Ciência > Nova revista quer mudar publicação científica Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Strambósio

    pow que legal, espero que dê certo, inclusive em relação à transparência. Chega de artigos caríssimos decididos à portas fechadas que só beneficiam certas linhas de raciocínio. Essa iniciativa pode dar chance para pesquisadores sérios que sofrem com o rolo pressor corporativista em prol do status quo.

    Responda
  2. Marcelo

    O modelo de "open access" transfere o custo da publicação da revista dos assinantes para os autores e/ou as instituições a que são afiliados. Em países como os EUA onde as universidades são ricas, isso não é um grande problema, mas autores de países pobres como o Brasil ficam em uma situação de desvantagem relativa. O sistema de "peer review" por sua vez é polêmico, mas é um pouco como a democracia segundo Churchill, i.e. não é um sistema perfeito, mas é melhor que todos os outros.

    Responda
    1. Marcelo

      Finalmente, em relação à revisão cega ou "duplo cega", parece-me que há vantagens importantes em os autores não saberem a identidade dos revisores e vice-versa, desde que haja é claro um editor associado público que coordene o processo e seja conhecido pelos dois lados, servindo como o ponto de contato para reclamações, recursos e decisões finais e procurando prevenir assim abusos ou eventuais condutas antiéticas. Pelo que eu sei, a maioria das revistas funcionam assim.

  3. Júlio Dalcin

    A maior publicação científica da atualidade, são as plaquetas sumérias em cuneiforme.

    Responda
    1. Paulo Schaefer

      Caraca!!!!

    2. ENKI

      Concordo ! são textos milenares que falam a respeito da origem do homem. Pena que aqui, no Brasil, o interesse maior é em farra, carnaval, muié pelada, futeboor e pinga !

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.