Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. lucaum

    o Einstein Gilberto está bravo com os sindicatos porque eles descobriram que sua ONG tem dinheiro público estadual, bem como o Todos pela Educação estão loucos para pegar o filão do dinheiro público para o bem privado!!!Não travista interesses privados de públicos!!!ONG com dinheiro público não é um contrasenso??????????

    Responda
  2. Tarcísio Mendes de Lima

    A função de qualquer sindicato que preste é defender seus associados. O sindicato dos professores se sustenta com dinheiro privado (dos seus associados) e NÃO COM DINHEIRO PÚBLICO. A sindicato dos professores até pode apoiar a iniciativa, mas não pode ser condenado porque não a faz. O sr GD quer mandar na vida e nas coisas dos outros. Vai procurar trabalho, rapaz!!!

    Responda
  3. Marcelo Gomes

    Opa! Hoje o Totó acordou mais inspirado. Até tentou morder alguma mãozinha mais alheia, mas por hoje só foi lambe-lambe, bem do jeito Totó de fazer jornalismo.

    Responda
  4. Mane

    Ricos e famosos não são necessariamente reformadores da moral, ou exemplos a serem seguidos. Se esperarmos por alguma "mudança" de comportamento, definitiva e extensa, por conta desses depoimentos puntuais, teremos que estar preparados para grandes decepções. O seu alcance é limitado. Introduz na sociedade pequenas "diferenças" temporárias. Não é isso que se espera para uma sociedade em evolução. Ricos e famosos não sejam maus. Mas também não sejam hipócritas.

    Responda
  5. edu ian

    No fundo todos sabem que esses ricos e famosos suaram muito na vida, e se tornam maus diante de uma intriga ou outra, mas isso passa. Pessoas boas, de fato. Ficam servindo de exemplo positivo, e raramente negativo. A sociedade mesmo se encarrega de afastar os maus, os que possuem pouca serventia. Ela espezinha. Considero essas pessoas, esses exemplos, possuidores de um QI muito maior do que o meu ou de outro sicrano, ainda mais se agem sozinhas. Como podem serem assim inteligentes?

    Responda
  6. Oscar Wilde

    Mas no caso da Xuxa, não seria o sujo falando do mal ladado ? Tem o tal do video por-nô e tal..... Foi forçado o depoimento da Xuxa

    Responda
  7. Ana

    Às vezes te amo, Dimenstein, às vezes, te odeio. Odeio seus textos a favor do PSDB, mas adoro esse texto tão justo, tão correto, tão preciso...Thanks!

    Responda
  8. Sidnei M

    Todo rico é culpado. Por ação ou omissão. Mesmo que tenha herdado ou ganhado na loteria. Se permanece rico é culpado, pois não vê o mundo, ou não quer ver. Não existe iniciativa privada em lugar nenhum do mundo, todos trabalham com dinheiro e poder público. O tal "Todos pela educação" produz excessões. Precisamos de "regras". Chega de criar ilhas de excessões que nunca irão resolver o problema. Mas quem controla a Educação em nosso país? Educação e saúde viraram mercadoria. É CORRETO ISSO?

    Responda
    1. Hans Malkovic

      Visão de mundo completamente alienada da realidade, sem a possibilidade de crescimento ninguém quer saber de trabalhar. Na verdade o que não existe é dinheiro e poder público, pois o estado não produz nada, apenas maneja o que os verdadeiros produtores, a iniciativa privada, produz. Quem não quer ver o mundo é você. Acorde e estude e deixe de ser um beato.

  9. Fábio São Paulo

    Dimenstein viajou nas ideias!

    Responda
  10. Maurilio

    Não é correto colocar todos os ricos e famosos no mesmo balaio, especialmente no Brasil. Nos EUA, como bem sabe o nosso prezado colunista, o comportamento dos mais bem aquinhoados é geralmente bem diferente dos nossos. Lá deixam o dinheiro para fundações que promovem a cultura e o bem estar de milhões de americanos.

    Responda
  11. pscardinali

    Cada vez mais o GB cita o caso Xuxa mais ele se afunda. Afirmar que dor produz pessoas melhores é uma falácia argumentativa. Não tem como garantir que todos que sofreram se tornaram melhores. E muito menos uma guerra entre ricos e pobres. Antonio Ermirio de Morais é rico, empresário administra admiravelmente um hospital particular e nem por isso se utiliza da mídia para ganhar credibilidade. Poderia citar muitos outros. Riqueza não é sinônimo de caráter nem pobreza de humildade.

    Responda
  12. jose barbosa

    Sinceramente, não deu para entender o que tem a ver uma coisa com a outra. Claro que o pobre nem sempre é o "coitadinho" e nem o rico sempre o "explorador" insensível. Temos muitos exemplos de gente de sucesso com atividades beneméritas. Não consigo é ver uma ligação entre esse pessoal e o caso Xuxa. Tem gente que postou mensagem aqui com bons argumentos, sem agressividade e com seriedade. Acho que o colunista deveria levá-las em conta.

    Responda
  13. João Pedro

    Já que descambou para riqueza x pobreza: riqueza não traz felicidade, senão rico não se suicidaria. Acontece que o reverso (pobreza traz felicidade) também não é verdadeiro, senão pobre viveria rindo à toa - se bem que vejo sorriso verdadeiro bem mais em pobres do que em ricos.

    Responda
    1. João Pedro

      Quem não dá nenhum valor no dinheiro é que tem demais ou quem nunca teve. O que atrapalha é aquele que não é nem rico e nem pobre, mas queria ter o dinheiro de um e a aura de inocência do outro e, como isso é impossível, reclama de qualquer um que esteja no posto almejado.

    2. João Pedro

      Como já provou a turma do software livre (que eu uso bastante), o melhor mesmo é compartilhar. Você ganha e o outro ganha junto. Crescer juntos é melhor que um crescer e depois dividir um pouco com o outro. (Aliás, não duvido que muita doação ou projeto de rico é uma forma de aliviar a consciência, mas isso é bem melhor do que aliviar numa garrafa de uísque doze anos)

    3. João Pedro

      O que faz difícil um rico passar pelo buraco da agulha é a obsessão pelo dinheiro, que costuma atropelar os limites da ética, da moral e do bom senso. Como é meio difícil achar alguém com obsessão pela pobreza, o reverso é um pouco mais verdadeiro; nem tanto quando se parte para meios ilícitos de arrumar dinheiro.

  14. Prudente

    Nem sempre a dor produz pessoas melhores. Veja o artigo "Prisioneiro do ressentimento" do editorial do esta dão de 23.05.

    Responda
  15. João Pedro

    Em relação às viúvas do comunismo, eu tenho uma diferença com Marx, não é a propriedade que é um roubo; o roubo é um roubo. Uma propriedade enorme pode ser um desserviço ou inadequada socialmente. Se a Xuxa encheu os bolsos trabalhando, assim como fez Barrichello, Neymar e Eike Batista, sorte deles. Se resolverem tirar um pouco do bolso para ajudar a sociedade, sorte nossa. Simples assim.

    Responda
    1. João Pedro

      Apesar disso, a busca desenfreada do dinheiro costuma fazer mais mal do que bem às pessoas. Mas poucos, dos milionários, percebe isso. Não é por outro motivo que muitos se afundam em festas sem tamanho e drogas, para tentar se esconder de uma vida fútil. Achar um equilíbrio nisso não é para qualquer um.

  16. João Pedro

    Manda o bom juízo que, quando um filho da gente faz a coisa certa, a gente elogie; e quando faz a coisa errada, a gente corrija. O problema é que quando se elogia a coisa certa de um que fez muita coisa errada, tem gente que acha que estamos elogiando a pessoa e não o acerto. É isso.

    Responda
  17. Michel

    Dimenstein louva os empresários como se uma empresa não fosse constituída de trabalhadores. Como se os trabalhadores fossem menos importantes que o empresário. Isso caracteriza o elitismo paulista, pensar que o empresário é o paladino dos progressos econômico e social. Os trabalhadores são coadjuvantes...

    Responda
  18. M Valvemarc

    Caro Gilberto Dimenstein, Não tem comparação a vida do Gianechinni com a dona Xuxa, pois ele sempre foi um exemplo de educação, simpatia, etc.... mesmo quando não estava doente!! A Xuxa sempre foi um exemplo de arrogância para não dizer que é dissumulada!! Sendo positivo ou negativo nada que venha da Xuxa me inspira confiança!!

    Responda
  19. Michel

    Um empresário rico pode colocar não sei quantos mil reais num projeto social a favor dos pobres. Mas se pensar na contrapartida que vai exigir do governo em isenções fiscais, "incentivos", empréstimos no BNDES, dinheiro do Fundo de Amparo do Trabalhador etc...

    Responda
  20. charles

    Textozinho mais chato!

    Responda
  21. Crasse Média

    Esclarecimento: comentarista desta coluna a lêem para entender os posteriores comentários sobre ela. São hilários (e esclarecedores).

    Responda
  22. Dori M.Santos

    Existem empresários altruístas, e com estes eu concordo, já a Xuxa, egoismo puro. Agora comparar a Xuxa com Gianecchini, foi apelativo.

    Responda
  23. Eduardo Bastos

    Silvio Santos é tido pela maior parte da população como rico e bem sucedido. Ainda assim, se reveza com Lula no posto de personalidade mais admirada do país.Gilberto, não peça para o povo do Brasil, país mais desigual do mundo, admirar ricaços que olham para os pobres com cara de nojo.

    Responda
  24. luiz henrique

    O problema da educao brasileira esta na base. A grande maioria das crinacas estudam ate a 9 serie na escola publica, administradas pelos Estados e Municipios. Ai com 15 anos de idade nao saber ler e nem fazer contas. A situacao dos predios e a politica educacional nem precisa comentar. Poucos tem $ p estudar em escolas particulares, que sao muito boas na educacao basica, mas sao muito caras. Aqui perto de casa as criancas pulam o muro p fugir da escola.

    Responda
    1. Crasse Média

      É verdade - "edução" é mesmo um "pobremão"

  25. Eduardo Bastos

    Esse artigo não faz sentido algum.

    Responda
  26. luizcandidob

    Gilberto, seu artigo até que está bem-escritinho e encerra uma lógica bastante razoável. De fato, no Brasil, o sucesso é ofensa pessoal. Mas isto não é à toa, algo baseado apenas em algum tipo de mal-caratismo atávico. A regra ao longo de nossa história foi a riqueza ser baseada em roubo e o desprezo das elites endinheiradas pelo povo sempre foi absoluta. Agora, nesta época marqueira, um punhado de VIP se apresentam como obreiros sociais. O pessoal estranha, o que é totalmente compreensível.

    Responda
  27. luiz henrique

    Se os ricos, a iniciativa privada contribuir com as escolas Estaduais e municipais (90% da educ basica) poderemos contruir uma politica educacional mais moderna, onde a escola seja o lugar mais legal da cidade, o predio mais bonito, onde tudo acontece. Com periodo integral tirando nossas criancas das ruas. Professores competentes e bem pagos. Formacao de atletas. atencao especial no transpote e formacao de alunos da zona rural. Melhoria da merenda escolar. e muito mais

    Responda
  28. luiz henrique

    As faculdades particulares, geridas por empresarios, pela iniciativa privada, tem por prerrogativa a formacao sem qualidade em massa, um verdadeiro curso tecnico com requintes p parecer faculdade. Quantas publicacoes cientificas sao oriundas das faculdades particulares? Quanto a iniciativa privada investe em pesquisa nas particulares? nada! Praticamente tudo q se publica vem das Federais e Estaduais de SP e mesmo assim a iniciativa privada continua investindo quase nada.

    Responda
  29. Morcego

    Essa elite do Brasil já é "má" há muito tempo:é má,é tola,é perversa,é ignorante e retrógrada!!!

    Responda
  30. luiz henrique

    No q tange a educacao tenho uma visao diversa do colunista. Nao ha como negar q o sistema "s" existe de verdade e forma muita gente, ex presidente Lula. Eu tb sou um exemplo pois no SENAC estudei computacao. cursos de 1 qualidade. Todavia ainda é muito pouco pelo tamanho do BR. grande parte de nossas criancas tem formacao em escolas estaduais e municipais sem apoio algum da iniciativa privada. Veja o ex da escola publica de SP, nao tem nem professor e a iniciativa privada ignora.

    Responda
  31. Nunes

    É de grande valia quando um empresario ajuda as classes menos favorecidas, no qual expoe sua marca e nada mais justo do que ele receber algo em troca favorecendo a empresa.Sou um desses q teve q contar com cursos bancados por empresario e agradeco, pois se fosse esperar o Poder Publico morreria no analfabetismo e sem trabalho. Mas o q acontece aki é o debate da xuxa,como ja dito e provado, ela apenas deu esta declaracao pois seu programa nao dava mais audiencia e depois disso ela nao fala +

    Responda
  32. Morcego

    Eu perguntaria se esses ricos e famosos já n estão sendo "maus" há muitas décadas,para o país chegar aos níveis sociais atuais de desigualdade de oportunidades,de renda e de educação q hoje temos q conviver e q enfraquece o país,q é carente de mão de obra qualificada em vários setores?Onde está essa elite qdo o país naufraga na educação básica,onde um estudante sai do ensino médio sabendo muito menos q deveria saber?Como querem construir universidades pra alunos deficientes de aprendizagem?

    Responda
  33. gil

    Em países como os EUA e Alemanha os sonegadores, os beneficiados com o Erário Público, enfim, todas as maracutaias são passíveis de prisão e ressarcimentos monetários, e no Brasil? O feijão está em alta e quem o está ajudando, sem dúvidas está visando ganhos. Vamos seguir para ver quanto o Feijão vai lucrar e beneficiar essas boas almas. É bíblico : "é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha que um rico se beneficiar com o Reino dos Céus"

    Responda
  34. Sebastião Simionatto

    Que texto confuso!Mas sobre a XUXA!Ela denunciou o que denunciou e eu por este espaço apontei o resultado do sucesso dela na telinha.O sucesso dela na telinha ao lado dos baixinhos mexeu com os instintos básicos dos papais dos baixinhos.E estes foram procurar realizar suas fantasias com meninas da rua.Esta meninas até aquela data eram, em geral do norte edecor.Depois do sucesso da Xuxa as ruas e ao longo das sargetas passou a ser fácil encontrar meninas do Sul.Loiras ou Brunetes e muito boni

    Responda
  35. luiz henrique

    gostaria de saber onde o colunista se alicerca a seguinte afirmacao: "expôs uma visão tacanha de parte dos brasileiros --especialmente aquela que se diz preocupada com os pobres e se imagina progressista.". Como é q o colunista sabe q os reacionarios q sao contra os pobres acreditaram mais nos sentimentos da xuxa?

    Responda
  36. newsfrombrazil

    Afinal, garanto que não foi com meia-dúzia de ONGs e projetinhos fofos de ricaços bem-intencionados ajudando os pobres bem-intencionados que os EUA construíram a excelência de Harvard, MIT e outros, que o senhor tanto admira. Educação é assunto sério, meu senhor!

    Responda
    1. Greg

      GD vc não entendeu o comentário de Daniel. Os projetos que os milionários investem não são fofinhos, tipo da sua ONG que "ficou 12 anos estudando o entorno". Por sinal, o que descobriram? que no entorno tem uma padaria, uma oficina, um beco onde o pessoal se droga e uma casa de prostituicao? Nossa, resultado surpreendente, até Harvard se interessou... risos

    2. gilberto dimenstein

      Daniel Errado. É com a ajuda de empresários e suas fundações que Harvard é Harvard, Obrigado pelo seu comentário crítico. Gilberto

  37. newsfrombrazil

    Gilberto Dimenstein, primeiro tente conhecer a educação brasileira REAL, frequente menos Harvard e vá às escolas públicas do seu país. Depois, se puder faça o favor de informar aos seus leitores a utilidade REAL e quantos alunos brasileiros são de fato beneficiados pelos projetos lindos que você defende, que servem para lhe dar prêmios, notoriedade e conforto, MAS NÃO AJUDAM EM PRATICAMENTE NADA a melhorar a PÉSSIMA educação pública brasileira.

    Responda
  38. Antonio Lima

    Nao sei o que tem a ver um caso com o outro. Xuxa abusa sexualemte de uma criança em um filme e agora vem bacar a santa, e o proxeneta(procheneta?) do Gilberto dimes... fica defendendo essa v... o caso da aula de matematica so tem a ver com o da xuxa se for pra calcura o dineiro q ela ganhou se envolvendo com famosos para se promover.

    Responda
  39. newsfrombrazil

    Ricos e famosos, sejam ÉTICOS, por favor. Gilberto Dimenstein, seja INTELECTUALMENTE HONESTO, por favor. As críticas de boa parte dos leitores contra as declarações de Xuxa se deveram ao fato de ELA NÃO TER LEGITIMIDADE para falar em abuso infantil, já que fez um filme no qual insinua abuso infantil, e explora a imagem da própria filha. O fato de ela ser rica ou famosa, não importa.Tacanha é uma mentalidade que se deslumbra com meia-dúzia de projetinhos lindos, mas inócuos e sem efeit

    Responda
  40. Greg

    Gilberto, conte também sobre a "Vila Dimenstein" (tem vários vídeos seus no youtube). Eu não conheço essa Vila, fica do lado da Vila Madalena? Risos, kkkkkk!!!!

    Responda
    1. Michel

      Vila Dimenstein! kkk

  41. Greg

    Gilberto, conte mais sobre o Movimento + Feliz da sua- texto do site da sua ONG"Em mais de doze anos, a Cidade Escola Aprendiz se dedicou a estudar o entorno, descobrir a comunidade, seus potenciais e suas necessidades.A tecnologia social Bairro-Escola é inspiradora e norteadora do Movimento +FELIZ. Você pode fazer uma doação direta na conta corrente da Associação Cidade Escola Aprendiz" Vc pedem dinheiro para estudar "o entorno", "descobrir a comunidade"???. Risos, kkkkkkkk!!!! Conta

    Responda
  42. Akhenathon Akhton

    Diariamente, uma leva de "tacanhos, imbecis, idiotas" e pessoas dignas de vários outros adjetivos desabonadores invadem a página do luminar da sabedoria, Gilberto Dimenstein, para cometer o condenável ato de discordar de suas opiniões. Em breve este colunista irá a público denunciar, aos prantos, o "bullying" digital a que é submetido. Isso é muito injusto...

    Responda
    1. Crasse Média

      Salve Waldomiro Pena...o cândido...

    2. Greg

      Pois é, temos aqui a "ditadura" do pensamento, o partido do "pensamento único". Ai de vc se discordar da sabedoria de GD, dono da verdade, bonzinho, imparcial, correto, digno de lançar a primeira pedra nos ímpios como vós...

    3. Mario Andrade

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKS ensacional o comentário! ah ahahahahahahahahaha rindo até agora!

  43. Lucia

    Dimenstein, seus textos e pensamento estão cada vez mais infantis.

    Responda
  44. Mario Andrade

    Nossa Gilberto... que texto mais 'malacabado' heim? Nem parece que é seu. Misturar aluno do ITA com projetod e ensino em matemática com a entrevista da Xuxu foi muita forçassão de barra

    Responda
    1. assismauro

      Forçação é o cabra escrever forçassão...

  45. Antonio

    Não é a falta de bons exemplos, mais essa gente metida a besta que só divulgar iniquidades...Nunca ouvi alguém falar de empresários como Antônio Ermírio de Moraes, Abílio Diniz, João Claudino, Wilson Mateus e tantos outros líderes que construíram seus patrimônios trabalhando honestamente e contribuem com o desenvolvimento. Falam de gente que ficou milionário às custas do BNDES "vendendo" a riqueza do povo, pousando de bom moço e apresentado como modelo por gente que vê sindicato como problem

    Responda
  46. luiz henrique

    com a devida venia, os comentarios da sua coluna foram quase unanimes contra a afirmacao q xuxa ficou grande com as denuncias. Quase todos lembraram q o passado nao se coaduna com os sentimentos explanados e c o titulo da preterita coluna. Como 80% dos comentarios na FoSP sao de reacionarios neoliberais radicais fundamentalistas q sao contra os pobres, creio q nao foram so os progressistas q discordaram da opiniao do colunista. Eu acho q os temas da coluna de hj nao encaixaram.

    Responda
  47. Manoel Messias

    Gilberto, você é um grande jornalista, mas vamos esquecer esse assunto da Xuxa. Na minha opinião ela mentiu nas duas ocasiões: do casamento com Michael Jackson, talvez ele nem conhecesse a Xuxa e o abuso sexual. Esse pessoal chamado de celebridade gostam muito de aparecer.

    Responda
  48. Carioca

    O que tem a ver o fato de pessoas bem sucedidas serem bem vistas e ajudarem ao proximo (ou nao), com aquele espetaculo de exposicao inoportuna promovida pela Xuxa, com direito a musica de suspense ridicula e tudo mais? . Sao duas coisas diferentes. O caso das pessoas bem sucedidas que ajudam é para admirar, a exposição marketeira promovida pela Xuxa é para lamentar.

    Responda
  49. rodrigor

    O livro de Max Webber 'A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo' ajuda-nos a entender um pouco dessa mentalidade. Em países como Alemanha e EUA, o indivíduo bem resolvido financeiramente é visto com admiração, como modelo a ser imitado. Já em países como Brasil, México e outros latinos, os mesmos são vistos de forma totalmente oposta, como se ser rico fosse pecado, como se ser rico quase implicasse em fazes benesses como monges franciscanos...

    Responda
    1. João Pedro

      Eu vejo o limite da ética nisso. Quando a vontade de ficar rico ultrapassa alguns limites, como negligenciar a família ou a honestidade, é péssimo.

    2. ronaldomacieljr

      E em nossa cultura fortemente influenciada pela doutrina católica que dizia: "mais fácil um camelo entrar num buraco de agulho que um rico no reino dos céus" também contribui para esta visão invejosa e destrutiva da classe rica no Brasil, como se fossem todos perversos e ilícitos - realmente dá vergonha isso.

    3. gil

      Nesses países EUA e Alemanha, ban didos são pre sos sejam quem for. Nos outros citados vale o quanto tem para se salvaguardar.

  50. pimentel

    Não vejo a semelhança entre os dois casos, concordo com seu argumento de ser rico não é motivo para ser considerado mau, sim existem muitos grandes empresários que dedicam boa parte não só de seu patrimônio como de seu tempo para ajudar outros e seu país mas não é o caso da Xuxa e vi na maioria dos comentários a mesma opinião ela esta em baixa a muito e depois da reportagem não aceita que se toque no assunto, só esta faltando ela entrar na justiça para proibirem de falarem disto,pegou mau.

    Responda