Painel do Leitor > Leitor diz no acreditar na humanizao do capitalismo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Toni

    Os 10 homens + ricos possuem 400 bilhões de dólares, se formassem um pais seria a trigésima economia do mundo. Eliminando-se as 8 maiores economias africanas eles detêm mais dinheiro que o PIB dos outros 44 países da África juntos. Definitivamente o capitalismo é um sistema desumano que relega uma grande parcela da população mundial à miséria enquanto alguns poucos refestelam-se no luxo. Evidentemente esses senhores continuarão vendendo a idéia de que o capitalismo oferece iguais oportunidad

    Responda
    1. João J

      Não são essas pessoas nem o acúmulo de dinheiro causas da pobreza nem esse dinheiro faz falta ao mundo para resolver a pobreza. Há miséria onde tem an_alfabetos, porque esses não têm edu.cação que possam fazê-los se integrarem à sociedade. Os que estão empregados e ganham pouco porque são ana_llfabetos funcionais. Há uma relação direta entre miséria e falta de educação. Faltam políticas adequadas de Estado, geralmente com corr.up.tos ou que não estão nem aí. Eduquem os pobres, essa é a soluç

  2. valdemir ferro

    Não são as diversas formas de administração de bens e capitais que os deixam desumanos..., e sim a falta total de caráter e ética dos que administram tais fundos..., fazendo com que a desigualdade social seja cada vez maior no meio social (CORRUPÇÃO).

    Responda
  3. Marcelo Cunha

    Capitalismo e socialismo são disfarces do fas cismo. O bom sistema dá oportunidades iguais a todos, sem distinção, o que não ocorre no Brasil, onde, há tempos, temos um setor da sociedade que se acha privilegiado e não admite dividir as oportunidades dos seus herdeiros com os menos favorecidos. Mas isso está mudando...

    Responda
    1. João J

      O único "sistema" que dá oportunidades a todos é a educação e a formação. Cabe a cada um, dentro dos talentos e necessidades pessoais, procurar seu caminho, que naturalmente será diferente em renda e progresso, que pode gerar maior renda ou não. Há também as responsabilidades. É óbvio que se espera que algumas profissões, de mais responsabilidade, sejam mais premiadas. Se todos são educados e conscientes, vivendo bem com aquilo que acham que lhe servem, não se importarão com as diferenças.

  4. Liteka

    O leitor descobriu uma verdade que desconforta muita gente: a quantidade de dinheiro numa economia é limitada. Se vai para algum lugar é porque saiu de algum outro. Não existe humanidade em relações econômicas porque não é esse o foco, este admite apenas algumas concessões a atitudes humanas. E não adianta também demonizar o capitalismo. Nós adaptamos melhor a ele do quê a qualquer outro. A história está ai para provar.

    Responda
    1. João J

      A quantidade de dinheiro é limitada, mas se todos são educados e bem formados, todos terão espaço próprio com um salário que ninguém morrerá de fome. Não é o acúmulo de alguns que gera a miséria, mas a falta de educação e formação dos muitos que não têm as têm educação. Pessoas sem educação vão fazer o que para se encaixarem num mundo em que as pessoas contratam as pessoas pelo que elas sabem de alguma coisa? O fato de algumas pessoas terem muito dinheiro não significa que estão criando pobr

  5. DST

    Nada disso! Os países da Europa acumularam dívidas de maneira irresponsável! A crise européia é apenas isso! O Capitalismo não é o responsável pela incompetência governamental dos países da zona do Euro! Além disso, crises são inevitáveis em qualquer sistema econômico que se adote! Lembram-se da URSS? Pois é...

    Responda
  6. chilli pepper

    Assistam Zeitgeist 1, Zeitgeist 2 (principalmente) e Zeitgeist 3 no youtube

    Responda
  7. Renato Doria

    Desde quando falar mal do capitalismo (ou o óbvio do capitalismo) é igual a ser considerado socialista ou comunista? É tolice desqualificar a crítica atacando o crítico (chamando-o de socialista, comunista).

    Responda
    1. Cascão

      Vc falou 2 coisas: 1)capitalismo; 2)debate. O capitalismo foi definido por Marx e quem defende o oposto do capitalismo é marxista, não há meio termo. Desqualificar o debatedor é falácia ad hominem.

  8. Valmor Lopes

    O problema que vejo aqui é muitos confundirem o stalinismo com socialismo/comunismo. M arx falava de socialismo científico a retomada da essência social do ser humano, e portanto da sua capacidade de ser um ser humano total, i.e., desalienado, pleno, consciente, e assim cada ser humano conviver com o outro em harmonia.

    Responda
    1. João J

      Valmor, Marx era contra ideologias. Inventaram uma a partir do que ele disse e ela quebrou os países que o implantaram. Logo, boa coisa não era.

    2. ReacionarioRS

      Caro Valmor, como não poderia ser diferente, respeito sinceramente suas convicções de pensamento e espero que meu post sobre seu comentário não o tenha induzido ao contrário. Sobre o capitalismo e socialismo, ambos não lograram atingir seus esperados legados à sociedade humana. Para um futuro próximo acredito no enfraquecimento das ideologias, em um mundo vivendo a "globalização cooperativa" e não competitiva.

    3. Valmor Lopes

      Sr. Ademar, já existiu um tempo que falar de capitalismo seria utopia. O ser humano busca sua liberdade. O capitalismo foi uma busca por liberdade. Adam Smith inclusive registrava isso, e inclusive relatava que os indivíduos deveriam sacrificar seus mesquinhos auto-interesses em pró da sociedade, malgrado os liberais mais exaltados só lembrem de Smith no trecho do açougueiro (quem relata bem isso é Amartya Sen, em seu "Sobre Ética e Economia").

    4. Valmor Lopes

      Lenin foi o sujeito que realizou a Revolução Russa. Uma revolução, sr. Ademar, é uma guerra: eram os czaristas de um lado e os bolcheviques doutro. O sr. sinceramente acha que os czaristas iriam chamar os bolcheviques para um chá das cinco a moda inglesa? Quantos os czaristas carniceiros tomaram em suas estatísticas, seja durante os governos que administraram, seja durante as Revoluções de 1905 e a de 17, fora Guerra Civil de 1918-22? Era preciso dar um basta aqueles que assassinavam o povo.

    5. ReacionarioRS

      É por esse motivo que o marxismo é utópico. Ademais, o comunismo fabricou três dos maiores carniceiros da espécie humana - Lênin, Stálin e Mao Tse-tung. Lênin foi o iniciador do terror soviético. Enquanto os czares em quase um século (1825 a 1917) executaram 3.747 pessoas, Lênin superou esse recorde em apenas quatro meses após a revolução de outubro de 1917. Está em dúvida? Então leia "Le livre noir du communisme" (Edições Robert Laffont, Paris, 1997).

    6. Cascão

      Não se separa stalinismo de comunismo da mesma forma que não se separa as-sas-sino de ho-mi-cida.

    7. Valmor Lopes

      Lenin e Trotsky, sr. Renato, não tinham tendências autoritárias. Foram pessoas que disseram "não" ao autoritarismo do czar, e tiveram que lidar com uma situação dificílima durante a Guerra Civil de 1918-22, quando as forças monarquistas tentavam fazer o país retornar a mesma autocracia de antes. Se dizer "não" a um autocrata e todo seu stablishment é autoritarismo e ser submisso a eles é ser livre está o sr. cometendo uma tremenda inversão.

    8. Valmor Lopes

      Stalin  foi  um  agente  da  Okhrana  que  sempre  sonhou  em  se  tornar  um  novo  Pedro  O  Grande,  e  manipulou  os  bolcheviques  para  chegar  ao  poder.  Uma  vez  no  poder,  não  tardou  a  perseguir  os  bolcheviques (mais de 80% da intelligentsia bolchevique era judia, e Stalin era anti-judeu)  e  ir 

    9. Renato Doria

      Colega, vá me desculpar mas você não pode colocar tudo que deu errado na conta de Stálin. Antes dele já se manifestavam tendências autoritárias em Lenin e Trotsky, e mesmo Marx fala em ditadura do proletariado. O problema de ditaduras é que elas cedo ou tarde viram fins em si mesmas, e a ditadura do proletariado logo se voltou CONTRA o proletariado.

    10. Valmor Lopes

      O surgimento do socialismo científico só surgiria através do desenvolvimento pleno do ser humano, de sua capacidade de se desalienar, i.e., tanto compreender o que o aliena como agir para superar o que o aliena, e assim o aperfeiçoamente da práxis até a liberdade total do ser humano.

  9. ReacionarioRS

    Eu não acredito na humanização do comunismo, que produziu quase 100 milhões de vítimas, algo diabolicamente inerente à engenharia social marxista, que, querendo reformar o homem pela força, transforma primeiramente os dissidentes em inimigos e, depois, em vítimas.

    Responda
    1. Pedro

      Ô meuo, argumenta, mas não distorça.

    2. Renato Doria

      Melhor ler de novo: o texto do cidadão estava criticando o capitalismo, e não defendendo comunismo, socialismo etc.

  10. Cascão

    Capitalismo trata da administração da escassez. O que falta é suprido por quem sabe e faz o que é necessário mediante pagamento com fim lucrativo, que permite melhorar a oferta. O que o leitor comenta é o metacapitalismo, que é a busca da manutenção do altíssimo status mediante a eliminação da concorrência - método fascista com toques comunistas - praticado por George Soros et caterva. O problema é o homem, não o sistema.

    Responda
    1. João J

      Renato, todo empresário sabe que vai ter concorrentes e aquele que estudou mais sabe que vai precisar criar diferenciais para atender necessidades específicas de segmento de mercado. Logo, no mercado moderno, "elimina-se" concorrência não dando tiros nela, mas atendendo a mercados de segmentos específicos. Já onde a concorrência existe, e sempre vai existir (supermercados, varejo, automóveis, etc), isso é muito bom para a sociedade, porque os preços se autocontrolam. Concorrência é saudável.

    2. Renato Doria

      Como se a eliminação da concorrência não fosse inerente ao sistema capitalista. Pergunte ao norte-americano se ele gosta da concorrência chinesa, ou o argentino da brasileira, ou o japonês da chinesa etc. Estude mais.

  11. KasparHausen

    Japão, Inglaterra, França, Alemanha, Rússia, até 1914 degladivam entre si, por causo dos EXPLORADOS. Como gi;golôs brigando pelas meninas! Tanto fizeram entraram em guerra; 1ª Guerra Mundial. A Rússia saiu da guerra e do pario. Foi para um outro meio de vida. As coisa não resolveram entre as 4 prePotencia, eclodiu a 2ª Guerra. Na qual enfiaram a Rússia e EUA que já despontava para um império. Como o mundo não está mais aceitando pagar com ouro pinico, facão, lamparina, a crise começa avoluma

    Responda
  12. KasparHausen

    O comunismo foi praticamente extinto, prevaleceu o sistema de mercado com a falsa pretensão de regular tudo. Divide a sociedade em castas, camadas A, B e C. Por que Ñ; E,F, ... A religião minimiza conflitos que seriam iminentes, mesmo em face de enorme aparato repressivo das "democracias". O capitalismo venceu daí a indústria da guerra e o INDIVIDUALISMO PLENO, ALIENAÇÃO como meta. Somos objetos do sistema, servo das corporações. Tudo é mensurável em dinheiro! Todos contra todos! Marx ñ erro

    Responda
  13. regfoz

    Não existe Capitalismo Humano, existe pessoas humanas e desumanas. O Capitalismo, é a pura competição entre seus pares, para atingir um nível de vida melhor. Já o Socialismo mostrou através da história, que é totalmente desumano. Um pequeno grupo em nome da igualdade, usurpa o poder, se locupleta dele, e extingue a oposição.

    Responda
    1. João J

      Perfeito, assim como a História mostrou que não existiu um socialismo verdadeiramente humano, o socialismo ainda presente em muitos países, como Cuba, Coréia do Norte, China, mostra o quanto o socialismo é desumano, cria escravos do patrão Estado, tira a liberdade de expressão e independência, a justiça é desigual e os direitos humanos só servem para quem está no poder.

    2. zai

      Voce esta dizendo que Cuba e socialista? Cuba eh capitalista e comunista. Capitalista para Fidel e a familiia Castro que detem metade do capital da ilha, e aplicam o comunismo no resto da populacao. A educacao em Cuba eh boa em que sentido? Se os cubanos agora que estao comecando a conhecer um pc e nao tem acesso ao telefone celular, a leitura tbm eh controlada, voce gostaria de viver assim lendo somente o que o governo permitir? E a TV?

    3. Alan Aragão

      Você fala de competição entre pares... Me explique como você pode competir com um dono de uma rede de bancos, socialismo é ruim? Mes explica como Cuba tem uma educação saúde e segurança muito melhor do que a maioria dos países da europa. ninguém usurpa poder, apenas se tira o poder de uma pessoa que quer ganhar grana fácil em cima de trabalhadores explorados, por favor estude.

    4. Renato Doria

      Menos, Yuri. Vai lá na Europa oriental e veja se encontra alguém com saudades da polícia política, de escutas telefônicas, de agentes censores sinistros, de viver apavorado pelo risco de falar algo que desagrade os fardados do regime. O capitalismo está longe de ser um paraíso (não raro é um inferno), mas daí a endeusar os soviéticos vai uma distância grande e segura.

    5. KasparHausen

      Russia, Hungria, Repúblic Tcheca etc já pioram bastante depois que deixaram de ser comunista. No entanto não tem dívida, nem favela, nem an_alfabetismo. Alias são muito bem alfabetizados. Mesmo tendo sofrido com terriveis guerras e boicotes rigorsos. Explique aos leitores por que no México já assassinaram 80 oitenta jornalista, a Colombia é dos mais violento do mundo, juntamente com Africa do Sul. Nem vamos falar do Haiti, Somália. Por que sem boicotes Grécia, Irlanda, Portugal, Espanha! Uê!

  14. Carlos Barbosa

    O capitalismo é um sistema que abomina o planejamento (coisa de comunista) e, por isso, vive na corda bamba das crises endêmicas. O mercado nunca resolverá isso, pois a superprodução causa desemprego e a subprodução a inflação. E o mercado de capitais se tornou um cassino financeiro, que privatiza os lucros e socializa os prejuízos.

    Responda
  15. Fausto Augusto

    O socialismo enganou durante muito tempo as pessoas, prometendo o que não podia cumprir, por isso, hoje em dia só existe na imaginação de alguns inconformados, que querem trazê-lo de volta mesmo sabendo de sua inaplicabilidade. O capitalismo não promete nada, trata-se de uma busca pela otimização dos recursos de uma sociedade. Qualquer outra coisa dita a seu respeito, como "humanização", não deixa de ser uma forma de enganação.

    Responda
    1. Fausto Augusto

      Como eu dizia, continua existindo na cabeça de inconformados. Quando foi feita a revolução russa, dizia-se, nos EUA (!!!), entre os "intelécos" da época, que em pouquíssimo tempo a economia russa suplantaria a economia européia e norte-americana. Passados setenta anos, foi o muro de Berlim que caiu, não Wall Street.

    2. Maresi Brasil

      ERRADO !! Socialismo tem conceitos fortes, e como o nome diz, é em prol do social coletivo... diferente do Capitalismo que é o interesse individual, ou seja, a base é o Egoísmo e a Vaidade, realmente não há humanização no Capitalismo (todos compram iPad e ninguém quer saber que é fruto de semi-escravidão na Ásia). O Socialismo não vingou, pois não conseguiu se prova plenamente, pois o capitalismo sempre o combate (guerra fria, bloqueio econômico a Cuba, etc). Assim, prevalece o dinheiro. /p

    3. KasparHausen

      Um dos primeiros a adotar leis socilaista foram exatame os EUA. Sem o que não iria só os aneis. Na verdade Comunismo, socialismo é apenas um título dado a qualquer sistema que tenta fazer justiça social. Não fosse o comunismo possívelmente o mundo estaria uns 50 anos atrasados. Pois o capitalismo só investe no lhe garante retorno imediato e no mínimo em 100%. Logo sem ñ existiria, escolas e saúde pública. Tanto é verdae que a URSS saiu na frente com vários inventos de investmento a fundo per

  16. José Brasileiro Sem Esperança

    O capitalismo financeiro globalizado, age e reage exatamente como a natureza global: com indiferença a qualquer necessidade premente que não seja a sua própria - agir e reagir ao sabor das intempéries climáticas! As regras do capitalismo são mais conhecidas que as regras religiosas. Jogar o jogo é condição sine qua non para sobreviver! O resto é conversa mole!

    Responda
  17. JADER MATIAS

    Isso não faz parte do cardápio do Capitalismo... O Capitalismo é auto-suficiente no que se propõe e ainda carrega nas costas um monte de sistemas e entidades que, além de ineficientes e nocivos, impõem um mundo de regras e fazem um mundo de exigências. Será que carregar a humanidade nas costas não é suficiente?

    Responda
  18. Paulo Cesar

    IO que mantinha o capitalismo sob certo equilíbrio era a URSS. os governos tinham medo dos comunistas. Depois que el acabou, o capitalismo virou apenas um bicho que mostrou a cara. Ganhar sempre, lucrar sempre, custear menos, achatar o que pode, criar miséria à custa dos outros e com o auxílio dos governos comprados e leis compradas. É assim no mundo inteiro. É selvagem e burro e irá acabar com a troca de produtos de mercado. Tudo vai apenas querer ter dinheiro .Quem irá produzir ?

    Responda

De que voc precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. proibida a reproduo do contedo desta pgina
em qualquer meio de comunicao, eletrnico ou impresso, sem autorizao escrita do Agora.