Ambiente > PIB é uma medida incompleta e até enganosa da riqueza, diz economista Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Os economistas devem considerar os custos ambientais dos produtos e serviços no PIB de cada paÃs. Este novo paradigma mudará a composição de preços e consumo, e possibilitará uma nova forma de comércio, baseado na sustentabilidade. Para tanto, a ONU deve considerar o meio ambiente como parte da OMC. Seria um bom começo!
como sempre as empresas irão eximir-se da culpa do que acontece no planeta...."a linguagem politicamente correta" é muitas vezes usada para isso: enganar os consumidores para faze-los consumir "sem culpa"
O consumo exagerado pelas pessoas mais ricas, incentivados pela midia, que faz verdadeira lavagem cerebral nos mais vaidosos, a grande desigualdade de renda leva o mundo ao caos. O ser humano tem cavado a sepultura de si proprio.
produção de conhecimento: "eu quero tchu eu quero tchá...."
A evolução do PIB é uma das métricas utilizadas por que ? Ela é utilizada por governos interessados em ampliar a popularidade, e é também usada como indicador para novos investimentos ... só isso ? Não ele "bem" manipulado pode dar uma falsa sensação de que tudo vai muito bem, quando nem sempre necessariamente vai. Há quem prefira o IDH, que ao agregar "qualidade" de vida das pessoas, expressaria um retrato mais fiel das coisas em geral. Prosperidade só existe com
Agora que o PIB do Nordeste superou o do Sul já querem mudar a forma de calcular o PIB. O IBGE não divulga, o IPEA também não, mas o PIB do Nordeste segundo estudos do BNB - Banco do Nordeste do Brasil é de 538 bilhões de reais.
mais hospitais, escolas, transporte coletivo, saneamento. A sociedade já paga. Mas os dinheiros são sendo desviados...por velh0s b3bados que estão no poder e logo vão morr3r.
Economistas e ambientalistas nunca se entenderam quanto se discute crescimento sustentável. Para se medir o crescimento de um paÃs, ou a soma das riquezas produzidas (PIB), é necessário mudar o paradigma capitalista. Rico é um paÃs que respeita o planeta em que vivemos e tem consciência coletiva. Enquanto o homem continuar olhando para o próprio umbigo, e pessoas continuarem passando fome no mundo, o conceito de riqueza continuará equivocado, e continuaremos, todos, filosofando.
Pense que nuncam enxergariam isso, e não sou economista...
"precisamos incorporar ao sistema de preços os danos que o sistema econômico provoca na sociedade e nos ecossistemas" - Já ouvi esse discurso antes e só deu m*. Fazendo as contas corretamente, toda a população do planeta cabe na França, e com espaço. Onde está o perigo? Alarmismo sem noção de realidade. Como doutor, está fraquÃssimo. Querem é tomar o paÃs de nós, isso sim. 'Incorporar ao sistema' significa aumentar custos.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ambiente > PIB é uma medida incompleta e até enganosa da riqueza, diz economista Voltar
Comente este texto