Painel do Leitor > "Professores universitários são arrogantes e pretensiosos", desabafa leitor Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 4 5 Próximas
Olhando por essa esfera,concordo com o leitor em seu desabafo. O movimento grevista sãoférias coletivas antecipadas. Sem contar que muitas são terceirizadas, pagam-se pessoas para fazer os movimentos de ruas como se fossem grevistas. Já é hora do povo brasileiro começar a pensar na questão grevé. Até quando ela é licita? Pois em momento algum na historia grevista, os prejudicados foram os chamados patrões. Mas a classe que depende do medico,hospital,professores,tr ansporte,segurança.
Nós brasileiros, ricos ou pobres, custeamos essas Universidades Federais espalhadas por todo o território nacional. Custa Caro, muito caro. O povo fica sem atendimento de saúde para dizer que temos universidades por aqui. O retorno em tecnologia para o engrandecimento da nação é pÃfio. Aqui no Brasil, os únicos veÃculos que circulam nas estradas e caminhos são as charretes e os famosos carro de bois urrante que não pagam royaltes. Todos os outros temos que enviar dollares para fora !
Imagino que esse leitor não tenha a menor ideia do que faz um professor em uma "research university" ("universidade de pesquisa") como o MIT, Harvard, Cambridge, etc, ou, no Brasil, USP, UNICAMP e similares. Provavelment e, o leitor acha que o trabalho do professor-cientista nas instituições supracitadas se resume a dar "aulinhas" e aplicar provas, como os mestres das escolas secundárias ou "professores" das faculdades privadas sem pesquisa (as famosas "Uni's" ).
USP, UNICAMP? KKKKKKKKKKKKKKKKK Conta a do juquinho, são rarÃssimas as pesquisas e professores sérios no ensino público, o resto desvia dinheiro da FAPESP e CNPq e manipula resultado, pergunto, voce ja viu alguma dessas faculdades serem homenageadas ? Alguem saido delas ganharem Nobel?
Errado. Pensava o mesmo sobre alunos de particulares. O que vi foi exatamente o oposto: alunos que trabalham o dia e levam muito a sério o curso à noite. A julgar pelo que vejo nos noticiários, são os alunos das públicas é que gostam de farra. Já foi o tempo em que o mercado só olhava a instituição do candidato.
Falou tudo meu caro!! provavelmente este leitor estudou em uma das tais "uni's" que vc citou, e te garanto que maior parte do tempo ficou organizando churrasco ou em bar enchendo a cara. Por isso que vemos tantas pesquisas dizendo que falta MÃO DE OBRA QUALIFICADA no mercado, pois gente com diplominha em baixo do braço tem de baciada...abçs!!
Infelizmente, a lÃngua portuguesa facilita essa confusão, comum entre os brasileiros, ao usar a mesma palavra para "professor" e "teacher", duas carreiras na verdade diferentes.
. SOU ESTUDANTE, ENTRETANTO, QUASE NÃO TENHO AULA PRESENCIAL, APARENTAM QUE ESTUDO VIRTUAL: AI TEM TRABALHO,SEMINÃRIOS E MUITAS XEROX PARA LER EM CASA. AI VC NÃO DEVE RECLAMAR, ELES DEVE ESTA NA SELEÇÃO DO MESTRADO E/OU DOUTORADO E NA SELEÇÃO CONSEGUINTEMNTE PARA PROFESSOR = VOTO PARA O SISTEMA VARIA QUANDT GANHO O PROFESSOR DE ENSIMO BÃSICO : 4 VEZES MENOS QUE O UNIVERSIATRIOS? QUAL O APOIO PELA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E VALORIZAÇÃO PELA DOCENCIA - NÃO, APENAS, DOCENCIA UNIVERS: AI MAR
"O que ficou foi a lição de como não me tornar alguém igual a eles." Me chamou atenção esta frase do distinto leitor. Poderia ter ficado igual a eles sim, o que faria de você uma pessoa melhor, ou pelo menos com mais sorte ou competência na profissão. Só posso dizer que como escritor você foi um péssimo aluno. Sua arrogância ao tratar os professores e a sua pretensão em ser alguém que se acha melhor, coloca você no mesmo plano daqueles a quem você ataca.
Pelo visto você conhece muito pouco da profissão de professor e muito menos de como é um professor na iniciativa privada. O grande problema de palpitar de fora é desconhecer o que se passa nas Universidades.
Se professor fosse bom no que faz, não seria professor, seria da iniciativa privada.
Nuss... pelos comentários diria que se fosse mulher seria "mal comida", mas se tratando de um homem, bem... aà teria de ver o tamanho do carro...
Cesar Silva, quando vc não tiver o que falar, fique falado ao invés de escrever comentários depreciativos, machista e que NADA tem a ver com a discussão.
Entendo o que o leitor quis dizer, apesar de ter se expressado mal. A revolta maior é contra a greve polÃtica, mas precisamos compreender que a categoria tem respaldo constitucional e merece lutar por seus direitos. É verdade que a maioria dos acadêmicos é arrogante e se julga "donos do saber", entretanto este fato não invalida o movimento. Penso que o problema da "arrogância", amplamente disseminado na sociedade, seja reflexo de uma educação que pouco valoriza a inteligência emocional.
Se por maioria vc entende uns 0,05%, então ok.
Muito ponderada a sua fala, Cristiano.Sou aluna transferida e hoje estudo na UnB. A maior parte dos professores que tive contato não eram arrogantes, mas enchiam meus olhos e a vontade de dar aula em universidade, apesar de todas as conturbações só aumenta.Apoio a greve e não, não é férias. Pelo contrário, só ganhamos (alunos) um pouco mais de tempo pra terminarmos projetos finais de semestre.Acho que este leitor é fake, sinceramente.
de boa, coitado do cara que escreveu esse monte de bobagens,que infortúnino, nunca teve bons professores,alguém pra lembrar,pra servir de exemplo,inspiração,que pena!já não posso dizer o mesmo,estudei em universidade federal,agradeço a eles a profissional que sou hj!falando nisso,que tipo de profissional grotesco vc deve ser,afinal nunca teve bons professores!
Por essas e outras que educação não vai frente no Brasil!!! Professor estuda a vida toda, se prepara e tem que ouvir comentérios como este da reportagem! Nem todos os professores são assim.....
Concordo!!Existem instituições públicas que oferecem renumerações pra TIRAR XEROX igual a de um professor com MESTRADO, DOUTORADO, PÓS, PHD, etc... E bom, muitos dos professores tb não só dão aula, como têm outros trabalhosA greve, por mais prejudicial que seja, é justa!!
Se o leitor que postou essa opinião sabe ler e escrever deve-se seguramente aos professores. Porém, a opinião é enganosa porque ele não conhece sequer um milésimo dos professores universitários, mas sai destilando sua verve pestilenta contra uma classe que muito tem feito pelo paÃs. Dentro da sua mediocridade e sem ter argumentos consistentes, ataca pessoas das quais nunca ouviu falar. Não o convido para conhecer a universidade onde trabalho pois sei que ele não alcançaria o que é feito aqui
Tomou pau no TCC e tá revoltado.
TCC = Trabalho Conta um Conto que eu acredito.
Eu quero só o "tchu" e o "tcha" mesmo.
Eu fui professor e hj sou empresário. gostava de dar aulas mas ganhava pouco. ainda assim me realiza ver alunos prosperando. Ao sair da área me diziam, nossa vc sabe do assunto, matemática, em geral professor não sabe nada!!!hj vejo os professores de meus filhos mesmo em colégio particular sem base para o que ensinam. é triste e a depender do governo continuará assim, pois não enfrentam o sindicalismo e a militância salarialista.
Vergonha alheia! Durante minha vida acadêmica passei por 4 greves, uma dela de 6 meses e ainda sim não vi aquela universidade parar de verdade. Me parece o email de alguém ressentido que ainda não entendeu como a universidade funciona, acha que ainda esta no mundo mágico do primeiro grau. Professores tem de entrar em greve sim, tem de cobrar melhores salarios sim e melhores condições de dar aula. Ser professor universitario no Brasil CUSTA CARO, MUITO CARO.
Carta polÃtica elaborada pelo próprio PT. Como pode um professor, seja ele universitário ou não, ganhar o que ganha? Tem dó, .....
Isso é apenas uma matéria PolÃtica, pois o primeiro nome que aparece é do Aloizio Mercadante...... Trágico.....
As universidades públicas, sobretudo as paulistas, estão lotadas de lacaios (reitores e muitos professores) do Alckmin. Esse assunto tem tudo a ver com polÃtica.
Estudei em uma universidade pública paulista e concordo que os professores são arrogantes e egoÃstas. E falar que professor de universidade pública ganha mal é piada né?
As paulistas possuem hoje salário maior do que as federais, carga horária de ensino muito menor (chega a ser menos da metade em alguns casos) e toda a estrutura fÃsica necessária para ensino, pesquisa e extensão. E não estão em greve. A questão nas federais é outra, completamente diferente.
A greve é das federais.
Claro que existem professores folgados nas universidades, imagina por esse Brasil afora quantos não vão trabalhar atrasados, quantos que dão aula em doutorado e mestrado não morcegam e deixam o seu orientando realizar tudo como quiser ? devem ser muitos... Sem falar aqueles que disponibilizam poucas vagas de pós-graduação para ter menos alunos e dar menos trabalho a eles, o lema: mais status e menos labor por favor. Eles existem, mas creio que não são a maioria, ainda bem... /
Os mestres, além de terem conhecimentos são formadores de opinião.O cara que escreveu e publicou isso são pessoas que de alguma forma querem tirar proveito "tentando" tirar a grandiosidade de um professor.
Lecionei por 45 anos, e o que vejo agora é uma tremenda inversão dos valores, os professores mal pagos e alunos que acham que os professores são "empregados" deles. Acabou, quase por completo aquela educação que tÃnhamos de nossos pais, hoje há uma triste realidade nas salas de aulas, a começar do ensino fundamental. Aluno que não estuda, exige ser aprovado, e é pois a lei diz da "educação, ou seria deseducação continuada"?
A vida é assim: irônica. Em São Paulo, Estado governado desde 94 por "neoliberais", como a patota do PCO gosta de dizer, o reitor da USP escolhido pelo então governador S-e-r-r-a, a partir de uma lista trÃplice, aumentou o salário-base inicial do professor-doutor, que trabalha em regime de dedicação exclusiva, por 40 horas semanais, para R$ 8.211,00. Já as federais, subordinadas à União, governada desde 2002 por um partido que se diz de esquerda, tratam os professores a pão e água.
alguém foi mal na prova...
Concordo plenamente.....Deveria estudar mais... rs rs rs
Descreve perfeitamente os profissionais da rede pública de ensino. Aqueles pagos com nosso dinheiro e que na grande maioria querem apenas as titulações conseguidas através de um forte coorporativismo. Não fala de professores das universidades privadas que suam nas empresas toda manhã e tarde e a noite complementam o salário com aulas. Esses, na maioria, não são como o leitor apresenta.
Procure conhecer as Universidades Federais, particularmente as de Minas Gerais, e depois emita sua abalizada opinião!
Além de alienado, é hipócrita. Fala de coletividade, quando na verdade só tá preocupado com o diplomazinho! aff
Arrogantes ha em todas atividades profissionais. O leitor motivado unicamente por interesses pessoais fez uma acusação injusta ao afirmar q a maioria dos professores sao arrogantes. Infelizmente alguns alunos estao mais interessados em conseguir um diploma e menos em melhorar a qualidade da Universidade. Professores arrogantes e e alunos alienados como esse leitor certamente nao devem fazer parte da universidade de boa qualidade.
alunos tambem. muitos não sabem nada e se acham , são arrogante e extremamente hostis. ta falando besteira.
Independente de greve, polÃtica, ideologia... Posso dizer que em toda minha vida escolar do primário à uma faculdade pública e outra privada, 1 curso técnico, somente três eram professores por vocação. Tenho certeza que muitos passaram pela mesma situação.
Esse é um tÃpico discurso ideológico que tenta desqualificar os professores, sobretudo universitários que estão lutando por direitos e por uma educação de qualidade socialmente reconhecida. Os professores são a base dos intelectuais em qualquer nação, uma vez que possibitam a socialização do conhecimento historicamente construÃdo. São reportagens com essa que mostram de que lado um Jornal como a Folha de SP está dentro deste contesto de lutas sociais.
"O cérebro de um tolo digere a filosofia transformando-a em tolice, a ciência em superstição e arte em pedantismo. Daà o ensino universitário" - George Bernard Shaw
Se o leitor que escreveu este texto se acha tão melhor que os professores, porque não resolve ir lecionar e tentar mudar a educação ou, ao menos, melhor o Ãndice dos "professores competentes", ganhando R$ 1.500,00 por mês, dando 32 aulas por semana e ainda passando o final de semana corrigindo provas e trabalhos? Por que não faz isso? Por que não vai sentir na pele as mazelas da educação, antes de falar besteira?
Se você ganha R$1500,00 por mês você não é professor universitária de uma instituição pública, ou seja, o texto não fala de você.
O que temos que ter em mente é: professor de ensino básico é diferente de professor do ensino universitário. Estes ganham razoavelmente bem e tem sim professores ruins assim como professores bons. Eu estudei em universidade federal e sei que estou falando. Tive professores que se achavam o supra sumo da inteligência e as aulas eram horrÃveis, preferia estudar sozinha em casa. Lembro de uma professora de portugues da 8°série, essa sim era professora e tenho muito carinho por ela.
Acho que o leitor está completamente equivocado... Não conheço todas as universidades federais do Brasil, mas sei que uma boa parte delas é de boa qualidade, pelo menos, muito melhor do que a grande maioria das universidades privadas, e o principal motivo é exatamente o corpo docente mais qualificado. Nem todos os docentes que trabalham em universidades públicas federais (que tem as maiores exigências em qualificação para serem contratados) são ótimos, mas acho q a maioria se salva com certe
Provavelmente os leitores que reclamaram gostam de ouvir "eu quero tchu, eu quero tcha"
Como resolver os problemas das universidades públicas? Torne-as independentes financeiramente, cobre mensalidade, receba investimentos de empresas privadas para pesquisas, acabe c a mordomia do funcionalismo público. O investimento duma Nação deve se dar no ensino básico, médio e técnico. Nisso deve ser investido 10% do PIB; não nas universidades, mas nas escolas é q estão 90% da população brasileira ! O financiamento estudantil é p bons alunos s condições financeiras de pagar
Me desculpe a constatação, mas este é o comentário tÃpico de quem nunca passou no vestibular de uma universidade pública, recheado de rancor pelos reais gastos com faculdades particulares, boas ou não. CAso você não tenha entendido; a petição é de 10% do PIB pela Educação... No geral os alunos das universidades públicas tem uma visão mais holÃstica da educação, e são muito solidários com o sistema público de ensino do que os formados em outras instituições (claro, existem muita
Isso aÃ: vamos unipizar os ensino superior rs
Esse leitor manifesta aqui sua revolta com a vida que teve ou tem. E ainda critica formas de verificação de conteúdo básico. Ainda bem que esse recalque não é algo comum na população brasileira. Pessoas como esse leitor sempre buscam encontrar nos outros a justificativa para suas frustrações. Agora, como a folha coloca uma ``coisa´´ desse tipo em discussão?
O tipo de comentario do mau aluno cujo objetivo principal se limita a obter um diploma ao final do curso. Infelizmente sujeitos com esse perfil nunca chegarão a um mestrado e doutorado e portanto nunca vao experimentar o que significa estar do outro lado (como professor) para poder julgar com mais justiça a profissão de professor quer seja universitario ou nao. Leitor, nao se deixe levar pela ignorância da critica destrutiva. Procura teus professores e discuta a questão abertamente com eles.
Eu só não consigo entender como nos dias de hj ainda existem pessoas que não entendem que o investimento em educação é o alicerce de uma nação que tem como objetivo ser verdadeiramente livre e democrática se não investirmos em educação agora o que vamos colher no futuro vai ser igual o que estamos passando hj;politicos ignorantes, corruptos e que só olham para o proprio quintal, será que é isso que queremos para o nosso paÃs?:ACORDA BRASIL
Boa parte da população não pensa assim, infelizmente. O que importa é que o curintias faça gol, que o bolsa-esmola caia na conta todo mês, e etc. Enquanto o brasileiro não perceber que a Educação é a base para tudo, isso aqui nunca mudará. Sei que existem professores ruins, que se fazem de "coitadinhos", mas não é assim em todas as profissões? Temos ous bons profissionais e os ruins. O REUNI ofereceu vagas, mas não ofereceu infraestrutura.
"Respeite os demais leitores e não publique conteúdo ofensivo",o digno autor acima passou por cima e a Folha fez: "O.k.!"
Durante toda a minha graduação e pós, sempre mantive um ótimo relacionamento com meus professores e sempre fui MUITÃSSIMO bem tratado por todos: ainda hoje, mantenho uma relação de amizade com alguns - saÃmos para beber, jantar, conversar fiado, etc.. O que eu pude perceber é que aluno relapso, mandrião e irresponsável não recebe a mesma deferência. Esse talvez seja o caso (e trauma?) do autor do texto acima.
Concordo que há muitos professores universitários que se acham - conheço alguns - mas o grosso do corpo discente também não é flor que se cheira. Dá para contar nos dedos de uma mão os alunos aplicados. E que mais tarde podem ser tornar professores também. Ou não.
Trabalho em uma universidade pública, existem professores muito bons e muito ruins !! O mau do serviço público é impedir a renovação constante dos funcionários públicos em geral (sou funcionário público). Devemos lembrar que nesses últimos anos as universidades tem recebido mais recursos do que nunca! Existem muitas ofertas de bolsas (permanência, IC, Mestrado, Doutorado sem falar das BIBIC/CAPES/CNPQ/REUNI e outras). Quando fiz minha graduação isso não existia.
Muito bem André! Para quem entendeu o texto o leitor diz justamente que as universidades públicas já recebem muito dinheiro. Essa universidades já são muito bem regadas. Rola muito dinheiro público para bancar viagens de estudantes ao exterior, por exemplo. Nego vai participar de um congresso de dois dias na Europa e fica 15. E adivinha com que dinheiro? Com o nosso. Eu sou a favor de universidade pública para todos e não para um ou outro com estrelinha na testa.
Eu nunca li tanta asneira por centÃmetro quadrado! E quando uma a-n-t-a fala, o coletivo faz couro!
Deve ser mais um professor federal que não faz m/e/r/d/a nenhuma e ainda inventa pesquisa para angariar dinheiro do CNPq sabe se la pra quê.
O que ele falou faz sentido. Até pq históricamente os professores brasileiros são muito bem pagos, acima da média mundial dos professores. Quando levamos em conta o poder de compra dos brasileiros, nossos professores são praticamentes sheiks do petróleo, morando em mansões, castelos, com carros importados, aviões particulares.... e por isso que a população brasileira é tão culta, com os melhores indÃces de educação do mundo. 10% do PIB para educação é muito acima da média mundial. Pegadinha!
Levei um baita susto quando comecei a ler o seu texto, mas o final me tranquilizou - rs. Essa pegadinha nem o Mallandro faria melhor, rs.
O pensamento do leitor, deixa bem claro o "desvalor" da educação e da cultura em nosso paÃs. Só seremos parte do primeiro mundo quando junto com a formação de nossos estudantes tambem forem banidas opiniões como esta , totalmente descartaveis. Enquanto um metroviario ganhar 5.000 reais e um professor 1.200 gente como o caro leitor ITO MECHABER, PREFERIRAM SER MAQUINISTA.
Às vezes fico pensando que para alunos mediocres, desinteressados e pouco curiosos, que pensam somente em "se dar bem", esse tipo de professor que "destrata" o artigo do/a leitor/a recalcado/a, felizmente minoritária nas universidades públicas, é necessário.
Me responda você, que tipo de professor uma pessoa que acha que todos que discordam da sua opinião são medÃocres, desinteressados e pouco curiosos, merece ter? Especialmente quando ela chama de medÃocre quem chama o outro de recalcado. Realmente, ela é muito superior...
Não entendi o motivo desse desabafo. A maioria da população acredita a função do professor de universidades públicas se limita a apenas lecionar. Poucos sabem a verdadeira jornada de trabalho destes profissionais, que além das aulas orientam alunos de Iniciação CientÃfica, Mestrado, Doutorado, supervisionam Pós-Docs e ainda acumulam cargos administrativos (como coordenação de órgãos colegiados e de cursos de Pós-graduação, como alguns exemplos) e organizam atividades de extensão. Querem mais
O que é mais importante para um PaÃs aonde foi instaurada a cultura da esmola ?Neymar a alegria do povo ou uma greve de professores universitários federais ? Vote novamente no PT.
Concordo com a opinião do leitor. Quem conhece bem o meio acadêmico, sobretudo o das universidades federais (e acho que é o meu caso, pois convivi em uma por 14 anos) sabe que é bem verdade o que ele está falando... A maioria dos professores "se acha" mesmo, e na hora de ensinar de verdade, não mostram a que vieram. Tem muita gente pi ca reta, muita enganação... Não foi a toa que desisti dessa carreira. Assim como o leitor, decidi que não queria ser desse jeito.
É uma pena você ter desistido. Certamente você estava na Universidade errada ou no curso errado. Não coloque os professores em conjunto no mesmo saco, pois estará cometendo grande injustiça. E de injustiças o Brasil está repleto!
Diana, desculpa mas como assim "não queria ser desse jeito"? Eu tb sou universitário e se um dia fosse professor nada me obrigaria a ser como os que não honram sua profissão. Posso muito bem ser solÃcito e interessado. Perdão pelo que vou dizer, mas é totalmente incoerente achar que estar no meio acadêmico te torna um arrog@nte. Então todo polÃtico de BrasÃlia TEM que ser b@n.dido? Generalismos são muito tristes.
Adoeci ao tentar...
Seja a mudança q vc deseja nesse paÃs...
Qual será o motivo pelo qual uma greve que abrange todo o sistema público federal do Brasil não é reportagem de capa do site? Qual será o motivo pelo qual o único link para as greves na página principal seja o de um aluno chamando os professores de arrogantes e pretensiosos? É muito triste isso. A mÃdia brasiliera só quer ibope, zero de lealdade e imparcialidade. Por isso talvez o Neymar tenha mais destaque na imprensa do que a realidade da educação.
Eles (professores universitários) se consideram a última maravilha do universo, já que os alunos de hoje estão voltados para tecnologia, alias, os tupiniquins pregam o socialismo, platão e outros doidins ultrapassados, só que vivem como nababos, alias tem muito cara lá metido a educador e jamais saiu de sua redoma, prega o existencialismo fantasmagórico marciano e vota no PT, salve o lindo pendão da esperança, salve a anarquia geral e irrestrita e os caras ainda tem seguidores ba/bacas.
Por qual universidade você passou que ficou assim tão traumatizado?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Painel do Leitor > "Professores universitários são arrogantes e pretensiosos", desabafa leitor Voltar
Comente este texto