Ruy Castro > Túmulo do samba Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Mr City

    SP tem identidade sim. Quem tem história, tem identidade. Ocorre que a identidade paulista sofre continuo processo de marginalização graças à TV. A TV forjou um Brasil tropical de praias, sol e calor, coisas que passam longe daqui. Coitado do Brasil interior, lá dos rincões onde o inverno não é um vilão e onde mora a verdadeira alma brasileira. Esse Brasil não tem vez na TV da gente bonita de pele bronzeada que fala chiando e nunca viu sequer uma galinha ou plantou um pé de alface.

    Responda
  2. jotaefe

    Suponho que não seria descabida a sugestão de que deveria haver um critério técnico para definir o que é samba,pois a música se aproxima de uma ciência exata.Assim ,cada composição musical teria algumas características que permitisse sua classificação.Será correto considerarmos,Construção e Sob medida,ambas de Chico Buarque como samba?Influência do jazz,de Carlos Lira é samba?Com relação ao Carnaval,SP tem carnaval mais próximo de suas origens do que o Rio que é feito para turistas e comércio.

    Responda
    1. Mr City

      Errado, meu carro José. O carnaval antigo de São Paulo era o das marchinhas, dos salões e do corso. Mas aí o pessoal resolveu imitar o R.i.o. e deu no que deu. Hoje SP produz o carnaval mais sem alma do Brasil. É nisso que dá negar as origens.

  3. JB

    Ruy Castro-Túmulo do Samba. Solicito por favor, entrar em contato comigo através do e-mail.jbmartins2012@gmail.com . Pois, acabo de escrever um livro: Estácio de Sá.DNA-DO-SAMBA(Prostituição, Poesias, Prosas, Tiros, Porradas e Bombas)como testemunha ocular do que acredito ser o mais audacioso e verborragico livro sobre os escravos libertos e escravos de ganhos ancestrais dos fundadores da primeira escola de samba do Brasil. Em, homenagens às velhas guardas das escolas de sambas

    Responda
  4. Clima

    Escuto o comentarista na radio. É sempre a mesma coisa. Temos impregnados de preconceito e dicas sutis para ofender os paulistas. Depois diz que não há discussão bairrista. Então para que a infelicidade do título? No todo, quase nada se aproveita, apenas a indignação. Não sou mais seu ouvinte.

    Responda
  5. beto waltz

    Pelo que estou lendo, Ruy Castro só quis dizer que o Brasil esta matando o Samba. Esse discussão bairrista não existe no texto. O que posso dizer, é que são cidades diferentes e de pessoas com estilos de vida diversos.

    Responda
  6. Gabriel Seroa

    Falando especificamente de samba, o autor tem razão. SP tem essa coisa de não ter uma identidade própria. Conversando com amigos paulistas percebo uma certa arrogância em dizer q ¨SP não tem uma cultura própria, mas tem todas¨! Por ex. No q diz respeito a Samba de avenida o q SP fez? Copiou a risca o modelo carioca, ao invés de tentar algo próprio. Acabou virando um ¨genérico¨ do Rio. Sambódromo (cópia), Cidade do Samba (Cópia), estrutura de desfile e sambas (cópia) Enfim... Fa

    Responda
    1. Gabriel Seroa

      Tem, e até melhores! kkkk Pena p/ vc eu não ter q lhe dar satisfações... Falei sobre faltar identidade e agora entendo q falta tb educação!

    2. Lucia

      Este portal é de São Paulo. Na sua terra não tem jornal nem portal pra ler?

  7. Cesar

    NOSSA...O QUE UMA PESSOA NÃO FAZ PELO EMPREGO RSRSRSRSRS

    Responda
  8. Lucia

    Pensando bem, sr. Ruy Castro, seu texto pode ter tido a melhor das intenções, menos pelo título. Só serviu para provocar aquela velha disputa infantil dos rebeldes sem causa daqui e dali.

    Responda
    1. Clima

      Cara Lúcia, você tem razão em parte. Moro em Brasília e conheço bem o que é discriminação. Uma das características que eu admiro nos cariocas é que eles reagem imediatamente e boicotam qualquer um que denigra a imagem da sua cidade ou da população que lá vive. Nós paulistas não. Aceitamos e até prestigiamos artistas que se fizeram conhecidos a partir daí e que foram cruéis em suas obras: "na deselegância discreta de suas meninas"; "mau gosto, mau gosto, mau gosto". Está na hora de reagirmos.

  9. Mr City

    SP não é o túmulo do samba mas certamente produz o carnaval mais sem brilho do país. Tudo é copiado exatamente igual ao do Rio. Resultado: os jornais brasileiros não publicam sequer uma única linha do tosco carnaval-imitação paulistano enquanto os daqui estampam na primeira página o desfile da Sapucaí. Turistas estrangeiros nem querem conhecer a imitação quando o original está logo ali. Pobre carnaval sem identidade. Para ganhar algum respeito precisa mudar. Precisa recriar seu carnaval. /p

    Responda
    1. jotaefe

      E o que é que vc sugere, Mr City? Mais efeitos especiais do que o do Rio para atrair o turismo? Um carnaval mais voltado às suas origens,mais autêntico ou visando o lado comercial? O que falta em SP sãos os morros.

    2. Lucia

      Por que vc não vai a m.?

  10. Ponte

    É isso ai Ruy , precisamos de valorizar o que o Brasil produz de melhor.O samba é nosso!! É bom ouvir, cantar e sentir. Contudo, para dizerem que estão fazendo algo novo e diferente, mudam o nome, o endereço, e a maquiagem. Mas o Bom é que samba que é samba não perde a identidade. E obrigado aos Baianos por deixar marcas indelével na musica Brasileira.

    Responda
  11. Lucia

    Quem sou eu para retrucar o sr. Ruy Castro, mas a despeito do esclarecimento da frase, o sr. Vinicius de Moraes criou uma pecha para São Paulo que não há alvejante que tire, infelizmente.

    Responda
    1. JB

      Lucia Martins, Você não é minha parente, apesar do nome parecido com de minha irmã.Mas, acabo de escrever um livro para homenagear os descendetes de escravos libertos e escravos de ganhos ancestrais dos fundadores da primeira escola de samba do Brasil. Fui, testemunha ocular e conheci alguns. Estácio de Sá. DNA-D0-SAMBA (Prostituição, Poesias, Prosas, Tiros, Porradas e Bombas.)Só falta editá-lo.

  12. W

    Se São Paulo sustenta o samba, que ótimo!!!....venham para Rio e gastem em nossas lojas, compram fantasias, desfilam em escolas de samba, passam final de semana no Rio tomando um chopp, vão a Lapa e desfrutem da natureza exuberante!!!!...e o mais importante..curtam mulher bonita!!!!

    Responda
    1. beto waltz

      Pelo no Rio tem homens...

  13. pachecão

    Esse Ruy Caxtro é o cara mais chato da paróquia, PQP!

    Responda
  14. lisa da praia

    E pensar que hoje o estado de s.paulo sustenta grande parte dos artistas brasileiros, até Seu Jorge mora em sampa !!!! pra não falar dos baianos !!

    Responda
    1. beto waltz

      As novelas que fazem sucesso são gravadas no Rio, a maior de TV brasileira é carioca e os melhores artistas que o Brasil já teve nasceram ou foram criados no Rio.  O Rio é a capital brasileira da Cultura.

    2. Du

      Mania que paulista tem de achar que sustenta todo mundo. É o símbolo da pequenez e da mediocridade. Aff.

    3. jfiguer

      Sustenta sim, Lea, é isso que SP sabe fazer, porque o dinheiro jorra mais aí. É pra isso que SP presta, nada mais.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.