Ambiente > Brasil cede à pressão do Vaticano e muda texto final da Rio+20 Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2

  1. Ricardo

    A Igreja é responsável direta pelo atraso da Humanidade, com seus dogmas arcaicos e utilização da pobreza e ignorância como ferramentas de controle e manutenção do poder. A história mostra isso. O que me deixa indignado é que, 2012 anos depois, essa instituição criada para controlar o homem continua a exercer esse domínio, sem contestações.

    Responda
  2. Ian

    "Brasil cede a pressao do Vaticano" Tradução: a cupula da Igreja Catolica ameaça o governo do PT de exigir que seus seguidores, acéfalos e manipulaveis, nao votem nos ptistas na proximas eleições e fazer c q a facção dita bancada religiosa do congresso vete projetos do governo. Olhar p realidade dos problemas sociais deste país nao faz parte dos planos nem do governo e nem da Igreja.O q vale sao seus interesses politicos e em deixar o povo bitolado e ignorante...assim os 2 continuam l

    Responda
    1. Ricardo

      Que ba.ba.ca. Um asunto tão sério e o cara vem falar de PT e vomitar bobagens. Ô infeliz, dá uma olahda nos indicadores sociais do governo antes de escrever lixo. Nunca houve tanta redução de pobreza no país. E corrupção, caro, existiu em todos, principalmente na ditadura. Vá estudar e descubra.

  3. Bruno Cavalcanti

    Mas a mãe da Dilma, eles permitem ter filhos... Aff

    Responda
  4. mburatti

    Que cargas d'agua o Vaticaticano tá se metendo nisso? A idade média já deu um belo exemplo do que acontesse quando se mete religião em decisões de governo.

    Responda
  5. Ferdinando

    O que a igreja católica fez pela preservação do meio ambiente? Garantir que seus fiéis se reproduzam irresponsavelmente?

    Responda
  6. caca

    VAI TICANDO, TODAS SÃO ASSIM, DEUS É O CAMINHO E AS IGREJAS O PEDÃGIO DO CEU.

    Responda
  7. Ferballes

    Tanto essa i gr ejin ha quanto o governo brasileiro são hi pó critas e sem qualidade de decisões. Ao contrário de se permitir o a bor to, dever-se-ia permitir o planejamento familiar com mais e melhor educação para crianças, homens e mulheres, incentivo aos anticonceptivos, pilulas, preservativos e campanhas na TV, rádio e jornais, além de educação reprodutiva nas escolas.

    Responda
  8. juja

    Mais uma vez o Brasil demonstrando que o termo laico em seu Estado é apenas um adjetivo sem valor algum! Porque o Vaticano não se mobiliza contra a pedofilia? Nunca vejo debaterem um tema tão importante e que lhes é tão próximo.... Ou será que a vida DESTAS CRIANÇAS não importam???

    Responda
  9. Marcio

    OK, respeito os direitos das mulheres. Quem defende o direito das crianças virem ao mundo?

    Responda
  10. caca

    O Vaticano ou o Vai ticando, e o dinheiro entrando.

    Responda
  11. rogerio

    Por que o vaticano não pega o dinheiro que ele tem e investe nas crianças.

    Responda
    1. Mário Maravilha

      Sustentadas a leite de padre, né ? Todos sabem a fama sexual que a Igreja tem !

    2. Mauro Carvalho

      25% das crianças abandonados no mundo são sustendas por suas instituições.

  12. tonico

    A Igreja Católica continua com seus conceitos, como se estivesse na IDADE MÉDIA.LAMENTÃVEL SUAS POSIÇÕES.

    Responda
    1. Cristiano Orlando

      Mas quem disse que a Europa envelheceu por aborto ?

    2. Rodrigo

      E o Brasil está cheio de meninos de rua abandonados por suas famílias. De fato, é bem melhor proibir o aborto... (ironia)

    3. Mauro Carvalho

      A europa está aí para provar que o aborto indiscriminado não lhe trouxe qualquer vantagem, hoje clamam por jovens num continente predominantemente envelhecido.

  13. Mauro Carvalho

    Parabéns aos cristãos pela iniciativa e participação ! Poucos no evento mas atuantes e firmes. Paz e Bem

    Responda
  14. PG

    Quero informar aos comentaristas que o Vaticano e um Estado, que tem todo direito de participar dos debates, sendo o direito a vida fundamental para a humanidade é evidente que o Estado Vaticano defendera´sua posição,os abortistas como sempre não sabem debater e começam atacar sem nenhum fundamento.Parabens ao Vaticano por defender a vida.

    Responda
  15. Filipe Gomes

    Esse pessoal de esquerda é chato de mais.

    Responda
  16. José da Silva

    ... a despeito dos textos elegantes e cheios de efeitos, a realidade continua aí, na frente dos nossos olhos. O Igreja Católica parece um "beque" gordo; sempre chega atrasada no lance. Demorou 500 anos para reconhecer que foi injusta com Galileu e que a Terra realmente gira em torno do Sol. Também tem o hábito de se satisfazer com meros textos, declarações e outros atos simbólicos enquanto a realidade zomba dela.

    Responda
    1. Brunão

      Só pra constar, ao contrário do que muitas pessoas que acham que ententem de história acreditam, Galileu não foi condenado por dizer que a terra gira em torno do Sol, até porque foi Coppérnico que elaborou essa teoria. Galileu foi condenado porque ele era um mala, e escreveu o livro dele ridicularizando as autoridades eclesiásticas.

    2. robertinho

      Fazia muiiiito tempo que não via esse termo "beque". Veio do fundo do baú. Sua colocação a respeito do posicionamento da igreja é perfeitamente pertinente. Sempre atrazada, e provocando atrazo a humanidade.

    3. Francisco Edson Cavalcante

      Olá, José, creio que vc também está atrasado neste assunto. Peço que dedique alguns minutos para uma pesquisa sobre este assunto.

    4. Klev2009

      Ela defende aquilo em que acredita, assim como você deve defender também. Portanto, não fique assim tão irritado com ela, afinal vivemos numa democracia.

    5. Mauro Carvalho

      A condenação de 1633 deveu-se à desobediência de Galileu ao compromisso assumido em 1616. Neste processo, sim, os representantes da Igreja cometeram um grave erro, opinando em matéria de interesse exclusivo da ciência, ao declararem um sistema astronômico contrário à fé.

    6. Mauro Carvalho

      A condenação de Galileu foi devida ao modo como ele defendeu o sistema heliocêntrico. Quis prová-lo com argumentos bíblicos (incidindo no erro que condenava em seus oponentes, ele, o criador da experiência científica), errou no argumento das marés e insistiu na necessidade de uma pronta reinterpretação de certos trechos da Bíblia.

    7. Mauro Carvalho

      A sua afirmativa está mal focada

  17. Eric Cartman

    com o ab0rto estatizado as maiores prejudicadas serão as mulheres, pois os bebês do sex0 feminino serão preteridos, sem falar nos mais pobres, o que recairá sobre os negr0s como aconteceu nos Eua. a estatização do ab0rt0 vai oficializar a eugenia

    Responda
    1. nelson uchos

      Pena que as pessoas acham q a legalização do aborto é um avanço da modernidade. E apenas a Eugenia, e a liberdade de prosmicuidades

    2. José da Silva

      De onde o Sr. tirou a idéia de que tais bebês (the females) serão preteridos? Trata-se de alguma preferência pessoal?

    3. José da Silva

      É um exagero falar em estatização do aborto. Traduzir a expressão "Direitos Reprodutivos" como estatização do aborto, eugenia é uma distorção da realidade. O Estado prover condições adequadas para que o aborto seja realizado é um avanço, é uma forma de reduzir uma série de problemas presentes e futuros. Quem quizer ter um monte de filhos, poderá tê-los. E para os especialistas em China, digo que lá se pode ter mais de um filhos, basta pagar uma espécie de indenização ao Estado...

  18. Hélio Shinsato

    É o poder de quem grita + lá dentro da reunião, entre os quase 200 países. Não é a vontade da maioria. Ter o consenso c/ esse No. de países é uma tarefa inglória. A convenção traria mudanças significativas em todos os aspectos discutidos se a regra de votação fosse por maioria simples ou qualificada. Os diplomáticos defensores dos direitos reprodutivos e as manifestantes fora não têm o mesmo poder de alguns religiosos exaltados. Nenhuma diplomacia consegue avanço real com a regra da unanimid

    Responda
  19. Jose Salriz

    Depois dessa vergonha alguem ainda cre que o estado brasileiro eh laico?

    Responda
  20. everaldo

    Pelo que saiba, o direito reprodutivo não existe, e sim o direito a vida humana esse muito bem fundamentado, nos principios dos direitos humanos, nos direitos fundamentais, se não o mais fundamental dos direitos dos seres viventes, além do mais, o Brasil é signatario do tratado do Pacto de São José da Costa ...ou seja...aborto aqui não...!!!

    Responda
    1. Eric Cartman

      direito reprodutivo é o jeito esquerdista de falar "aborto estatal", com esquerdista vc tem que se ater aos fatos, às políticas, não ao que dizem, nunca tem o sentido expresso

  21. joaoalberto

    HAHAHAHA o Papa quer bastante criancinha , pros padres terem quem papar.

    Responda
  22. jeffersonbds

    Deve ter um monte de Delegado da Delegação Brasileira que já foi Coroinha.

    Responda
  23. renealexis

    Que vergonha o governo chileno (e os radicais católicos de direita) apoiar cegamente o Vaticano.

    Responda
  24. Ecologia

    Esses textos desse tipo de coisa não dão em nada. são palavras bonitas ao vento.

    Responda
  25. joaoalberto

    Rio +20 enganação, um monte de idiotas discutindo balelas para nos desviar dos verdadeiros problemas!!!

    Responda
  26. JADER MATIAS

    O maior benemérito da Natureza e por extensão da Humanidade foi o mexicano Luis Miramontes, inventor da pílula anticoncepcional.

    Responda
    1. Eric Cartman

      acho que foi Deus, por ter criado a mulher, você pode ficar com a, como diz nosso Guia, "piula"

  27. ENKI

    Isso é o que dá fazer parte da seita católica apostólica romana !!!

    Responda
  28. JADER MATIAS

    O que arruína e inviabiliza o Planeta é essa atribuição de direito e proteção a reprodução quando o adequado é discutir a razão de se Deus fez as mulheres com 400 óvulos é para que aborte 98% deles. Nenhum outro ser vivo no Planeta, seja animal ou vegetal, tem direito inalienável de reprodução... Só os mais fortes e capazes que reproduzem... É essa diferença entre Natureza e Humanidade que faz dos biomas e ecossistemas harmônicos e as cidades um lixo de caos e desastre.

    Responda
    1. Eric Cartman

      primeiro que vc tá levando em conta que a taxa de mortalidade infantil sempre foi baixa como a atual, da mortalidade em geral inclusive, da expectativa de vida, etc, que sempre nasceram muito mais pessoas que morreram, o que tá longe de ser verdadeiro. O que vc não entende também é socialista qdo fala em "direito" na verdade tá falando em promoção e aplicação de políticas de maneira sistematica, ou seja, no fundo querem é patrocinio estatal para uma causa

  29. Paulo Barbosa

    Se a reprodução humana é tão importante para a Igreja Católica, por que os padres não podem casar e ter filhos? É muito estranho isso.

    Responda
    1. Tiago Garcia

      Uma coisa não exclui a outra engraçadão. Enquanto os padres devem se dedicar exclusivamente a igreja e a espiritualidade dos fiéis, esses devem buscar a castidade até o casamento, que a partir dele devem formar família numerosa, e através da fidelidade e lealdade evitarão doenças e infortúnios e educarão e apoiarão seus filhos nos caminhos de Nosso Senhor. Direitos reprodutivos é direito ao aborto, e isso a Igreja é e sempre foi contra, e a população brasileira também é contra!

    2. Claudio

      Não acho estranho não. Sobre o aborto quero crer que a motivação é teológica e não sexista. Da mesma forma o celibato do clero. São escolhas ideológicas de uma igreja. E as pessoas são livres para aderirem ou não. Acho que o mesmo direto político que as pessoas têm de defender o "direto a escolha", esta igreja também têm o direito de defender o seu ponto de vista. É legítimo. O que acho estranho mesmo é não haver uma resposta a altura para o clero pedófilo.

    3. MarcioOoJunio

      No passado os padres viviam em verdadeiras orgias que eram pagas pela igreja católica além dos gastos com as suas mulheres e filhos, devido principalmente à reforma protestante a igreja não podia mais arcar com estes luxos, surgindo essa 'ideologia' com a desculpa da pureza da alma e do corpo do padre e outras besteiras :P

    4. Max

      Porque todos são gays ... kkkkk

    5. ARS-SP

      Deve ser porque a igreja não quer sustentar familia de padres, não querem ter de gastar dinheiro com escola e saúde.

    6. Klev2009

      Porque quem vai ser Padre opta por isso, assim como alguém opta ter família e filhos ele opta por servir integralmente a Igreja. Como está nos Evangelhos: "Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos, por causa do reino dos céus. Quem pode receber isto, receba-o. Mateus 19:12. Isso não quer dizer que a Igreja é contra ter filhos, afinal ela é defensora da família.

    7. JOSÉ A.JR.

      Estranho é desejar que os padres se casem para defender a reprodução humana. Padre será sempre padre. O caso contrário é para as outras milhares de religiões protestantes que se auto-definem como bem querem.

    8. José da Silva

      A lógica é simples. Porém ao confrontá-la com a realidade notamos o quanto esta é complexa. O padre, supostamente alguém que não quer casar e ter filhos, deve tomar cuidado com seus relacionamentos. Não se muda a realidade com leis ou dogmas. O padre, como qualquer outro homem, pode ser várias coisas: heterossexual, bissexual, homossexual e até (e raramente), assexual. Daí, as consequências de se ter uma dessas condições.

    9. SHSN

      Porque a pensão seria muita alta, Paulo.

    10. nelson uchos

      Se o hoemem quizer casar e nao ter filhos nao seja padre, é faciel enteder a logica???

  30. cilon Teixeira

    Isso carecteriza falta de personalidade governamental. Neste desgoverno manda quem grita mais alto, onde promessas são feitas com facilidade e a quebra delas mais ainda. Podemos dizer que é um governo camaleão.

    Responda
  31. murilso

    primeiro foi a FIFA, agora o Vaticano parabéns Brasil, sua soberania tem preço de banana

    Responda
    1. Vitor Aguiar

      Quanto à Lei Geral da Copa e as exigências da FIFA, elas já eram conhecidas desde antes da eleição do Brasil como país sede e vários outros países já as aceitaram e fizeram as Copas seguindo-nas. Se não era para aceitar as conhecidas exigências, era melhor nem ter se candidatado. O Brasil, na realidade, exerceu sua soberania ao optar por candidatar-se a país sede e aceitar tais exigências. Pesquise os empregos e a renda que a copa vai gerar para o Brasil, haverá muito retorno pelo investimento.

    2. Vitor Aguiar

      Soberania? Ah, vá estudar! A Rio+20 é uma conferência internacional, busca acordos internacionais e consenso, é o que está sendo feito, falar que com isso o Brasil perde sua soberania é uma bobagem infinita. Nas negociações todos tem que ceder em certas posições para chegar a um acordo, isto faz parte das relações internacionais.

    3. Jango Paulo

      Murilo, como você é obtuso.

    4. Eustaquia

      E desde quando o Brasil é "dono" da tal conferência?

  32. Eric Cartman

    todos sabem como termina a descriminalização do ab0rt0, é só ver o caso chinês: em abort0 praticado pelo Grande Irmão Estado em nome do controle populacional com objetivos econômicos. O pior disso tudo é que, no final das contas, as mulheres, bebês do sex0 biologicamente considerado "feminino" por valores tradicionais, serão as maiores prejudicadas.

    Responda
    1. ARS-SP

      Pois é se não fosse o controle populacional da China, hoje o planeta teria 400 milhões de pessoas a mais.

  33. jcarlos

    Esse país tem na sua mentalidade de ''colônia'' ainda, o que os outros ditam lá fora ele obedece.

    Responda
  34. MAUTANAS

    O Vaticano deveria cuidar de coisas mais importantes, como por exemplo, descobrir, denunciar à justiça e expulsar os seus padres pedófilos... Que falta do que do que fazer dessa turma...

    Responda
  35. mcamargo

    como sempre religião interferindo em política... tipico de pais atrasado como o Brasil

    Responda
  36. P.Ballestro

    O Brasil não é um pais Laico? Cada um no seu lugar, igreja não pode ditar regras é bonito falar, agora cuidar e ajudar a criar ....

    Responda
    1. lic

      Resumindo: Não saiu do terceiro mundo como pretende parecer que saiu.

    2. Zorde

      O Brasil ainda não sabe ser laico. Nossa soberania e multietnicidade ainda não são abarcadas em um projeto de nação soberana e multiétnica. A diversidade religiosa, sexual, produtiva, comportamental, étnica e tantas outras que formam nosso maior patrimônio ainda são objeto de clientelismos diplomáticos, corruptelas político-religiosas e ideologias ultrapassadas - inclua-se aí o Vaticano. Ser laico é ser diverso, plural e múltiplo de forma impessoal, inteligente e imparcial.

Anteriores 1 2

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.