Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. edsm

    Faça turismo no Irã e seja enquadrado omo espião! Uma grande aventura espera por vc!

    Responda
  2. George Luis Viana

    o poder bélico nuclear estadunidense pode arrasar em pouco tempo todo o território do irã atual mas o fato é que a cultura milenar persa dá de 1000 na cultura secular dos yankes. trocar uma viagem memorável ao irã e seu povo por uma viagem a disney e a culinária de sanduba dos americanos só mesmo sendo muito idi-ota.....os americanos vão pagar caro pela destruição inevitável do irã, que se avizinha, em busca do petroleo que está no fim....

    Responda
  3. luiz

    o lugar pelo qual tenho uma grande atraçãorefere-se a antiga Pérsia. um amor e carinhoinexplicável.fé, cultura e história.parabéns

    Responda
  4. Lifo Diaz

    Assisti uma reportagem sobre o Irã em um programa chamado "Passagem para..." que é exibido no canal Futura e pude observar que o povo iraniano é um povo amistoso e ordeiro. Isso não significa absolvição aos extremistas islâmicos que governam o país, eles subjugam a classe média iraniana que é moderada e culta. Aqui no Brasil não sou responsável pelos atos do governo. O mesmo acontece lá. O povo nem sempre está no mesmo compasso do governo, ainda mais se for teocrático.

    Responda
  5. João Gualberto

    O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.

    1. Ahmad Said

      Como afirmo desde o início: Toda religião pode e deve ser discutida, o que não aceito é a generalização e o preconceito, associando condutas de pessoas sobre a religião. Não aceito também é que alguém que não conheça a história árabe/muçulmana, a cultura islamica, a fé islamica e os preceitos islamicos, cite falsos fatos históricos coo verdade para justificar um preconceito e uma intolerancia, estou farto de todo tipo de preconceito e intolerancia.

    2. João Gualberto

      Como afirmo desde o início, você não consegue aceitar outra opinião, tua resposta ao pensamento alheio é sempre a agressão. Quanto ao conhecimento, já tenho uma boa idade e experiência suficiente para saber que sei muito pouco, quanto à você, nada que uns anos a mais não resolvam.

    3. Ahmad Said

      Ah, mais uma coisa: Enquanto você nem tinha cabelo no sac0 ainda, eu ja estava na luta, em busca do conhecimento, conhecendo, pessoas interessantes, conhecendo o mundo e culturas, não sou um cara barbudo de turbante na cabeça, vivendo no deserto, que só sabe rezar e seu hobby é apedrejar mulheres, tenho cultura e conhecimento que em trezendos anos você não terá. Continua na ignorancia, e procure a palavra ignorancia no dicionário, pois acredito que você nem deve saber o que significa.

    4. Ahmad Said

      Nick novo??? Expulso???Como assim??? Bom deixa pra lá. Você presta a atenção no que escreve? Você afirma e prega, dentre várias frases de intolerancia e preconceito, que não é possível ser muçulmano e ser bom. Não sei que nome tem isso a não ser preconceito, intolerancia religiosa, islamofobia e antissemitismo, sim, porque ignorancia ja deixou de fazer sentido nesse momento.

    5. João Gualberto

      Se alguém quiser verificar, o que eu duvido muito, é só clicar em cima dos nomes e ver o histórico de comentários, o Sr. por sinal, está com um "nick" novo, terá sido expulso? Ou será o fantasma das palavras já proferidas? Antissemitismo???? Até o agora me limitei a falar somente sobre fé, não entrei em momento algum na discussão sobre o valor, ou falta de, de qualquer etnia.

    6. Ahmad Said

      João, por favor, João, sem criancice. Você deve ser pelo menos maior de idade para ser tão dissimulado. Não vou me prestar a reproduzir todos os seus comentários carregados de intolerancia religiosa e antissemitismo.

    7. João Gualberto

      Eu? Poucas são as suas falas em que não haja um ignorante para se referenciar ao interlocutor.

    8. Ahmad Said

      Meus comentários são um festival de insultos? Vamos recapitular: O seu primeiro comentário foi: "Prefiro passar as férias num chyqueiro, os p0rc0s são mais educados." Tenhos todos os seus outros comentários, acho que não é necessário ficar reproduzindo todos eles. Está pra nascer cara mais cínic0 que você, hein?!

    9. João Gualberto

      Se você não conhece seus livros não sou eu que vou lhe ensinar, procure aprender um pouco sobre sua crença ou você acaba se tornando um fanático.

    10. João Gualberto

      O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.

    11. Nastro

      Ahmad me responda uma coisa, realmente vc comentou ali em baixo que no oriente médio muitos lideres islâmicos tem um regime autoritario que quer controlar o povo, mais pq quando os muçulmanos começam a serem maioria em um pais, querem implantar a sharia, começam a matar cristãos e pessoas de outras religiões? será que os lideres que estão errados, ou o alcorão que prega a violência em algumas partes, desculpa a minha ignorância pois não conheço a fundo..

    12. Cales.

      Porco se entende com porco, já ouvi dizer isso. Agora entendi tudo.

    13. Roberto Soares

      Quer dizer que prefere passar férias no Brasil?

    14. João Gualberto

      O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.

    15. João Gualberto

      O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.

  6. christian okey

    Nas mesquitas, homens ficam no salão central forrado com tapetes nobre. Se mulher quiser participar nas orações fica na ala externa junto com os sapatos masculinos.

    Responda
    1. Ahmad Said

      Pare de me julgar, você não me conhece, não sabe nada sobre mim, nem sobre o que sei e sou. Ser muçulmano não se trata de ser mal ou bom, ser muçulmano é simplesmente ser muçulmano, ser mal ou bom é do ser humano, posso ser mal ou bom sendo de qualquer religião. Mas você não quer aceitar isso. O fanático aqui não sou eu.

    2. Ahmad Said

      Você nunca entrou em uma mesquita,não sei o que você andou lendo, mas tenho certeza que não foram os livros corretos sobre o assunto, pois você é um total desconhecedor da fé islamica, da religião islamica, dos costumes islamicos e da cultura islamica, me nego a continuar perdendo meu tempo discutindo inutilmente com alguém que prefere julgar e ofender ao invés de buscar o conhecimento, continue com sua mente limitada, mas me respeite.

    3. Ahmad Said

      Não vou denunciar seu comentário, quero que fique claro para qualquer um que leia quem é o intolerante, preconceituoso e hostil nessa discussão, que não faz outra coisa além de julgar e ofender a fé e cultura dos outros. Depois desse seu último comentário chamá-lo de ign0rante seira suave demais.

    4. Ahmad Said

      Eu não venho comofensas, mas não importa o que eu diga,não importa como me defenda,não importa o que eu realmente seja,para islamofóbic0s,intolerantes,e preconceituosos como você,eu sempre serei o muçulmano ign0rante,hostil e agressivo.O que tento fazer é tirar da cabeça limitada de pessoas do seu tipo que não é a religião que é intolerante,sexista,fundamenta lista,são as pessoas,as pessoas são intolerantes,sexistas e fundamentalistas.Claro que você não entendeu.

    5. João Gualberto

      Se a TIME, umas das maiores revistas do mundo, não está bom, que tal os diversos órgãos da ONU onde sistematicamente estes abusos são expostos?

    6. João Gualberto

      Que tal da Revista Time, na edição de 1º de agosto de 2010 tem uma foto que mostra a doçura com que os Islamitas tratam as mulheres.

    7. João Gualberto

      Disse bem fez, há uns 500 anos atrás pelo menos, e mesmo assim em uma escala muito menor do que a que fazem os muçulmanos hj.

  7. spm

    Be stas esquerdi st as.O Irã ERA um país maravilhoso, de povo culto e amigável, até implantarem o famigerado ISLAMISMO RADICAL.Essa é a verdade.Sobre os adoradores do atual regime islâmico, sugiro levar suas filhas/irmãs/mães/esposas para serem apedrejadas, mediante 2 ou 3 falsos testemunhos.Depois, critiquem bastante ISRAEL por querer existir, numa pequena faixa de DESERTO que não vale nada, mas que é exigida por todos os árabes radicais.Lembrem tb que TODAS AS GUERRAS foram feitas por árab

    Responda
    1. jccn11

      Irã é um país governado por bárbaros. Tudo é controlado, as pessoas não tem direito a nada. Imagina se duas pessoas levantam falso testemunho contra um turista por assedio sexual. É FORCA SEM DIREITO A DEFESA! DEUS ME LIVRE!

    2. alvaro pereira coppieters

      Pelo tom do comentário o radical parece ser você. Quanto à questão das mulheres, a maior parte dos que criticam o Irã não se importa com elas realmente - apenas utiliza isso para depreciar o país. Se houvesse coerência, essa crítica não se limitaria à situação atual do país mas também se estenderia à época do xá Reza Palhavi (aliado dos paises europeus e EUA) e também aos paises vizinhos do Irã (a grande maioria ditaduras opressoras, porém não incomodam por estarem alinhadas).

    3. Marvin

      Suas imprecisões de dados retiram toda a credibilidade do texto. Menos, Samuel, menos...

    4. Flavio Barros

      A guerra dos seis dias, todos os 'ataques preventivos', colonização de territórios fora das fronteiras de Israel e o petróleo do golfo pérsico discordam de seu texto. Vocês parecem querer mudar a história para dizer que Israel é o paraíso na terra habitado por anjos. E os demônios árabes que querem corromper esse local de extrema perfeição.

  8. monkey

    É legal quando vemos um país fora dos clichês sobre ele.Todo país é muito mais do que a sua caricatura.

    Responda
  9. AC

    Belta matéria ! Eu, definitivamente preciso conhecer o Iran. Mas faltou mais fotos aqui..

    Responda
  10. gil

    APROVEITEM PARA VISITAR ANTES DO EUA DESTRUIREM.

    Responda
  11. jose carlos pinheiro

    nossa nem fotos não tem nesta reportagem?

    Responda
  12. Alexandre Silva

    O erro não está no Irã, esta nos sionistas!

    Responda
    1. maviso

      Sim

    2. Cales.

      não.