Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. emerson de faria

    Abortos clandestinos tornaram-se rotina porque os nossos jovens desde a mais tenra idade são induzidos à prática sexual irresponsável. Conseguimos nos últimos 20 anos subtrair toda a inocência de nossas crianças, expostas cadavez mais cedo às rudezas e perversidades do mundo adulto sem ter maturidade para tanto. Por isso mesmo estão se esvaindo em sexo, álcool e drogas. Eis aí o resultado.

    Responda
  2. censurado

    Não vejo a objeção ao aborto como uma posição apenas religiosa. Sou ateu e me oponho ao aborto porque o vejo como mais uma forma de banalização da vida humana, além de uma covardia contra um ser indefeso e inocente. Também não procede o argumento da autonomia da mulher, pois o feto não é apenas uma parte do seu corpo. Ademais, é um crime, segundo nossa lei. O argumento de que é feito em demasia e que isto justificaria a liberação é outra falácia, pois isto também valeria para outros crimes.

    Responda
    1. Jose Salriz

      Gostaria de saber qto vc antonio eh consistente em relação seus argumentos?Banalizamos a vida e cometemos atos de covardia com outros seres animais inocentes e provavelmente teu argumento se baseia em especicismo? O feto eh gerado pela mulher e so ela sofre em suas consequências. Teu argumento de "demasia" eh pura demagogia. Aborto eh uma realidade, uma questão de saúde publica e responsabilidade de q vai gerar e criar. Mulheres ricas abortam sem riscos, as pobres morrem sem assistência

    2. deminha

      Eu não vejo crime em aborto nos casos de estupro e de anencefalia.

  3. Kissy Folder

    Gilberto, você tem razão, e os comentários contra apenas reforçam como o conservadorismo, geralmente apoiado em motivos religiosos, reina no Brasil. Felizmente eu moro no Canadá, onde aborto e casamento gay são permitidos. Embora eu não seja gay e ache que tomar a decisão de abortar seja extremamente difícil, eu apoio que os indivíduos possam tomar a decisão. E mandem ver polegar para baixo aí...

    Responda
    1. Macabeu

      Sou conservador, professo o catolicismo devido a influência de Bernard Lonergan, canadense que tinha origem anglo-saxonica. Ele foi um filósofo e teólogo de tradição tomista e também um economista, formado em Buckingham, Quebec. Lonergan efoi professor do Colégio Loyola, de Montreal, da Universidade de Toronto e da Pontifícia Universidade Gregoriana e do Boston College. Como se vê, nem tudo que é bom para o Canadá é bom para o Brasil. Hé! Hé!.

  4. censurado

    Curiosidade: vocês sabiam que a permissão do aborto decorrente de estupro se deveu também a uma razão de moralidade e ao machismo? Pois é, além de porque se temia transmissão de caracteres hereditários ruins e do sofrimento da mulher estuprada. O principal motivo foi a moral da família (para a filha não ficar "mal-falada") e o machismo (para que o marido da estuprada casada não passasse por constrangimento).

    Responda
    1. Macabeu

      Qual o problema em ter moral e ser macho?

    2. deminha

      E no caso de uma mulher solteirA, est?upr@d@, seria por causa do quê?

  5. José Silva

    É complicado. Éticamente, em casos de estupro, ou em que o feto tenha defeitos graves, ou que ponha a vida da mãe em risco, ainda se entende essa opção extrema. Mas a real tragédia, é que para nossa imensa massa de adolescentes desmioladas, o aborto vai passar a ser rotina. Sou professor de 2. grau há mais de 20 anos, e vejo a inacreditável inconsequência com que as jovens de hoje lidam com esse tema. São hipererotizadas pela mídia, engravidam, e abortam, como se fossem tirar unha encravada.

    Responda
    1. Hans Malkovic

      De acordo com o Bat man deveríamos descriminalizar o roubo, afinal, quem quer roubar vai roubar, legalmente ou não.

    2. bat man

      a legalização não vai fazer diferença sob este aspecto. quem quer abortar, vai abortar, legalmente ou não.

  6. Will

    O que o Ministério da Saúde está fazendo agora é legalizar e incentivar clandestinamente o aborto: é como orientar alguém a pedir nota fiscal ao comprar produto pirata, ou como escolher a lotação clandestina mais segura. Uma medida completamente sem noção e que, na prática, vai ser uma forma de acobertar um crime definido em lei - e dar um passo para legalizar esta prática abominável.

    Responda
  7. deminha

    Mauro Assis, (22), Excelente comentário. Gostei.

    Responda
  8. Dinho

    Seria conveniente lembrar que já foi dito que "a religião é o ópio do povo"? Sou cristão, mas acho que o assunto não deve ser conduzido de forma religiosa, e sim sob a ótica de políticas públicas. Mas enfim, a pressão sobre os candidatos não é característica apenas do Brasil. Elas também ocorrem em países bem mais desenvolvidos políticamentem, como os EUA, por exemplo.

    Responda
  9. deminha

    Pelo amor de Deus, quanta grosseria se diz aqui. Ofendem o autor ao invés de argumentar. Argumento pode até convencer, mas grosseria não leva a nada. É inadmissível em um espaço como este.

    Responda
  10. Cascão

    A culpa, como sempre, recai sobre os cr1stã0s. Quer ciência? Então, leia e aprenda se for capaz: "As chaves do Inconsciente" - Dra. Renate Jost de Moraes. O jornalista repete o jargão batido dos gl0b@l1stas/c0mun!st@as sem investigar absolutamente coisa nenhuma. Papagaios fazem isso com muito mais graça. Inteligência: quanto mais se perde mais se pensa que aumentou.

    Responda
  11. Ronaldo Luis Gonçalves

    Gilberto, você é uma máquina de escrever asneira, você sabe o significado de democracia ?, e o poder da maioria ? Aula 1 - Na democracia, a política atende aos interesses da maioria, mas ouvindo a minoria.

    Responda
  12. riba

      DESUMANINDADE,  SÃO AS PALAVRAS DE GILBERTO DIMENSTEIN.   Não sei como a ABJ, FENAJ, não agem para cassar o diploma de um cidadão como o Gilberto Dimenstein que se intitula jornalista.  Como pode um site tão importante como o site da Folha ter em seus quadros um cidadão desses chamado gilberto dimenstein expelindo tanta baboseira, pela boca?. Gilberto, seria bom se você deixasse Deus lavar a sua boca para voce falar o nome  Dele.   .    &n

    Responda
    1. deminha

      Mais um que não leu ou não entendeu o que o GD escreveu e ainda usa de grosseria para com a pessoa do jornalista. Use argumentos em favor de sua tese, meu caro, não ofensas.

  13. Raquel

    Como mulher é duro ver ignorantes opinando sem conhecimento de causa.A mulher, em ultima instância é que deve decidir, sempre.Nenhuma mulher gosta de abortar, só o faz se for o ultimo recurso.

    Responda
    1. Estevam

      Veja só: O aborto além de ser uma questão da mulher é uma questão de família. Tenho dois filhos homens e se uma das namoradas deles fizer um aborto de um neto meu ela estará me atingindo. Quando você diz que a mulher "só faz se for o último recurso" é uma mentira, pois é fato que muitos abortos, principalmente nas primeiras semanas é feito por puro comodismo feminino.

    2. deminha

      Concordo com vc Raquel.

  14. Akhenathon Akhton

    "Ótica teológica"??? Pergunteo-me que tipo de substância o colunista ingere antes de escrever seus textos. Além de tratar como uma mera opção o assassinato consentido representado pelo aborto, ainda mistura alhos com bugalhos e não forma um raciocínio coerente...

    Responda
    1. Hans Malkovic

      Rodrigo, ao menos finja ser inteligente e crie seus próprios comentários sarcásticos ao invés de copiar de quem raciocina melhor do que você.

    2. rrs

      e vc ingeriu que substância para escrever tamanha bobagem?

  15. paulo duarte

    O GM foi tão preciso nas colocações que até aquele pessoal que vive mentendo o malho no tal "kitgay" ficaram desarmados, quase que sem ação!

    Responda
    1. paulo duarte

      Digo GD

  16. everaldo

    O GD, por que vc não informa as consequencias para as mulheres após ao aborto legal ou ilegal...?? Álém de preconceituoso, o senhor é desinformado....quando não ignorante!!!

    Responda
    1. deminha

      Sr. Everaldo por que o sr. não fala das consequências de uma criança não desejada, fruto de um estupro, por exemplo?

  17. cacilda bazoni

    Acho válido a orientação sobre o aborto, muitas mulheres praticam sem saber o dano ao próprio organismo, e que pode trazer inclusive a morte da própria também!

    Responda
  18. Odrazi

    "Desumanidade em nome de Deus" um pínóia!!! Deixa de ser preconceituoso e de alimentar preconceitos! Que se aborte a relação sexual de risco: a gravidez pode ser evitada, não sabia, não?

    Responda
  19. Odrazi

    Sempre fazendo a coisa errada. Não vejo nobreza alguma nisso, vejo é a picaretagem dos propagandistas dos grandes laboratórios a fornecer drogas abortivas.Fosse uma coisa séria e voltada para o bem estar, estariam instruindo em COMO NÃO ENGRAVIDAR, COMO NÃO FAZER SEXO DE RISCO. Pra que abortar? Se a gravidez pode ser evitada? Que se ensine a abortar a relação sexual de risco, e não abortar o feto.

    Responda
    1. rrs

      Sim e ensinem também a como as mulheres fazem para não serem estupradas e também como os pais fazem para não gerar um feto anencéfalo não é?

    2. José Silva

      Muitíssimo bem colocado, positivado!

  20. marsilv

    "Uma das involuções brasileiras: temas de saúde pública passaram a serainda mais enfocadas pela ótica teológica durante a campanha eleitoral." Acho que precisamos dar nomes aos bois. QUEM começou a usar o conservadorismo religiosos nas eleições? O Serra, em 2010, na campanha suja contra a Dilma. Me desculpe, mas não é uma involução brasileira. É uma involução do Serra e do PSDB. Desserviço ao país.

    Responda
    1. everaldo

      Isso é mentira, pois quem provoca esse tema são os petistas por que são claramente abortistas em potencial....pode ver que na campanha atual quem levantou o tema das questões morais foi justamente o PT

  21. Estevam

    Não precisa ser crente para ser contra o aborto, isso é mais do que uma questão teológica é filosófica. O Estado tem por obrigação educar, orientar, e cuidar da saúde dos governados. Desumanidades em nome de D'us são praticadas desde os tempos pré-históricos e ainda serão até o fim da humanidade, acredito.

    Responda
  22. deminha

    Sr Everaldo qual é o dado não tendencioso e que reflita a realidade?

    Responda
    1. everaldo

      200 000 mor tes de maes por praticarem o aborto ilegal....é claramente tendencioso e pior, prega uma mentira!!!

  23. Macabeu

    Senhor Gilberto , Hegel o avô do comunismo dizia que " a essência de uma coisa é aquilo em queela enfim se torna " . Só posso concluir que a sua irraciona lidade malévola tem os seus processoslógicos próprios. Um viva ao Dimenstein, o caçador de nascituros.

    Responda
  24. Macabeu

    Senhor Gilberto , Hegel o avô do comunismo dizia que " a essência de uma coisa é aquilo em queela enfim se torna " . Só posso concluir que a sua irracionalidade malévola tem os seus processoslógicos próprios. Um viva ao Dimenstein, o caçador de nascituros.

    Responda
  25. luiz henrique

    lendo os comentarios da p perceber q os religiosos ainda tem o muito controle sobre a conciencia das pessoas. Nao é atoa q conseguem arrecadar fortunas em pouco tempo. Nota-se q os comentarios sao em sua maioria fundamentados somente na fe e em argumentos cientificamente inconsistentes, quando nao lanacados exclusivamente na forma de xingamentos. AS meninas pobres q estao morrendo sem assistencia e os gays vilipendiados devem ser, na cabeca dessas pessoas, coisa do capeta. Sera q isso é amor

    Responda
  26. everaldo

    Todos nós aqui sabemos que o aborto é crime, salvos as excessões, que estão na lei...

    Responda
  27. everaldo

    Senhor Gilberto Dimenstein, antes de FALAR DE DEUS, TENHA EDUCAÇÃO, LAVE SUA BOCA COM SABÃO, pois os quem é DESUMANO É QUEM DEFENDE O ABORTO IGUAL O SENHOR, POIS O FETO É UM SER INOCENTE, NÃO TEM CULPA DA IRRESPONSABILIDADE DE SEUS PAIS E MERECE A VIDA.PARE DE DEMAGOGIAS BARATAS, DE FALSOS DIREITOS , DE FALACIAS E DE PROSELITISSMO BARATO!!!

    Responda
    1. assismauro

      Everaldo, onde é que o Gilberto defendeu o aborto? Ele só disse que esse problema existe, é gravíssimo e deve ser discutido sem paixão, religiosa inclusive. Prova de que esse debate está contaminado pela irracionalidade religiosa é o seu comentário, todo cheio de maiúsculas e expressões como "lavar a boca com sabão". Mostra como esse debate é obtuso no momento, mas vai chegar o dia em que isso será tratado na forma devida, por gente madura e equilibrada.

    2. deminha

      Sr Everaldo, o sr. foi grosseiro com o autor. Êle não falou de Deus, leia melhor seu artigo. Êle falou dos atos de pessoas que, alguns casos muito especiais, tem sim direito ao aborto(casos de anencefalia). E nos casos em que por causas as mais diversas a lei permite que se faça o aborto, a mulher deve receber toda orientação possivel, até no sentido de não fazer o aborto, para que não resultem em sequelas, às vezes irreversíveis.

  28. ana eugenia

    O q dá medo nesse país é q a imprensa parece estar corrompida mesmo. Antes de mais nada, a pessoa deveria agradecer por ter pego filho e não aids. Mas tem nada não, pode sair por ai transando sem camisinha, depois o governo pt fornece o kit aborto.

    Responda
  29. everaldo

    Estamos em pleno sec 21 e tem gente defendendo o aborto com tantos metodos contraceptivos....Será que é preguuiça de usar preservativo??

    Responda
    1. Mário Maravilha

      A Igreja é contra o uso de preservativos. Pegue doenças venéreas, tenha filhos indesejados, mas nunca use preservativos, em nome de Deus !

  30. ana eugenia

    Prq é tão difícil usar camisinha? Pra q, né? Deve ser mais fácil fazer cirurgia e tomar antibiótico.

    Responda
  31. tecristina

    Respondendo ao Paulista( que suspeito ser pseudonimo do autor):Se ser da idade média é valorizar a vida desde a sua forma mais primitiva, entai viva a idade média.Nao podemos é aceitar a institucionalizacao do aborto de forma incipiente, e nao venham me dizer que nao sei o que falo porque sou médica.Vao ensinar as gazelinhas métodos abortivos mais seguros(se o há), fazendo indicacao de citotec, que também mata(mas mata menos que a succcao o curetagem).Isto é ilegal.Isto é imoral.Sexo respons

    Responda
  32. ana eugenia

    Essa questão não é religiosa. É de direito à vida. O feto está indefeso.

    Responda
  33. Petroleo

    O ideia é não ficar parado quando existe um problema. Gostei do texto.

    Responda
  34. everaldo

    O senhor falar em desumanidade em nome de Deus, o senhor insulta a todos aqueles que acreditam em Deus, de alguma forma. Vc é mentiroso no seu texto, até por que , além do aborto ser crime, desumanidade é MA T AR UM SER INOCENTE ...desumanidade é acabar com uma vida, pelo fato de não ter responsabilidade de assumir seus proprios atos....desumanidade é enganar as pessoas como vc faz!!!

    Responda
    1. reynante

      O problema é o que se faz em bailes funks, por exemplo, onde as "dançarinas" fazem roleta russa com a genitália até algum funkeiro dar o "tiro" lá dentro, se é que me entendem, depois vão ao posto de saúde alegando violencia sexual para pegar a pilula do dia seguinte, são por-cas, irresponsáveis, va-dias e ainda por cima se acham as injustiçadas do mercado. Engravidam e nem sabem quem é o pai, tamanha sem vergonhice dessa gente, é sobre isso que estamos discutindo?????

    2. deminha

      Sr. Everaldo, o aborto deixou de ser crime em alguns casos muito específicos. Se aconteceu um ato sexual irrresponsavel, entre 2 pessoas que se amam(sem uso de anticoncepcionais), acho um erro cometer o aborto. Mas se a gravidez é resultado de um estrupro essa criança será indesejada, rejeitada. Até poderá acontecer o parto mas a mãe bilógica tenderá a doar o bebê.Mas se resolver abortar(antes de 4 mêses), deve receber todas as orientações necessárias para não ter sequelas. Acho justo.

  35. reynante

    E tem mais, o estado é laico, não deve se render a religião e nem a religiosos, se o religioso não aceita, não faça aborto, pois não se squeçam que as pessoas que o praticam não estão nem aí pra religião, papa, padre, pastor, pai de santo, etc...

    Responda
  36. reynante

    Não tem nada de Deus nessa história, pois se uma mulher que gera um filho e quer se livrar dele, essa não sabe quem é Deus mesmo, então ela que decida sobre seu corpo Isso é um assunto muito sério: um aborto pode ser devido a um erro, uma violência, uma falta de cuidado, o segundo, quando leviano já é irresponsabilidade, o terceiro nem se explica Mulheres não acreditem que os homens que lhes cantam aos pés dos ouvidos vão assumir filhos com vocês, previnam-se, ou melhor nem liberem, valorize

    Responda
  37. luiz henrique

    Parabens pela coragem de tratar do tema. O colunista provavelmente sera muito criticado e, se brincar, excomungado, mas uma das colunas mais importantes do BR nao poderia unir aos ultraconservadores na defesa da cruedade e da lacivia. Eu tenho fe q muito em breve as vozes reacionarias deixarao de de ter importancia quando apartadas de uma fundamentacao cientifica. O povo vai exigir mais do q um simples dogma quando tratar de temas q podem interferir na felicidade e bem estar das pessoas

    Responda
  38. gaspar144

    O problema é que todos sabem para onde se inclina a ótica do governo. Certamente, tais conselheiros induzirão ao aumento do aborto ainda mais, pois deveriam orientar as mulheres e jovens grávidas a levar a sua gravidez até o fim e criar seus filhos.

    Responda
  39. Vinícius Loyola

    O posicionamento simplista e a visão estreita do colunista mais uma vez se manifestam com toda sua expressão. a) A questão do aborto não é só uma questão religiosa - sou ateu e sou contra e aborto. E aí? MInha razões naturalmente não são religiosas. Antes de tudo, é um debate sobre o direito à vida. b) O "kit-gay" é ridículo. O material não era voltado para pregar a tolerância, mas sim para glorificar o homossexualismo. Deve-se sim ensinar tolerância nas escolas, mas não dessa

    Responda
    1. José Silva

      Parabéns Vinícius, muito inteligentes suas colocações, o artigo é realmente de uma estreiteza e de um radicalismo anti-religioso ímpar.

    2. ana eugenia

      Vinicius, nem na bancada evangélica eu vi argumento mais inteligente.

    3. Morry

      Ah, mas glorificar o heterossexualismo pode? Por quê?

  40. Morry

    Olha, eu sou contra o aborto. Portanto, nunca fiz, nem farei. Agora, uma coisa é ser moralmente contra uma prática e portanto não fazer, outra coisa é querer impor a minha opinião a todo mundo. Principalmente quando a própria Ciência mostra que o embrião não é um ser humano, é apenas e tão somente um embrião com potencial para se desenvolver em um. Isso tanto é verdade que quando uma mulher sofre um aborto natural, os religiosos são os primeiros a dizer "Não se preocupe, você terá out

    Responda
    1. ana eugenia

      Impor a sua opinião ao feto indefeso pode, né?

    2. Morry

      Ora, se o embrião que é naturalmente abortado - expulso pelo próprio corpo, inclusive em caso de acidentes - não é gente para os religiosos, se a m o r t e dele não é crime e os religiosos não impõem à mulher que arrume caixão, faça velório e enterre, então como é que querem tratar o embrião abortado de propósito diferente?A hipocrisia é gritante, absurda, óbvia ululante nesse caso.

  41. Almir Ferreira

    Gostei muito do artigo, mais como educador devo dizer que: as pessoas devem pensar antes de fazer qualquer pratica; os caras chegam em lugares onde deviam pensar primeiro, ter cuidaos, se proteger e proteger a sua parceira, nao fazem isso e depois vao a buscar de resolver questoes assim.outra coisa falar da questões quiti-gay nas escolas, venhamos e convenhamos, esse material é uma porcaria, para uma nacao civlizada como a nossa, nao tem cabimento, levar esse materia para a sala de aula. /p

    Responda
  42. ana eugenia

    1. Qto às despesas q osmiseráveis sem tetodão ao estado, já sustentamos vcs há muito tempo. Daqui apouco vão sugerirmatar os deficientes e aposentados, esses sim dão despesa.Camba da.

    Responda
  43. ana eugenia

    Todo mundo opina: mãe, pai, estado, MENOS OPRINCIPAL INTERESSADO. Hipó critas, se o sujeito vai se sentir indesejado cabe aele decidir se quer se m atar ou não, ninguém tem o dto de decidir isso por ele.É inconstitucional, fere o dto à vida. Quem defende isso já está contaminadopelo marx ismo. O q me consola é q tbém está impregnado pela pobreza edificilmente escapará dela. Toda mis éria é pouca p quem defende o abor to.Continue ado rando o P T e continue pobre.

    Responda
    1. deminha

      Sra. Ana Eugênia, se a sra.tem uma filha, reflita. Digamos que ela fosse estupr@d@ por um b@nd?ido, ficasse grávid@(acontecem muitos nesta terra). O que a sra. faria? Defenderia o nascimento de uma criança indesejada? Como conduziria essa gravidez? Antes de completar os 4 meses "consultaria" o feto para saber se iria querer nascer, mesmo sendo indesejado, fruto de uma união carn@l espúri@?

    2. Desiludido com brasil

      Senhora Ana Eugenia. Não sei se entendi, mas a senhora quer consultar o feto? Se sim, não se esqueça de solicitar declaração com firma reconhecida. Depois a senhora fala que "cabe aele decidir se quer se m atar..." Não sei se a senhora sabe, mas suicídio também é crime.

  44. ana eugenia

    Com certeza o sr. não viu o kit gay, pois nem os gay apoiaram aquilo. Somente quem apoiou aquilo foram os Ptistas.

    Responda
  45. Louca

    Não admito que a religião venha definir os passos da minha vida. Essas bancadas cristãs oportunistas nada mais lutam pelo poder. Não tem nada a ver com bem estar social dos cidadãos e nem mesmo de seus fiéis.

    Responda
  46. Desiludido com brasil

    Sou contra o aborto. Porém não podemos "tapar o sol com a peneira" e fingir que não acontece. A co_ca_ina também é proibida e temos que ensinar sobre ela aos nossos filhos. O que falta é a base, aquilo que vem do berço, com nossos pais, que aprenderam com nossos avós. Porém, no século XXI que vivemos tudo parece ser banal, a maioria prefere "tchu" ou "tcha" e quando alguém levanta uma bandeira...aparecem os moralistas e religiosos de plantão. Deixem as mulheres decidirem, o corpo é delas. /

    Responda
    1. ana eugenia

      Feto feminino tem direito de escolha?

  47. luiz henrique

    excelente coluna!!! As meninas ricas vao p clinicas de luxo, c toda assistencia e sigilo, as menias pobres vao pro tanque no quintal da casa. Os ultraconservadores dizem q é pecado mortal e demonizam o debate. Mas o pior é q muita gente, com medo de perder seu lugar no ceu tb defende a manutencao dessa regra cruel. As meninas q procuram um hospital depois do aborto sao denunciadas a policia e saem presas do hospital, assim as meninas procuram atendimento benzedeiras e coisas do tipo.

    Responda
  48. Fábio Moon

    Reinaldo Azevedo já desmistificou esse número inventado de mortes. Atribuir a resistência ao aborto à sujeição a algum dogma religioso é argumento simplório e o articulista sabe disso. O articulista, como participante ativo de programas educacionais deve saber que educação e orientação bastariam suficientemente para que mulheres e meninas não engravidassem contra a própria vontade. A mulher pode fazer o que quiser com seu corpo. Com o corpo que está dentro dela, não.

    Responda
  49. adsel

    O PRÓPRIO GD COLOCA O NOME DE DEUS NA REPORTAGEM...E DEPOIS VEM FALAR EM RELIGIÃO....ABORTO É CRIME NÃO SEJA DEMAGOGO

    Responda
  50. adsel

    Aborto é crime fora estupro, risco de morte da mãe e feto com diag de anencefalia, o Ministério da Saúde, segundo entendi, está querendo se estruturar para fornecer a expertise necessária à prática de um crime. Como hospital público não pode fazer o aborto puramente eletivo, estaria atuando como o pré-atendimento dos açougueiros clandestinos. A alternativa, segundo se entende na Folha de hoje, é a rede pública de saúde se transformar numa central de distribuição de um remédio abortivo. ABSURDO!

    Responda