Painel do Leitor > "Professores universitários são arrogantes e pretensiosos", desabafa leitor Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 4 5 Próximas
Fiz graduação, mestrado (com bolsa) e agora estou na metade do meu Phd (e sem bolsa).Passo seis horas diarias com a bu nda grudada em uma cadeira tentando ser melhor. Aà entro aquà e vejo um boçal escrever este tipo de texto.Eu sei que todo este esforço é mais por amor do que por dinheiro, pois professor no Brasil ganha uma miséria. Faço por que gosto mesmo.Ele deveria escrever algo sobre o salário dos nobres deputados.
O cara estuda pra chamar os outros de boçal...Lamentável!
PARECE que o unico "boçal" é voce mesmo. Sua critica dispensa réplica pois, voce mesmo tem a resposta. Muda logo enquanto é tempo e pare de chamar outros de boçal; seu boçal.
Cada pessoa tem o que merece. Se não ganham bem é porque provavelmente não são bons! Se fossem, não teria escolhido tal profissão!
Conheço professores brasileiros reconhecidos internacionalmente e que não ganham um salário compatÃvel. Você não passa de um ignorante que não conhece a realidade educacional do Brasil.
Ah, por favor... TemÃvel TCC...? É um trabalho simples e tranquilo de se fazer.O cara que escreveu este texto é um bun dã0.
Quanto ressentimento aos professores universitários. Pelas acidez das palavras é certo que esse jovem não teve uma boa convivência acadêmica. E pode ser que a arrogância e pretensiosidade esteja no coração e cabeça do Sr. ITO MECHABER DE ARAPIRACA (AL).
"NÃO SOU PROFESSOR"! Num paÃs onde funcionários servidores do Congresso (motoristas, copeiros, suporte administrativo, etc) ganham acima de médicos, professores, militares, assessores parlamentar (esses ganham uma fortuna! Inicial de R$ 17.000,00), não se pode abrir a boca para falar que professor reclama de graça. Sem professor e sem educação apenas se repete o modelo de coronelismo antigo e de sempre do Brasil. É uma pena alguém ainda ter esse pensamento, e não admira estar o
E VIVA O GRANDE FILÓSOFO "GÉRSOM" Aquele da lei de "gersom"
Pra ser professor universitário, você precisa ser Doutor. Isso significa, 10 anos de estudos de alto nÃvel, no mÃnimo. Se eles nao merecem ganhar bem, quem merece? A educacao é a base da sociedade, mas textos como esse acima apenas mostram como pensa o brasileiro: melhor investir em um estádio na zona leste de Sao Paulo do que nos professores. Se fossem uma classe unida, todos os professores (estaduais, municipais e federais) fariam greve para melhorar as condicoes de trabalho.
Pois é, se esse cara reclama até de ter que fazer um TCC, imagina então um doutorado... Demais para a cabecinha dele!
O motivo principal da greve nao e o salario, mas o sucateamento da universidade. No curso de medicina da UFOP nao temos professores em numero adequado, contrata-se substitutos, voluntarios, temporarios. Alem do mais, faltam investimentos nos centros de saude de ensino que nao possuem pias, aventais para pacientes, macas, colchoes nas macas ou salas para discussao de casos. Por fim, nao temos hospital escola e o MEC nao permite o pagamento de tutores. A verba para pesquisa e extensao s
Sou professor Universitario na UFOP (Ouro preto) no curso de medicina.  O MEC nao investe na contratacao de professores, ambulatorios, material de  consumo, alem do hospital escola.  O MEC nao libera bolsas para pagamento de tutores nos internatos.  Os alunos entraram em greve por falta de condicoes de estudo.  Tenho vergonha de ganhar 5.000,00 apos 6 anos de faculdade e 10 de pos-  graduacao.  Temos o menor salario publico federal com c
Pois é, Prof., e além de todos os anos de estudo, tem o processo seletivo para docentes que não é nada fácil! São sempre vários candidatos para uma vaga. Só entra quem tiver muitas publicações!
Quanto a arrogancia, isto não pratica so de professores das univecidades publicas federais, no Brasil é via de regra do funcionalismo publico, se acham acima de tudo e de todos, esquecem que são fucionarios do povo pago pelo povo.Imagine a nação resolver diciplinar esta turma, deichando de pagar seus impostos na fonte por seis meses no minimo, e depositar em juizo ate que tudo se melhore, como ficaria os arrogantes funcionarios, politicos corruptos, e todos que se alimentam nas tetas da naçã
Sou formada pela USP de Riberao Preto e concordo com a opiniao do leitor.Quanto talento foi perdido durante meus anos porque os professores so se preocupam com a politicagem de conseguir mais bolsas para suas pesquisas e sao poucos que realmente se precoupam com o desenvolvimento do aluno. Muitas aulas sao perfeitamente dispensaveis e este excesso de greve mostra o quanto eles sao motivados pela arte do ensino nao e mesmo?
Toda generalizacao eh perigosa. O que este leitor nao entende eh que Professor Universitario nao eh so professor, ele eh tambem, pesquisador. Considerando-se o quanto temos que trabalhar ate chegar a este cargo, o salario e plano de carreira sao sim, pessimos. Isso sem falar nas condicoes para fazer pesquisa no Brasil, que, com rarissimas excecoes, nao existem.
O professor universitario so se preocupa com a politicagem de conseguir mais bolsas para sua pesquisa e nao com o desenvolvimento do aluno.
Cercada de rios/esgotos há décadas,como não poderia deixar de ser solidário a esse comentário,em que nÃvel acadêmico se encontram nossas universidades,que até agora não se manifestou de forma educacional para tornar nossa cidade numa extensão de um campus universitário exemplar,em vez disso,produz doutores,surdos,cegos e mudos,confundidos com moradores/zumbis das ruas,sobretudos das históricas, no centro da cidade.
Agora, o leitor que me desculpe, para o nÃvel que se exige de um professor universitário (doutor, pós-doutor), aceitar trabalhar pelo salário que oferecem é vocação mesmo, quase um celibato. Uma pessoa com essa qualificação tem tudo para ser um empresário, empreendedor ou consultor, ganhando mais que qq médico ou advogado. Se preferem dar aula e fazer pesquisa é pq realmente o dinheiro não é a questão.
nada disso,ele estudou,passou pra professor e NÃO TEVE PEITO pra ser outra coisa
Não entendi alguns comentários. QUEM disse que o leitor é ptist@? Pelo contrário, pelo jeito que escreve (de forma clara, técnica, com palavras comuns do dia a dia) com certeza é da área de exatas, onde a maioria é eleitor do PSDB. Ele faz parte da turma de sempre que, se pudesse, tentaria criminalizar qq greve ou movimento social.
Liga não. Acho que é o tal "analfabetismo funcional". Os caras vêem uma briga entre uma formiga e um besouro e já falam em PT X PSDB.
Um professor universitário treinado, com mestrado e doutorado (as vezes pós-doutorado) estudou mais de uma década em sua vida. Isso para ganhar 40 reais por aula depois? Chega a ser ridÃculo.Claro que muitos deles tem egos exaltados, e claro que a qualidade de alguns programas de mestrado e doutorado no Brasil é pÃfia e as pesquisas são farsas, mas essa é outra discussão. O que não pode é se praticar salários desse nÃvel para profissionais altamente qualificados academicamente.
De certa forma, concordo com o leitor, tanto que recentemente enviei texto a essa coluna, embora não publicado. Meu texto viria ao encontro do que ora o leitor ressalta. Critiquei o fato de que o Brasil elitiza a Universidade, os professores universitários e a "autonomia" da universidade, sendo que foquei os cursos de mestrados e doutorados, cujos critérios de aprovação são subjetivos e passam pelo tráfico de influência, prestigiando o "QI" do quem indica, quando poderia o concurso se objeti
esse sujeito que escreveu essa maluquice toda é tão ignorante, mas tão ignorante que não dá nem pra comentar!
Para cada um desses professores "arrogantes e pretensiosos" há um número dez vezes maior de alunos desqualificados e medÃocres. Incluindo o leitor-articulista.
Esse texto foi apenas sobre os professores universitários?? Nossa, caiu como uma luva para 70% dos professores que tive durante a minha vida inteira...fingiam dar aula, para alunos que fingiam entender...
Minha solidariedade aos mestres do Brasil... Se este paÃs tiver futuro, será grandemente por mérito destas pessoas que dedicam suas vidas a lecionar! É lamentável um jornal deste porte se posicionar contrário aos professores.Saibam que no Japão (paÃs verdadeiramente de primeira) os únicos que não se ajoelham diante do imperador são os professores, tal o prestÃgio e o respeito que estes têm.
Os sindicatos aos quais estão ligados os professores das UF`s estão utilizando a estratégia errada. A greve traz a antipatia da população. Porque não se unem contra a corrupção? Isso ninguem quer fazer. Se tem dinheiro para tanta corrupção, porque não há para a educação? Este deveria ser o grito de ordem.A questão é que: "a oportunidade é que faz o ladrão. Boa parte dos atuais governantes já foram professores e boa parte dos professores de hoje serão os governantes de amanha.Vamos de mal a pior
Me surpreende é um jornal de alcance nacional, publicar um lixo desse.Pensando bem, não me surpreende.
Mais um vag@bundo querendo diploma sem se esforçar.
Pois é, no mundo perfeito dele, não haveria TCC.
Arrogante e pretensioso é o babaca que senta numa cadeira de BrasÃlia e não faz absolutamente nada sobre essa situação secular e miserável do nosso paÃs. Professor universitário é um pesquisador, não um animador, não tem a obrigação de agradar a ninguém.  Agora, quanto à s greves, já é completamente outro assunto. Muitas dessas últimas foram dispensáveis; mas, dispensável ou não, nada tem a ver com "arrogância" de professor.
Concordo em parte com o leitor. Sou licenciado por uma universidade pública e vi de tudo enquanto estive lá. Mas o fato é que isso é comum em qualquer instituição. Mesmo nas Universidades Privadas encontraremos professores arrogantes e etc. Mas fica é a pergunta: "O que os estudantes estão fazendo para mudar tal situação?". Sei que não é uma tarefa fácil, mas é necessário que os estudantes se organizem para buscarem mudanças efetivas junto às Universidades.
O problema é que professor desde o pré até o universitário é tido como santo, perfeito.Criticar professor virou uma heresia. Professor que não é tratado como profissional, virou santo e de pau ôco.Começa a surgir a luz no fundo do túnel. Se professores fossem tratados apenas como profissional da maior importância ao invés de puro, sem pecado, talvez ele fosse mesmo melhor, mais respeitável e em consequência mais respeitável.
Dá-lhe greve mesmo PROFESSORES, pro PT saber o que é greve!
Existe um mito sobre o professor. Na verdade, como em qualquer outra profissão, a maioria é totalmente medi ocre . No caso das universidades públicas, a carga horária e baixÃssima e eles nunca estão nos departamentos para nada. Podem perguntar para as pessoas quem foi de fato orientado pelo seu "orientador".
É divertido ver o senso comum abisssal da maioria dos leitores. Sempre os mesmos argumentos, sempre os mesmos preconceitos, sempre, sempre a mesma coisa. Muda o disco gente!
É mesmo, querido autor? Que azar, hein? Meus professores no Ib-Usp são uns amores, eu realmente os adoro. E olha que tem professor de lá que eu conheço há 17 anos, desde a primeira vez que entrei no curso. Já eram adoráveis naquela época. Quanto a provas, trabalhos e Tcc, meu rapaz, você quer o que, café e biscoitos junto com seu diploma grátis? Fala sério, né? Só se forma quem prova que é capaz, quer provar sua capacitação como, se não através do Tcc?
Este é o melhor comentário até agora!
A classe dos professores deveria ser a mais bem paga de todos os paises, mas infelizmente não é isso que acontece. Fiz faculdade de história e queria muito ser professora mas desisti quando logo no inÃcio da profissão. Percebi o quanto são desvalorizados por todos e fui trabalhar em outra área.
Completando meu último comentário: o abominável texto acima, repleto de generalizações contra uma categoria de centenas de milhares de pessoas, não é surpresa quando vindo de um ou outro ressentido. O absurdo é ganhar a página de um jornal como este. Se bem que todos já conhecem esta nossa mÃdia...
Na verdade, eu também achei o texto super parcial e ofensivo, mas o jornal deixa claro que se trata da opinião de um leitor. Por mais indignante que seja o texto, não sou contra que o jornal publique. Afinal, estamos numa democracia. E esse texto incita ao debate, o que é bom.
Quanto ressentimento desta leitora. Será que ela está a par realmente das reivindicações? Será que ela está a par das perdas salariais da categoria? Será que ela está a par da carência de qualidades na infraestrutura das universidades e campi recém criados? A greve é necessária, infelizmente. E o governo Dilma está dando um tiro no pé ao tratar com tanto descaso desta categoria, que foi capaz de debater com a mÃdia golpista nos oito anos de beligerância contra Lula.
Nunca vi greve de aluno insatisfeito com professor, o que invalida o comentário do leitor
pelo contrário, agora tá rolando greve de alunos em APOIO aos professores! luta que segue...
Não vejo problemas com isso, faculdade particular "pagou passou no processo seletivo(antigo vestibular), deu conta de pagar as 48 proximas parcelas, é so pegar o diploma. Curso superior hoje é produto, se as universidade publicas são ruins, imaginem as particulares. Quem é bom aluno, desde cedo sabe que professor bom, so mostra os caminhos possiveis, cheios de duvidas. Quem sai de uma aula com muitas certezas dentro de uma universidade, possivelmente aprendeu pouco.
Desabafos dos leitores e a comentários de quem quer que seja, mas será que o autor do texto conhece pessoalmente, e bem, 277.034 (noventa por cento) docentes universitários para afirmar que "são arrogantes, pretensiosos egrosseiros"?
Não parece possÃvel dizer que 90% dos docentes universitários não possui o conhecimento que dá a entender possuir, a não ser que se diga que são 90% dos que se conhece bem (36 docentes ou algo assim), pois não tem como ter certeza que 277.034 docentes universitários são pretensiosos, pois teria que ter certeza que não possuem o conhecimento que ostentam, pois seria um disparate dizer que os conhece todos bem.
Explico melhor. Algumas caracterÃsticas se pode atribuir a um grupo muito maior do que foi analisado por amostragem (ainda assim como uma espécie de hipótese e nunca com certeza absoluta), porém 'arrogância no trato com as pessoas', 'pretensão ao saber que não se possui' e 'grosseria nos modos de falar e de agir' somente podem ser atribuÃdas a alguém que, de fato, assim é ou age. Tem que conhecer pessoalmente, e bem, para saber que a pessoa não pussui o conhecimento que pretensamente possui.
90% São sem sombra de dúvida!!! Não tem o que por ou tirar sobre o que ela descreveu sobre os professores!!! O que sou, devo somente a mim e a minha famÃlia!!! E também as meus professores do antigo 1º e 2º grau!!! Professores universitários nunca me acrescentaram nada!!!
só vejo blá blá blá nesses comentários....eu acho o seguinte os SUPER PROFESSORES que se acham os bonzão e acham que devem ganhar mais, é simples, vao para a iniciativa privada la voces ganharão muito mais, ahhhh tem o porém, terão que trabalhar, será que sabem o que isso significa?
Armando, professor ganha muito mais nas universidades públicas do que nas privadas, mesmo considerando as federais, que pagam piores salários que as estaduais paulistas.
Não existe doutor sem professor. Essa deveria ser a classe mais bem paga de todos os paises.
Opa, estudar até morrer, a única coisa infinita nesse mundo é o conhecimento, porque até o Universo é finito. Mas onde ta escrito que para estudar precisa de professor ?
Se você quer ser alguém, estude também.
Um povo educado é um povo que conhece seus direitos, vai à ruas e exigem o cumprimento deles...também escolhem os polÃticos de forma analÃtica e racional, protesta e vai à luta... Somos um povo ignorante, pois escolhemos nossos governantes por afeição, porque são engraçados ou porque nos dá uma esmola (cesta básica) em troca de nosso voto. Sem Educação continuaremos submersos nesse mar de lama...
Essas greves no setor público são uma maravilha. Ficam 45, 60, 90 dias em casa, ou passeando e no fim do mês o pagamento está lá. Vá fazer isso na iniciativa privada para ver o que acontece.
Primeiro, veja o rank das universidades para saber que as particulares, salvo algumas exceções, estão de modo geral bem atrás das federais.Segundo, em quantas das greves não houve reposição de aulas?Terceiro, os professores estão em greve, com atividades de aula paralisadas, mas continuam com as atividades acadêmicas de extensão e pesquisa em sua maioria, orientando certamente um quantitativo de milhares (milhares!) de estudantes de graduação e pós-graduação. Sai ressentimento!
Se fizerem as constasd direitinho verão que professor brsileiro é bem remunerado. A maioria trabalho para o Estado o alguma prefeitura. Digo, trabalha por força da expressão, porque 3hs de aula por $1.021,00 é uma boa remuneração, nos cursos fundamentais. Se fizerem a conta por 8 hs, que é a jornada de um trabalhador, vai dar um ótimo salário. Tem 45 dias de férias, pontos facultativos aos montes e ninguem cobra resultados.
Realmente, afinal paÃses como Suécia, Japão, Estados Unidos, etc, vivem na miséria né. Que valorizam os profissionais que geram profissionais competentes, dando-lhes uma educação rÃgida e competente sem afaguinhos na cabeça, formando profissionais de elite contribuindo muito para o paÃses. Se para você um professor que faz os alunos se virarem e correr atrás de conhecimento é arrogante, vá em um médico formado em qualquer unesquina, verá a qualidade do serviço.
Concordo plenamente, só tem um detalhe aqui nao tem os profissionais que geram profissionais competentes, aqui tem um bando de atoa.
Seus professores devem ser mesmo frouxos pois deixaram você sair da escola de onde nunca deveria nem ter entrado pois não merece...
Obs: quando Pt era oposição greve era um direito absoluto e tudo mais....depois que viraram governo esqueceram dos funcionarios publicos e deram as costas aos trabalhadores...eu hein..mui companheiros...PARABENS AOS PROFESSORES A GREVE TEM APOIO DOS ALUNOS POR MELHORES SALARIOS!!!
Cada um tem o direito de se expressar, mas estranho é a mÃdia não mostrar para a população a real situação. Existem professores prepotentes, sim existe! Existe a galera que adora dar uma paradinha na tarefa, também existe! Mas também existe muito professor competente e já que estamos vivendo este momento pq não pensar um pouquinho na situação da educação. Lamentável é ver o quão a celebridades são adoradas enquanto questões sérias não são tratadas como realmente deveriam.
Apesar da desvalorização da classe, o autor não falou nenhuma mentira.
Sim, certamente porque ele conhece profundamente os mais de 250 mil professores federais.
Sou professor universitário de universidade comunitária (particular), e não posso opinar sobre a legitimidade ou não da atual greve, pois não me interei das suas revinidicações. Porém, não posso concordar com este depoimento, concordo que tem professores desqualificados, mas tem muito mais alunos folgados, irresponsáveis que não admitem serem cobrados, nem mesmo no TCC. O que falta na educação Brasileira, é mais critério, mais cobrança, e alunos mais comprometidos e responsávei
Para cobrar você tem que mostrar por onde. Cobrar e sentar a b/u/n/d/a g/o/r/d/a numa cadeira não pode.
Comentário medÃocre e sem fundamento algum!Os professores deveriam receber os salários mais altos do paÃs, afinal, são eles que formam as cabeças que dominarão o futuro intelectual da nossa sociedade! Por isso, é justo que se manifestem contra uma polÃtica que busca tornar o ensino do paÃs cada vez mais medÃocre.Amigo, que tal estudar e aprender a dar valor à essa classe tão pouco reconhecida em nosso paÃs? Pois "arrogante e pretensioso" foi você ao se manifestar dessa forma patética!
De pleno acordo, nós pais trabalhando duro, mantendo gastos com filhos longe, sem previsão de retorno da greve, e esses vaga bun dos desses professores de férias.
Discordo da opinião do leitor. Durante toda minha vida estudantil tive ótimos professores, mesmo quando frequentei o ensino fundamental municipal em São Paulo(epoca da Luiza Erundina) tive professores que foram marcantes, estimularam o meu gosto pela leitura, o senso critico e a certeza que o conhecimento deve ser perseguido durante toda a vida.
Esses morreram e nunca fizeram greve, pois trabalhavam e gostavam do que fazia. Extinguiu-se essa classe e criou cabide de v/a/d/i/o
ah, essa vida de professor de universidade federal deve ser uma boa! 3 meses de férias, alto salário, estabilidade, feriados à vontade e ainda umas grevezinhas pra relaxar...que vidão
Beleza! Porque você não se habilita a um vaga quando sair um concurso para docência em uma Universidade Pública?
Pena que vc não consegue chegar até lá hahahah Falta capacidade
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Painel do Leitor > "Professores universitários são arrogantes e pretensiosos", desabafa leitor Voltar
Comente este texto