Ciência > Projeto para lançar satélite de base no Maranhão está travado Voltar
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Pois é...
É sempre assim quando este pais coloca seus dedos.
Com os polÃticos que comandam o Brasil atualmente, só conseguirão lanças petecas.
Neste estado a unica coisa que não trava é a CORRUPÇÃO. Quando os marimbondos de fogo entrarem no projeto ai vai pra frente. Antes é preciso alimentar a corrupção ai tudo vai funcionar.
Está travado porque brasileiro é povo BOBO ALEGRE que elege trapezista de circo, jogador de futebol, pastor, cantor..... E depois fica se perguntando "Oh, mas porque será que o projeto está travado?" Culpa nossa. Colocamos essa estirpe de nó cego no poder, à cargo da tomada de decisões... Esperam o que? Que dê certo? A gente elege pessoas que mal sabem ler e escrever.... Vamos cair na real, já tá na hora não é verdade? Paremos de por a culpa nos outros. A gente transform
Parem. Desistam. Gastar grana pra fazer mais ou menos É LOUCURA. Mesmo porque no padrão estatal brasileiro, UM REAL sempre custa DEZ REAIS. Ou faz direito ou paga pra quem sabe fazer direito. Lancarum troço, aos trancos e barrancos, só pra ficar contente que nãoexplodiu no lancamento é mérito? É nada, é só implorar por atenção. Não dá pra incentivar investimento nesse paÃs. A gente só consegue eleger corr up to ou trapezista de circo! Tâmo que
Um motorista no Senado ganhar até 3 vezes mais que um pesquisador universitário. O governo paga uma bolsa de iniciação cientÃfica como incentivo, mas um servente de pedreiro (que é muito digno) ganha o mesmo em salário.Um professor da educação básica com curso superior ganha 5 vezes menos que um procurador municipal (advogado metido a besta).Esse paÃs é curral de Estados Unidos e será da China.
Isso é dinheiro de banana para o brasil, pq nao coloca logo a grana? sera otimo para o brasil. AHH é, tem que construir estadio para a copa que o lalu inventou para dar de circo pra massa.O brasil é um pais que nunca sera nada alem de uma promessa. cultura primitiva,politico e povo piores.
E esse paÃs quer ser potência! ehuaehuahuehu hehheauueheuheuheuah
É proposital. Há setores no Brasil, inclusive militares, que aceitam a dependência dos Brasil à s tecnologias do exterior como forma de manter o paÃs atrelado aos interesses americanos.
Para um projeto desta envergadura não bastam recursos financeiros. Tem que haver uma capacidade de engenharia que vai além do projeto. Tão importante quanto o projeto do lançador são as fases de teste e homologação que devem realimentar o projeto até alcançar uma solução confiável. A solução deve ter uma confiabilidade tal que o mercado se disponha a utilizá-la nos lançamentos comerciais. Assim fez a SpaceX e (veja no site deles) agora tem lançamento programado até 2018.
Uai, os incentivos fiscais do Itaquerão já quase pagam esse dinheiro aÃ. Mas claro, o estádio de um Clube Privado, que cobrará por todos eventos nele realizados, que não retornará esse dinheiro aos cofres públicos, trará muito mais alegria e felicidade ao povo brasileiro, claro muito mais progressso do que o que já temos em termos de ciência e tecnologia.
ENQUANTO ESTIVER NAS MAOS DE VAIDOSOS MILITARES..NAO DESTRAVA.
Eles não são só vaidosos. É muito pior que isto, eles são ufanistas.
Seja o que for, digam o que quizerem, mas o escandalo é evidente. Tá na cara que isso só serviu pra desviar verba pras campanhas do PT do Sr. Lula (197 milhoes, é pouco?), tem mais algum inocentezinho por ai duvidando?
Pois quando penso em atraso, vejo que nesta área, atraso somos recordistas campeões imbativél. Se quando Santos Dumont "inventou o avião" supra sumo da época, hoje mal passamos das nuvens, metaforicamente falando. Enquanto isso aqueles "irmãos" levaram os americanos á Lua e hoje uma empresa privada (ta certo, herdando da NASA mais de 50 anos de pesquisa) fizeram mais em menos tempo que um -consorcio- de duas nações, sendo uma já com knowhow na área. Hummm sei.
Para ter uma ideia do nosso atraso, basta ver uma foto recente da "torre de lançamento" do complexo de Alcântara. Compare com a estrutura de lançamento utilizada pela SpaceX para seu foguete Falcon-9. A nossa é do tempo das cavernas. A gente erra e persiste no erro.
Germano, Você vê inovações no projeto da SpaceX que são méritos da própria empresa. Veja os vÃdeos direto no site da Nasa e verá os elogios dos próprios astronautas. A SpaceX teve o mérito de absorver a tecnologia e uma alta capacidade de execução e cumprimento de cronograma. Tudo que se precisa para um projeto de sucesso. Não defendo um desempenho igual a da SpaceX. Defendo pelo menos termos autonomia na área espacial para colocar micro satélites uteis ao Brasil lá em cima.
A NASA vem desenvolvendo tecnologia espacial a mais de 50 anos, os lançadores inicialmente foram copiados das V2 alemãs, desenvolvidas durante a II grande guerra por cientistas liderados por Von Braun o idealizador dos foguetes Saturno V. Até aà tudo bem estão certÃssimos e as conquistas a posteriori, como os ônibus espaciais são méritos da NASA, mas o que está sendo repassado a SpaceX é uma experiência em pesquisa e desenvolvimento com mais de 70 anos de maturidade.
A NASA numa atitude elogiável abriu mão da exclusividade dos lançamentos e permitiu a entrada da iniciativa privada. Certamente o apoio dado à SpaceX foi importante. Mas eles em 6 anos fizeram mais do que o Estado Brasileiro em 50. Não dá para tapar o sol com a peneira. É vergonhoso para um pais que tem a dimensão e a importância econômica do Brasil. E a culpa não está (exclusivamente) no governo. Está na parcela da sociedade que deveria cuidar destes assuntos e não cuida.
Germano, Dava pra ter melhorado a torre. Porém como ela fica atrelada ao projeto ruim do VLS, optaram por reproduzi-la. Parece mais uma obra de construção civil tosca do que uma plataforma espacial de lançamento. Percebe-se que foi projetada para permitir muitas atividades junto ao foguete, o que é outro conceito errado. Num conceito moderno o foguete é totalmente montado fora da plataforma e depois apenas colocado na vertical e carregado de combustÃvel. Fato é que começou erra
Todo projeto precisa de investimento e principalmente tempo pra se aperfeiçoar. É melhor termos uma torre "do tempo das cavernas", mas que seja de tecnologia própria e que haja investimentos e continuidade no desenvolvimento ao longo do tempo, do que comprarmos tecnologia de outros paÃses. A SpaceX teve um amplo suporte da NASA, como já se sabe, por interesses em passar essa tecnologia a iniciativa privada. Assim fica mais fácil.
Germano, A coisa é mais séria. O próprio desenvolvimento do VLS-1 já é um descaso. Neste mercado o que conta é a confiabilidade do meio de lançamento. O projeto do VLS já pecou ao escolher combustÃvel sólido. Isto foi feito apenas para fugir das complicações do desenvolvimento de motores a combustÃvel lÃquido. Mas é um projeto que teria dificuldades de homologação pois não permite precisão de inserção em órbita, primordial para lançamentos de satélites. No Brasil se escolhe o atalho e
Germano,No mundo atual pesquisa cientÃfica tem de se profissionalizar. A fase romântica dos professores pardais já se foi. O Brasil peca em não promover pesquisa aplicada, com objetivos práticos e definidos. Vejo o Programa Espacial Brasileiro, principalmente o desenvolvimento do VLS como um grande brinquedo nas mãos de alguns. Não vai dar fruto concreto por que não é viável tecnicamente. No desenvolvimento de satélites estamos também muito atrasados. O desafio é enorme mas temos que começar
Por pior que tenha sido a iniciativa do lançador nacional, foi pioneira. Isso é fomentar a pesquisa e o desenvolvimento dentro de nosso paÃs, com benefÃcios não somente pra astronáutica nacional, mas tbem pra outras áreas, como a aeronáutica. Os benefÃcios são enormes, além de estratégicos, serviriam as telecomunicações, agricultura, pesquisa e desenvolvimento. O grande problema foi tbem não ter continuado.
Aprendizado só é útil se acontecer no tempo correto. Não adianta passar anos desenvolvendo a coisa apenas para satisfazer o ego acadêmico de alguns. A sociedade (que é quem paga) esta ai esperando as melhorias que deveriam aparecer com esta leva de profissionais que saem das universidades públicas brasileiras. Se é para chegar a um resultado que nunca poderá ser usado em prol da sociedade.....sinceramente?... .melhor gastar os recursos em outra coisa.... Falta foco Germano...falta com
O que aconteceu em Alcântara foi, além de uma tragédia, um grande aprendizado, que não foi aproveitado pois não teve continuidade. Perdemos a chance de sanar os erros e dar continuidade a uma iniciativa nacional de viabilização do projeto de lançadores. Infelizmente, perdeu-se uma grande oportunidade, tempo e dinheiro.
Os idealizadores do VLS são espertos o suficiente para saber destas dificuldades no momento da concepção do projeto. Optaram por continuar com um projeto morto e arriscado a enfrentar o desafio muito maior de desenvolver a solução correta com motor a combustÃvel liquido. Acredito que eles contavam com um sucesso imediato do VLS o que daria visibilidade ao projeto e permitiria o maior aporte de recursos. Além do mais no Brasil o Programa Espacial é tratado como um feudo pertencente a poucos..
Germano, As limitações dos motores a combustÃvel sólido já são conhecidas antes do VLS. Só para se ter uma ideia da dificuldade, no motor a sólido todo o perfil de queima é definido na arrumação, compactação e composição do combustÃvel. Uma vez acionado não se pode mais parar a queima. Se faltar ou sobrar propulsão, a orbita desejada não será atingida. No motor a lÃquido se pode ligar, desligar, ligar novamente e controlar o empuxo a cada momento. Erros e acertos se aplicam a u
Questões técnicas e de projeto, Paulo, isso são aperfeiçoamentos. Se tivesse continuado desde 2003, possivelmente terÃamos hoje um projeto viável. É assim que se desenvolve tecnologia com pesquisas e desenvolvimento. Experiência só se adquire com o tempo, erros e acertos.
Dar continuidade ao projeto VLS seria a maior falha do programa espacial brasileiro. Tem de partir do zero, projetando um novo lançador incluindo os motores a combustÃvel lÃquido. Outra aberração é um projeto em andamento de um motor que utiliza álcool como combustÃvel. O álcool devido, ao baixo poder calórico ,não é indicado para a aplicação, mas como dá visibilidade a empreitada (parece que no Brasil a única bandeira tecnologia que sobrou é a do pro álcool) tem gente perdendo tempo
Não Germano, O ônibus espacial bem como todo lançador comercial atual utiliza combustÃvel sólido como booster na fase inicial do lançamento, onde é necessário muita potência e sem grande precisão. Depois da desacoplagem dos tanques laterais do ônibus espacial a propulsão é exclusivamente liquida, feita pelos motores do próprio ônibus e utilizando aquele tanque enorme laranja. Onde se tem total controle sobre a trajetória da nave.
Todo projeto tem falhas, e tem que ter continuidade. Os ônibus espaciais utilizaram combustÃveis sólidos por quase 30 anos, sem problemas. Tecnologia de ponta precisa de pesquisa, desenvolvimento e seriedade.
Não investe em pesquisa. não tem tecnologia alguma, não fabrica nem rádio à pilha e quer lançar foguete? Prá que, hein? Gastar dinheiro atoa?
E é assim que as coisas sempre NÃO funcionam por aqui. Burocracia falta de planejamento, incompetência, falta de coragem e de patriotismo, politicagem, corporativismos, estrelismos etc. Perdemos a oportunidade de desenvolver um lançador próprio em 2003 (VLS-1), e agora a chance de adquirir a tecnologia Ucraniana.
Há problemas mais problemas financeiros do que estratégicos envolvidos nesta empreitada. A Ucrânia é um paÃs cheio de corruptos, como o Brasil e ao que tudo indica, tem grandes dificuldades de obter o dinheiro necessário - eles blefam bastante ... Por aqui, não é diferente. Temos muita conversa e falta de senso ... Veja a resposta do Serdyuk (Diretor Ucraniano) sobre esse tema: ..."Acho que não custa o preço de um estádio de futebol no Brasil."
Enquanto isso a SpaceX Empresa privada...
Nem fale....chega a doer....
DEVIAM ENFIAR ESTE FOGUETE NO RABICÓ DO SARNEY E MANDÃ-LO JUNTO. SE CAIR, MELHOR, CAIA NO INFERNO.
É mais uma obra com a assinatura Delta ?
Para quê quirombolas se a linha do equador é bastante looooooooonga? Os quirombolas impedem até a construção de portos e diques, enquanto para os mortais comuns uma simples desapropriação municipal resolve. Será que cães e gatos, sem terras, quirombolas e jogadores de futebol valem mais que o cidadão cosmopolita que efetivamente contribui para a evolução social? Até quando vamos ficar nessa patinação da pocilga?
Esse problema com quilombolas não foi à tôa. O projeto contraria interesses de outros paÃses. Estes paÃses dominam ONG's. Estas ONG's incitam os quilombolas a exigirem absurdos, só pra travar o projeto.
É O QUE EU CHAMO DE "INIMIGO NA TRINCHEIRA".
E o VLS? E o trabalho dos Engenheiros que m0rreram por causa do projeto e tinham o sonho de ver um foguete 100% Brasileiro chegar ao espaço? Será que esses governos ( SARNEY, COLLOR, ITAMAR, FERNANDO HENRIQUE, LUJA, DILMA ) só se preocupam em valorizar projetos externos e enterrar idéias nacionais?
Lúcio, Espero um trabalho mais sério e focado dos cientistas, técnicos e engenheiros envolvidos. A verba é curta mas os problemas são decorrentes de planejamento e projeto deficiente. A Embraer surgiu no mesmo perÃodo do inicio do programa espacial. Teve a sorte de ser gerida pelo Ozires Silva na fase inicial. A visão correta e arrojo da administração fizeram diferença entre a mediocridade e a empresa de atuação mundial em que se tornou a Embraer.
Paulo, lembre-se que estamos falando de estatais que cobram muito e retornam pouco para os profissionais e eu não estou falando de salário. Os caras tem que brigar para manter o orçamento apertado com constantes cortes no passar dos anos. Se a NASA que recebia rios de dinheiro do governo Estado Unidense teve acidentes com dois ônibus espaciais o que você espera do Brasil?
Lúcio, Engenharia é uma ciências "exata". O engenheiro tem de calcular e aplicar seus conhecimentos para chegar a um resultado esperado. Quanto maior a complexidade do projeto mais cuidado tem de se ter no projeto e nas verificações do projeto. Se os cálculos apontam para risco não se pode continuar por aquele caminho. E pior ainda, se a expectativa inicial do projeto já esta defasada em relação ao mercado é melhor nem começar. Lá em 2000 tÃnhamos a chance de pegarmos o bonde.....perd
Paulo, concordo que a falha que ocorreu no acidente com o VLS foi erro grosseiro humano mas o maior problema ali é a verba que nossos engenheiros dispõem para trabalhar. Muitas vezes os projetos usam materiais alternativos pois o governo não investe em tecnologia nacional ( desenvolvimento ).
Lúcio, O Brasil perde uma grande chance de desenvolver tecnologia própria com este tipo de associação com empresas estrangeiras. Mas isto não muda o fato do desenvolvimento do VLS ter sido um total fracasso sobre o ponto de vista de engenharia e principalmente pela tragédia ocorrida. O projeto falhou desde o começo com a escolha das tecnologias e pessoas erradas para tocá-lo. Ou se muda a mentalidade das pessoas ligadas ao programa espacial brasileiro ou esta manchete vai se repetir m
Enquanto isso, a máquina governamental vai inchando, nós vamos pagando mais impostos e a corrupção vai grassando no planalto. Mas pode piorar.
Teria sido melhor que os ucranianos tivessem feito um tratado de cooperação com os Fogos Caramuru, aqueles que não dão xabu!
kkkkkkkkkkk! Com certeza seriam lançados foguetes aos montes. Boa!!!! kkkkkkkk! Bem sacado. Tomara que uma agência de propaganda compre sua idéia.
Podem der certeza: TEM INIMIGO NA TRINCHEIRA.
Concordo Germano, Quando se tem contato com instituições sérias do exterior percebe-se o respeito pelo técnico. O administrador sabe que sua função é gerenciar profissionalmente os recursos para garantir os meios para o desenvolvimento em andamento. Eles não questionam o técnico porque normalmente ele é capacitado para a função. Aqui já vi muita gente de nÃvel internacional ser neglicenciada simplesmente por não fazer parte dos interesses dos administradores.
Acredito que temos bons profissionais, são poucos mas existem e poucas e boas instituições de ensino, como o ITA e universidades de ponta em tecnologia como a USP, Unicamp, etc. O problema é que em razão da politicagem, existente nesse meio, diga-se empresas estatais, não são os melhores que chegam a cargos de decisão, mas sim os indicados. Infelizmente poucos técnicos tem o devido reconhecimento em algum projeto, chegando a cargos de gerência ou diretoria.
OK Germano. A falta de "peito" dos profissionais técnicos vem da própria insegurança técnica causada ou pela má formação ou pela ausência de talento para a área. A Nasa ou SpaceX escolhe os melhores (e com aptidões para a área) entre os melhores. Aqui o cara inicia uma carreira acadêmica, muitas vezes nem sabendo porque, e vai se embrenhando e lá na frente vira um destes pesquisadores "emissores de documentos" muito comuns no Brasil. A Embraer é o melhor exemplo de que é possÃvel ser diferen
Paulo é muito complicado a um técnico "ter peito" nessas condições. Apenas o lÃder ou o idealizador do projeto é que realmente podem ter voz ativa nessas condições. Veja a "artimanha" que o ministro Roberto Amaral teve que utilizar pra convencer o presidente L/ula da viabilidade do projeto, possivelmente ele próprio teve que ser convencido por alguém. Estamos em um paÃs sem tradição tecnológica, mas com muita vocação pra politicagem, em que a própria população está a anos luz dessas tecnolog
É isso Cláudio. O inimigo está do nosso lado. É o cara que ocupa uma vaga de pesquisador e não dá "gás". É o engenheiro que não tem peito de dizer: "isto eu vou desenvolver" e prefere comprar solução pronta. É o cientista que vive em simpósios pelo mundo sem trazer benefÃcio nenhum e principalmente a falta de alguém com visão que dê direcionamento ao projeto. O que parecia impossÃvel está acontecendo. O abismo tecnológico do Brasil para EUA,China Russia etc está aumentando rapidamente.
que inimigo Luiz? No Brasil os inimigos da tecnologia são as pessoas envolvidas que não tem ousadia, não tem foco, não tem brio. Só sabem reclamar da falta verba, falta recursos, da conspiração externa. Já cansou..... E esta expressão militar utilizada por você mostra bem mesmo a ideologia do projeto.....já cansou definitivamente.... Eng enheiro e cientista brasileiro tem de arregaçar as mangas e trabalhar. Tem de sair de traz da escrivaninha, dos empregos confortáveis das mult
Para um paÃs governado por uma Criatura que despreza o conhecimento e o trabalho honesto, esta tudo dentro da normalidade.
Nora, Nós brasileiros somos muito acomodados. Não corremos atrás de desafios, preferimos as soluções prontas, os empregos bonitinhos das multinacionais...Enquanto tivermos os commodities para vender e manter a máquina funcionando tudo bem.....
Deus do Céu, quanta incompetência junta!
Muito triste o descaso do Brasil com a ciência e com outros paÃses. Além desse, há outro projeto, o do supertelescópio, que está dependendo do aporte de recursos prometido pelo Brasil que é sócio do empreendimento, e até agora nada... Porém, dinheiro para sindicatos, para a UNE, para partidos polÃticos, para corromper mentes e corações, ah, esse não falta nunca!
Srs e Sras.. O projeto ciência informa: O seu dinheiro tem destino certo. Ele irá para os confins do espaço e nunca mais será visto! Mais um projeto mirabolante e cabideiro que este governo 9dedos tem para os 80% dos brasileiros que os aprovam. Parabéns!!! Vocês são criativos para passar a mão na grana do povo. Pena que são mediocres para investir e esconder as falcatruas.
será mesmo q 80% dos brasileiros aprovam ou será q as urnas eletronicas q aprovam??? pergunte pro camarão...
Concordo e acho muito bom que o projeto seja repassado para a Embraer
Claudio, o governo é acionista com direito de voto na direção da EMBRAER e fora esse fato creio que a cultura de estatal ainda não saiu do interior da empresa. Vou parar por aqui por motivos profissionais.
Tem certeza Claudio?
Não ache que a embraer é algo fantástico.. Pois todo o equipamento elétrico utilizado e nas aeronaves e inclusive as turbinas são IMPORTADO dos EUA ou EUROPA... A Embraer só faz a carcaça e bem deficitária que se diga por sinal. Já tive oportunidade de voar em diversos aviões da EMBRAER e são bem toscos no acabamento.. Não é a toa que a Bombardier (Canadense) bate de longe. Pq será que o aerolula era da AIRBUS em vez da EMBRAER ?????????????????????
O programa sino-brasileiro CBERS está muito mais avançado, já vai pro lançamento da quarta geração desse satélite. O problema está somente no brasil nao ter um veÃculo lançador e uma base de lançamento finalizada. Aà fica essa semi-vergonha, de os satélites serem feitos aqui e lançados na China
Fábio, 99,9999999999999 999999% da tecnologia dos satélites desenvolvidos na parceria China Brasil é chinesa. Nós ficamos encarregados dos procedimentos de testes e homologação executados nas (boas) instalações do INPE e assim mesmo com a tutela constante dos chineses. Falta muito mais do que lançadores para termos realmente um programa espacial próprio de respeito. Quem sabe agora com a associação Telebras-Embraer saia alguma coisa. Só esperando pra ver. Mas é coisa pra 10 ano
Camargo Corrêa e Odebrecht ??? As mesmas do navio brasileiro encalhado ??? Sempre as mesmas donas do brasil ? Ralo de dinheiro ? E outra coisa MARANHÃO É ???? Não vou falar nada.
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