Ciência > Nasa lança potente telescópio orbital em busca de buracos negros Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Parece ser um sistema de "lançamento" de foguetes bem menos "invasivo" ou poluente e de riscos que os usuais de plataformas "terrestres"
Mais importante que o Brasil desenvolver-se tecnologicamente e não como apenas mero montador de peças importadas, é dar oportunidade aos jovens de iniciarem em ciências.Infelizmente nascidos na nata chegam sempre na frente por razões óbvias, além, é claro, da dedicação de quem abraça a oportunidade.O meu relato triste é que fora da nata ninguém deixa ou ajuda entrar no clube do bolinha. Fico triste com isso! Querer aprender, crescer e não receber auxÃlio.
Germano, Esta transformação está ocorrendo em várias áreas do conhecimento. Grandes projetos como ISS, LHC, o novo telescópio E-ELT são desafios de engenharia inimagináveis a 60 anos atrás. As ferramentas de desenvolvimento melhoraram, o conhecimento avançou e novos materiais foram desenvolvidos.Está se criando um novo Primeiro Mundo, não apenas economicamente mais forte, mas com outra realidade tecnológica. Dos paÃses do BRIC estamos na lanterna. Continuaremos a consumir tecnologia..
É NOTAVEL ESTA TRANSFORMAÇÃO QUE OCORRE NA NASA, missões cientÃficas sobrepondo-se a missões pseudocientÃficas(polÃticas e de propaganda a capacidade americana). Com toda a tecnologia de hoje aliada ao barateamento dos lançamentos(vide este) os cientistas dos USA e parte do mundo terão um incremento enorme nas observações e experimentações que comprovarão e ajustarão as teorias cientificas. A PAR E PASSO COM OS ACELERADORES DE PARTÃCULAS, A CIENCIA AVANÇARA EXPONENCIALMENTE! /
E a imensa patria brasileira que na cabeça dos esquerdas é um potencia e pode bater de frente com os EUA , não consegue soltar uma pipa.
Fico imaginando o que uma tecnologia destas, capaz de "ver" além do Universo, pode fazer se a sua mira se virar para a Terra e seus habitantes... Tenho certeza que poderá ver até a "freada de bicicleta" na cueca de qualquer cidadão do mundo!
É bem capaz deste telescópio nunca mais voltar.
???
O interessante sobre a colocação deste telescópio em orbita, na verdade, foi o próprio lançamento. Levado por um avião até 12 mil metros, o lançamento economiza muito combustivel e portanto, pode ter o seu tamanho reduzido, considerando que o maior consumo de um foguete é no momento da decolagem. Vai chegar um dia em que estes aviões levarão o satélite (ou telescópio)a altitudes orbitais sem necessidade de estágios ou foguetes.
Você tem razão, o maior destaque está para o envolvimento de uma empresa privada com uma técnica de lançamento diferente da tradicional.Mas, acho que você exagerou ao dizer que aviões levarão satélites ao espaço... No espaço asas não funcionam logo só foguetes e capsulas tem funções por lá. Pode-se pensar em um avião para as fases pré-lançamento e pós-reentrada, mas o ônibus espacial já mostrou que essa forma de 'deployment' não faz sentido economicamente.
Prezado, A questão da economia de combustÃvel foi muito bem colocada. Entretanto, um avião atingir uma altura orbital fica, na minha opinião, inviável... Não há como um avião voar sem atmosfera de densidade muito superior à quela obtida a cerca de 100km, o que ainda não é uma altitude orbital (observe que no caso discutivo, a altutide consiste em 600km).
Alguem já sabe porque a palavra "c-o-p-a" é censurada ?
Não estamos atrasados. Eles é que estão adiantados. Claro que podemos alcança-los e até supera-los. Mas antes vamos cuidar das nossas prioridades. A cop@ e as olimpÃadas no Brasil sil sil...
Sonhar é bom! Gostaria de acreditar que estão pensando na Humanidade! É como achar que as taxas que o Detran cobra vão ser revertidas ao "CIDADAO". Triste mas verdade.
Sou fascinado por questões espaciais.
o meu foi uma catastrofe..estamos em peh de guer ra..... kkkkkkkkE qto aos filmes... assisto pelo menos umas duas vezes por semana.... pq sou fissurada.... acho q vou p in fer no!!!! Kkkkk
bonito. esperamos que traga benefÃcios para os terrestres.
É impressionante a profusão de trabalhos cientÃficos desenvolvidos pela NASA tida por alguns como decadente. Só nos últimos meses eles lançaram com sucesso o Jipe pra Marte (chega lá nas próximas semanas), homologaram a Cápsula da SpaceX e agora lançaram este telescópio, fora o programa da capsula Orion que está bem avançado. Como querer competir com uma nação que efetivamente produz mais ciências do que todo o terceiro mundo junto.
Fábio, Apesar de parecer uma frase arrogante, pra mim mostra apenas a filosofia americana. Eles brigam para estar sempre a frente. Nem sempre estão, basta ver a indústria automobilÃstica deles que perdeu em inovação e qualidade para a coreana e japonesa. Mas eles não se abatem. A responsabilidade pelo design da GM, por exemplo, para alguns modelos, foi transferido para a unidade da coreia. Resultado: após uma crise que quase fechou a GM ele renovaram a frota e estão voltando com força
eu conheco outra dele: "Os produtos da america sempre foram os melhores, e continuaram a ser"
É o mesmo pensamento expresso pelos nossos vizinhos, sobre o Brasil ... Dizem que o Brasil é imperialista, mas no fundo você considera o Brasil um paÃs imperialista com os nossos vizinhos ? Acredito que o Brasil - em relação aos nossos vizinhos - não seja isso. Aliás, há um outro adjetivo para a nossa polÃtica externa regional, bem diferente ...
E o que vc acha da infeliz frase do Bush filho por exemplo, depois dos atentados: 'Quem não está conosco está contra nós'? O extremo da arrogância! Ou então do Obama após ser eleito: 'Queremos continuar liderando o mundo'
A visão cientÃfica americana é diferente da nossa. Graças a essa visão desafiadora, ainda há esperança ...
Tércio, Uma das vantagens dos Americanos é que eles minimizam os egocentrismos que possam aparecer em certas atividades. As frases ufanistas do tipo o petróleo é nosso....a Amazônia é nossa etc não faz parte da filosofia deles. Se a NASA falasse "O espaço é nosso" não teriam desenvolvido a SpaceX. Eles buscam as melhores cabeças sejam elas americanas ou não. Mas só não pode confundir uma posição não ufana com entreguismo. Aqui o discurso é ufano mas muitas vezes a atitude é entreguist
É, graças à colaboração de milhares de cientistas de outras nações (inclusive brasileiros), os quais não encontram oportunidade ideal de trabalho em suas terras natais. Não é mérito exclusivo dos legitimos filhos do Tio Sam
Além destes feitos recentes, a Nasa ainda mantem 2 robots na superfÃcie de Marte, tem sistemas contÃnuos de mapeamento de asteroides, Mapeamento automático de estrelas e mais uma lista consideravel de outros projetos em andamento. Se o Curiosity operar com sucesso, a enxurrada de informações que serão geradas sobre as possibilidades de vida em Marte darão trabalho para décadas de análise. Nenhuma outra instituição sequer chega perto disso.
A SpaceX esta desenvolvendo uma nova capsula com capacidade para levar SETE astronautas ao espaco, e ha outra empresa particular americana que fara outro teste, similar ao da Dragon, ainda este ano. Ano passado quando a NASA aposentou as Space Shuttles cansei de ver miopes tecendo criticas a isso, mas soh prova como a NASA e os EUA sempre estiveram na vanguarda dos avancos cientificos. O salto que eles deram agora com a SpaceX ja os coloca anos-luz a frente das demais nacoes.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ciência > Nasa lança potente telescópio orbital em busca de buracos negros Voltar
Comente este texto