Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Flávio

    Oceanos de dinheiro sendo desperdiçados. E o povo acha lindo.

    Responda
  2. Filospoe

    Claro que a meta nao foi atingida!!Quando o assunto e combustivel quem sai ganhando sao os usineiros,donos de postos e governo das mentiras!!

    Responda
  3. FALADOR DA VERDADE

    PESQUISA PATROCINADA PELOS PRODUTORES DE PETRÓLEO.

    Responda
  4. FALADOR DA VERDADE

    Quem se lembra como era a maçã nacional em 1990? A EMBRAPA é lider mundial em agrogenética e não está parada não. Competir com a indústria do petróleo é FOGO meu chapa! Um dia chegaremos lá.

    Responda
  5. jose prado

    PROPAGANDA!!!! Eles sabiam disso. Foram avisados. É só pegar os artigos publicados à época escritos por quem entendia do assunto!! Isso aí é igual ao que está acontecendo com o código florestal! Um monte de gente que nunca viu uma porteira dando palpite e fazendo campanha pelo veto!!! Querendo um espaçozinho na mídia, tipo essa tal de Pitanga que parece mais um Umbu!!!

    Responda
  6. tAVICO

    Meu avo ja dizia que roça de mamona e de preguiçoso, nao precisa carpir,nao precisa denada, apenas de chuva e sol.ainda com ajuda do Governo Federall (PT) ai meu irmao, so podia dar nisso mesmo ksksksksksks

    Responda
  7. Paulo

    Era apenas um factóide para impressionar o eleitor de primeiro mundo do tio chico.

    Responda
  8. saulo rodrigues

    novidade

    Responda
  9. Raiz

    A meta sempre foi o latifundio monocultor + as corporações de montadoras + multinacionais dos insumos e commodities + construtoras de rodovias = apoio ao governo que reverte em $$ aos lucros das corporações. Quem se interessar download gratuito sobre o assunto, buscar no google: Biodiesel o óleo filosofal e A Extinção do Arco-íris (etanol).

    Responda
  10. Jose' Queiroz

    Acredito mais em CQC, Panico na TV etc.... que em projeto de governo ptysta. Mais brasieliro merece tudo isso e mais um pouquinho. tamo lasc........e' pra acabar mesmo!!!!!!!

    Responda
  11. leo

    Não nós esqueçamos do etanol, outra furada.

    Responda
  12. edi

    É tudo "balela" de campanha. Nós sabemos que tem tecnologia para se usar álcool nos motores que funcionam a diesel. Que os motores a diesel funcionam com óleo animal ((filtrado), ex: sobras de gorduras de frangos. Enquanto os produtores de petróleo mandarem no mundo, só usaremos petróleo...

    Responda
  13. Bob Taylor

    Todo programa obrigatoriamente deve ter uma visão no mercado, se não não vira. A inclusão social em uma sociedade de classes só se dá através do mercado. Qualquer outra coisa é visão de bicho-grilo que só tem compromentimento com o seu TCC no final da faculdade.

    Responda
  14. Olivio

    O desenvolvimento da cultura para biodiesel nunca teve objetivos de beneficiar as comunidades carentes e criar subsistências que lhes assegurassem condições financeiras.Desde do início se sabia que era caro e inviável a pequenos produtores, mesmo que isto fosse produzido através de cooperativismo. Mas, o Governo atingiu sua meta, que era apenas eleitoreira.

    Responda
  15. marc

    Este tipo de programa nunca vai dar inclusão social. Um litro de oleo diesel tem que sair tão barato que um produtor que produzira alguns centenas de litros de oleo só vai receber alguns dezenas de reais. Se isso é a produção anual, isso não dá renda. Existe um piramide de produtos: maior volume, menor preço. Não dá para gerar renda para pequenos produtores com produtos bulk. Produtor pequeno só consegue renda produzindo pouco de um produto com alto valor agregado, ou seja: alimentos

    Responda
  16. EC

    Mais um fiasco do des-governo do PT.

    Responda
  17. João Gualberto

    Quem já viu um pé de mamona na vida já sabia que ia dar errado. O rendimento é muito baixo em relação ao trabalho necessário, mas para propaganda é uma beleza.

    Responda
  18. zecaconde

    e bom programa e a intensão e das melhores, mas enrosca na preguiça e paternalismos instalados nestas familias, botar as costas no sol p produzir e cansativo, e os programas bolças mil, emprestimos feitos e não pagos e perdoados, praque vão trabalhar negocio e descançar e fazer filhos, dende ta indo falta proficionalização e logistica conheço gdes areas plantadas, dinheiro cada R$100 emprestado e subsidiado R$30 ou menos chegam na produção, resto vira mordomia crros manções etc

    Responda
    1. Mark

      Se vc conhecesse de perto algum pequeno agricultor não escreveria tanta abobrinha. Com ou sem ajuda do g0verno, plantando mamona ou chuchu, o pequeno agricultor rala pra valer. Sombra e empréstimos quase sem juros é privilégio que grandes fazendeiros.

  19. Luisa

    A única coisa que seu é que mamona é venenosa, né presidente molusco???

    Responda
    1. Mark

      Verdade. Quem a come perde a capacidade de interpretar textos e passa a sofrer de alucinações.

  20. luis carlos jacyzin

    Eu me recordo que quando surgiu a oportunidade de uso de óleos vegetais, um pesquisador lembrou que um litro de óleo vegetal equivaleria a 5 litros de diesel no mercado mundial. Inclusive é bom lembrar que as primeiras experiencias com o motor diesel foram feitas com óleo vegetal.

    Responda
  21. RiSa

    Qual programa do Lulla chegou a algum lugar?

    Responda
    1. jose coser

      Ricardo você disse tudo em poucas palavras, assim foi com o etanol, que nós estamos importando dos Estados Unidos.Pior, o etanol que importamos dos Americanos é produzido com milho.Aonde Lula coloca suas baboseiras tudo vai para o buraco, o Pré-sal é outra bobagem que estão apregoando. Vão produzir petróleo a 7.000 metros de profundidade para competir com quem produz em terra a menos de mil?Pobre Brasil.

  22. Dewey

    Esse projeto foi empurrado goela abaixo do mercado simplesmente porque alguém achava a idéia maravilhosa. Esqueceram que para dar certo teria que fazer sentido do ponto de vista econômico. Boa parte da floresta tropical da Malásia foi destruida pela cultura da palma para a produção de óleo. Incetivar a cultura dessa planta no Brasil sem atentar para futuras consequências ambientais será mais um tiro no pé.

    Responda
    1. Cascão

      Explicação correta! Estado não existe como ente produtor de coisa alguma, nem de desenvolvimento. Quem desenvolve o país é o indivíduo que empreende enquanto o estado lhe garante a segurança. Quando muito, e sem agigantamentos, auxilia na saúde e na educação somente aos que não têm condições, e até que tenham. Todo o resto fica com o mercado e leis justas c/ justiça séria para que as grandes empresas não engulam o consumidor. Do contrário, ficará igual à Europa. É o que veremos brevemente.

  23. x

    Lula e seu discurso populista implantaram estes e muitos outros projetos com apelo social e ambiental. TUDO CONVERSA FIADA COM DINHEIRO PUBLICO. Produzir meu amigo é dificil e tem custos e depende do tempo e depende de conhecimento e depende de vontade de trabalhar. Não me preocupo não, em 10 anos todos estes politicos sem vergonha vão estar fora da midia e do politica no Brasil, Lula, Sarney, Collor, Dilma, Zé Dirceu, etc .... .

    Responda
    1. cgk

      Caro leitor, você demonstra passionalidade ao não citar outro presidente: FHC.