Ciência > Asteroide passa "raspando" pela Terra Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Fábio Sanhudo

    Para se ter uma idéia, é considerado "perto" quando algum asteróide passa a uma distância de várias vezes a mesma distância entre a terra e a lua, e esse passou a uma distância 30 vezes menor do que a distância até a lua! Essa foi realmente perto mesmo! Estava pensando de alguma forma capturar esse asteroide e deixarmos em órbita da terra, para estudos.

    Responda
  2. jjyt

    Bem que eu tinha sentido um ventinho.

    Responda
  3. Christovam

    Melhor continuar só raspando... Pois, se aquele asteróide, ou o irmão menor. realmente caísse na sede do Congresso nacional em dia de votação do aumento das remunerações...Meses depois teríamos os suplentes e sobreviventes licitando um novo Congresso Nacional, já pensou até uma nova Brasília! É melhor, continuar só raspando. Mas, quem sabe alguém lembre que não há no Brasil um sistema de salvaguarda para esse tipo de contigência. Exemplo, são as chuvas, inundações periódicas. Talvez m

    Responda
    1. Germano

      Ironias a parte, há uma forma bem mais eficiente de fazer isso, escolher candidatos mais decentes, comprometidos e de preferencia com ficha limpa. Vamos preservar muitas vidas inocentes e as obras de arte arquitetônicas do Niemeyer.

  4. Christovam

    Um ótimo local para cair outro asteróide, agora de 2 metros de comprimento, Fe/gelo, 1.000Kg de massa, distância de 14.000Km, que fosse atraído na distância crítica, e estimando-se, para efeitos de Energia cinética. Caindo em Brasília Em tese, seria suficiente, que o asteróide com Energia de 0,14 Kilotons destruíssem o Congresso Nacional, em dia de votação, de aumento das remunerações. Só assim, que teríamos reais investimentos em defesa estratégica. Melhor pensando, deixa como está,

    Responda
  5. Bárbara Mendes dos Santos

    Olha que honra! Seremos encontrados por outra espécie e expostos em um museu ao lado dos DINOSSAROS !!!

    Responda
  6. gilson silva

    Fisica Elementar ... Se esse asteroide esferico todo de granito tivesse um raio igual à esse asteroide e caisse na terra, a energia de colisão seria equivalente à explosão de 32.525 b*mbas de Hidrogenio (total de ogiv*s do tio Sa*m na decada de 60), ou seja nós já temos neste nosso planeta pelo menos um asteroide desses pronto para ex*plodir... nada a temer.

    Responda
    1. Germano

      Depende da massividade, asteroides do tamanho de bolas de futebol, caem constantemente e são praticamente imperceptíveis. O objeto que caiu em Tugunska tinha uns 100 metros e devastou uma área de 2000 Km2, energia equivalente a uma b/omba de 15 megatons. Os que realmente preocupam são os maiores que 50 metros de diâmetro. O Apophis, com 250 metros e 45 milhões de toneladas é uma "grande promessa" pra 2029 com chances de acertar o alvo em 2036, deverá passar a uns 35 mil km da terra.

  7. Luc Anderssen

    A NASA mantém um programa chamado NEO (Near Earth Objects), justamente para catalogar e mensurar uma real ameaça. O programa realmente existe, e centenas de meteoros e asteróides já estão catalogados.

    Responda
    1. Bárbara Mendes dos Santos

      Se esse programa detectar uma ameaça, eles tem alguma solução?

  8. Knight Templar

    Amassou o carro de alguem? Ou derrubou alguma antena? rs.

    Responda
  9. dennis

    só depois que passa que dão noticia ?

    Responda
  10. bozola

    PQ ESSE ASTEROIDE NÃO CAIU SOBRE BRASILIA. POWW PASSOU TÃO PERTO DO NOSSO PLANETA, DEVERIA TER DESCIDO PRA CONHECER OS POLITICOS Là EM BRASILIA

    Responda
  11. Knight Templar

    kkkkkk titulo da reportagem é no minimo hilario.

    Responda
  12. Germano

    Um objeto do tamanho de uma Van ou um carro grande, com grandes chances de se dissolver na atmosfera, devemos ter satélites maiores que isso, sob nossas cabeças. Não entendi onde está o motivo de tantas preocupações.

    Responda
  13. edu ian

    somente depois de ele ter passado comunicaram; parece que os Maias serao glorificados nestes proximos anos.

    Responda
  14. J Lo

    Pertinho mesmo. Senti até o ventinho...

    Responda
  15. MdX

    Essa noticia esta tao fraca e superficial quanto ao jornaleco

    Responda
  16. Alexandre Araujo

    Eu vi o poeirão subindo kkkk,,,

    Responda
  17. Hélio Shinsato

    14 mil km é mesmo muito perto. Para comparação, a lua está, em média, a 384 mil km. É claro que o tamanho desse asteróide não era para assustar (só alguém extremamente azarado poderia "levar na cabeça"). Serve para mostrar que ainda estamos indefesos com relação a possibilidade de extinção por asteróides e cometas. É preciso catalogar os perigosos, desenvolver técnicas de destruição ou desvio de asteróides e cometas, e criar um sistema de defesa, de preferência internacional.

    Responda
    1. Germano

      Correção: o KT42 de acordo com vários sites é uma descoberta recente.

    2. Germano

      Esse aí é catalogado, desde 1954, acho que o pessoal não tá preocupado com ele mesmo.

  18. Rafael

    Isto nos mostra que a queda de um asteróide no nosso planeta é uma questão de tempo. Espero que seja muito tempo!

    Responda
    1. sbol

      Não creio que seja o caso de preocupar-se com estes fenomenos. O ser humano está destruindo tudo lentamente.... e talvez qdo um big one aqui checar vai queimar só lixo.

  19. lupolido

    Parece que a natureza tá calibrando a mira... Daqui a pouco: strike!!!!

    Responda
    1. Maura

      Ui!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.