Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Turco

    Será que se pode tudo em nome da liberdade? Logo, logo vão surgir outras marchas pela liberação da kokha-í-na, kr-que, etc etc. O STF decidiu que toda marcha é permitida. Tomara que os assal/tan/tes e es/tu/.....pra////dores não fiquem sabendo disso.

    Responda
  2. Victor

    Liberdade não é sinônimo de libertinagem. Liberdade está associado em respeitar as leis. Por exemplo, só é livre para circular no trânsito, quem respeita as leis de trânsito. Liberdade tem haver com ordem, e ordem tem haver com divindade. Imagine você perdido numa floresta encontrar um cabana onde tudo está arrumado mas você não ver um morador ali... pela ordem você ver que alguém mora ali, apesar de não vê-lo... essa cabana é a Terra onde seu morador invisível é Deus. Meu Twitter: @victorgeo10

    Responda
  3. Fabio Morato

    A ilegalidade da ma c onha e' interessante para o sustento consideravel de um Estado c o r r u p t o. C o r r u p c a o desde o agente policial que faz a abordagem e tira um "troco" do "playboy" ate' o graudo funcionario de qualquer esfera do poder que faz negocios com milionarios traficantes. Liberar a ma c onha significa tirar a receita de muito funcionario publico c o r r u p t o, e nao gerar receita atraves de impostos ja' que o seu cultivo pode ser feito em casa por qualquer um.

    Responda
  4. João Pedro

    Tenho uma série de dúvidas. Liberar a maconha vai ser melhor até onde, já que existe uma enormidade de usuários menores de idade, e lei nenhuma vai liberar drogas para eles. Liberar a maconha vai diminuir os crimes até onde já que muitos roubam para comprar crack? A maconha é medicinal até que ponto, álcool em doses pequenas (pequenas mesmo) faz bem ao coração e a maconha enche o corpo de fumaça – e fumaça faz mal de qualquer jeito, ainda mais cheia de produtos químicos? É assunto complicado.

    Responda
  5. Greg

    É legal, sem alcool, sem drogas...Precisamos no Brasil, marchas como as do Chile, em favor da melhoria da educação, deixar isso pra depois que resolvermos o basico.

    Responda
  6. walter lopes filho

    Droga é para uso curativo eem situações de aflição da alma humana. Seraceita tal e qual um copo de bebida alcoólica. O comercio da droga, dá trabalho, renda e qualidade de vida momentâneaaos marginalizados. Enchendo-se asprisões com estes cidadãos do falido modelo econômico do injusto real. É preciso uma vez e sempreenxergar o humano, em qualquer discussão, lutando-se sem hipocrisia pela verdadeiraliberdade do ser, escrita em prosa na nossa Constituição.

    Responda
  7. luiz henrique

    GD, eu fiz 3 comentarios ontem, os 3 foram censurados por vc!!!!! Vc nao é de nada, antidemocratico. Trata seus leitores como idio.tas!!!!

    Responda
  8. Paulão

    Eita Gilberto, liberdade é liberdade, dizer, pensar ou fazer o que quer do corpo ou da mente é problema de qualquer um desde que não prejudique ou atrapalhe o próximo dentro de uma sociedade. Agora que textozinho mais politicamente correto! Escrever assim é fácil ta parecendo texto de sermãozinho de domingo!

    Responda
  9. canibalbranco

    M@ co nh@ é liberdade? Não. Liberdade é poder fumá-la sem ser preso.

    Responda
  10. Marcelo Gomes

    Hoje o cãozinho se sobressaiu com mais um daqueles abalizadíssimos comentários água-com-açúcar! Tudo, é claro, permeado por aquela profundidade espiritual e intelectual que lhe é característica!

    Responda
  11. Pavão

    Como podem ver as pessoas que participaram da " marcha da maconha" pouco diferem daquelas pessoas que moram e frequentam a famosa "Cracolândia", pelo traje, desleixo e ar de dependentes químicos!!! Será essa a socidade que queremos e, esse o futuro para nossos filhos e netos????

    Responda
  12. Pavão

    Vale lembrar que essa tal " liberdade" que os nóias buscam é a porta de entrada para a dependência da cocaína;heroina e clack!! Que liberdade é essa??!!!! E depois, quem se responsabilizará pelos milhões de "Zumbis" do Clack!!!??? Sou contra esse tipo de liberdade e, completamente favorável à punição dos mentores dessas marchas por crime de apologia ao uso da droga.

    Responda
  13. Doc

    Liberação total e irrestrita já! Pelos direitos individuais e universais de SEREM OTÁRIOS! Por que eu não posso impedir que alguém enfie o pé na lama por sua própria vontade. É direito do imbecil. E que, nas blitzen, seja obrigatório o "xixi no copinho". Simples assim.

    Responda
    1. Doc

      não consegue nem entender meu desprezo pelo usuário, quando o chamo de otário... eu seria, no mínimo, burro, se fosse usuário e considerasse usuário otário, não é?Se não sabe nem interpretar, quanto mais argumentar. Nâo merece ser lido, mesmo... Aliás, se esconder atrás de um nick tão ridículo... Não merece a menor consideração.

    2. João Valentão VII

      Você é um makonheiro sem-vergonha! Traficante por tabela, já que dá dinheiro para criminosos. E agora também quer participar dos lucros plantando a droga em casa. Graças a Deus vida de traficante dura pouco. E gente da sua laia só está solta por causa da tolerância infinita de "intelectuais humanistas" como o Dilmenstein e pela incompetência das autoridades. Ainda tenho esperança que a sociedade dê uma guinada à direita e se livre desse liberalismo-marxista que vivemos hoje.

  14. Elcabongy

    Hummm...por que será que o GD, falando de "avanço democrático", esqueceu de nos comparar com o seu querido E.U.A., como sempre faz?? A justiça do país que é o símbolo da democracia no planeta permite uma marcha da m.a.c-on-h-a? E as justiças de outras democracias de 1º mundo permitem? Será que, finalmente, conseguimos ser mais desenvolvidos que os "o.t-a-ri-o" de olho azul? Enquanto isso, nosso IDH é semelhante ao de alguns países africanos. Êta brasilzão "bão"!!

    Responda
    1. Elcabongy

      Sr. J. Valentao...acho que vc teve boa intençao em comentar meu comentário, mas sua colocaçao nao tem nada a ver com o assunto a que me refiro; dá uma lidinha com mais atençao, considerando o sentido figurado (basta pesquisar na internet, é rápido!). Abraço.

    2. João Valentão VII

      Lembrando que a população branca nos EUA já está quase em igualdade com outros grupos étnicos e tende a se tornar minoria lá por 2040. Ou seja, falar de "otá-rios de olhos azuis" já não tem mais sentido.

  15. PAULO BESSA

    Qual a relação entre liberdade e saúde? Meio sem pé nem cabeça esse seu artigo aí, não? Pois se caso a pessoa gosta de fumar, e não pode porquê é proibido, a liberdade consiste em ela poder fumar, e não ser reprimida. Então, a legalização da maconha é uma garantia de liberdade individual daquele que fuma, certo? Portanto a legalização da maconha e liberdade estão relacionadas, ou estou enganado? Por isso ainda não consegui entender a relação saúde-liberdade. Só são livres os saudáveis?

    Responda
  16. Beto ribeiro

    CIGARRO..PORTANTO PARA FINALIZAR. A) Arrumem aonde colocar esses 2.500 milhoes de desemprgados. b) arrumem voces dinheiro, para sustentar esses 803 municipios. c) arrumem 10 bilhoes, que é o rombo da união se querem mesmo acabar com o cigarro. d) 3 bilhoes, é o que o Brasil perder por ano, pelo cigarro que é contrabando. e) Tabaco, só é plantado em encosta de morro. Nenhum outra cultura pode ser feita ali. f) E por favor, encarecidamente eu peço...qd

    Responda
  17. Beto ribeiro

    KKKKKK......o tabaco no Brasil, gera 2,5 milhoes de empregos diretos, 803 municipios envolvidos, 10 bilhoes em impostos, e o governo gasta com ditos fumantes 423 milhoes. Kkkkk...tem gente, que vem aqui, falar mal da própia economia. Quero saber, da onde vai vir o dinheiro da união, para tapar o furo do imposto cigarro??? kkkkk quem vai dar emprego para 2.500 milhoes de pessoas?? quem vai sustentar esses 803 municipios?? KKKK..pess oa que aqui comenta. Por fvr, vão se informar.

    Responda
  18. Vermelho

    Concordo com o que falou GD. Mas, a Marcha trata do direito ao debate e de levantar bandeiras. Existem possibilidades econômicas interessantes além do papel terapêutico comprovado. Nenhuma droga é Liberdade... Se o mundo fosse a maravilha vendida pelos nossos comunicadores/publicitários não haveria necessidade de drogas.

    Responda
  19. My Name Is Nobody

    se legalizar as drogas, os traficantes e o trafico serão prejudicados. Mas eles encontrarão nova formula para obter lucro pelo crime. S~l

    Responda
  20. João Valentão VII

    Na verdade, a liberação da makonha é mais um capítulo triste da inevitável decadência de nossa sociedade. Todas as nossas referências morais simplesmente foram jogadas no lixo por essa gangue liberal-marxista que infesta a mídia e as instituições políticas nos países ocidentais. Chegamos ao relativismo moral, ao "é proibido proibir". É o vale-tudo nas relações humanas: gayzismo, incesto, pedofilia, liberação das drogas, etc. Não é à toa que vemos a idiotização total de nossa sociedade.

    Responda
    1. Doc

      tsc, tsc... Liberdades individuais passam longe de seus valores, certo?Pois é. Pelo menos os liberais prezamos o seu direito de falar besteira.

  21. Micael Celestino

    Um abismo chama o outro! Bom seria pensar deste ponto também. Não?

    Responda
  22. popoio

    "liberdade" é a cuca fresca; o poder que a gente se dá de contestar paradígmas, lixos nas ruas, buracos nas estradas, roubos do erário, promessas não cumpridas, políticos, passaportes roubados, crianças sem escola, gente sem trabalho, fome, agressões, maldades, guerras etc. Tudo isto, inventados pelos políticos. eu sou livre!... político algum precisa de meu voto nem eu preciso de nenhum dêles!

    Responda
  23. Viva democracia

    Makonh@ pode ser dro gas na leis dos EUA que somos obrigados a cumprir, nas leis de deu s nunca será, pode chorar quanto quiser. Maldit o seja o purit anismo que sempre confunde os menos informados

    Responda
  24. Tucson58SP

    Barato Gilberto Dimenstei, Você trabalha na imprensa para fazer perguntas ou informar e opinar? Você por acaso está perguntando aos leitores desavisados ou a quem? Está com medo de se apresentar diretamente como defensor daquilo que acredita ou apoia? Perdoe-me mas você anda mal na fita... Cresça um pouco, talvez leia alguma coisa sobre filosofia, volte a assistir algumas aulas de jornalismo, ou pense em trocar de profissão.

    Responda
  25. warcardo

    Liberdade não é usar drogas, mas é poder fazer livremente o que se quer fazer consigo mesmo.

    Responda
  26. sala

    Acho que os políticos do Ps.db deveriam ser a favor a liberar a maconha,... a educação pública já está uma droga,... os alunos fumam maconha dentro da escola,... nós professores não podemos fazer nada,.... então qual o problema,... é só mais um cigarrinho,... 

    Responda
  27. Ronaldo Luis Gonçalves

    Atrasildo, bem vindo a nova era em que as pessoas decidem o que vão fazer das suas vidas.

    Responda
  28. LULA

    O cigarro corrói o cérebro vejam o caso do Luis !!

    Responda
  29. Igor

    Não entendo mais nada, pessoas que lutam para a criminalização de drogas lícitas como cigarro e álcool, fechando o cerco aos fumantes e apreciadores da cervejinha, defendendo leis cada dia mais severas, apoiam a descriminalização da maconha. O que pretendem? Criar um rodízio das drogas? Um ano pra maconha, outro ano pro álcool e o ano seguinte pro cigarro. Não vejo sentido algum legalizar é somente mais uma droga, milhares de fumantes e alcoólatras já morrem. Mais uma droga legalizada pra que.

    Responda
  30. rodneyfrt

    Caro Dimenstein como o uso de algo que te coloca em uma prisão " o vicio" pode ser taxado de liberdade?? Acho que o nobre amigo deveria conversar com pelo menos uma familia que passa pela triste sina de possuir um usuario de drogas em seu seio, assim poderia levar sua opinião ate eles e ver o que eles acham.

    Responda
  31. dequinho

    Proibir a maconha seria um interminável "enxugar gelo". Aprovar uma lei descriminalizando a maconha poria a polícia, o judiciário e a sociedade no "dever" de toletar a dita droga. Inconcebível isso!! As pessoas teriam o "direito" de... Absurdo!! A solução seria a polícia fazer vista grossa, diferçar, olhar para o outro para não ver? Inadmissível!! Os traficantes seriam menos violentos? Os viciados deixariam de roubar para ter dinheiro para comprar a droga? Só a velhinha de Taubaté

    Responda
  32. Rivvyya Seven

    Porque eu sou a favor dadescriminalização: porque a cadeia não é o lugar mais indicado para usuários de drogas (exceto se praticaram um crime, ou se agrediram alguém, ou se guiaram sob o efeito da droga), pelo contrário, é o menos apropriado, pois ficando um tempo lá, apenas aprenderão o que é mal. Em vez disso, deveriam ser encaminhados a tratamento

    Responda
    1. Rivvyya Seven

      Corrigindo: leia-se "mau", em vez de "mal".

  33. Beto ribeiro

    Pessoal...cuidado.....muito cuidado aqui, na avaliação dos males do cigarro e das bebidas alcoolicas.   A imprensa, esconde os dados dos maleficios do alcool, porque vive da propaganda do alcool.    Como provamos aqui, para voces, o cigarro não chega nem perto das mortes do alcool.Cuidado pessoal, muito cuidado. Reflitam..reflitam mesmo. A própria Anvisa, fez jogo de cena para voces, pois essa lei anti fumo, é totalmente inconstitucional, e a Anvisa sabe disso, mas é apenas para i

    Responda
  34. kaffa

    "Faça da sua vida um baseado....Enrole problemas, Acenda as boas idéias, Trague felicidades, Prenda alegria, solte as tristezas e Aproveite até a última ponta." "para ser liberto, precisa ser bem preparado"..... as "pessoas" confundiram a liberdade....pois a falta de bom senso a educação, respeito, sociabilidade e civilidade é tão grande, que só se fala de direitos...mas ninguem fala das obrigações enquanto ser social.

    Responda
  35. Beto ribeiro

    FONTE MINISTÉRIO DA SAÚDE - DATASUS. Vou repetir, porque não aguento mais ver tantas idiotices, aqui sem conhecimento... a) O governo, gasta com esses "ditos" fumantes, 423 milhoes, porém, recebe da industria do cigarro, 10 bilhoes em impostos. Portanto, seus "inteligentes", mais respeito com quem fuma, pois esses sim, paga a saúde do povo brasileiros, e não voces, seus comedores de gordura e futuros usuarios do SUS. Antes de virem falar M.... aqui, procurem se in

    Responda
    1. Greg

      "Sai Satanás, eu te ordeno, saia do corpo do Luís!. Deixe a mente deste filho de Deus em paz"

    2. kaffa

      o cidadão....calma ai...!!! reflita melhor.....o Cigarro pode m@t@r menos que alcool...porem encaminha a outras doenças sim...da mesma forma que alcool e drogas diversas.....

  36. Beto ribeiro

    FONTE MINISTÉRIO DA SAUDE - DATASUS (QUE RECOLHE DADOS HOSPITALARES). A) Entre 2006 e 2010, o alcool, matou 35 mil brasileiros?? b) Entre 2006 e 2010, o cigarro matou 4625 brasileiros( e mesmo assim, podem ter morrido por qualquer outra doença?) c) isso dá 925 obito anuais do cigarro.. D) MORRERAM 34.100 BRASILEIROS A MAIS, PELO ALCOOL, E VOCE VEM AKI RECLAMAR DO CIGARRO??? Vão estudar, antes de vir aki dizer bobagens, seus BBKS.

    Responda
  37. Marcus Bastos

    Será que essa turma, que busca "liberdade", não estão querendo algo que nem eles mesmo conseguem saber? o pior desta marcha, e que ali estarão os que a vendem e cometem crimes por causa dela. e, é claro, não sejamos ingenuos em achar que não haja uma açao politica nesta passeata.

    Responda
  38. Beto ribeiro

    FONTE....MINISTÉRIO DA SAUDE - DATASUS (QUE RECOLHE DADOS INTERNAÇÃO HOSPITALAR). A) que anti tabagistas, espalham que morrem 200 mil ao ano, por serem fumantes?? enorme mentira... são somente 925, e mesmo assim, podem ter morrido por qualquer outra causa, porém na ficha hospitalar, eram fumantes. POXA VIDA DE 200 MIL, PARA APENAS 925?? b) Que o governo paga com esses fumantes, 423 milhoes, e recebe da ind. tabaco, 10 bilhoes?? ANTES DE VIREM AQUI, FALAR M..... E BOBAGEN

    Responda
    1. Greg

      Diagnóstico: surto psicótico.

  39. Lico

    Liberem. Mas, assumam as resposabilidades de seus atos. Eu, por exemplo, não desejo financiar, com meus impostos, os tratamentos dos viciados. Enforquem-se nas cordas da liberdade.

    Responda
    1. Rivvyya Seven

      Helio, a saúde pública já trata dos viciados em drogas e álcool.

  40. WHITEMAN

    Enquanto na Holanda (país conhecido pelo uso contínuo e livre da maconha) está se criando uma lei para proibir a maconha, aqui querem a liberação. Pois é! Quem será que tem razão e juízo, a Holanda ou o Brasil?! BOB MARLEN lá no inferno deve estar pulando de alegria! Tudo o que não presta tem ganhado força e valor. Eita humanidade decadente. Mas, analisando pelo lado democrático, sou a favor da liberação, quem sabe haja uma limpeza natural neste planeta falido! Cuidado, INSS! 

    Responda
  41. Beto ribeiro

    OSCAR NIEMEYER.. 104 É FUMANTE A VIDA TODA.. Só prova que o laudo que a medicina forneceu, isentando o cigarro de doenças, como cancer, é verdadeiro. Enquanto isso, conforme o Ministério da Saúde, o alcool, matou 35. mil brasileiros, comprovadamente. Cigarr o.....voces ja foram nos hospitais, pessoalmente, e já viram como é falsa a informação do cigarro?? vão nos hospitais, voces mesmo, e vejam como somos enganados por esc. advobgados, para ganharem bilhoes em indenização. Povo

    Responda
    1. Greg

      Amigão, que tal visitar um psicólogo ou um psiquiatra? Cara, como alguém com polegar opositor, tele-encéfalo altamente desenvolvido pode escrever algo assim? CIGARRO É PÉSSIMO PARA SAÚDE. E ÁLCOOL TAMBÉM. Ponto. Parece até que você está sendo pago pela indústria do cigarro para escrever isso.

    2. Rivvyya Seven

      Luiz, ele deve fumar 1 cigarro por dia ou deve ser um fumante que fuma 1 ou 2, um dia sim, um dia não, ou um dia sim, três dias não. Nenhum fumante vive 104 anos.

  42. Andre

    Gilberto. Eu gostaria muito de poder acrescentar algo ao que você escreveu em seu texto, mas creio que seria "chover no molhado", por isso a única coisa à fazer é mais uma vez parabenizá-lo. Congratu lações, pela ótica colocada ao assunto e pela pontualidade da ideia.

    Responda
  43. João Valentão VII

    Então deixa eu falar. Esse papo de "consumo próprio" é balela, pois o viciado, quando fizer uma festinha em sua casa, com certeza vai oferecer aos amigos a droga. Ou seja, o que se quer é liberar o tráfico, e não combater o consumo. Tem que parar com essa tolerância imbecil com os contraventores, dizendo que é liberdade de expressão e blá blá blá. "Liberdade" tem limite. No momento que esses va-gabundos começam a ameaçar a minha, eu digo não!

    Responda
  44. tild75

    cada um na sua!!! quer droga/vicio pior que assistir cinco novelas em 24h?

    Responda
  45. Acacor

    E com relação ao comércio (tráfico), mantê-lo como crime até que uma solução madura possa ser aplicada em sentido contrário.

    Responda
  46. andre

    Quem e o senhor para critivcar o condenar uma decisao de uma pessoa adulta? Se nao fizerem isso em publico para mim e um problema e uma decisao pessoal de cada um. O senhor nao tem o direito de criticar ou mesmo cercear a liberdade dos demais. Pernambucano? Eu iria opinar e reprimir liberdades individuais na minha terra e nao na dos outros. Ate hoje nao sei o que fez o povo paulista para merecer isso. Ninguem merece.

    Responda
  47. Acacor

    Com relação à M(ac) onha, é seguir o exemplo da Espanha, e liberar o plantio para consumo pessoal, regulamentado a quantidade de mudas, etc, pois isso faz parte da esfera do direito individual (decidir consumir). Por outro lado, isso tornaria o comércio da planta mínimo (pois quem vai comprar se pode produzir em um vaso na residência?) e contribuiria para desafogar o sistema carcerário, diminuindo os altíssimos custos de manutenção de um preso para o estado.

    Responda
  48. Rlmadrid

    É raro concordar com o autor da coluna, mas desta vez mandou bem. Todo extremo é ruim. Mas reprimir e criminalizar um comportamento que corresponde a uma grande parte da população (visto pelo número de marchas no país e no mundo) é, sim, reprimir as liberdades. Como o Gilberto disse, o álcool causa muito mais problemas e é legal. A liberdade está justamente na possibilidade de escolha individual.

    Responda
  49. Acacor

    A questão é de, no mínimo, descrimilalizar de forma inequívoca o consumo de todas as drogas e tratar o assunto do consumo como questão de saúde pública, em especial para os casos de indivíduos que perderam a autonomia em relação às drogas, ao vício, e o caso se tornou dependência, o que pode ser considerado uma morbidade.

    Responda
  50. Marcus Guapa

    Porque traficante (de nenhuma droga) permite que seus filhos se viciem... mesmo em ma conha ? Pensem...

    Responda