toda 0deia essa coisa de educação. Basta lembrar que em estados com baixos indices de escolaridades a PTralhada é invencível no voto! Aqui, basta saber apertar o botão da urna eletrônica, saber mais que isso significa perder votos!!! Educação e inteligência são coisas das "zelites", o negó

    Responda
    1. Pedro

      Que pobreza, robertonio.

  15. bio

    esse é o milagre na área da educação ????? don't be silly !!!!!!!

    Responda
  16. gustavoliveira

    Parabens Gilberto mais uma vez pela dicas sempre bem apontadas Por favor corrija "Começam a se traduzidos" por "Começam a seR traduzidos"

    Responda
  17. André

    A internet é uma ferramenta, e como qualquer ferramenta o bom ou mau uso depende apenas de quem a manuseia. Pena que poucas pessoas tem acesso à internet. A grande maioria das crianças, pobres, não tem nem o que comer e vestir...internet é conto de fadas para elas.

    Responda
  18. gil

    Porque Oxford está sempre de fora dos seus comentários?

    Responda
    1. kaffa

      perfeito Oswaldo !!!