Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Fernando3 Augusto

    Dimenstein, bom dia! Os "linchadores digitais", não raro, me provocam risos e a lembrança de uma cena que via, em criança: O cão, raivoso, dando voltas e mordendo o próprio rabo! rs (sempre acho q o agressor desequilibrado, na verdade, está em "guerra", consigo mesmo, e não sabe...rs) abç, saúde e boa sorte! F3

    Responda
    1. Akhenathon Akhton

      "Cada vez mais leitores têm vindo aqui coloca luz nessas trevas." Perdemos Ivan Lessa, ficamos com Gilberto Dimenstein, o luminar...

    2. gilberto dimenstein

      Caro Fernando Sei que provoca risos. Mas também dá pena. Eles nem sequer têm a coragem de mostrar seu nome. Em geral, repetem sempre a mesma ofensa ou mentira, na esperança de que estão travando um diálogo. Cada vez mais leitores têm vindo aqui coloca luz nessas trevas. O que reforça minha esperança na educação.

  2. Jean Pierre Bernouille

    O que têm em comum o Sarney, o Maluf, o ACM, o Barbalho, o Dirceu, o Loola, o Jucá e todos os que aderem a qualquer governo? A ESTATOLATRIA - ou adoração ao "deus-estado". Todos os aliados do PT são estatólatras inveterados, pois o PT sempre defendeu o estado "forte", onisciente, onipresente e onipotente, cheio de tentáculos (ministérios, empresas e órgãos), interferente e regulador. E é nesse aparato estatal gigante que os estatólatras adoram chafurdar.

    Responda
  3. Jairo Carvalho

    Caro Gilberto, Não vou advogar, em sua coluna. Mas, com toda a sua experiência, seguramente você sabe que a profissão de jornalista é espinhosa. No Brasil, então.... Sempre tem dois lados: Corínthians X Palmeiras, Cruzeiro X Atlético, Fla-Flu, Grenal, e por aí afora. E quando, de forma imparcial, alguém critica defeitos de um, seguramente está tomando o partido de outro. O PT é incrível, conseguiu reviver as oligarquias, o caudilhismo e o populismo, um único momento.

    Responda
    1. gilberto dimenstein

      Caro Jairo Concordo. Mas sinto-me no dever de provocar o debate e expor a fragilidade de quem não argumenta, só ofende. Esse é um espaço aberto. Até para quem se refugia no anonimato. No final, mesmo na falta de coragem de assumir uma identidade, serve como exemplo do que deve ser evitado e falta de educação para lidar com a diversidade. obrigado por seu comentário

  4. Maurilio

    A cada dia que passa, mais e mais me convenço que não temos política no Brasil, e sim grupos de pessoas reunidas sob diferentes siglas, todas interessadas no dinheiro público. O modus operandi as assemelha às quadrilhas de assaltantes de bancos. Alianças tipo a do PT (Haddad) e PSDB (Alckmin) com PP (Maluf) são mais frequentes do que sabemos e imaginamos. E a corrupção continua a todo vapor, navegando no mar da impunidade...

    Responda
    1. gilberto dimenstein

      Maurilio Concordo em parte. Mas também devemos saber reconhecer que governos e políticos realziam acertos e devem ser reconhecidos. Isso, aliás, estende-se a todos nós. Nesta coluna, gosto de mostrar erros e acertos de todos os governantes. Obrigado por seu comentário, que enriquece o debate.

  5. Greg

    Gilberto, mas não era vc quem dizia que Haddad tinha sido um bom ministro? Mudou de idéia? Será que vc achava que ele era bom ministro devido à "parceria" que ele fez com a sua ONG? Vc não vai nos contar os detalhes dessa "parceria"? Estou curioso, vi no site da ONG mas não encontrei dados concretos, só generalidades e troca de carinhos entre ONG e MEC. Diz aí, houve contrato? Houve licitação? Foi uma parceria paga ou gratuita? (troca de afagos e beijinhos?). Perguntar é ser desrespeitoso?

    Responda
  6. kikko

    Para Lula e consequentemente para o PT, o malufismo era o que existia de pior na política brasileira. Agora selam aliança para ganhar a Prefeitura de São Paulo. Definitivamente, na política do PT vale tudo, até aliança com o capeta. Cadê aquele PT que defendia com todas as forças, a moralidade na política? Não é à toa que Plínio de Arruda Sampaio, o Dr. Hélio Bicudo e outros idealistas cairam foram desse partido inescrupuloso, aético e corrupto.  

    Responda
  7. bubu

    Quem é o culpado disto tudo é o lula que inventou um monte de universidades federais sem estrutura, colocou um despreparado no Ministério da Educação. O indice PISA confirma isto.......o grande culpado é o demagogo aquele que gosta de falar mal do PSDB, mas que fez sucesso as custas do FHC... 

    Responda
  8. pedro volpe

    Mas não era você que o elogiava como ministro competente? será que agora você descobriu a verdade?

    Responda
    1. Greg

      Isso mesmo. Gilberto sofre de amnésia, esqueceu que escreveu que "achava Haddad um bom ministro".

    2. gilberto dimenstein

      Caro PedroExato. Ocorrer quem nem tudo é preto ou branco. Todas as pessoas, governos e instituições têm pontos positivos ou negativos. Vejo também pontos positivos na gestão Haddad. Assim como vejo em Serra ou Kassab,

  9. pimentel

    Faltou um pouquinho para vc colocar a culpa no PSDB e no Paulo Renato pelo estado de nossas universidades, este fato será usado nas eleições? Mas é claro é um assunto pertinente ao cidadão e esta sendo jogado no lixo pelo PT e vc que diz entender do assunto acho que não pode? e eu sou um linchador digital por discordar de vc? para de fazer comparações para justificar o injustificável.

    Responda
    1. gilberto dimenstein

      Caro GilmarLinchador digital é aquele que, em vez de argumenta, xinga, ofende. Só isso. Meu papel é tentar elevar o nível de debate dessa coluna, revelando que usa o espaço apenas como exercício de histeria ideológica, sem nada acrescentar.Não é seu caso.Aliás, por que faltou pouco para eu acusar o Paulo Renato se a crítica é focada, nesse caso, a uma gestão petista?

  10. umacvirg

    Cada um colhe o que planta, o jornalista deveria escrever quando as suas idéias fossem imbuídas de informação, não apenas escrever para preencher o espaço. Demorou! Finalmente o jornalista fala de algo que não envolve preferência partidária; realmente o ensino superior foi alargado no país, mas de que maneira meu Deus! O caso citado é apenas um exemplo.

    Responda
    1. gilberto dimenstein

      Caro Ubirajara Falar sobre a situação de uma universidade pública é não ter assunto? Educação superior não seria tão importante assim? De qualquer forma, obrigado por contribuir com sua crítica. Estimulo que todos venham aqui com visões diferentes.

  11. paulo cfsadcnlsçdnçla

    "Essa precariedade deve-se, em essência, ao fato de que o Ministério daEducação, ocupado muito tempo por Haddad, tomou uma medida certa (aexpansão do ensino superior), mas de um jeito apressado para atenderinteresses eleitorais." Nossa, mas que análise profunda, colunista! Tomou uma medida certa mas de um jeito apressado! Veja a riqueza da argumentação, a sutileza dos detalhes. Note a certeza das afirmações, fala quase como um profeta: medida certa! E dizem que esse é o melhor

    Responda
    1. Greg

      Medíocres, linchadores, esgoto da internet, covardes, eis os adjetivos que o sr. Dimenstein, brilhante, educado e corajoso nomeia seus leitores. GD, na verdade os seus comentários provam que o sr. é o maior linchador de todos. Vc comenta e apaga os comentários quando quer ( como foi o caso agora). Acorda Dimi, estamos aqui para educá-lo.

    2. gilberto dimenstein

      Caro Paulo Apesar de discordar de você, devo elogiá-lo pela sua disposição de não se esconder no anonimato. Parabéns. Muitos comentaristas aqui deveriam tê-lo como exemplo.Em geral, são medíocres e querem, sem mesmo assumirem uma identidade real, travar um diálogo.

    3. Greg

      "Melhou?" Mistura de melhorar + melou? rs rs Dimenstein, volte a estudar. Ah sim, vc escreveu um livro "Fomos maus alunos". Isso explica tudo...

    4. gilberto dimenstein

      Melhou. Você acaba de virar um cidadão neste espaço ( isso considerando que você deu o nome certo).

    5. paulo cfsadcnlsçdnçla

      Paulo Estevão Fernandes Machado Mais alguma exigência?

    6. gilberto dimenstein

      Caro Paulo Só uma pergunta: por que você se esconde no anonimato. Tem medo de quê? Não acha um tanto vergonhoso atacar sem ter a coragem de expor nem o próprio nome?.

    7. gilberto dimenstein

      Mas não deve ser uma meta de governo oferecer mais vagas nas universidades públicas? Não é uma meta acertada?

    8. paulo cfsadcnlsçdnçla

      Porque não se discute aqui o uso de cotas sociais no lugar de cotas raciais (da até nojo usar essa palavra)? Ou mesmo a qualidade do ensino superior no Brasil, que já é sofrível, e ainda tende a piorar porque as melhores cabeças estão saindo das universidades federais.

    9. paulo cfsadcnlsçdnçla

      Não coloque palavras na minha boca: quem disse que essa política de expansão do ensino superior não é em si mesma eleitoreira?Que adianta os "mais pobres" fazerem um curso superior que não vale nada? A lógica é oferecer mer/da pra todos? O país é grande e é oneroso oferecer curso superior a todos: o exemplo mostra que investir em cursos técnicos é uma medida mais eficiente. mas infelizmente o discurso ideologico barra discussões que vão além do binomio pobres/elites.A realidade e mais comple

    10. gilberto dimenstein

      Gostaria mesmo de ver alguém defender que não se abram mais vagas nas universidades públicas. Quem sabe você nos ajude a ver o assunto de um jeito diferente e mais criativo.

    11. gilberto dimenstein

      Paulo Você não acha que temos de ter mais vagas na universidade pública? Isso não facilitaria a entrada dos mais pobres? Ou você acha que só a elite deve fazer curso superior público?

  12. Jofer

    A foto com Maluf apareceu agora, mas a precariedade das Federais eleitoreiras criadas sem estrutura pelo PT virão à tona na campanha. E na gestão de quem elas foram criadas? Na gestão do Haddad. Isso certamente será usado em campanha.

    Responda
    1. Greg

      Linchador digital, uma palavra tão boa quanto dimenstice

    2. gilberto dimenstein

      Caro Fernando Acho que esse é um ponto frágil da campanha. Foi o que tentei colocar no artigo que, agora, já vira foco de ataques dos linchadores digitais do PT e PSDB.

  13. Sebastião Simionatto

    A voz do PSDB! E ainda não é nem 7horas da tarde!

    Responda
    1. gilberto dimenstein

      Você está chamando o Sebastião de analfabeto. Por quê? Só porque ele emitiu uma opinião? E mais: ele pelo menos coloca nome e sobrenome, não é um anônimo. Os leitores deveriam merecer respeito.

    2. paulo cfsadcnlsçdnçla

      Bela demonstração de isenção: um a/nalfa/beto me chama de tu/cano e pronto, como um passe de mágica minha coluna é isenta. É a lógica sendo tor/tu/rada...

    3. paulo cfsadcnlsçdnçla

      Bela demonstração de isenção: aparece um analfabeto me chamando de tucano, pronto, automaticamente, minha coluna é isenta. C.Q.D. Tá dificil hoje viu...

    4. gilberto dimenstein

      Caro Sebastião Curioso: muita gente aqui diz que é a voz do PT. Mais um para ajudar minha coluna e mostrar isenção. Obrigado.

  14. Michel Munhoz

    Como é? Então, na sua opinião, a greve será pior, na campanha do Haddad, do que a foto com o Maluf? A imprensa (e também o culpo) tem vergonhosamente se calado sobre a greve. Entretanto, tem mostrado a exaustão a foto com o Maluf e os desdobramentos da nefasta aliança. Como, aliás, não poderia deixar de ser. Seguindo essa lógica, exatamente como a greve é mais determinante pra campanha do que a aliança? E eu o relembro que a greve não é só na UNIFESP, mas em um mo

    Responda
    1. Michel Munhoz

      PS: A coluna de hoje não fala sobre a greve. Fala sobre a campanha. Este cala-boca que tentou dar a quem pede algo sobre a greve não serviu.

    2. Michel Munhoz

      Provar o que? Se sentiu acusado de que, cara? É óbvio que é impossível provar isto. Discursinho de político em CPI ("prove prove prove"). Eu disse que estranho o fato de vc silenciar diante de algo tão importante, julgando-se tão preocupado com a educação. Seu silêncio nos permite pensar o que quisermos. Se uma coisa não tem relação com a outra, diga VC pq foge tanto deste assunto.

    3. Greg

      Onde está escrito parentesco? Vc leu o texto do Michel? Cruzes, acho que a resposta é automática. Em tempo: se vc foi casado com o Mercadante é irrelevante, gosto não se discute.

    4. gilberto dimenstein

      realmente vou ficar aguardando a comprovação de que ele era meu cunhado

    5. gilberto dimenstein

      Caro Michel Acho que nem na Inquisição alguém era condenado por ter laços distantes de parentesco. Nem meu cunhado era ( se provar que era publique aqui). Mesmo que fosse, isso condena alguém? Meio vergonhoso você se dizer preocupado com a educação e usar esse tipo de argumento inquisitório.

    6. Michel Munhoz

      Falar sobre o impacto da greve na campanha eleitoral não é falar sobre a greve. Para mim, você continua vergonhosamente calado sobre um tema que diz tanto entender. É interessante observar que quando aparece qualquer problema na USP o sr. é o primeiro a descer a lenha. Sobre um problema tão importante, se cala dessa maneira. Acredito até que você realmente não seja nem ptista nem psdbsta. Mas é vergonhoso observar seu silêncio e lembrar que seu ex-cunhado é ministro da educação

    7. gilberto dimenstein

      Michel Acho que do ponto de vista administrativo o caso Unifeso é muito grave e será usada, com imagens, na campanha. Você vai ver.

  15. eduardo paiva

    Oi Gilberto. Mando aqui meus parabéns pelo link de ontem com o menino do fliperama. Lindo, emocionante, importante. Não preciso concordar sempre com vc para sentir pena de quem só entra neste espaço para destilar ódio. Acabam perdendo o melhor (não vi nenhum comentário sobre o garoto).

    Responda
    1. gilberto dimenstein

      Caro EduardoTambém achei o máximo aquele vídeo, um grande exemplo. Obrigado.Não se preocupe com os ataques a essa coluna. No final, involuntariamente, e apesar das baixarias, valorizam a diversidade.

  16. Anne Marie Schaim-Sterblitz-

    aonde uma greve de professores pode ter efeito mais devastador para o Haddad que uma aliança com Maluf, Dimestein?

    Responda
    1. Zeca Morello

      Falando em asneira, a greve é de estudantes não de professores...

    2. gilberto dimenstein

      Anne Marie Você vau ver como essas imagens serão usadas na campanha. Espere e depois me cobre.

    3. Anne Marie Schaim-Sterblitz-

      sério.E a Fôooia quer que a gente pague para ler esse tipo de asneira.Valha-me Senhor!