Painel do Leitor > Leitor critica colunista da Folha por texto sobre judeus Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. CR@Mac

    A arrogância religiosa aliada à teoria de que alguns são privilegiados por professarem este ou aquele culto tem sido o motor destruidor da humanidade ao longo dos séculos. Se cada qual se calasse em sua insignificância perante o Todo-Poderoso não teríamos tanta perda de tempo e de vidas...

    Responda
  2. silva honesto

    Tomara que os religiosos ajudem a fazer com que os politicos conhecidamente corruptos não sejam reeleitos.Eles matam crianças ja que dinheiro que roubam deveria ser usado para o saneamento basico!Por causa deles muitas estradas não são asfaltadas ou são mal conservadas causando acidentes com mortes.A educação é mal orientada(vide kitgay e Enem).Escandalos como o "mensalão"não são julgados e os ministros forçados a sair não devolvem o dinheiro roubado aos cofres publicos!Pensem nisso po

    Responda
  3. SÓCRATES RETORNÃVEL

    ENCRUZILHADA:Ao se deparar com um T,você seguirá Judas ou Jesus, que aliás foi pregado na Cruz para salvar a Humanidade!!!"Ninguèm verá o Reino de Deus, se não nascer de novo", eis a chave da Paz,Reencarnação!!!Você deverá nascer e renascer nesta Terra de Expiação e poderá ser Judeu,Palestino, Brasileiro, enfim quanras vezes for necessário para que possas obter o caminho da Luz,Jesus, a Verdade , A Vida e a Luz!!!

    Responda
  4. hermes agnelli

    Porque todas as religiões, sem exceção, não pagam taxas e impostos, como todos os que movimentam dinheiro são obrigados a pagar?

    Responda
  5. oisa

    Se olharmos com outros olhos a presença enigmatica de Jeová no Antigo Testamento, veremos que há alguma coisa que não bate e que relatos ali contados já haviam acontecido há 10, 20 mil anos antes, quem sabe até milhões de anos antes. Houve assim, a meu ver, um "plágio de criação", razão de tantos descrentes e que será a tendência a curto prazo. Portanto (já que tudo pode ter acontecido muito, muito antes do relatado no Gênesis), ninguém poderá pensar em "escolhido". Ou mesmo em um Deus.

    Responda
  6. antonio

    E o Keko. Toda religião é uma farsa.

    Responda
  7. Angie

    Meus parabéns por fazer parte de uma linhagem nobre, ser portador da verdade absoluta e seguidor da única doutrina correta. Vai querer um troféu? uma estrelinha? Enfim, parabéns novamente.

    Responda
  8. André

    Acompanho a folha desde 2009 e o que me espanta é a quantidade de matérias sobre religião com sentido pejorativo. Nunca vi nada do ponto de vista informativo, como deveria ser. Muito além de buscar matérias polêmicas que tragam leitores, vejo uma certa intolerância, uma certa "dose" de pessoalidade na redação que parece escrita por jornalistas ateus.

    Responda
  9. marsilv

    Outra coisa que me deixa preocupado é a denominação "doutrinas estranhas" para todos os outros... Parece intolerância. E essa impressão é reforçada ao tentar enfatizar "ortho" como a correta, como se as outras estivessem erradas. Temos que lembrar que eles se auto-denominaram os corretos... Assim como se auto-denominaram os escolhidos...

    Responda
    1. zalman

      A Bíblia Judaica é um livro sagrado para judeus, cristãos e muçulmanos; assim, todos estes consideram que os judeus foram escolhidos por D'us para receber a Torá, e não apenas os judeus. Quanto à denominação grega ''ortodoxos'', os judeus, e em especial os ortodoxos, não são muito afeitos a se expressar nesta língua; preferem o hebraico. Assim, resta claro que o termo não foi cunhado por estes, como quer o leitor Marcelo.

    2. Crítico Astuto

      Esolhidos, porem mesmo após 64 anos (depois de séculos de Diáspora) seu território ainda não é totalmente reconhecido.

  10. marsilv

    "somos todos descendentes daqueles que não abandonaram a linha original". Isso não é verdade. Muitos judeus eram de outras etnias e se converteram ao judaísmo, é um mito a idéia de que são todos da mesma etnia, todos descendentes de um mesmo povo. Esse mito é utilizado para tentar criar um "nacionalismo" e uma "união étnica". O judaísmo é uma religião e como tal pode ser seguido por qualquer um. E não existe garantia alguma que quem a deixa um dia retorna... Outro mito.

    Responda
    1. zalman

      Judeu é todo filho de mãe judia ou convertido conforme a halahá ( lei judaica). Como a etnia do pai não é determinante, e como há conversos, há judeus de múltiplas etnias. Nossa preocupação é mais com a alma do que com os genes.

    2. zalman

      O Marcelo não leu direito a crítica. Nela está claramente escrito ''exceto os convertidos". Em nenhum lugar está escrito que é garantido que se alguém deixa o Judaísmo,algum dia retorna. Ruth, por exemplo, a tataravó do Rei David, era uma moabita convertida ao Judaísmo; e de seu descendente esperamos o futuro Machiach (messias).

    3. Caipirão

      É público e notório que as correntes mais tradicionais aceitam como fieis os que tenham ascendência materna sanguínea. Qualquer um seguir a religião só é permitido em algumas das correntes reformistas.

    4. fernando7719

      Isso mesmo. Observem os milenares ju deus ne gro s da Etiópia (falashas), sem contar os ju deus ne gros nas Américas.

    5. Sargenta Pimenta

      Isso é fato, pois se assim não fosse, não existiriam judeus fenotipicamente tão diferentes, como os sefarditas e asquenazes. A comunidade não é hermética, há mistura de sangue com outras etnias sim, bem como convertidos de outros povos.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.