Ambiente > Com festa, moçambicano chega ao Rio e diz que foi ameaçado pela Vale Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Nathasha L.

    O problema de grande parte das pessoas é o seguinte:Para manter agua, luz e comida na minha casa pode destruir o restante do planeta, desde que não pra mim não falte nada ! Quando vem uma pessoa que não concorda com esse tipo de exploração , pricipalmente quando atinge uma população que já nem tem quase nada aí a gente acha estranho e imagina um absurdo porque a Vale está levando "riquezas" e desenvolvimento, quando, na verdade , eles apenas estão tirando o pouco que já tem.

    Responda
  2. não tenho

    Qualquer um com um mínimo de senso crítico sabe que a VALE não vale tanto quanto pesa (eufemismo...). Acontece que a maioria não está entre os que tem um mínimo de senso crítico. A maioria é massa acrítica, que acredita em publicidade, que acredita que o capitalismo é feito só de benesses... Por isso condenam, sem a menor preocupação de conhecer. Acorda povo!

    Responda
  3. Guga

    Morei em Moçambique por 1,5 ano. Resumo: a população movimentada vive hoje em condições melhores que antes e do que as populações nas cercanias. A Vale tenta ao máximo empregar estas pessoas. O governo do país (o antigo partido socialista detêm o poder) precisa dos royaties e a polícia acionada, não hesita em agir com violência. De fato a Vale tem um programa comunitário melhor do que concorrentes do dito primeiro mundo. Mas o objetivo do capitalismo é o lucro e é importante a crítica consta

    Responda
  4. Antonio

    Se ele tivesse vergonha na cara, não voltaria ao Brasil, mas parece está determinado em conseguir a nacionalidade brasileira a qualquer custo. E a brasileirada piegas ainda fazendo festa, prssssss...Agora é que não vai mais querer sair, nem jogando água fria.

    Responda
  5. Antonio

    Quem esse sujeito pensa que é? E ainda tem festa?? Aposto que quer imigrar para o Brasil, já que seu país é um caus generalizado. Brasil deixa entrar cada porcaria no país...

    Responda
  6. Roberto Soares

    Brasileiro é o povo mais idiotta da face da terra. Vocês deviam agradecer esse cara e abrir os ouvidos pra escutar muito bem o que ele tem a dizer. Acham que a Vale não pode fazer por aqui as mesmas crueldades que ela faz em Moçambique? O Brasil é uma terra sem lei, igual a Ãfrica, aonde empresas inescrupulosas fazem o que querem; desmatam, poluem, exploram o trabalho semi-escravo dos miseráveis locais.

    Responda
  7. Karla Silva

    Interessante...Uma empresa BRASILEIRA vai até onde o Judas perdeu as meias (as botas ficaram no caminho) levar desenvolvimento e um panaca desses vem aqui reclamar ? Me poupe...Vai ver eles ainda querem ser selváticos mesmo...Boa sorte!

    Responda
    1. Karla Silva

      Vai explicar isso para quem não conhece economia...Difícil...Aproveita ndo...Quanto a Belo Monte...eu quero é energia elétrica na minha casa...quem não quiser que corte a sua...

    2. ELF1979

      Ai a Vale vai embora de lá e eles vão fazer o que pra viver? Desenvolvimento tem seu preço!!!

  8. Etelvina Tavares

    VALE, A PENA, VER-DE NO VO(I)...........

    Responda
  9. regfoz

    Não sei quem, mas alguém está tentando transformar o evento em um ato contra a V@le. Talvez um des@feto politico do E.I.K.E , ou algum grupo que não obteve financi@mento de c@mpanha. Muito estr@nho toda essa movimentação, ida e volta, mídi@ apoiando, denúnci@s....

    Responda
  10. Me gusta no trabajar

    Se este senhor tem provas, então que as apresente. Claro que nenhuma empresa gigante é santa (Até a Petrobrás faz isto) mas daí a ser demônio existe uma grande diferença. Como já disse: Se ele tem provas que as apresente. E ainda acho que o governo brasileiro não deveriater "aberto as pernas". Veja se algo assim acontece na Inglaterra, Estados Unidos, França, Alemanha ou em qualquer outro país de respeito.

    Responda
    1. KasparHausen

      País de respeito! só que não diga isto se estiver em outro territórios! Pois podem não ser tão pacientes e pacíficos com alienados que chegam classifar vampiros de "respeito" medo não quer dizer respeito. O que este países sempre fizeram foram impor o medo. Hodiernmente estão tendo problema, pois não estão conseguindo mais extorquir países como China, Brasil, Venezuela, Irã.

  11. VAL

    Em São Paulo o buraco é mais embaixo. No Rio qualquer bijuteria da mais grosseira qualidade é tratada como relíquia ou pérola da rainha. Basta ver que o sujeito foi deportado e simplesmente trocou o passaporte e voltou, como se nada tivesse acontecido anteriormente. Que fiquem com a ameba e façam bom uso dela.

    Responda
  12. adilson dias

    Meu DEUS aonde isso vai parar Estão acabando com o BRASIL !!!!!

    Responda
  13. hudarlan

    Se somos democráticos, deixemos ele falar....

    Responda
  14. MGuerra

    $$$$$$$$$$$$$$ a ganancia fede a burguesia fede..........

    Responda
    1. Me gusta no trabajar

      E o PT fede ainda mais....

  15. KasparHausen

    Um sindicato dos EUA acusou a cocacola de ter mandado sequestrar sindicalista na Colômbia. A IMB investia contra os ju;deus. A lista é longa de multinacionais se entrometendo direto e claramente na vida de países e da populção. Quan guerrilheiros dá o troco são chamados de terrorista. Quem começou, nem a mídia fala. Na época que estamos, só por que é na Africa, absurdo destes. Dúvido que façam no Canadá, na Venuzuela. Se entrassem na Rússia e fizesse isto, lá, os diretores vão para os ares!

    Responda
    1. KasparHausen

      reginaldo costa (1486) Após 150 anos de poder da elite exploradora, não é possível nem democracia com menos de 30 de saneamento. Mas encontra 5 milhões de pessoas as quais eram chamadas de invisíveis, pois nem o reles documento tinham, não existiam para o estado(imgine, educação, saúde) Ah! mudou sim. Tanto que vem sendo eleito pelo povo!

    2. regfoz

      Pelo relato , a Venezuela com o Chaves no poder há anos, transformou o país em um país justo sem fome, todos com moradias dignas, pleno emprego. Pelo jeito a democracia lá deu certo. Parabéns aos venezuelanos.

    3. KasparHausen

      Tambiem Quiero Una Boquita (331) admiro mais um frustrado do que um desinformado, alienado ao ponto de defender,até o que não conhece. Porque lhe ensinaram a torcer para quem tem mais dinheiro, poder, assim como fazem favelados em relação a seus trafica. No caso deles as vezes são obrigados. A IBM aju;dou perseguir ju;deus para que? Por que a Cocacola, mandou sequestrar? Seria para fazer o Bem para o país, humanidade? O Chavez quando ganhou encontrou na Venezuel 5 milhões que ñ tinha nem doc

    4. Me gusta no trabajar

      Yuri, na Venezuela as empresas não precisam fazer. O Chavez faz por elas. Na Rússia eles explodem os diretores apenas para acabar com a concorrência. No Canadá as empresas canadenses e americanas chegaram primeiro e não abrem espaço para as outras. O resto é blábláblá de ecochato e de gente frustrada.

  16. Zé

    basta crescer um pouquinho e ter empresas multinacionais que a coisa desanda, os mesmos vicios dos outros.

    Responda
  17. fellipe craveiro

    A vale só sabe fazer buraco e mandar minério pra china.

    Responda
  18. Andre Alvarenga

    Como tem comentário racista aqui, isto mostra claramente que a questão educacional no Brasil está um desastre, após a discussão sobre o meio ambiente na Rio+20, é hora de fazer o mesmo com a educação e discutir seriamente o rumo que o país quer dar para o seu povo, pois está triste de ver.

    Responda
  19. Luiz Ribeiro

    O PSDB deve explicações a esse cidadão e a seu país, afinal foi no governo FHC que a Vale foi privatizada. PSDB na presidência nunca mais. Nunca mais mesmoooo!!!!

    Responda
    1. Karla Silva

      Deus não te ouça...

    2. Duducão

      Meu caro Luiz Ribeiro, espero antes de mais nada que você não tenha problemas mentais, mas caso tiver, deve ser culpa de seus pais. Agora não vá culpá-los pelos erros/crimes que você cometeu ou ainda vá cometer. Será que todo pet(ralha) espera a sua absolvição final jogando a pena pelos seus erros naqueles que os trouxeram ao mundo? Que Deus tenha piedade dos pais dos pet!

  20. pinheiro

    este ativista ta mais pra terrorista de que pra ambientalista é um irresponsavel, tumultuador, mas o governo frouxo do brasil aceita e gosta deste tipo de gente desocupado que não fazem nada em seu pais que vive em extrema misséria e mau tratos com seus habitantes, crinças, mulheres, adolecentes e todos seres humanos são escravizados em mocambique....aqui muitos babacas aplaudem e paparica este irresponsavel imbecil...o brasil ta tornando pais da mãe joana, não tem sobrania

    Responda
    1. paulinho

      o que faz 1 ambientalista mesmo? um ativista? etc.

    2. Felipe Pires

      Se realmente há esse tipo de tratamento por parte da Vale, ele está mais do que correto em exigir um tratamento mais humano.

    3. warcardo

      Por favor, me explique como denunciar uma mal operação de uma empresa mineradora pode ser uma irresponsabilidade.

  21. Alih Mohamad

    É preciso ter coragem e admitir que a Vale esta fazendo coisas erradas e realmenteparte do governo de Mozambique é comprado pela Vale, o ativista não cometeu crimenehum e tem todo direito de entrar no Brasil e falar contra a Vale tudo que ele pode provar, foi uma imprudencia muito grande a policia federal do Brasil ter barrado o ativistase não tinha prova de crime nehum contra ele.

    Responda
  22. friedrich

    Conheçem ITU no interior de S. Paulo? Pois é, a capital de Moçambique ou Mozambique como é chamado o país é identica. Guardando as devidas proporções, uma pobreza que ´dá dó! A Vale é mal vista por lá sim pode perguntar a qualquer um do povo, mas, me pareçeu temida também,as respostas sempre vinham com um olhar vago de quem está pensando para falar.

    Responda
  23. friedrich

    Conheçem ITU no interior de S. Paulo? Pois é, a capital de Moçambique ou Mozambique como é chamado o país é identica. Guardando as devidas proporções, uma pobreza que ´dá dó! A Vale é mal vista por lá sim pode perguntar a qualquer um do povo, mas, me pareçeu temida também,as respostas sempre vinham com um olhar vago de quem está pensando para falar.

    Responda
  24. Eustaquia

    Tá na hora do Brasil deixar de querer bancar o anjinho do planeta. Quem tem a taxa de hom1c1dios que nós temos não tem moral para isso.

    Responda
    1. Karla Silva

      Concordo...Igual a Venezuela com a taxa de sequestros...

  25. popô

    Do jeito como tudo aconteceu, se ele voltar a Moçambique, vai ter problemas. Se for vivo, deve pedir asilo à esse maravilhoso e direitista governo que nós temos.

    Responda
  26. Wiljf

    Quem estiver afim de conhecer a verdadeira história da Vale em Moçambique, pode assistir um vídeo bastante interessante e esclarecedor que está no You Tube com o nome de "Nosso carvão não". A empresa brasileira está construindo sua riqueza às custas da exploração daquele povo. Fizeram um monte de promessas e não cumpriram quase nenhuma delas, além de tirar os moradores de uma região boa para o cultivo e jogá-los em uma área totalmente improdutiva.

    Responda
  27. Rei

    Atualmente, o Brasil ta perseguindo os ditadores do passado, então que tal agora investigar as denúncias do presente desse jornalista, que são gravíssimas e são cometidas por uma empresa brasileira...

    Responda
  28. della

    VAI PEDIR ASILO E VAI TRABALHAR NA VALE.

    Responda
  29. Dedé

    Há um documentário enorme sobre o que a Vale aprontou no Canadá. Desconfio que me enganei sobre essa empresa brasileira.

    Responda
  30. Dedé

    Há um documentário enorme sobre o que a Vale aprontou no Canadá. Desconfio que me enganei sobre essa empresa brasileira.

    Responda
  31. Tales cavado

    Queira ou não a Africa é o ultimo continente a ser desenvolvido e entrar para o mercado global, é um caminho sem volta.

    Responda
  32. GaloGalo

    Vá protestar em sua terra! Já temos nossos próprios "protestantes" para suportar. Eu não à casa de quem não me quer lá. Simples assim.

    Responda
    1. Ric

      Eu apoio a vinda dele.

  33. Casca de Ferida

    Ele realmente gostaria de ter essa importância toda que ele não tem. O "mundialmente famoso" Jeremias Vunjanhe só conseguiu essa nota na imprensa por ter sido deportado. Com espaço virtualmente infinito na internet, a imprensa está noticiando até cachorro urinando em poste. Não fosse isso seguiria um ilustre desconhecido, ou alguém já tinha ouvido falar dele? Ah!, os 5 minutos de fama acabaram...

    Responda
  34. Henrique

    Não me surpreende a falta de caráter dos empresários nacionais. O que é triste é ver a mentalidade IMPERIALISTA nas opiniões de brasileiros que não ganham nada com isso, aqui chegam até a ameaçar o pobre homem.

    Responda
    1. Dedé

      Há um documentário enorme sobre o que a Vale aprontou no Canadá. E eu que punha fé nessa empresa brasileira.

    2. Ric

      Concordo com você, Henrique

  35. Jack Daniel's

    A Vale deve estar comendo Moçambique... Aqui em Vitória ela só polui o ar, causa erosão nas praias de Camburi por conta os piares que constrói, polui a areia da praia com minério, essas coisas...

    Responda
  36. Beto

    Esse rapaz tinha que ganhar uma surra!!!

    Responda
    1. aviehmayer

      E você três...

    2. Wiljf

      E você tinha que ganhar duas.

  37. prendinha

    Realmente, a mentalidade de muitos seres humanos é cruel, por isso o mundo está uma meleca!

    Responda
  38. Regina Martins

    Fico estarrecida como as pessoas não sabem interpretar um simples texto; a educação do país realmente está decadente; os brasileiros precisam ler mais; quem lê, tem boa articulação e interpretação de qq texto.

    Responda
  39. Regina Martins

    Enquanto isso o cara q se diz ativista italiano (mas um exterminador) q foi condenado no seu país e recebeu as benesses do ministério da justiça, está fazendo vida no RS.

    Responda
  40. borges

    Eu preciso fundar uma ONG. É um negoção. Não se trabalha, enche os bolsos de dinheira sem a necessidade de prestar contas e viaja-se pelo mundo tomando pinga. Tudo a custo zero. Não é legal?????? Quem quer ser meu sócio????????

    Responda
    1. Casca de Ferida

      Um sindicato, ou uma igreja também serve...

    2. Casca de Ferida

      EU!

    3. Thais Alpe

      Você pelo visto de ONG não entende nada, na verdade, vc entende algo da sua própria vida?? Não né... lamentável seres como vc... :)

  41. Rodrigo

    A VALE não é isto que passa nas propagandas mesmo não. Agora, eu não entendi porque ele não divulgou as fotos que diz ter...

    Responda
  42. Imortalsempre

    Como as pessoas não leem as noticias. O cara veio protestar pelas ações da Vale-tudopelolucro em Moçanbique, ele está protestando pelo que a Vale-tudopelolucro está fazendo com as pessoas no país DELE, a privatização da Vale-tudopelolucro transformou aquela empresa em um monstro que só visa o lucro em detrimento das pessoas.

    Responda
    1. PLopes

      Certamente, mais um acionista que não conhece responsabilidade social, meio ambiente, direitos humanos... Nasceu e vive em números...

    2. GaloGalo

      A Vale é uma empresa. Tem de dar lucros aos acionistas. Benemerência é com o Bolsa-Família...

  43. dega

    por mim a vale largava tudo pra lá, e vinha cuidar das coisas aqui no brasil.essa gente vive numa miséria total a vida toda.  não é a vale culpada pelasua vida dura, são eles próprios que se matam por nada.   um povo que vendia os proprios irmãos para serem escravizados pelo mundo afora a umas décadas a trás espera-se o que?  estão 1000 anos luz atrasados.agora estão se matando por religião, ontem morreram 150 pessoas e queimaram dezenas de igrejas católicas.  &nbsp

    Responda
  44. kranio

    Luis Alberto o Sr. é um fanfarrão...a vale nao paga impostos nem aqui...vc acha que eles pagam em Moçambique??? kkkkkkkkkk. É por isso que o Brasil vai ser sempre esse brasilzinho de sempre.... informação gente...esta ai...nao custa nada. Deixa de olhar só 1 vez essas paginas de revistas de gos to sas e se atualize.

    Responda
  45. borges

    Moçambique é um mar de rosas. País em grande desenvolvimento, não tem desemprego, não tem assalta, não tem corrupção. Não só ele, mais todos que vêm para cá fazer baderna deveriam ficar em seus Países. Desenvolvimento sustentável está comprovado que é um mico. Muita babozeira para se chegar a lugar algum. POR FAVOR NÃO ME CENSURE.

    Responda
    1. Wiljf

      Vá ler a matéria meu amigo, depois você comenta. Se não vai ficar por aí falando um monte de besteiras.

  46. PabloRocha

    A Vale e seus consorciados fizeram o mesmo por aqui no Rio tocantins na formação do lago da UHE-Estreito, os moradores de áreas ribeirinhas foram expulsos de terras em que diversas gerações de suas famílias viveram. O Ministério Público, o Ibama, O Ministério do Meio Ambiente,omitiram-se até o momento, afinal o Brasil precisa de energia...

    Responda
  47. Gigolô Eletrônico

    Certamente ele é POBRE! Com grana meu amigo, as portas no Brasil são abertas, aliás escancaradas!

    Responda
  48. PYTON

    deportem este lixo, como se la em moçambique fosse o paraiso......la na africa lnao tem problema algum né....  na realidade ele veio conhecer o RIO.....VAZA  NEGAO...........

    Responda
  49. leatherface

    Esse é um verdadeiro v@g@bundo profissional.

    Responda
  50. VADÃO - SP

    Legal, MOÇAMBIQUE está um mar de rosas, sem fome, sem grupos de extermínio, etc..

    Responda
    1. Marcos Marcos

      Legal... qual parte do texto que te ajudou a chegar nessa BRILHANTE conclusão?! Você deve ser algum tipo de Einstein....

    2. Casca de Ferida

      É, os males de Moçambique são causados pela Vale... Antes dela, lá era o paraiso...

    3. Pirata do Caribe

      Pelo que eu entendi, ele não está reclamando do Brasil mas do tratamento que as pessoas vem recebendo do pessoal da Vale em Moçambique. Neste evento ele viu uma oportunidade de divulgar estes maus tratos e as ameaças da mineradora para com seu povo. Independente de cor, raça, religião, condição financeira, todos merecem ter um tratamento digno.

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.