Ciência > Novos cálculos sugerem que astros parecidos com a Terra são raros Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Outra curiosidade para demonstrar as dificuldades em se encontrar uma gêmea da Terra: existe uma procura para se encontrar um gêmeo solar. Deveria ter temperatura, idade, composição quÃmica, atividade cromosférica, etc similares ao Sol. Mas isso tem se mostrado bem mais raro do que seria de se esperar. A principal dificuldade está na composição quÃmica, o que parece de acordo com a hipótese que o Sol foi formado próximo a uma explosão de supernova (Al26, etc...).
A vida na Terra usa os elementos mais comuns no Universo, principalmente Hidrogênio, Nitrogênio, Carbono e Oxigênio. O sempre citado silÃcio é menos abundante, forma óxidos cristalinos e não é facilmente solúvel. As moléculas mais complexas que seriam semelhantes à s do carbono são rÃgidas. Não há outra possibilidade quÃmica. Então a vida deve ser ao menos vagamente similar à nossa e obedecer à s condições da quÃmica do carbono. Isso limita bastante as possibilidades.
Isto com toda certeza prova que nosso planeta e nosso sistema solar são únicos, sem igual, e que Deus criou o universo e a vida.
pensa que sabe tudo.caracteristica dos tolos!
Isso demonstra que você é Maria vai com as outras. Ou seja, acredita em tudo sem pensar ou questionar. Vou ajudar. Digamos que o ingrediente básico da vida em outros mundos seja o silÃcio em vez do carbono como aqui. As condições para existência da vida nesses outros mundos podem ser outras como temperatura e pressão. Isso não limita a vida nesses mundos e sim cria-se vidas de um tipo diferente. Está dada a dica.
Caramba, religiosidade cega dá nisso. O cara de alguma forma conseguiu enxergar na reportagem a prova da existência de deus... parabéns.
Mesmo sabendo da raridade de planetas como o nosso, continuamos a detonar com a nossa Terra !!!!
Em astronomia o termo "raridade" pode assumir valores contraditórios. Se considerarmos este levantamento válido (27 "Terras" para cada 156 mil planetas "genéricos") e considerando que apenas um porcento das estrelas da nossa galáxia tenham planetas "genéricos" (o que é bem conservador), ainda assim terÃamos um número na casa do milhão de "Terras". Um milhão de "Terras" é uma raridade? Diante do total de possÃveis planetas da galáxia, sim, mas ainda assim é um número muito grande e promissor.
Ou seja, vÃrus.
Espero que estes outros planetas tenham melhor sorte que a Terra, que abriga uma raça de seres altamente danosos: os humanos !!!
Sempre que se fala em astronomia vem um artista desfilar seus "conhecimentos" sobre NIBIRU. Nibiru não existe. É um erro de interpretação dos limitados estudos astronômicos de assÃrrios a babilônicos (que nunca acharam que existisse Nibiru como se pensa hoje). Falar em Nibiru é passar vergonha.
Falador da verdade que esconde o próprio nome, isso sim é vergonha. Realmente os sumérios eram um bando de bebados que inventaram a escrita. Os babilonios usavam drogas alucinogénas para dizer que Nibiru, Marduk para eles, era muito lento. E os assÃrios usavam crak para cometer suas crueldades.
se o "acaso" existisse, coisas menos complexas como computadores e máquinas existiriam por acaso antes da vida biológica que é muito mais complexa; nem que o universo existisse não a quatorze bilhôes de anos, mas á "zilhões" de anos, a probabilidade do acaso é zero, pois é coincidências demais; só acredita nisso quem renega um "designer inteligente", ou deus, ou consciência cósmica ou que tudo é infinito, chame lá do que quiserem.
Investigator, Se você tem 13 bilhões de anos para produzir eventos aleatórios, resultados inimagináveis podem surgir. Basta ver o crescimento de um cristal que tem uma forma bem definida em função da geometria de seus átomos. A vida surgiu exatamente no momento em que apareceram arranjos de moléculas com capacidade de se reproduzir. Ou seja uma cópia de si que "memoriza" algumas caracterÃsticas próprias. Dai os eventos aleatórios tratou de construir arranjos mais sofisticados e prepar
sr paulo, exatamente as informações sao muito complexas para acasos. se assim fosse, somente no planeta terra haveria vida complexa; chegará o dia que saberemos que a vida é uma regra e não excessão; e ainda esses acasos se forem regra, deixará de ser acaso.
Caro Investigator, No caso da vida, o o acaso agiu em parceria com a reprodução. Eventos do acaso que provocaram o aparecimento de informação genética mais propicia a se reproduzir (produzir uma cópia de si mesma) foram mais eficientes em moldar as novas formas de vida. Um computador é por exemplo muito mais simples que o corpo humano e as qualidades do computador (velocidade de processamento) não são determinantes na reprodução. Por isso não apareceu um ser com esta capacidade especÃ
Todo designer é inteligente, porque para prjetar é preciso ser inteligente. Você deve estar se referindo à teoria do DESIGN INTELIGENTE, onde os fundamentalistas cristãos norte-americanos acreditam que Deus projetou tudo, até o acaso. De uma forma ou de outra, há de se estudar.
Gêmeo tá mais difÃcil, mas que tenha se relacionado com a Terra na formação do sistema solar, propiciando a evolução do mesmo tipo de vida, tem Nibiru.
Cara, Nibiru é uma piada, uma faleacia, uma má-interpretação do que astrônomos assÃrios e babilônicos tinham conhecimento (nem eles achavam os absurdos que se acha hoje). Falar em Niniru é passar vergonha.
Salvador Nogueira, uma deliciosa surpresa essa sua presença com esse saboroso texto. Você precisa aparecer mais. Para mim você um dos nossos melhores jornalistas divulgadores de ciência. Então Copérnico que banalizou o sistema solar, universo a fora, corre o risco de vê-la através de nossos olhos de novo tornar-se o centro do cosmos com a peculiaridade terrestre de ser um planeta "pequeno", na órbita que a ginástica dos matemáticos sobre os dados da sonda Kepler só acha grandes planetas ? /
Caros, O desânimo é ridÃculo. Se há cerca de 27 "Terras" para 156 mil estrelas e se esta proporção pode ser extrapolada, temos, só na Via Láctea, que tem 200 bilhões de estrelas, cerca de 34 milhões de "Terras". É muita coisa!!!
Pedro, a questão não se resume apenas na existência de 27 planetas similares à Terra, mas também da companhia de 27 planetas guarda-costas como Júpiter, cuja força gravitacional atrai a vasta maioria dos asteroides e cometas que, do contrário, teriam a Terra como destinatário.Seriam também necessárias 27 luas com massa e distância similares à da nossa Lua, para que as marés e estações o ano possam ocorrer. Sem isso, a vida tal qual a conhecemos seria muito difÃcil de aparecer.
Toda matéria que sobrepujou a anti-matéria é a mesma a 13,5 bilhões de anos. Forma de vida mais evoluÃda que a nossa...difÃcil, igual, talvez. Sistema solar como o nosso? Não vai acontecer tal detecção neste século. O padre belga George Lemaitre criou a teoria do Big Bang, mas fica a pergunta: se a entropia sempre aumenta (desordem), como o universo se organizou e foi além, originando formas organizadas de vida?
Emergência é apenas um conceito, onde alguns processos de natureza diversa são dados como exemplo. Não é explicativo de nada.
Vc ja ouviu falar de "Emergencia". São processos fisicos, onde a ordem ermerge da desordem.Ela explica as formas organizadas de vida a partir da evolução darwiniana.
A resposta é simples: vida não segue leis fÃsicas ou quÃmicas. Assim fosse, terÃamos equações ou algoritmos que permitiriam prever como e quando a vida teria surgido aqui e como e quando todos os seres vivos complexos surgiram. TerÃamos supercomputadores "adivinhando' os códigos genéticos de todos os seres vivos existentes, que já existiram ou que pudessem existir
ENTRE AS VARIAS VARIAVEIS QUE DEFINEM A MEGA-SENA(LOTERIA) COSMICA DE PLANETAS CONTEMPLADOS COM VIDA, VALE LEMBRA A POSICAO DO RESPECTIVO SISTEMA SOLAR NA SUA GALAXIA, NAO PODE SER MUITO PROXIMO DO CENTRO DA MESMA(DEVIDO A RADIACAO) NEM MUITO AFASTADO(MANTER-SE COESO COM SUA ESTRELA)..
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk k.......
Isso sem contar que a lotomania tem uma grande influência cósmica em todo esse aparato estelar, se Copérnico vivesse em nossos dias teria ganho várias vezes esses concursos sem utilizar recursos do Kepler.
Um exoplaneta habitável, segundo as probabilidades terá a mesma idade e a mesma composição da Terra, e a essa altura estarão também decidindo se vetam ou não algum código florestal por lá.
Não se preocupem, a vida inteligentÃssima lá fora, eles sempre apareceram e aparecem por aqui(ovni`s, ets, etc...), quando quiserem, um dia, daqui a centenas ou milhares de anos atingiremos o estágio tecnlógico que eles tinham quando apareciam por aqui nos tempos da idade da pedra lascada e olhe lá...
Esses astrônomos ficam achando que sabem tudo querendo ser os espertos mas na verdade não sabem de nada..................
Achando mais planetas iguais ao nosso planeta ou não, encontrando vida nestes planetas ou não, o que quer que seja. Ainda assim, Astronomia é algo fantástico.
Hoje é um dia histórico para os americanos...a Dragon se acoplou à ISS. Pena que na astronomia ou na pesquisa espacial nada de grande acontece aqui no Brasil. Não temos um telescópio de respeito e sequer construÃmos um. Na pesquisa espacial não preciso nem comentar....A SpaceX levou cerca de 6 anos do zero (lógico que com suporte da NASA) para acoplar um artefato à ISS. Nosso programa espacial tem mais de 40 anos.....
Eu tambem ja olhei por um telescópio. E sei disso. Sou astronomo amador.Astronomia é algo fantástico.
Sim....e quem já olhou por um telescópio sabe disto....
Ao que parece a única informação segura é que há outros planetas além do sistema solar pois as variáveis estatÃsticas são tantas, inclusive a própria ineficácia do método de detecção de planetas fora do sistema solar, que acabam inviabilizando qualquer afirmação sobre a possibilidade de vida. Nosso planeta oferece suporte a vida, não só a elementar, mais tbem as mais complexas, o que parece ser muito raro mesmo.
Sou leigo no assunto, mas esses planetas gigantes (gasosos) que se encontram nas zonas habitáveis de certas estrelas não podem ter luas de tamanho próximo ao da Terra e potencialmente com vida ?
Sim, pode sim...Isso eles esqueceram de informar.
Tomara, Paulo. Outro problema é que a força gravitacional desse planeta gasoso possa atrair essa lua em rota de colisão ou que outra lua possa se chocar com ela, dando origem a "anéis" semelhantes aos de Saturno.O fato é que a Terra encontra-se na distância correta do Sol, num ängulo orbital ótimo e com um satélite cuja força gravitacional possibilita as estações do ano e a alternância de marés, que possibilitaram a vida.Ainda temos um "guarda-costas", Júpiter !
Mas Marcos.....nada impede que exista um satélite de um planeta gigante que seja como a Terra com atmosfera e magnetosfera....No nosso sistema solar existem satélites que podem abrigar vida....
Marcelo, o problema é a dosagem radioativa letal que essas luas recebem por não possuir magnetosferas, a exemplo da que protege a Terra.Uma lua como Europa pode ter bastante água em estado lÃquido, porém sua superfÃcie congelada é bombardeada por partÃculas que liquidariam qualquer ser vivo, para não mencionar as suas baixÃssimas temperaturas.
Sim....claro....
....
Em breve Marte, depois.... Parafrasezando Armestrong: "Um pequeno passo para o Homem, um grande passo para a Humanidade". Em alguns séculos abraçaremos o nosso destino de ser a grande raça desta galáxia. Ops... Precisamos unir os paises primeiro e acabar com o apedeutas de plantão, mas chegaremos lá.
Acho melhor perguntar para o engenheiro da Enterprise. Não me lembro o nome dele.
O segredo das dobras espaciais está com o Spok, aquele vulcano, ele tem a fórmula de motores do tamanho de nozes que podem impulsionar uma astronave à famosa "velocidade absurda" indo aonde nenhum Kepler jamais esteve, é só "apertar" que ele dá o serviço.
A fÃsica atual diz que não.......para chegarmos a estrela mais próxima, levarÃamos 4,2 anos só de ida e se viajássemos à velocidade da Luz. Ou encontramos as tais das dobras espaciais (que são possÃveis pelo menos em teoria) ou estamos presos neste nosso mundinho.....
A meu ver um dos maiores erros dos astrônomos é acreditar que as únicas formas de vida viáveis no universo tem que, necessariamente, seguir nossa "árvore" de evolução (vida baseada em carbono, que necessite de água, oriunda de um planeta com gravidade X, que receba calor Y, etc.). Acredito que nosso conceito de "vida" ainda é absurdamente limitado, somos apenas umas formigas conjecturando dentro do nosso formigueiro o que existe além do nosso quintal, não sabemos NADA!
Concordo plenamente com você!
Você está corretÃssimo Jackson. Pensar que a única forma de vida é a que conhecemos é muito egocentrismo e uma visão muito obtusa. A vida vai se manifestar da forma que o meio permitir. Nós não conhecemos outra forma de vida porque simplesmente não a descobrimos ainda....
O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.
Mas Jackon, veja bem, se a ciência for por esse caminho, me refiro à sua teoria, podemos ter uma catástrofe de nÃvel estelar, lembre-se das esperiências do Dr. Bruce Banner e o que resultou delas, o terrÃvel Hulk. Se bem que corremos o mesmo risco com o colisor de hádrons, segundo comentários sigilosos, na criação de um material extremamente complexo pode surgir um novo tipo de material semi-vivo e desencadear um caos sem precedentes, por favor, não comente, isso é sigiloso.
Alguém já conseguiu criar (ou melhor, simular em computador) alguma forma de vida não baseada em carbono ou moléculas de DNA? Isso é mera especulação. Temos que nos basear em evidências, e a única disponÃvel é a existente em nosso planeta
Concordo Jackson
E vc conhece outras formas de vida? C r e t i n o!!!!!
Vc tem razão, mas temos que partir de um ponto conhecido. Até se conhecer outras formas de vida, temos que usar algum parâmetro confiável. Tvez possamos tbem "caçar" evidências de inteligência ao invés de apenas formas de vida, baseadas no carbono.
Nao podemos esquecer que a enorme massa gravitacional de Jupiter diminui significativamente a quantidade de asteroides e cometas que poderiam entrar em rota de colisao com a Terra, possibilitando, assim, que eventos de extincao em massa, ocorram por aqui em bem menor frequencia...Agora se Marte tivesse algum tectonismo, uma massa um pouco maior e algum campo magnetico, alem de uma camada de ozonio, complementada com um satelite similar a nossa Lua(com distancia, mais ou menos similar).....
O fato de nosso sistema solar dispor de certas caracterÃsticas que nos protegem não quer dizer que estas caracterÃsticas são necessárias ao aparecimento da vida. Basta um planeta não estar sujeito ao bombardeio de asteroides para não precisar de um super planeta por perto.
SER HUMANO E BICHO ESTRANHO(VAMOS CAÇAR OUTRO PLANETA,PORQUE ESSE JA TA NO FIM)....... VAMOS CAÇAR .......... FAZER O QUE???HEHEEEEEEE
Para existir vida como a nossa não bastam apenas distância certa e tamanho certo. Há muitas outras variáveis, como o campo magnético, a camada de ozônio, a existência de um satélite para equilibrar o eixo de rotação, a velocidade de rotação correta, etc. MercuÃrio, Vênus e Marte estão na zona habitável e até prova em contrário são completamente estéreis
Tersio, usei a classificação dos astrônomos/cientistas. Provavelmente a proximidade com relação ao sol seja tão grande que mesmo com a mesma face voltada para o sol, se houvesse água e atmosfera suficientes (a atmosfera é muito tênue), processos convectivos etc. tornariam quente demais a face escura quando o planeta estivesse no ponto mais próximo do sol (a órbita é muito excêntrica, elÃptica). Não existe medição da temperatura do lado escuro. Supõe-se que seja, em média, de 90ºC. Um abraço.
Hélio. Mercúrio apresenta sempre o mesmo lado voltado para o sol. A outra metade consequentemente é bastante fria, e se tiver atividade vulcanica nesse lado, poderá ter água em estado lÃquido, talvez até subterrânea
Oi Tersio, tudo bem? Uma correção: Vênus, Terra e Marte estão na zona habitável. Mercúrio não. Zona habitável é onde pode-se eventualmente encontrar água em estado lÃquido. Na órbita de mercúrio a água só poderia estar em estado gasoso. Um abraço.
É isso mesmo, além destas que vc citou, ha muitas outras ainda que dizem que o planeta tem vida por mais N fatores, tipo as marés oceânicas, vulcões, os gases da atmosfera que protegem a terra, os animais que equlibram o planeta, lua enfim como disse são tantas "coincidências". Mas acredito que apesar de nunca ter se achado que organismos simples ainda serão encontrados em outros planetas.
q babaquice!! e qdo tiver um planeta q orbita um sistema binário?? lugar certo tamanho errado, lugar errado tamanho certo?? ninguem sabe quase nada nossa astronomia não esta nem no maternal ainda!!
Eu não acedito que estamos tão bem posicionados por acaso acredito em Deus e para mim, todas estas coincidências juntas, reforçam a minha teoria que para mim já é fato. Não sou especialista no assunto, mas outro dia và um Cientista dizendo que há milhares de coincidencias na terra para haver vida, tipo órbita, distancia do sol, quantidade de abelhas, marés, orbita lunar, latitude, etc etc etc. E a terra explode em vida até dentro de sepulturas se encontra vida. Bom é minha posição respeito t
Como foi dito The Investigator:Vc esta olhando para a probabilidade pelo lado errado.O Universo é tão grande que para todas estas milhares de coincidencias na terra para haver vida, tipo órbita, distancia do sol, marés, orbita lunar, latitude, etc,etc,etc, teram acontecido por mero acaso,foi praticamente inevitavel.E o Universo é tão grande que estas coincidencias podem ter acontecido por acaso milhares de vezes.Estude mais matematica das probabilidades.
como investigador, posso aceitar uma coincidência; duas eu começo a desconfiar; mas, muitas coincidencias vou querer achar o "mordomo" da história. a probabilidade de acaso é zero.
Bem exposto, André.
Caro Marc Poll. Vc esta olhando para a probabilidade pelo lado errado.O Universo é tão grande que para todas estas milhares de coincidencias na terra para haver vida, tipo órbita, distancia do sol, quantidade de abelhas, marés, orbita lunar, latitude, etc,etc,etc, teram acontecido por mero acaso,foi praticamente inevitavel.E o Universo é tão grande que estas coincidencias podem ter acontecido por acaso milhares de vezes.
Aleluia irmão.
Salmo 104:4 "Ó Senhor quão variadas são as tuas obras! todas as coisas fizeste com sabedoria" Romanos 1:20 "Porque as suas coisas invisÃveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis..."
OS ALIENS SOMOS NOZES!!!!!!!!!!!
Tudo parece ser fractal. Somos cópias/Univ ? Universo pode ter ao mesmo tempo "vazios" e "seus inversos", infinitos orifÃcios [entrada e saÃda,ent = saÃd ? tvz import(?)] da Dinâmica Univ ( o velho importte "nada se perde tudo se transforma" )? Pensamento simbólico é a difer,distingue humanos de outras espéc, mas Matemática Simbólica é nova, a Mat Natural seria de toda existência / univ. Hj tmb demonstrado q nunca poderá haver 1 "TEORIA DE TUDO", CAPAZ DE ABRANGER TODA A MATEMÃTICA (simbólic
Caro Brito.....Você continua escrevendo em código....
Tavárichi Paulo Schaefer 25/05/2012(17h44) parabéns pelo s/ interesse/ciência, s/ entusiasmo é importante. Mas o "fumou ?" Kak jalh ! Tudo vai bem no s/ entusiasmo, mas a mesmice do "fumou ?",o telão.Schaefer ficou arranhado ! Para s/parecer : "Idéias sobre complexidade e aleatoriedade, combinadas com a moderna teoria da informação, mostram que nunca poderá haver 1 teoria de tudo, capaz de abranger toda matemática".Concentrados/tela somos psicógrafos em potencial tente baixar "Gottfried/1686
fumou?
Nossa, pergunta: você MESMO entendeu o que escreveu? Na boa, NADA aà tem qualquer função semântica, NADA!
esse aà abreviou tanto que não deu pra entender nada.
Interessante essa maneira de procurar por seres vivos de similar capacidade intelectual e fÃsica. "Vida" fora da Terra é fácil de achar; vÃrus, moléculas de água, algum tipo de fungo, etc. DifÃcil é encontrar sÃmios como nós
Que bom que estão calculando isto!
Está certo o prof. Eduardo ao dizer que ainda é difÃcil detectar peqs. planetas. Se o que entra nas equações são apenas sistemas solares que a tecnologia atual permite detectar, os resultados n. são confiáveis. Pode ser que planetas favoráveis à vida sejam menos comuns do que inicialmente se pensava, pois são muitas as pré-condições, mas ainda é cedo p/ afirmar isso.
Como o amigo abaixo citou, existem muitos "se não" que não conhecemos que pode permitir o aparecimento de vida ou não. Ou quem sabe até vida que não dependa da estrutura que conhecemos como "ideal". Se existem seres que vivem dentro do vulcões, no meio de placas de gelo na Antártida, porque não em outros planetas?
Não acho que exista vida inteligente em outros planetas.
Se o seu comentário for a mesma opinião de todos, aqui também não deve existir
Numa aproximação simplista os cientistas acreditam que possa chegar a milhões apenas em nossa galaxia....
Homi, tem hora que nem aqui parece ter vida inteligente...
O que eu acho mais interessante é que a sonda Phoenix descobriu em 2008 água em Marte. O próprio Urano é um gigante de gelo, Netuno também tem água. Mas no caso de Marte parece ser mais "grave", pois a própria sonda tirou fotos de Marte onde parece ter havido canais de rios, talvez não tenha sido um planeta muito diferente da nossa Terra como conhecemos hoje, talvez sem civilizações é claro, mas algo de muito estranho aconteceu com Marte, e eu sou louco pra saber.
Humberto, a Nasa também é louca pra saber.....Eles estão lançando em 2 a 3 anos uma sonda especÃfica para analisar a atmosfera alta de marte. Uma das funções é determinar o balanço entre as perdas de átomos e a entrada de átomos em relação ao espaço. É consenso que Marte já teve uma atmosfera mais densa e por algum motivo a perdeu ou vem perdendo.
Esta matéria deixou de lado muitas fatores que teriam que ser levados em conta, simplesmente, para corroborar a teoria de "poucos planetas habitáveis". A começar o Planeta Terra, independentemente de ser o "tamanho certo" e "estar no lugar" não seria habitável não fosse a REDOMA de gases que tem entorno de si. No proprio planeta terra temos nichos ecosistemas própicios a um tipo de vida e fatais para outros; Uns vivem na água, outros no deserto e ainda outros na geleira.
Antropocentrismo idi0ta. Esse é uma caso de discriminação planetária... Não demorra e tem planeta pedindo c0ta para alguma coisa...
No futuro não haverá a Terra para fazerem comparações.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ciência > Novos cálculos sugerem que astros parecidos com a Terra são raros Voltar
Comente este texto