-
vall73
Meu cachorro latindo é mais inteligente que esse cara.
-
Manub
Ah, e quanto ao latrocinio, orientar o laadrão sobre o melhor metodo de consumar o crime deve ser meta do Governo, para evitar a alta mortalidade dos assaltantes?
-
Manub
Ao drummond obelix:Art. 29 - Quem, de qualquer modo, concorrepara o crime incide nas penas a este cominadas, na medida de suaculpabilidade.Orientar sobre O mELHOR MODO DE COMETER UM CRIME É AUXILIAR E PARTICIPAR! Até hoje aborto ilegal é considerado crime, independente do que eu ou vc achamos a este respeito!Ah, e quanto ao latrocinio, orientar o laadrão sobre o melhor metodo de consumar o crime deve ser meta do Governo, para evitar a alta mortalidade dos assaltantes?
-
Manub
Ao Drummond obelix, que não vê crime em auxiliar o aborto ilegal:Art. 29 - Quem, de qualquer modo, concorre para o crime incide nas penas a este cominadas, na medida de sua culpabilidade.
-
Manub
Ao drummond obelix:A inferencia é relativa aos principios utilizados para o argumento, fiz uma ANALOGIA!O problema é que o governo não estará instituindo uma orientação para evitar o latrocinio, da mesma forma que não está orientando a pessoa a desistir do aborto- ele quer orientar COMO FAZER O ABORTO DA MELHOR FORMA; analogamente, cOMO FAZER O LATROCINIO DA MELHOR FORMA!
-
Manub
Ao drummond Obelix:A inferencia é relativa aos principios utilizados para o argumento, fiz uma ANALOGIA!O problema é que o governo não estará instituindo uma orientação para evitar o latrocinio, da mesma forma que não está orientando a pessoa a desistir do aborto- ele quer orientar COMO FAZER O ABORTO DA MELHOR FORMA; analogamente, cOMO FAZER O LATROCINIO DA MELHOR FORMA!
-
Tito
Gilberto, boa tarde. Sei que deve ser chato e ingrato sempre acolher desaforos baratos e com viés xiitas mais, fazer o que? Amigo, sempre será difícil expôr temas como estes e isto, é algo que o povo brasileiro não tem o hábito de discutir. Apoiando ou não sua opinião, sempre será saudável degladiar sobre direitos e obragações neste espaço e isto sempre será saudável, gostem os puritanos, radicais ou incautos do cotidiano. Contamos sempre com sua presença . Um grande abraço.
-
Jose Salriz
Quanto a 'desumanidade em nome de deus' temos que ser mais específicos. Nao podemos generalizar pois poderíamos estar cometendo injustiça com os outros mais de mil deuses que ja foram criados pela imaginação humana. Entao, vamos dar nomes, OK? Essas desumanidades citadas por GD sao cometidas especificamente em nome do deus bíblico. Os outros deuses aparentemente nao tem a culpa de q cristãos baseiam suas vidas em um livro escrito por povos ignorantes e supersticiosos.
-
censurado
Ao Drummond Obelix: A lei penal é clara e taxativa nesse caso. É óbvio que orientação nos casos permitidos na própria lei e no dos fetos anencéfalos não constituiria crime. Mas o mesmo não sucederia se um médico fosse indicar meios mais seguros noutros casos, que são delituosos. Em se tratando de crime, o dever de qualquer cidadão é desaconselhá-lo.
-
Drummond Obelix
Não vejo de forma alguma concurso de pessoas no ato de orientação médica, "Antonio Araujo", que visa preservar vidas, donde incabível a pretendida clareza e taxatividade alegada. O tipo penal não pode ser alargado, como já dito. Note que a orientação pode estender-se, inclusive, no sentido do desaconselhamento da prática do ato, que em muitos casos será bem sucedido, assim também preservando o próprio feto.
-
-
censurado
Drummond Obelix, atente para a expressão "de qualquer modo".
-
censurado
Para Drummond Obelix, o art.29 do Código Penal: Art. 29 - Quem, de qualquer modo, concorrepara o crime incide nas penas a este cominadas, na medida de suaculpabilidade. § 1º - Se a participação for de menor importância, a pena podeser diminuída de um sexto a um terço. § 2º - Se algum dos concorrentes quisparticipar de crime menos grave, ser-lhe-á aplicada a pena deste; essa pena seráaumentada até metade, na hipótese de ter sido previsível o resultado maisgrave.Res
-
Drummond Obelix
Veja, "Antonio Araujo", orientar alguém quanto a prática abortiva, orientação essa que pode inclusive estender-se ao aspecto do ordenamento jurídico atual, sua inconveniência etc. e tal, está longe, muitíssimo longe de tipificar o ato de concorrer para a prática do crime. Como se sabe, em direito penal a interpretação é sempre restritiva, logo, não compete ao intérprete alargar o conceito da lei. De igual modo não é aplicável o tipo penal de apologia de crime, já que não há incentivo.
-
-
Manub
Um de seus argumentos é de que o Ministerio da saude deve implementar medidas para orientar e auxiliar num crime (aborto) pois isto serve para impedir problemas á saude da mulher que cometeu . Desta forma infere-se que devemos instituir informação e auxilio á outros crimes (como latrocinio), uma vez que a pessoa que o comete (mulher ou homem) também corre em risco de problemas á sua saúde.
-
Drummond Obelix
A inferência é logicamente falsa, na medida em que semelhança não equivale a igualdade, mas vamos admitir a hipótese apenas para efeito de raciocínio. Qual seria o problema que o governo instituísse uma orientação aos potenciais praticantes de latrocínio mostrando-lhes os riscos dessa conduta? Certamente nenhum, muito ao contrário, essa forma proativa possivelmente levaria muitos meliantes a desistirem da prática do crime e, assim, contribuindo positivamente com a redução da criminalidade.
-
-
Manub
O que está em questão não é se o ab orto deve ser ou não legalizado, mas sim se DEVEMOS OU NÃO CUMPRIR A LEI. A lei existe exatamente para não dar margens a escolhas e determinações que dependam da crença pessoal de cada um. Não sou religiosa e sou contra esta ignominia não porque sou contrária á legalização do aborto, mas porque SOU CONTRa se IR CONTRAA LEI!
-
Drummond Obelix
Nosso direito é positivo. Qual é o artigo do Código Penal que diz que a conduta de orientar potenciais praticantes de aborto é crime? Indique qual é o número do artigo que tipifica essa conduta como crime.
-
-
Manub
Digo e repito que as minhas criticas ao senhor não se deve ao mérito de suas idéias (se concordo ou não), mas sim á incapacidade absoluta de um discurso lógico pda sua parte.Seus argumentos se baseiam em premissas que não guardam relação com as suas conclusões, e muitos não tem nada a ver com o objeto sob análise.Independente de quantos titulos "harvardianos" que ostente, o senhor não entende nem de filosofia nem de Direito, mas o pior, repito, é ser incapaz de um raciocínio lógico.
-
Drummond Obelix
Isso é argumentum ad hominem, não se perca tempo com isso, não leva a nada, critique, se puder, a idéia apresentada pelo colunista.
-
-
Sidnei M
Sou professor de escola pública. Minhas alunas quando engravidaram (e não foram poucas) levaram a gravidez até o final (menores de idade, cujos parceiros, na maioria, eram da mesma faixa etária).Não pensaram em aborto.Ficaram muito contentes com o nascimento dos filhos.Pergunto: POR QUE NÃO PRATICAR O SEXO SEGURO? A IGREJA PROÍBE? ENTÃO VAMOS CONTRARIÁ-LA ABORTANDO? HIPOCRISIA. A indústria de cosméticos agradece...se o povo vende até sangue, que dirá fetos e placentas!
-
Maurilio
Impressionante falar isso em tempos de Internet, na era da comunicação, onde todos deveriam saber pelo menos o básico sobre as implicações no fato de gerar um bebê. O governo poderia ensinar, em primeiro lugar, como evitar filhos. Se ficar grávida, como criar um filho, e, principalmente, como educá-lo, para que no futuro não saia por aí gerando filhos e mais filhos e querendo fazer aborto a qualquer preço. É tudo uma questão de educação.
-
Drummond Obelix
Essa observação é pertinente, na medida em que educar para a procriação responsável é muito melhor, já que possui caráter preventivo. Nada obstante, o seu comentário já traz em si próprio o passo seguinte, na medida em que diz "em primeiro lugar", logo, ao depois, "em segundo lugar", é também bom orientar aqueles que por uma razão ou por outra são potenciais caminhantes para o ato de aborto.
-
-
marinho
aborto e iqual jogo do bicho,e proibido mas a maioria faz,quando acoisa aperta,a moralidade o escrupulo tudo e esquecido e deixado para traz,e lindo ver a neve dentro de um agasalho de veludo,cada um sabe a dor e a delicia de ser oque e.
-
Márcio Coritiba
Gilberto, vou citar um sujeito que entendia de Política, e que também achava a Eugenia algo natural, o Sr. Adolf Hitler. No livro Mein Kampf em determinado ponto, ele fala sobre a Propaganda de Guerra e em outro ponto sobre a imprensa e o seu conteúdo panfletário ideológico. Sobre a propaganda de guerra, ele destaca como notícias panfletárias, tem o poder de ir Minando a Moral da "tropa inimiga", como no caso da sua coluna. CONTINUA...
-
Márcio Coritiba
Sr. Gilberto vc tenta legalizar a ilegalidade, partindo do suposto que a ilegalidade feita de maneira ilegal é prejudicial ao praticante. Oras, mas então deveria se aumentar a EDUCAÇÃO, A FISCALIZAÇÃO, O RIGOR DAS LEIS... e não vir com este papo de que a "maioria"(Sic) da juventude conhece o aborto. Só se for a maioria daquela juventude que também acha normal o uso de drogas, que acha normal todo tipo de promiscuidade, que acha normal colocar o dinheiro acima de tudo...
-
-
Trivela
Quando existe uma sociedade democrática e regulada por leis legítimas, não cabe ao Estado nenhuma ação de apoio - nenhuma em nenhum sentido - a qualquer ato que resulte em violação da Lei. A linha pensamento do nobre comentarista, se exercitada em outras direções, obviamente criaria o caos social. Não é um problema de DEUS - que baixaria esse argumento, e sim dos homens. Falta ao falante o sentido do cumprimento da ordenação jurídica nacional. Noçoes básicas. Lamentável a justificativa.
-
Trivela
Quando existe uma sociedade democrática e regulada por leis legítimas, não cabe ao ESTADO nenhuma ação de apoio - NENHUMA EM NENHUM SENTIDO - a qualquer ato que resulte em violação da LEI. A linha pensamento do nobre comentarista, se exercitada em outras direções, obviamente criaria o CAOS SOCIAL. Não é um problema de DEUS - que baixaria esse argumento, e sim dos homens. Falta ao falante o sentido do cumprimento da ORDENAÇÂO JURÍDICA NACIONAL. Noçoes básicas. Lamentável a justificativa.
-
Trivela
Quando existe uma sociedade democrática e regulada por leis legítimas, não cabe ao ESTADO nenhuma ação de apoio - NENHUMA EM NENHUM SENTIDO - a qualquer ato que resulte em violação da LEI. A linha pensamento do nobre comentarista, se exercitada em outras direções, obviamente criaria o CAOS SOCIAL. Não é um problema de DEUS - que baixaria esse argumento, e sim dos homens. Falta ao falante o sentido do cumprimento da ORDENAÇÂO JURÍDICA NACIONAL. Noçoes básicas. Lamentável a justificativa.
-
Trivela
Quando existe uma sociedade democrática e regulada por leis legítimas, não cabe ao ESTADO nenhuma ação de apoio - NENHUMA EM NENHUM SENTIDO - a qualquer ato que resulte em violação da LEI. A linha pensamento do nobre comentarista, se exercitada em outras direções, obviamente criaria o CAOS SOCIAL. Não é um problema de DEUS - que baixaria esse argumento, e sim dos homens. Falta ao falante o sentido do cumprimento da ORDENAÇÂO JURÍDICA NACIONAL. Noçoes básicas. Lamentável a justificativa.
-
Manub
vC EXTERNOU PERFEITAMENTE O QUE ESTOU QUERENDO DIZER! O QUE ESTÁ EM QUESTÃO AQUI É SE A LEI DEVE SER RESPEITADA E CUMPRIDA, OU NÃO!Conforme os argumentos do Governo, por analogia entendo que ele disporá de prrofissionaios para ensinar os assaltantes a manejar armas e dar cabo do crime sem se machucar, uma vez que a taxa de mortalidade entre eles também é alta (na verdade, altíssima).
-
-
Elcabongy
Mai um texto do GD defendendo a ilegalidade, sempre a favor de seus projetos ongueiros engajados com seus próprios intere$$e$, claro. Quis fazer de seu heroi peladao da bicicleta um "heroi" de todos (mas nao colou!) e agora fala do aborto com suavidade e nenhuma profundidade (como sempre!) de seus poucos parágrafos, como se estivesse falando de uma amenidade qualquer. Esquece até de dizer que nos EUA, sua referência para tudo que envolve seus intere$$e$, o aborto é proibido. Pura hipocresia.
-
censurado
Para quem não me entendeu, o que eu informei é que o motivo principal da permissão legal do aborto em caso de estupro foi o moralismo machista, qual seja, a imagem da filha estuprada grávida e a da esposa estuprada e grávida de outro homem perante a sociedade conservadora de 1940, quando o Código Penal foi criado. Ou seja, por causa do moralismo e do machismo da época. Hoje isso não mais se justifica. Para que sejamos progressistas, devemos defender sua criminalização, contr
-
Orivaldo
Qualquer coisa que diz respeito a religião é totalmente desumana, os adeptos desses cultos a seres místicos e inexistentes estão a todo momento querendo impor seus dogmas ultrapassados e ridiculos a toda a sociedade. Por um mundo sem religião e muito mais feliz!
-
David Silva
Desumano é quem defende o feto? Tá...
-
Jaque
Concordo em parte porque considerei o kit em questão inadequado.
-
candida
Nota mil. Concordo plenamente. Varre-se a sujeira para debaixo do tapete e finge-se que nada acontece. Assim é mais fácil.
-
Barcelona
Prezado Dimenstein, escrevo, porque admiro e respeito o seu trabalho e sua trajetória. Sempre o ouço na CBN. Mas sobre o material didático da homofobia, discordo, parcialmente do seu entendimento. Existem questões, não só religiosas, que não estão sendo considerados por você e várias outras pessoas que defendem a distribuição desse material nas escolas. Deixo claro que admiro o trabalho de vários artistas homossexuais e respeito o direito deles a união estável, com ressalva a adoção de crianças.
-
Fábio Gomes
O feto é um ser humano num estágio precoce de seu desenvolvimento. A ciência não tem o poder ou autoridade para negar que esse ser é humano. A sociedade brasileira está disposta a negar dignidade e direito à continuidade da vida a um ser humano em desenvolvimento?
-
Eustaquia
Não tem nada haver uma coisa com a outra mas a Bloomberg tb tem um posicionamento parecido com o do Dimenstein. Curious... Será que uma montanha de filhos pesa para o governo e ameaça o sistema financeiro kkkk!
-
everaldo
Desumano é abortar uma criança.....
-
deminha
Vc quiz dizer "um feto" não é?
-
-
Crasse Média
2 pontos: planejamento familiar, controle de natalidade
-
Jonatas de Davi
Em relação ao material educativo contra a h0m0fobia, convém destacar que a crítica à iniciativa é rasa por não considerar vários motivos: a Unesco confirma que o bullying h0m0fóbico aumenta a evasão escolar, o que é um prejuízo p/ a toda a sociedade, além de baixa autoestima e suicídios; a Constituição Federal veda o preconceit0 a discriminação, logo o Estado - que é laico desde 1889 - deve zelar pela coerência; e usar um preconceit0 como cortina de fumaça mostra quão vazia está a oposição.
-
Renato
Paulista boa tarde! Se minha filha um dia aparecer gravida , provavelmente eu ajudo no aborto , mas espero de coração que esta decisao seja seguida de um verdadeiro dilema moral e de uma consciencia que sabe de seu erro , que eu não faça isto com a mesma simplicidae de quem apaga uma luz de seu quarto.
-
maría catalina sepúlveda
Educacaõ sexual para os papais e, para as criancãs.
-
Jacinto
Este artigo é um erro intelectual porque trata o eleitorado como uma turba controlada pela religião, e isso não é verdade. Se a religião controlasse a população como o artigo faz crer, o Brasil não teria divórcio (que é também proibido pela Igreja Católica). E o divórcio existe há décadas, provando que a religião não tem a força que o artigo quer fazer crer. A população brasileira tem repulsa à legalização do aborto. Essa repulsa não se origina na religião, mas da cordialidade.
-
Jal
Jacinto, qual o país em que vives??
-
-
cristiang
Então ao invés de fazer um progarama de orientação sexual, ja partem direto para a orientações sobre aborto. Esse dimenstein é muito tapado, nem sequer pensou nesse absurdo. Acho que ficou mais preocupado em criticar a igreja. Vc recebe quanto pra escrever essas bobagens???
-
deminha
Cristiano G., talvez vc não saiba mas o Gilberto com certeza sabe de muitos programas de orientação sexual. Vc mesmo deve ter recebido um assim no correr de sua vida. A orientação para o aborto que êle trata aqui é para evitar os milhares de casos de m?ort? que acontecem nesta terrinha. Não vejo seu argumento coerente com o artigo. Além do mais chamar alguem de tapado é falta de cortezia e próprio de que não tem argumentos.
-
Jal
Cristiano, pelo visto és da turma dos "malhadores incondicionais do Giba". Tá certo, de vez em quando ele dá umas bolas foras, mas quem não dá? Desta vez, creio que acertou na mosca. Deixemos de ser hipócritas!!!
-
rrs
Tapado é vc ignorante, vai estudar pra não escrever esse lixo de comentário!
-
-
Daniel A
Mais uma vez vamos atacar o efeitoao inves de atacar a causa.Que tal educar as pessoas primeiro,explicar o que e um anticoncepcional, camisinha e todas as inumeras maneiras de se prever uma gravidez.Ao inves disso preferem falar de aborto e promover bailes funk.....Brasil um Pais de babacas.
-
Bordoes e Bordoadas
Quero saber os que falam que Deus isso,Deus aquilo se por ventura fosse estupr4da, ou alguem proximo,alguem querido teriam amor pela criança que iria nascer!Deus é AMOR,COMPAIXAO!E nao violencia,imposição!O ab0rto DEVER SER DIREITO em caso de estupr0 e de acefalia!Um pq é uma violencia, a outra pq a criança ja esta m0rta!Sem cerebr0, quem vive?!Guardem as suas opinioes religiosas para seu convivo..na lei dos Homens não há Deus!E a "lei de Deus",..de qual Deus estamos falando?Aláh?Shiva?!Jesu
-
Hans Malkovic
Falando bobagem, em caso de estupro o aborto é legal.
-
Jacinto
O aborto já é uma facultade para as mulheres que engravidam em consequencia de violência sexual, na hipótese de a gravidez representar risco à gestante. E no caso de anencefalia, não há legalização de aborto (segundo STF), porque a rigor não existe sequer gravidez, na medida em que não há potencial de vida no feto anencéfalo.
-
-
Bordoes e Bordoadas
Quero saber os que falam que Deus isso,Deus aquilo se por ventura fosse estuprada, ou alguem proximo,alguem querido teriam amor pela criança que iria nascer!Deus é AMOR,COMPAIXAO!E nao violencia,imposição!O aborto DEVER SER DIREITO em caso de estupro e de acefalia!Um pq é uma violencia, a outra pq a criança ja esta morta!Sem cerebro, quem vive?!Guardem as suas opinioes religiosas para seu convivo..na lei dos Homens não há Deus!E a "lei de Deus",..de qual Deus estamos falando?Aláh?Shiv
-
LANTERNA VERDE 2000
Ora, se não quer abortar é simples: use CAMISINHA! Assim, não precisa assassinar ninguem..
-
censurado
Também sou contra o aborto porque não gostaria de ter sido abortado.
-
deminha
Se fosse abortado não teria nascido e se fosse feto de 2 meses não poderia ser "consultado" sobre suas preferencias. Tambem sou contra o aborto causado por um "descuido" do casal que se ama de verdade. Mas sou favoravel a dar todo tipo de orientação à mulher que queira abortar, até no sentido convençe-la do contrario, caso seja uma gravidez fruto de um "descuido". A mulher tem o direito de saber de todos os riscos.
-
-
censurado
A mulher que é capaz de matar seu próprio filho unicamente para não ter o trabalho de ciá-lo, merece morrer em consequência do aborto. O aborto somente é justificável quando a vida da mulher corre risco, pois neste caso é vida contra vida, estado de necessidade. Até em caso de estupro (liberado principalmente por moralismo e machismo - leiam abaixo), o aborto deve ser criminalizado, pois o filho do estuprador não tem culpa do estupro e a mulher estuprada poderá doar o filho para adoção.
-
Paulista
Queria ver se vc teria esse mesmo pensamento caso tua filha ficasse grávida por causa de um estupro.
-
rrs
Vc é contra o aborto mas acha que a mulher que aborta tem que morrer? Essa é sem dúvida uma das opniões mais estupidas que já li por aqui!
-
deminha
É muito fácil para um homem falar sobre levar a têrmo uma gravidez provocada por um estupro. Como a mulher vai se sentir durante os 9 meses dessa gravidez indesejada, provocada talvez por alguem ela odeia? Não existe filho enquanto não houver nascimento, Especialmente nos dois primeiros meses de gravidez.
-
-
chilli pepper
Tenho 3 amigas suuuper religiosas que já fizeram aborto, mas falam de Jesus o tempo todo. E uma delas fez 2 vezes. Cada dia que passa tenho mais nojo de religião na política... daqui a alguns anos estaremos como os árabes? Socorro! Quanta hipocrisia engana trouxaaa!
-
Raquel
As pessoas discutem como se não houvesse aborto no país. A legalização não vai fazer diferença sob este aspecto. quem quer abortar, vai abortar, legalmente ou não. Mas sendo pelas vias ilegais ( açougueiros ) a mulher corre serío risco de morrer.
-
Estevam
Sem dúvida. A mulher corre o sério risco de morrer e a criança com certeza absoluta será assassinada.
-
-
censurado
Correção dos comentários abaixo: aborto em caso de gravidez decorrente de estupro e NÃO "aborto decorrente de estupro".
-
censurado
Pois é. Como o aborto de gravidez decorrente de estupro foi permitido também por motivo de machismo e moralismo, acho que seria progressista defender sua proibição e criminalização.
-
rrs
Ora defender a proibição e criminalização não é moralismo? E o que tem a ver machismo com aborto em caso de estupro? Se uma mulher não quer o sofrimento de levar a gravidez em decorrência de estupro adiante, vc considera essa uma atitude machista? Vamo estudar mais né amigo!
-
-
Roberto Soares
Na questão do aborto eu até concordo, já passou da hora de reduzir a natalidade nesse país, ninguém aguenta mais esses favellados procriando feito animais e gerando problemas para toda a sociedade. Já o "Material didático contra a hommofobia" é uma piada, "coitadismo" puro, gays e lésbicas não são e nunca foram agredidos nesse país.
-
censurado
Não é porque se mata mais de 50.000 pessoas por ano que se vai descriminalizar o homicídio; não é porque se encontra um traficante de droga em cada esquina que se vai descriminalizar o tráfico, e assim por diante. O mesmo vale para o aborto em geral, que é crime contra um ser humano em gestação. Acho até que deveria ser proibido o aborto resultante de estupro, pois a razão moral e o machismo que causaram a sua permissão já não existem hoje como no passado (o CP é de 1940).
-
deminha
Antonio Araujo, como vc acha que se sente uma mulher que foi estupr@d@ por um meli@nte? Como ela irá conduzir essa gravidez durante 9 meses? Às vezes é muito facil dizer o que os outros devem fazer sem estar na pele dêles. A questão de mor@l e m@chis?mo pode não existir mais em alguns casos, mas certamente não se aplica ao est?upro.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.