Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. jasminxx

    Joao Pereira Coutinho: Saudades dos seus comentarios inteligentes e de simples leitura. Sem rancos e discordias gratuitas. Desejo o restabelecimento economico da Europa mas principalmente Portugal por merecimento do povo trabalhador e hospitaleiro que e. Mas nao vejo nenhuma mobilizacao de ajuda comercial ou qualquer que seja por parte do BR a Portugal, o que me entristece. Estou enganada? Parabens pela materia.

    Responda
  2. Eustaquia

    O sujeito mata 77 pessoas e vai ganhar um professor de xadrez. Liliput é uma gracinha....

    Responda
  3. Maria

    Este colunista costuma ser brilhante, mas desta vez seu ponto não ficou claro. Pelo menos, para mim.

    Responda
    1. monkey

      O que ele quis dizer(e eu concordo) é que a Europa criou uma sociedade de "mimados",pessoas eternamente infantilizadas que não podem ser responsabilizadas pelos seus atos e que jamais são tartadas como adultas,uma sociedade onde todos têm muitos direitos e quase nenhum dever.Isso transportado para a economia significou que o Estado paternalista teve que cuidar de todos os seus filhos dando-lhes cada vez mais direitos levando assim a crise fiscal em que se encontram.Por aí....

  4. Macabeu

    Excelente abordagem.

    Responda
  5. Jofer

    O europeu é inflexível quanto aos direitos e demais conquistas, e isto não é compatível com a voracidade do capitalismo atual. Ou a Europa se flexibiliza ou quebra. Mas flexibilizar não está muito ao gosto do ideal de vida construído pelo europeu. Vejo com certa tristeza uma Europa num beco sem saída acossada por suas várias crises.

    Responda
    1. Eustaquia

      O europeu é velho.

    2. Camilo_Coelho

      Eles estão absolutamente certos em não flexibilizar. E nós deveríamos seguir o exemplo. Não dá para abrir mão de qualidade de vida em troca do lucro de alguns poucos. Que sejamos capazes de encontrar outro modelo de desenvolvimento - este atual dá claros sinais de que está esgotado.