Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Crasse Média

    Servir ao PIG e ao JEG: receita de $uce$$o !

    Responda
  2. Benedito

    Todas as profissões são relevantes, mas o ensino de algumas áreas como a medicina, o direito, a engenharia e outras áreas sensíveis necessitam acompanhamento rigoroso de sua qualidade, sob pena de formarmos problemas e não pessoas. O número de vagas deve ser objeto de estudo rigoroso, para que não proliferem escolas de quinta categoria, nem especialidades fictícias, invencionices para criar mercado de trabalho.

    Responda
    1. Benedito

      Desculpem, respondi equivocadamente neste espaço sobre texto do Dimenstein a respeito do exame de proficiência que esta sendo realizado pelo Cremesp. Idem para as outras duas manifestações.

  3. Benedito

    Imaginem se 50% dos médicos rescém formados não sejam aprovados. Teremos 50% de desperdício em todo o processo de formação. Os empresários da educação aumentarão seus lucros oferecendo cursinhos para o exame. O Cremesp está agindo em desespero de causa, pois seus apelos ao MEC não são ouvidos. É preciso ter coragem de responsabilizar o MEC judicialmente para que cumpra suas funções. Escolas médicas devem ter vagas proporcionais às necessidades da população e não mais que isso.

    Responda
  4. Benedito

    O MEC é o responsável pela fiscalização e funcionamento das escolas médicas e se mantém inerte diante do cenário apavorante do ensino médico. Um erro deve ser corrigido com um acerto não com outro erro. Avaliar e corrigir o processo educacional dentro das escolas é a saída mais coerente. Quem aqui acredita que a educação das escolas de direito melhorou após a prova da OAB? Pelo contrário, 85% são reprovados e continua assim. Ao final do processo eles não tem utilidade para seu diploma.

    Responda
  5. Freiherr vuz

    Parabéns ao país. Dimenstein - Gostei do seu texto - ELEGANTE E CORRETO.

    Responda
  6. Rafael Pinheiro

    Espero nunca precisar do atendimento do samu em São Paulo! Deficientes sem escolaridade atendendo um serviço de urgências onde é necessário conhecimento e astucia para salvar vidas! So um deficiente mental para achar que isto é bom. Né Sr. GD!

    Responda
  7. Kleber Cordeiro

    Num estado onde pseudos playboyzinhos assaltam e sequestram pessoas inocentes, ler essa matéria é um grande alento.

    Responda
  8. bode

    Considero um facismo do politicamente correto enaltecer deficiências físicas, como se o restante da humanidade tivesse que se enveronhar de ter um corpo são. Francamente, devemos dar-lhes oportuidades de se sustentarem e não de enobrecimento meloso. analisessintati casdarealidade.blogspot.com

    Responda
  9. Maçarico

    É falsa a idéia de que o serviço de saúde pública seja calamitoso em todo o país. Existe atendimento de primeira tanto no SAMU , SUS ou nas UPAs dependendo da localidade . O que se mostra na televisão é o que de pior existe, e nem poderia ser o contrário , já que à imprensa é conferido o quarto poder fiscalizador da república (tem que mostrar o que está errado mesmo).

    Responda
  10. chiCÂOfarejador

    SAMU EFICIÊNTE?????...ISSO DEVE SER UMA PIADA E DAS BOAS! QUALQUER ACIDENTE NA MARGINAL PINHEIROS OU TIÊTE, OS ATENDENTES QUEREM QUE VOCÊ DÊ O NÚMERO, SE FALAR PONTE TAL E SENTIDO TAL PODE ESQUECER. OS BOMBEIROS SÃO NOTA 10 E A POLICIAR MILITAR JÁ CHEGOU A PRENDER ATENDENTES DO SAMU. ISSO TUDO COMPROVADO EM REPORTAGEM DA BANDEIRANTES.

    Responda
  11. edu ian

    Baixa escolaridade formal melhor ou pior do que a alta informal? A formal parece melhor que a informal aqui no Brasil. "Mas esse drama de estar à margem não foi um problema, mas uma solução: eles se mostram mais solidários com as vítimas das doença." Ser mais solidário nao eh peculiaridade de deficientes.

    Responda
  12. Claudio Goldman

    Dimenstein, gostaria que você por favor verificasse uma irregularidade neste Painel: desde anteontem, todos os meus comentários recebem entre 10 e 100 negativos em poucos segundos... Evidentemente, trata-se da ação de hackers (crackers). Hoje mesmo, alguns comentários meus ficaram o dia inteiro sem nenhum negativo; entrei agora e haviam 9 negativos em todos eles. Se não houver defesa, vão pintar e bordar por aqui... Obrigado e um grande abraço ! :-)

    Responda
  13. Cristiano Leão

    Quanta animosidade em relação ao colunista, será porque ele as vezes incomoda as pessoas, ou simplesmente porque é uma pessoa de sucesso? Respeito às opiniões e posições dos outros é um exemplo de cidadania, pensem antes de criticar

    Responda
    1. Crasse Média

      Conde se traveste de idio-ta e ganha os acessos que precisa pra renovar o contrato de publicidade gratuita do catraca: bem simples, sra.

    2. zapelão

      Calma..puxe menos o sa... senão estoura..menos...

  14. Francieli Colli

    Oque esta topeira chamada Gilberto Dimenstein ainda esta fazendo na FSP???

    Responda
  15. Luiz Previtalle

    Parabéns, pela reportagem!Vemos isso até quando uma pessoa cadeirante vai ao banheiro sem precisar da cadeira de rodas, porque é isso que ele precisa: estímulo!

    Responda
  16. Luciano

    Dimenstein, Entendo que o artigo faz referência ao case de sucesso do Samu e o mesmo foi aplicado pela AVAPE, mas, senti um exagero o direcionamento forçado para o site da AVAPE.

    Responda
  17. kaffa

    minha nossa......o que acontece GD, viu gnomo outra vez??? para quem afinal voce escreve, voce subjulga as pessoas que o lêem ao ponto de se julgar maior que todos.......cuidado....Jesus & Hitler tentaram e voce viu como acabaram.

    Responda
  18. Martin

    Dimenstein, você pode fazer melhor que isso... na forma e no conteúdo.

    Responda
  19. Martin

    Caro Dimenstein, sugiro a seguinte redação para o quarto parágrafo: Os atendentes POSSUEM BAIXA ESCOLARIDADE e, para completar, SÃO PORTADORES DE DEFICIÊNCIAS. Isso significa baixa escolaridade informal (???) Mas esse drama de estar À MARGEM DA SOCIEDADE, EMBORA PUDESSE SER UM PROBLEMA, FOI A SOLUÇÃO, POIS OS DEFICIENTES MOSTRAM-SE MAIS SOLIDÁRIOS COM OS USUÁRIOS DO SERVIÇO. SÃO PESSOAS QUE, NO GERAL, SERIAM TOMADAS COMO INCAPAZES PARA O MERCADO DE TRABALHO FORMAL, mas...(conclua a id

    Responda
  20. aguiar07

    o que será que o colunista quis dizer com "Os atendentes são de baixa". baixa o q?

    Responda
  21. aguiar07

    o que será que o colunista quis dizer com "Os atendentes são de baixa". baixa o q?

    Responda
  22. jose barbosa

    Já ouvi de empresários que existem serviços em que a pessoa com algum tipo de necessidade especial até se sobressai. Nesse caso, a deficiência acabar por se transformar em um handcap. Uma pessoa com dificuldade visual pode ter um maior poder de concentração ou uma com dificuldade motora ausentar-se menos do posto, por exemplo. O importante é acabar com o preconceito e ajudá-las no seu esforço de se integrar ao mercado de trabalho.

    Responda
    1. R Villas

      Vamos com cuidado ao "canonizar" o deficiente... já retirei deficientes da rua e paguei cursos, dei emprego, roupa e oportunidade. Recebi ingratidão e o citado deficiente subtraiu dinheiro da empresa. Deficiência física não cria caráter. Não mudei minha opinião em ajudar aqueles que precisam, porém, a má índole é algo que existe em todas as camadas da sociedade, sendo ela deficiente ou não!

    2. Luciano

      Dizer que a vantagem de contratar uma Pessoa com Deficiência (PcD) é pelo fato de um cadeirante ausentar-se menos do posto de trabalho e que uma PcD visual tem mais concentração é errado e preconceituoso. As PcDs devem ser valorizadas pelas suas competências. Seu instinto de superação e tecnologias assistivas disponíveis no mercado (+ 60.000): itens de sinalização, softwares de voz, Libras, etc. suprem qualquer limitação, além de que deve-se olhar suas potencialidades e não as limitações. /

  23. Rafael Pinheiro

    Nesta estoria o único deficiente que a é quem a escreveu!!!

    Responda
  24. luizcandidob

    Gilberto, esta notícia é realmente uma "boa nova", mas você não podia tâ-la escrito de modo menos meloso e piegas? Sei que você passou a viver da exposição de eventos pontuais apresentados como o caminho da redenção da humanidade, mas creio ser possível fazê-lo de forma mais jornalística (afinal, você já foi um jornalista) e menos ONGeira. Estou certo de que a violência dos seus comentaristas arrefeceria bastante. O seu problema não é apenas de conteúdo, mas também de forma.

    Responda
  25. luiz henrique

    e pensar q SP foi o ultimo Estado a firmar convenio c a Uniao p implantar o SAMU. Serra tinha um projeto alternativo ao SAMU, mas nao saiu do papel pq era um projeto piloto q atendia 1/2 duzia de pessoas. O relator do PNE Angelo Vanhoni esta descontente c a integracao dos deficientes e pretende implantar a antiga politica, apartando os defeicientes dos alunos comuns, nas escolas publicas. Ele acredita q as escolas nao devem investir na integracao pq os deficientes na acompanharao. DEcepciona

    Responda
  26. Fabsss

    Ah.. o exemplo da falta de revisão é apenas o sintoma mais superficial e visível da preguiça do Gilberto. Argumentos fúteis, temas repetidos a exaustão, links com "leia mais" redirecionando para o site onde o filhote trabalha, conclusões simplistas, tentativa de passar uma falsa isenção quando todos sabem que ele era partidário da Dona Marta e cunhado do Mercadante, textos incoesos com 3 ou 4 parágrafos.. E claro... muita raiva das críticas.. já escreveu mas 20 colunas para rec

    Responda
    1. Greg

      Fabricio ele provavelmente não vai responder a sua crítica. Afinal você foi direto ao ponto e ele não suporta isso! ps1: pode ser que agora ele responda, ao ler o meu comentário. Provavelmente vai dar uma de bonzinho, bom samaritano, dizendo que não responde apenas a selvagens que usam pseudônimos.ps2: ele não tem culpa de ser cunhado do Mercadante. Acho que foi um "sistema legado" que ele herdou. Pacote completo, sacou? Mas concordo que tem um viés de encher a bola de políticos que ele gost

  27. Fabsss

    Dimenstein só responde comentários para "agulhar" os leitores que discordam dele. Sempre responde dizendo "parabéns por saber usar esse espaço já que os outros são selvagens digitais que não concordam comigo" A questão, Gilberto, é que apesar de seus textos terem 3 ou 4 parágrafos, você não faz o mínimo.. sequer os revisa. Veja só.. "os atendentes são de baixa"... são de baixa o quê? Provavelmente você quis dizer baixa renda. Revise seus textos, Gilberto. Deixe de ser preguiços

    Responda
    1. Greg

      Fabrício, é isso mesmo, ótimo resumo.

  28. Tido

    Há uma confusão etimológica entre "eficiência" e "eficácia". O indivíduo pode ser muito eficiente, ou seja, um absoluto cumpridor dar normas, mas as suas ações não tem eficácia alguma. Isso é comum no serviço público. De maneira que é importante a colocação dessas duas situações. Ao procurar enaltecer algo que um indivíduo portador de deficiências faz, o mais importante é que, por vezes, estamos libertando uma mente ágil de limitações físicas. O mais é vida

    Responda
  29. Victor

    Jesus disse: "Eu não vim ao mundo para ser servido, mas para servir." E eu digo: o sentido da vida está em entregar-se ao extremo a sabedoria e ao próximo, e assim, evoluindo. Sejamos os escolhidos, e escolhido é aquele que se escolhe para melhor servir a humanidade ao máximo. Se todo mundo tiver no mínimo um trabalho voluntário e ajude as minorias, os excluídos, o mundo vai se tornar um mundo melhor rapidinho. Então, caminhemos, rumo ao servir ao próximo. Meu Twitter: @victorgeo10

    Responda
    1. gilberto dimenstein

      Caro Victor Belo texto. Obrigado por iluminar essa coluna. Leitores como você ensinar como usar essse espaço com dignidade e de forma construtiva. Gilberto Dimenstein,

  30. Greg

    Parabéns Gilberto, vc colocou um link direto para o site referenciado, sem Catraca-Livre! Você não suporta críticas! Espuma de raiva, chama todos de "selvagens digitais", "ridículos", "esgoto da internet". Você deveria aprender com as críticas. Aprender a escrever melhor, a escrever com mais lógica, revisar o texto antes de publicá-lo. Seus leitores são seus educadores, o nosso papel é te educar. Nós lemos o seu texto pois nos divertimos com as bobagens. E comentamos por dever cívico e pieda

    Responda
    1. dio

      AMIGO , POUCOS JORNALISTAS SÃO POSITIVOS COMO ESSE , A MAIORIA SÓ VÊ DESGRAÇA NO MUNDO E NOS OFERECE "COMIDA ESTRAGADA PARA COMER" COM CARA DE CRÍTICA E PSEUDO-INTELECTUALISMO DEVORADOR DE ESPERANÇAS.TE AGRADEÇO GILBERTO POR ENFRENTAR SOMBRIAS "PATRULHAS IDEOLÓGICAS" , QUE NEM MERECEM MAIS SEREM COMENTADAS . VALE A SUA CAPACIDADE CRIATIVA E SUA CORAGEM NESSES TEMPOS DIFÍCEIS.

    2. Greg

      É Luiz, o Gilberto diz que a coluna é "uma oportunidade educacional". Concordo, na verdade nós somos os educadores do Gilberto. Se ele nos ler, poderá escrever melhor, com mais clareza. Talvez perca um pouco da prepotência e da arrogância. Vamos ajudá-lo!

    3. luizcandidob

      Muito bom, Gregory, é por aí... Ler o GD se tornou um hábito, possivelmente um mau hábito, mas há piores. O seu pretenso bom-mocismo no mais das vezes é bem divertido. Se este blog fosse assinado por um Zé das Couves qualquer, eu nunca me daria ao trabalho de comentá-lo, mas o "grande GD", veterano jornalista, ganhador de "todos os prêmios" (quais mesmo?), não pode escrever tanta bobagem, de uma forma tão simplória e, pior de tudo, tão mal!

  31. Hélio Pereira

    Meu caro Gilberto, acho um erro chamar pessoas de DEFICIENTES,que tal se referir a estes cidadãos como Portadores de nescessidades especiais?

    Responda
    1. Francieli Colli

      Caraca.... ele proprio responde.... mas soh responde os leitores q sao bonzinhos com ele...obvio!!!

    2. Luciano

      O termo correto e aprovado pelo Conselho da ONU em que participaram pessoas com deficiência é Pessoa com Deficiência, pois, exalta a Pessoa e não nega a deficiência. Outros termos como Pessoas com Necessidades Especiais, Portadores de Deficiência, Alejados, Inválidos, Deficientes,  Surdo-Mudo, Deficiente mental caíram em desuso e devem ser evitados. PS: Apesar de em documentos oficiais ainda constar "portadores de deficiência".

    3. gilberto dimenstein

      Caro Helio Obrigado por sua crítica construtiva. Gostaria de dizer que, ao usar a palavra desse jeito, queria enfatizar o outro lado: o eficiente. Muito obrigado Gilberto

  32. paulo cfsadcnlsçdnçla

    Conheço um colunista de grande jornal deficiente mental que é eficiente em fazer lavagem cerebral nos seus leitores.

    Responda