Ciência > Nave Soyuz se acopla com sucesso à Estação Espacial Internacional Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Caudilho Fanfarrão 3

    Mais uma informação. A NASA recentemente cortou 200 milhões de dólares de ser orçamento para enviar sondas a Marte e cancelou 2 programas conjuntos com a Agência Espacial Européia. O orçamento de programas relacionados a Marte agora é de 580 milhões de dólares.

    Responda
  2. Caudilho Fanfarrão 3

    Só para constar: Ontem dia 17 a Rússia realizou dois lançamentos de satélite bem sucedidos. Um satélite militar usando um lançador Soyuz no Cosmodromo de Plesetsk e um satélite de comunicações canadense do Cosmodromo de Baikonur usando um Proton-M. No mês passado o governo mexicano assinou um acordo com a Roscosmos para o lançamento de satélites de comunicação para aquele país.

    Responda
  3. rodrigor

    Depois de 20 anos dos russos pegando carona nos ônibus espaciais, qual o problema dos norte-americanos embarcarem na russa Soyuz? Isso sem falar que a participação financeira dos EUA na construção da Estação Espacial Internacional é muito maior do que a da Russia.

    Responda
    1. Paulo Schaefer

      Caudilho, O sucesso da Russia no lançamento de satélites veio da concentração deles neste mercado especifico. É bom que o programa espacial Russo se mantenha com estes recursos. Mas mesmo assim a verba é inferior à da NASA. Eu comparo os dois programa especificamente sob aspecto de engenharia. Hoje a NASA já tem um expertise que permite programas mais audaciosos. Acredito até que a NASA está terceirizando as atividades em órbita baixa pois já é uma tecnologia dominada e permite a terc

    2. Paulo Schaefer

      Caudilho, A Russia tem o programa espacial mais seguro entre todos. A estatística é muito favorável. Mas eles se mantém dentro de programas mais "convencionais" sem arriscar grandes inovações. Por isso conseguiram este grau de confiabilidade. As missões mais complexas estão ficando a cargo da NASA, ESA e até da JAXA (Japonesa). A NASA retorna a carga total em 3 anos com a finalização do novo sistema de lançamento e transporte deles. Esta diferença de tecnologias ficará cada vez mais e

    3. Caudilho Fanfarrão 3

      "Junte o acidente recente do cargueiro Progress. " A Rússia realizou 63 lançamentos bem sucedidos do Progress. Apenas dois apresentaram problemas. É uma excelente marca. Foram dezenas de lançamentos bem sucedidos para ISS com apenas UMA falha. "Eles foram pioneiros sim e ao lado de americanos ainda são os mais avançados." Não melhores. "A pergunta é se vão conseguir acompanhar os avanços recentes e a entrada de novos países no grupo. " Sim. A Roscosm

    4. Caudilho Fanfarrão 3

      "O problema é que a tecnologia deles parou no tempo enquanto os americanos conseguiram refinar a deles." A tecnologia não parou tanto é verdade que novos lançadores estão sendo desenvolvidos atendendo critérios de confiabilidade e custos. "Veja o fracasso recente dos Russos ao lançar a sonda com destino a Marte." De 90 para cá a NASA lançou 12 sondas à Marte 5 deram problemas. A Rússia lançou apenas duas neste período e fará mais 3 até 2019 enquanto a NASA apenas 2.

    5. Caudilho Fanfarrão 3

      "eles fazem milagre com a verba que dispõem. " Atualmente quem tem problemas de caixa é a NASA. A Agência Espacial Russa é lucrativa pois encontrou no lançamento de satélites um mercado que atualmente domina usando até mísseis balísticos convertidos para a função como o SS-18. Existem 124 lançamentos programados para o resto do ano. 52 serão feitos por foguetes russos, 21 por americanos e o restante dividido entre a Europa, China, Japão e Ãndia.

    6. Caudilho Fanfarrão 3

      "A construção da estação espacial só se viabilizou por causa dos programa de ônibus espaciais americano" Isto porque a ISS era um programa dos americanos e aliados mais próximos. A Rússia só foi convidada a participar após o colapso da União Soviética.

    7. Paulo Schaefer

      A construção da estação espacial só se viabilizou por causa dos programa de ônibus espaciais americano. Alguns módulos só poderiam ser transportados pelos ônibus ou serem montados no espaço o que seria bem mais complicado.

    8. Paulo Schaefer

      Não tiro o mérito dos Russos...muito ao contrário.....eles fazem milagre com a verba que dispõem. O problema é que a tecnologia deles parou no tempo enquanto os americanos conseguiram refinar a deles. Veja o fracasso recente dos Russos ao lançar a sonda com destino a Marte. Junte o acidente recente do cargueiro Progress. Eles foram pioneiros sim e ao lado de americanos ainda são os mais avançados. A pergunta é se vão conseguir acompanhar os avanços recentes e a entrada de novos países no gru

    9. Caudilho Fanfarrão 3

      "O SkyLab não conta? " Claro que conta. Mas é fato que a experiência russa com a Mir foi muito maior que a dos americanos com o Skylab que permaneceu apenas 6 anos no espaço enquanto a Mir permaneceu 15 anos. Antes da Mir também haviam as estações Salyut que serviram como experiência para a posterior montagem da Mir no espaço. A participação russa na ISS acelerou a construção e reduziu custos.

    10. Paulo Schaefer

      O SkyLab não conta?

    11. Caudilho Fanfarrão 3

      E sem contar que o expertise russo com a Mir foi mais importante para a ISS que qualquer centavo de dólar. Não fosse a experiência soviética com estações espaciais que ganha de lavada da experiência americana o custo de desenvolver e colocar a ISS em funcionamento seria inviável.

  4. Fabio

    Assino embaixo o comentário do Caudilho ! Será que os americanos estão pegando carona porque...acabou a grana ? Será que acabou a grana ??????? rsrsrsrsr

    Responda
  5. Caudilho Fanfarrão 3

    E os americanos seguem caladinhos pegando carona russa.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.