-
Michel
Bicicletas da iniciativa privada?? Falando sério. O colunista sugere tal ideia como se o sistema de transporte não precisasse de um investimento estrutural do estado, como se o governo (hoje comandado pelo PSDB) não precisasse de investir pesado no setor e o problema pudesse ser resolvido em detalhes sutis em nobres iniciativas filantrópicas de empresários iluministas. Sem maniqueísmo. Os tucanos acabaram com a mobilidade em São Paulo.
-
shungaro
sucesso no Rio? Ah, tá... Tudo bem, vamos ser otimistas, vamos nos unir num pensamento bom, de melhora, mas pare de tapar o sol com a peneira, homem! E o Brasil precisa parar de pegar ideias estrangeiras para começar a trabalhar com a realidade brasileira!
-
alien9
o brasil precisa, isso sim, copiar as ideias dos países onde as coisas funcionam, ao invés de insistir no jeitinho. Não existe realidade brasileira, existe o que funciona. Tapar o sol com peneira é insistir nas soluções de interesses corporativos como o incentivo à indústria de carros.
-
-
Gilberto
A ideia das bicicletas é bem interessante, porém aqui no Brasil acho que ainda tá longe de virar uma solução representativa. Moro no Rio e vejo o uso intensivo das bicicletas. É até difícil encontrar uma disponível! Porém percebo que o uso ainda está principalmente dedicado ao lazer, tenho a impressão que são poucos os casos da utilização delas como meio para o deslocamento ao trabalho. As dificuldades ainda são muitas, mas de fato à medida que for aumentando uso é que as soluções vão surgindo.
-
Drummond Obelix
É muito errado dizer que no R_io o uso é só na orla, para diversão, na proporção de pelo menos 99% dos casos, restando menos de 1% para usos reais?
-
-
Ana Eliza Silva
Gilberto, concordo com o colega que comentou sobre a falta de respeito no trânsito. Gostaria de acrescentar outra coisa: como é que a pessoa que vai de bicicleta para o trabalho vai chegar, suado, cabela bagunçado, roupa suja, cheirando mal, para trabalhar? Como é que essa pessoa vai cumprimentar o seu chefe, participar de alguma reunião, etc? As empresas não tem chuveiro e nem armário para guarnar as roupas...vamos acordar gente! Apenas a classe média alta pode se dar ao LUXO de ir de bike!
-
XpK
Verdade que você não passaria no banheiro dar um tapinha no visual?
-
-
Ricardo
.. é bastante remota a possibilidade de que a idéia - em si, louvável - possa se 'espalhar' pela cidade. Um pedaço da zona sul de São Paulo, relativamente privilegiado, talvez possa funcionar como laboratório. Só isso. A cidade como um todo, notadamente as regiões leste e norte, não tem infraestrutura e conscientização para tanto.
-
Drummond Obelix
Não por acaso a implantação do sistema começou ali na Vila Mariana e na prática não vai sair dali.
-
-
Michel
Oh! Que ideia mais nobre, Dimenstein! Que tal uma bicicleta com um cestinho cheio de trufas recheadas de morango pra cada cidadão?? kkkkkk
-
Michel
Não foi, por acaso, em uma recente pesquisa feita em HARVARD que descobriram substâncias calmantes nas trufas de morango??? Rárárá!
-
-
Michel
Oh! Que ideia mais nobre! Que tal uma bicicleta com um cestinho cheio de trufas recheadas de morango pra cada cidadão?? kkkkkk
-
Daniel Beltrame
Milhões de pessoas se deslocam vários kilometros por dia em SP e qual a boa ideia? Bicicleta!!!!! Consider ando as distâncias e as elevações do terreno, em alguns anos teríamos verdadeiros atletas olímpicos se deslocando pela cidade. Bicicleta funciona em percursos curtos e planos, ou seja, completamente ineficaz em horários de pico.
-
metropolis447
De bicicleta, da Zona Leste até a Av. Paulista. Santa Utopia, Batman!
-
Sr
Tomara que dê certo mas sou um pouco pessimista quanto a essa idéia aqui em SP pela sua geografia; no Rio a orla da praia serve como um verdadeiro corredor e em cidades da Europa talvez a seja a geografia humana que facilite o sistema... Mas vamos torcer.Obs- Sentar em uma mesa na calçada, bebericar algo enquanto se acessa um tablet, como nos Cafés da Europa, aqui já se mostrou inviável, não?
-
Drummond Obelix
Se tentar fazer isso aqui os caras te levam o tablet, a bebida, a carteira e até a cadeira.
-
alien9
A geografia de San Francisco é bem mais difícil. Não sou atleta, e, acredite, não tem nada de excepcional sair da Vila Mariana e ir até Pinheiros ou Vila Olimpia pedalando. Qualquer pessoa consegue com uma bicicleta boa e não leva nem 40 minutos sem pressa.
-
-
Carla
Pois é... a culpa é de quem? Em tantos anos os governos tucanos fizeran quantos Kilometros? Uma vergonha que uma cidade enorme, mal-planejada, poluida, caótica como São Paulo tenha nem 100 Km de metrô... diria, ridículo. Bicicletas: tem noção de quantos milhões de paulistanos utilizam o metrô? Ja imaginou a cidade invadida por milhões de bicicletas? Tem certeza que você vive em São Paulo? Utiliza meios públicos? Caminha pela cidade? Parece que não...
-
Drummond Obelix
Que nada, o Metrô aqui existe há mais de 40 anos e é um fracasso em extensão, aliás, tenho dificuldade de entender a lógica econômica do sistema de Metrô paulistano, quando colocado em comparação com outros sistemas do mundo. Por exemplo, New York possui 369 km de extensão, 468 estações e transporta 5,2 milhões passageiros/dia; já o de São Paulo possui 74 km de extensão, 64 estações e transporta cerca de 4 milhões passageiros/dia. A desproporção desfavorável à São Paulo é estarrecedora.
-
-
marcelo gozeloto
o mais interessante é que muitos que sugerem essa de andar de bicicleta em sp, so andam de carrao, dos grandes mesmos e muitos ainda dizem que nao gostam de carros... que mundo hilario!!!!!!!!!!!1
-
benedito dalquanto
O colunista talvez nem precise das bicicletas, da maneira como ele "viaja".
-
Não financio comunismo
Melhor ainda, os que moram na zona norte e trabalham na zona sul trocam de emprego com os que trabalham na zona norte e moram na zona sul
-
alien9
isso, depois você conta para nós sobre quem obrigou você a morar longe do seu trabalho.
-
RSM
Falou tudo Luiz, o ideal seria as pessoas trabalharem perto de casa e não terem que atravessar a cidade para ir trabalhar. Eu tenho o "privilégio" de morar a poucos quilômetros de uma estação de metrô e usar a bicicleta para ir até ela. Em nenhum momento da matéria ele falou para todo mundo trocar o carro pela bicicleta, mas sim que pode ser uma alternativa para o trânsito, mas o poder público prefere incentivar a compra de carro pela população, então vamos esperar a cidade parar né..
-
-
Daniel Beltrame
Como é que não pensaram nisso antes não é mesmo? Mas eu tenho uma ideia melhor. Carros voadores. Basta construir um carro que voa com energia limpa, a princípio resolveria o problema mas a popularização dos carros voadores criaria com o tempo um enorme tráfego aéreo, no entanto, quando esse dia chegar já teremos os teletransportadores. O trabalhador entra nele em casa, aperta o botão e imediatamente é transferido para o local de trabalho. Fantástico.
-
Drummond Obelix
Assista o filme "Minority Report - A nova lei", que é de 2002, com o Tom Cruise. Lá aparece um sistema de transporte por automóvel, individual, muito interessante, numa tentativa de antecipação do futuro da indústria automobilística.
-
XpK
Isso já existe e se chama teletrabalho ou home-office. Mas se as autoridades não incentivam, os empregadores não vão facilitar.
-
-
marcelo gozeloto
Nossa que ideia genial, o povo sai do grajau ou sao mateus e vem pedalando ate o centro, realmente fantastico!!!! uhuhuhuh Transporte publico tem que ser o de massa, metro em massa, o resto, inclusive essas bicicletas é so um modismo, uma coisa bonitinha.
-
XpK
Jamais, e pode sublinhar aí o jamais, corredores de ônibus, e muito menos metrô vão cobrir a cidade toda. A única solução é o intermodal, com microónibus ou bicicletas alimentando os coletores, seja corredor ou metrô.
-
-
Diedrich
Dimenstein, eu acho que vc é um cara bacana, mas meio boçal. Essas ideinhas que vc acha que são fantásticas só são fantásticas para caras como vc cheio da grana, que ficam em seus escritoriozinhos, se achando pseudo-mega-ultra-blaster-mast er-intelectuais. Imagin e um cara que sai de casa ao trabalho, mora na zona sul e trabalha na zona norte, como é costume da grande maioria. Esse cara vai de bicicleta? Para, meu! Acorda! Isso aqui é Brasil, onde ninguem respeita ninguem... que idein
-
Lacombe Lucien
Discordo Fernando, O Dimenstein não é boçal. Afinal tem um cargo proeminente. Mas seu patrão deve ser um tolo.
-
Parresia F.C.
Ele não me parece estar propondo que o sujeito percorra 20 km de bicicleta. Mas se você mora na Casa Verde (zona norte) e trabalha na Berrini (zona sul), em vez de ir de carro, pode ir de bicicleta da sua casa até o metrô Santana (cerca de 2,5 km) e seguir daí por metrô e trem da CPTM até o local do trabalho. Acredito que seja isso o que ele esteja propondo.
-
alien9
se você mora longe do trabalho, e não é um pobre impelido a isso pela especulação imobiliária - devo deduzir isso, afinal é um leitor da folha - más notícias: você não é muito inteligente, sabia? O trânsito é ruim, em grande parte, porque gente como você escolhe morar longe em nome de uma qualidade de vida ilusória, e passa boa parte do dia sentada sozinha, xingando o congestionamento que se próprio carro está causando.
-
alien9
Acorda você. Isso aqui é Brasil, onde eu respeito as pessoas.
-
XpK
Eu trabalho na ZN e trabalho na ZS. Mas só faço o percurso 1 vez por semana, normalmente às sextas, de resto uso ônibus.
-
-
christian okey
Grande ideia Dimenstein, como é bom para morador de Itaquera que trabalha no Pinheiros ir pedalando para o trabalho. Bom salientar que muitos países europeu são do tamanho do de São Paulo.
-
Crasse Média
Rodrigo, não faça comentários imbecis deveria valer para o sr também.
-
Observador_anônimo
Rodrigo, são justamente esses aí, que moram perto do trabalho, geralmente pessoas mais abastadas, que são os primeiros a defenderem essas ideias, preferencialmente confortavalmente instalados em bancos de couro, a bordo de seus SUVs importados.
-
rodrigor
Não faça comentários imbecis, Christian. Até o Grão-Ducado de Luxemburgo (do qual você nunca deve ter ouvido falar) tem o dobro área da cidade de São Paulo. O programa de incentivo para o uso de bicicletas não foi feito pra quem mora em Guaianases e trabalha no Itaim, mas sim àqueles que moram a cerca de 30 minutos do trabalho. Atendendo só este nicho já aliviaria consideravelmente o trânsito de ruas e, consequentemente, o de grandes avenidas.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.