Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Sams

    Ei, Senhor Jornalistão Premiadão, não ensina diversidade nas escolas, e sim o respeito às referidas diversidades. A diversidade é um fenômeno social NATURAL, típica de uma sociedade orgânica. Isso não se ensina...

    Responda
    1. Gabriel

      duvido o Jose santosh postar uma fonte comprovando a mudança positiva causa por manifestações gays...

    2. ana eugenia

      Tem gay q acha que só ele viaja, só ele estuda e só a opinião dele é que conta.

    3. jose

      Davi é que vc nunca foi a New York nem a Tel Aviv para ver com seus olhos a mudança que as manifestações gays causaram na população. Elas se conscientizaram de que gay nasce pronto e quem nao é gay nao adianta ter medo porque nao contamina. Sim, isso é um processo educativo. Mas se voce nunca saiu do seu bairro, nunca vai aprender sobre isso. Educacao é a chave do desenvolvimento humano e proporciona a liberdade de expressao sem tirar tijolos de ninguem.

    4. Fe

      Diversidade não se ensina, ensina-se o respeito a ela.

  2. Akhenathon Akhton

    Ano passado os organizadores da Parada Gay deram um exemplo de sua "tolerância": ridicularizaram símbolos religiosos. Espero que neste ano sejam mais comedidos, apenas isso.

    Responda
  3. Silvio Rio Preto SP

    "Neste ano, a Parada Gay traz o tema da educação, em meio ao movimento para se ensinar diversidade nas escolas, treinando professores." Me desculpem mas ao meu filho é ensinado aquilo que eu decido, e opção sexual é escolhida ao longo da vida e não na infância. Direitos iguais, respeito e tudo mais é direito de todos. Mas educação infantil não compete a grupos sexuais decidir.

    Responda
    1. bnegrao

      Se você se posicionou contra um "grupo sexual" já significa que você está agindo de acordo com outro "grupo sexual" que tem ideais diferentes. Vc não vai conseguir ensinar seu filho a ser hetero ou gay, mas pode ensina-lo a ser preconceituoso ou compreensivo.

    2. paulinho

      os gays proferam ou não a aids?, se é verdade, então um deles é hetero. e não anormal ou doença como muitos chaman. porisso que o chamam de zorra, zona, fantasia e incomodos. é isso?

    3. Gomeolly

      Chega a ser engraçado esse seu comentário, "opção sexual é escolhida ao longo da vida e não na infância", desde quando alguém opta por ser gay ou por ser hetero? Quem é gay já sabe desde que começa a pensar, que é diferente. Essa educação é justamente para que as crianças heteros respeitem os coleguinhas que não são... Simples assim...

  4. WHITEMAN

    Democracia é isto: liberdade de expressão, uma delas. Se homossexualismo é um problema, não fui eu quem criei e nenhum de nós, pois pelo que sabe, através da história, o homossexualismo existe desde a criação do mundo. Se a pessoa nasce assim, que culpa tem? Contra a vontade da Deusa Natureza, não tem como. Mesmo àqueles que se transformaram em gay ou lésbica através de algum trauma psíquico, temos de respeitar. A vida é um mistério. Combatemos os crimes sim, nunca a liberdade do bom arbítrio. &

    Responda
  5. von kaio

    Uma sugestão de brinde para as próximas eleições :aquela colher de porcelana,usada nas mesas orientais,para ajudar as ex-senhoritas a urinarem em pé...

    Responda
    1. jose

      O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.

  6. Rico

    Esse Gilberto Dimenstein é uma b/o/s/t/a !

    Responda
    1. Fe

      O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.

  7. mduo

    kkkkkkkkkk onde vive a civilização??? dentro dos carros com ar condicionado??? vá pegar metrô em horario de pico.. e depois me responda se o povo daqui é civilizado!!!

    Responda
  8. man

    Os Gays tem o direito de dizer que os Evange'licos sao trouxas e Radicais , estes porem se pregarem que Sodomia e' abominaçao sao considerados Homofo'bicos e que nao temdireito de se expressar. Se todos forem civilizados como o autor acima defende em pouco tempo a Humanidade deixaria de existir pois a Natalidade cairia e so' iria restar velhos e as velhas gays para se arrependerem antes do julgamento final.

    Responda
  9. Conde

    Gays só podem "educar" outros gays. Acho que um homem de verdade não gostaria de ser educado por gays nem desejaria ver seus filhos aprendendo com gays. No entanto, como o colunista frisou, é possível a gente ter medo de não magoar uma pessoa só porque ela é gay. Isso mesmo: não se deve magoar,ferir,ofender ninguém porque devemos ter medo de sermos injustos. Quem não tem esse "medo" não sabe o que é respeito.Tolerar o jeito das outras pessoas se portarem, não significa concordar com elas. /

    Responda
    1. jose

      Antonio Silva concordaria com o seu te xto se nao fosse um equi voco seu. Achar que gays nao sao ma cho s. Certamente a com unidade gay que voce conhece nao repres enta os gays. Essa historia que gay é mu lher ou coisa parecia é inven çao das escolas de sa mba, da glo bo, dos tra vestis po uco escola rizados. Há muitos gays bem ma chos e dom inadores, capazes de dei tar com mulheres e fazerem elas felizes, talvez mais felizes do que certos het eros. Estude mais

    2. jose

      Antonio Silva concordaria com o seu texto se nao fosse um equivoco seu. Achar que gays nao sao ma chos. Certamente a comunidade gay que voce conhece nao representa os gays. Essa historia que gay é mu lher ou coisa parecia é inven çao das escolas de samba, da glo bo, dos tra vestis pouco escolarizados. Há muitos gays bem machos e dominadores, capazes de dei tar com mulheres e fazerem elas felizes, talvez mais felizes do que certos heteros. Estude mais

  10. von kaio

    O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.

    1. Fe

      Quando os humanos forem extintos, outras espécies surgirão, dando sequência ao ciclo natural do planeta. Os humanos são tão importantes quanto as baratas, conforme-se com isso.

  11. Celso Val

    Gostei Gilberto muito bom!

    Responda
    1. Silvio Rio Preto SP

      fico doida, foi

  12. newsfrombrazil

    Nos últimos anos, a Parada perdeu completamente sua politização e se tornou apenas uma grande rave gls nível Arouche a céu aberto, de modo que fica difícil levar a maioria dos gays a sério. Se eles próprios não demonstram conscientização, só querem oba-oba e futilidades, como convencerão uma sociedade conservadora a repensar seus valores arcaicos? Espero que este ano seja diferente, pois o governo Dilma é um grande RETROCESSO para a causa gay, em suas alianças espúrias com os cristãos... /p

    Responda
  13. Eros

    Parada gay tornou-se o equivalente ao carnaval. Não ajuda em nada. Por outro lado, dá pra ver como a sociedade brasileira é cheia de preconceitos. Falam dos gays como se todos se comportassem daquela forma... Mesma coisa que dizer que TODOS os brasileiros são promíscuos e bizarros pela forma que alguns (maioria hétero!) se comportam no carnaval.

    Responda
  14. Eros

    São Paulo (e Brasil, de uma forma geral), não tem como educar. Só adestrando!

    Responda
  15. José Neves Cavalcanti

    O que civiliza um povo, Senhor Gilberto, é educação, esgoto, saúde, segurançam... família, Deus... a questão da liberdade e da opção sexual pode e deve ser respeitada, todavia não pode ser levada como uma bandeira a ser imposta desde o berço às crianças, como se ser homossexual fosse ser superior e melhor. Abraços fraterno!

    Responda
  16. Neno

    Seu Gilberto, Meus pesames, desculpe o atraso mas somente hoje tomei conhecimento do falecimento de seu valor e Brio Proprio.

    Responda
  17. Palestra

    Não precisamos de educação para a diversidade, temos isso e acolhemos todas as raças, credos e orientações a muito tempo. Apologias como essa apenas dão força à minoria intolerante. Muito menos dizer que aqueles que acompanham a violência podem perceber isso, todos vêem e discordam de toda forma de preconceito, inclusive o de que "Gays educam SP" (ou qualquer outro grupo). É com esse tipo de afirmação que grupos costumam se considerar especiais e com autoridade para comandar os outros!!

    Responda
  18. gustavo

    Uma matéria "sem pé nem cabeça" que me parece mais um dos inúmeros delírios deste cidadão.

    Responda
    1. ARYLSON ALMEIDA

      Concordo.

  19. ELISEU

    Concordo plenamente com as idéias do Dimenstein sobre a importância da do respeito à diversidade e tolerância com os que sentem e pensam de forma diferente de nós. O que me espanta é a quantidade de pessoas mal resolvidas e inseguras, sexualmente falando, que se incomodam tanto com os homossexuais. Eles deveriam é se liberar e sairem do armário.

    Responda
  20. ana eugenia

    O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.

    1. Carlos Silva

      Na minha opinião tem um pouco a ver sim.

    2. Touchè

      O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.

    3. Edu

      Tem que meter o PT no meio, hein? Isso é amor não correspondido, só pode ser.

    4. ana eugenia

      Pode ficar c/ as suas condolências p/ vc e lembre-se delas qdo estiver andando de metro bem sujo (viajei pelo mundo, viajei pelo mundo...)

    5. jose

      Ana Eugenia, acompanho os seus depoimentos e todos sao pobres de espírito. Não há inteligencia neles. Há sempre a tentativa de partidirizar os assuntos. Vc deve ter alguma questao se'ria a resolver com psicanalista. Ve o mundo sob a ótica de partidos politicos e não é isto que está acontecendo aqui. Minhas condolência por um raciocínio tao pobre e pouco inovador, semelhante ao daqueles que repetem frases da bíblia.

    6. Observador_anônimo

      Isso só foi possível com a LDB do PSDB de 1996, que permite ao aluno passar de ano sem saber ler nem escrever. Bem, como se vê, ninguém é 'santo' quando o assunto é educação!

  21. Silvio

    Disse bem: "educar para a diversidade", o que inclue "desonrar pai e mãe", "desrespeitar convenções sociais", "desobedecer autoridades constituídas", ...

    Responda
    1. Fe

      Parabéns! Uma perfeita ovelinha.

  22. Ana Paula

    Há muito tempo que a parada g-ay deixou de ser vitrine para discussão da h-omofobia. (Se é que algum dia serviu a esse propósito). O que se vê agora é um monte de cidadãos fantasiados de mulher e de outras coisas, reforçando o estereótipo do ho-mossexual afetado. Aliás, é um palco para desfilar quem tem o corpo mais malhado e quem está com a sun-ga mais curta. Quem mora nas redondezas já sabe exatamente o que acontece ali: r-ola de tudo, menos a causa CERTA, que é lutar contra o preconceito.

    Responda
    1. tiotato

      Discordo. Até porque toda essa parafernália que Vc refere, faz parte -quase que inevitávelmente- dos clichés com os que muitas vezes se repressenta aos LGBT´s. Verdade que, como pessoas que são, tbm tem os vicios e as afetações, as demosntrações de banalidade e o costado descontraido que sempre caraterizou todo o "Gay". Mas tbm esses clichés tem sido recolhidos como estandarte e palavra de afirmação de que "Aqui estamos". Trade Mark emfim que não invalida nossa luta pela conquista de direito

    2. David

      O que você me diz do Carnaval, Ana Paula? Não é a mesmíssima coisa?

    3. bnegrao

      O simples fato dos gays poderem se reunir em uma enorme festa a ceu aberto numa das principais avenidas da maior cidade do brasil, formando a maior parada gay do mundo, já cumpre o papel de celebrar a diversidade e A EXISTENCIA dos gays. A parada gay não tem o objetivo de ser uma formalidade, ela é uma reunião de pessoas celebrando a diversidade sexual e a felicidade de poderem ser quem são, como são.

    4. psiu

      certamente acontecem "eventos" desagradaveis mas é certo que a grande maioria vai lá para "curtir" com alegria, respeito e cidadania..... assim como Sampa, a ' parada " tem de tudo, um reflexo da metropole que o é

    5. jose

      É lamentável que entra ano e sai ano, as pessoas tentam se educar, as comunidades fundamentalistas estão se esforçando para entender que deus não castiga as pessoas pelo que ela têm entre as pernas e com quem dorme e ainda tem gente, especialmente uma mulher, que também sobre discriminações (dai a luta das Va dias nas ruas) ainda com cheio de fundamentalista no seu texto sobre a parada. Infelizmente a gente não pode abrir a cabeça de certas pessoas e corrigir os neurônios. Viva a parada! /p

    6. binho

      Parabéns pelo comentário.Sou hétero,idoso, e respeito a opção de cada um. Gosto que respeitem a minha.Fui assistir uma vez, há muitos anos. Me decepcionei com o que vi nas redondezas.Muita bebida e promiscuidade.Não é para isto!

  23. rodrigor

    Alguém, por gentileza, liga pra editora do Aurélio e pede pra mudarem a definição do verbete 'educação'. Sério!

    Responda
    1. jose

      Rodrigo Rotta, pessoas que se prende a detalhes como voce ao verbete sofre de questoes emocionais muito sérias. Geralmente tiveram pais cruéis, abusivos. Passaram por muita opressao dentro de casa. Entao, o caminho é a terapia. Elas se prendem a um pequeno detalhe de tudo, por exemplo, em um texto elas acham uma palavra sem acento e fazem um escandalo. Vá logo, nao demore, porque isso pode nao ter mais como curar.

    2. rodrigor

      Correção: verbete 'educar'

  24. SãoPaulo

    Pelos comentários homofóbicos postados diariamente neste jornal, vê-se que ainda precisamos investir muito na Educação para a Diversidade.

    Responda
    1. renan correia

      Oi?

  25. ventura

    O maior preconceito que existe é chamar os outros de preconceituoso.

    Responda
  26. reynante

    Deixei escapar. Como a raça mais corrupta da face da terra (politicos) é obvio que estarão em qualquer lugar onde se aglomere pessoas até as eleições. São gente que nada valem, não tem ética nem princípios e só querem o voto das pessoas, nada mais, não se preocupam com a parada, com os heteros, com velhos ou crianças, eles querem, mamar nas tetas do governo. Povo nossa luta não é contra g@ys é contra os politicos corruptos que se desenvolveram como baratas pelo país todo

    Responda
  27. reynante

    Educação????? Que é isso????? Existe no Brasil??????? GD me poupe.

    Responda
  28. As ordens pois não

    Legislando em causa própria né colunista?

    Responda
    1. Professor Bob

      Sinto muito, Sr. Gilberto, os professores tem sim ensinado muito aos seus alunos: respeito, tolerancia entre outras questões que perpassam as disciplinas especialmente na area de humanas. Agora, falar que a Parada está ensinando aos professores, é de mais!! Travestis com os seios à mostra, roupas pra lá de provocantes, barbies e go go boys ensinuantes, bebidas e drogas a vista de quaquerl um...onde há ensino?

    2. Laércio Raphael

      E vc, comentando em ódio e preconceitos próprios, pois não?

    3. jose

      E daí? voce tambem se interessou tanto pelo assunto que deixou sua opi niao, qual é a diferença entre voce e o colu nis ta? um dia esse arm ario vai se abrir, tomara que nao demore muito antes de contrair um can cer.

    4. jose

      E daí? voce tambem se interessou tanto pelo assunto que deixou sua opiniao, qual é a diferença entre voce e o colunista? um dia esse armario vai se abrir, tomara que nao demore muito antes de contrair um cancer.

  29. mandabala

    Mentiras, mentiras, como é usual nesta coluna.Doutrinação nas escolas, assédio às crianças. Isso é o que senhor defende.

    Responda
  30. Bianca

    Mudaram a definição da palavra educação? Como pode oSr. Gilberto achar que os gays são capazes de educar alguém, se eles própriosnão sabem o que é educação!

    Responda
  31. antonio goncalves

    Epresciso que todos o respeite eles porque so sabe quem tem alguem na familia e nem todos estao fora de nao tem alguem na familia asim, afinal eles tambem pagam os impostos , sao pessoas trabalahdoras, competentes, entao merece o rerspeito de todos..afinal muitos nao pediram para ser asim, muitos ja nasceram asim,e outros cupla dos padres ,e outros culpa de pessoas da propria famila que abusaram qdo eles eram criancas ou adolecentes...

    Responda
    1. bnegrao

      abuso sexual não transforma uma pessoa em gay ou hetero.

  32. mandabala

    Essas igrejas são apóstatas, picaretas. O Cristianismo condena fortemente o pecado da homossexualidade, mas aceita o pecador, para que ele se arrependa e mude. É tão difícil para o jornalista entender esse conceito simples ? Gilberto, você não deve ter filhos. Com 5 anos, já existe uma repulsa natural ao homossexualismo entre os meninos. Isso nunca muda, é biológico.

    Responda
  33. Ozeas Rossin

    Educar não sr. Gilberto. Doutrinar.

    Responda
    1. Fe

      Pq a igreja pode doutrinar?

  34. José Netto

    O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.