Painel do Leitor > Para leitor, queda de Lugo no Paraguai é derrota democrática Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2

  1. Walter Ego

    claro que a manobra americana não vai dar certo, assim como não deu no iraque e no afganistão. os políticos paraguaios podem até tentar um alinhamento com os estados unidos mas os governos passam, os políticos se esgotam e o paraguai vai continuar sempre vizinho do Brasil.

    Responda
  2. Petardo

    Agora sim o povo paraguaio sai da miséria. Esse será um óoooootimo governo! Se brincar, em vez de dar terras a estrangeiros, até a reforma agrária vai fazer!

    Responda
    1. Rafa

      O Paraguai não é um país pobre! Os dados oficiais são falsificados de propósito, pois colocando dados de terceiro mundo isso confere a eles benefícios comerciais no Mercosul. O DESgoverno brasileiro finge que não ve. A situação da população paraguaia é melhor que a de muitos brasileiros.

  3. Petardo

    São os mesmos "leitores", defensores de golpes, hipócritas e cínicos ao extremo, que criticam as alianças feitas por presidentes brasileiros! Não faz alianças, continua idealista e ingênuo, feito Lugo, e já viu o que acontece. Para jogar no inferno, é melhor conhecer o diabo!

    Responda
    1. Petardo

      Ao contrário, sou do "São Paulo Mais Forte", com Éfe Ãga e Babaluf!

  4. Aramaico

    Vergonha é um Congresso vendido, que caça muito merecidamente um Presidente por causa de uma Elba e não caça outro reconhecidamente mensaleiro e nepotista, que tenta chantagear o Judiciário e não tem nem a ética de se declarar o próximo candidato a presidente, desmerecendo sua própria criatura.Uma coisa eu tenho que dar a mão à palmatória, a foto do Lula dando as mãos ao MALUF, é um gesto de grandiosidade, nunca visto na história deste país.  

    Responda
    1. jotaefe

      Acorda Tânior, Lula não é presidente do Brasil faz algum tempo. Hoje ele é um cidadão comum. Aponte sua metralhadora giratória para o outro lado que também possui um farto estoque de escândalos: caso Pinheirinho, licitação de cartas marcadas no metrô de SP. Que mente obsessiva a sua.

  5. RobertoMelo

    Muito pelo contrário. A cassação se deu rigorosamente dentro dos ritos democráticos. O presidente foi cassado com o voto quase unânime do congresso, que no regime democrático representa o POVO. De estranho só o fato de só terem percebido que ele era incompetente para o cargo, praticamente ás vésperas das eleições presidenciais.Só para lembrar, o Brasil também já cassou um presidente da república.

    Responda
    1. Rafa

      Enquanto que no Paraguai a cassação durou 48 hs, no BRasil demorou 6 meses pois os podres do congresso fazem de tudo para blindar os companheiros de crimes. Tipo o PT com o Caralhezza que blindou o Caralhal na CPI da macumbeira.

  6. São Paulo Livre

    Tomara que a partir da sábia decisão paraguaia, surja na América Latrina algo como a Primavera árabe, e um a um sejam derrubados estes m.e.d.i.o.c.r.e.s que estão no poder na Venezuela, Bolívia, Nicarágua, Equador, Argentina e Brasil.

    Responda
  7. danielmarquesvgp

    Lugo quis passar por cima do Congresso e do Senado deu nisso. Não tem o que reclamar, a democracia funciona assim. Outrro presidentes da devem colocar as barbas de molho.

    Responda
  8. Inspetora

    Essa ideia é uma distorção da realidade, graças ao assédio da esquerda sobre nossa história e educação. O Paraguay é uma clara e substancial prova de que a democracia resiste, apesar de estar rodeada por ditadores ávidos para tornarem a América Latina em feudo. Estamos acostumados tanto à demora pra julgar bandidos,que nem nos damos mais conta de que isso ocorre pq eles são julgados, em geral,por outros bandidos, dai o espanto com a rapidez com que Lugo foi destituido democraticamente.

    Responda
  9. marcoscesar

    Teria sido um golpe caso tivesse feito dentro da ilegalidade mas ao que tudo indica, há embasamento das leis deles para esse episódio. Vamos dizer que foi um "quase golpe" pela velocidade em que tudo terminou. A população paraguaia parece ter aceito e os grupelhos que estavam na praça pode ter sido arregimentados, como se faz por aqui.Acho que em nome da calma e da tranquilidade que ora reina por lá, todos os países deveriam reconhecer o novo governo.

    Responda
  10. zulu21

    Em breve a volta no Paraguai dos velhos ditadores de antes... Pelo visto nesse País as coisas continuam como nos velhos tempos... Não gostei de ti Presidente porisso o destituo! Em "nome da lei"....

    Responda
  11. petralhissimo

    Muita gente não sabe que a constituição do país é a carta magna daquele país e uma carta é diferente da outra, estão avaliando pelo que diz a nossa constituição! O processo foi legal, reconhecido até pelo lugo que sequer pediu resistência a seus eleitores! Golpe é coisa de gente medrosa que sente a possibilidade de sofrer o mesmo processo!

    Responda
    1. blitz

      A derrota foi da esquerda da Am. do Sul.. Se fosse no Chile estavam aplaudindo e apoiando. Como foi uma ação legal para a Constituição do Paraguai contra o governo esquerdista do Lugo, ficam Chaves, Cristina ,Correa e a Dilma preocupados com pode acontecer doravante.Que o Paraguai se mantenha forte e defenda sua sobernaia..

    2. jotaefe

      Se considerarmos a atual situação da econômica e da desigualdade social no Paraguai é evidente que o processo de impeachment teve sua origem na classe que detém o poder e nos permite concluir que lá, a concentração do poder é muito maior do que no Brasil. Esse processo é uma violenta reação dos setores dominantes que se perpetuam a custa do poder econômico e da manutenção da população sem nenhuma perspectiva de melhoria das condições básicas de vida. Isso pode ser chamado de democracia?

    3. Gabriel

      Meu amigo, a Constituição deles define que um presidente pode ser deposto, porém, deve ser previamente avisado através de um processo legal definido tendo direito a um período de defesa de 18 dias. Lugo teve 2 HORAS para sua defesa. Acho que você gosta é mesmo de um golpe não é! VERGONHA!

    4. Renato

      izer um ansneira dessa só pode ser coiss de asno.

  12. cedov

    foi um golpe sim e o brasil tinha que tomar suas medidas america latina esta cansada deste tipo de golpe

    Responda
    1. jotaefe

      Lago,essa "demência" é bastante respeitada pela oposição ou pelo que restou dela.Graças a ela,o Brasil ganhou um pouco mais de respeito internacional,embora não tanto quanto merece.Graças a ela, não precisamos mais ir de "canequinha" na mão, implorando por auxílio financeiro no exterior e nos sujeitarmos a todo tipo de interferência em nossa economia.Graças a ela muitos brasileiros vão deixar de beber barro e ter direito a uma vida um pouco mais digna de um ser humano.Nobel para o demente.

    2. jotaefe

      Entretanto,essa "demência" é bastante respeitada pela oposição ou pelo que restou dela.Graças a ela,o Brasil ganhou um pouco mais de respeito internacional,embora não tanto quanto merece.Graças a ela, não precisamos mais ir de "canequinha" na mão, implorando por auxílio financeiro no exterior e nos sujeitarmos a todo tipo de interferência em nossa economia.Graças a ela muitos brasileiros vão deixar de beber barro e ter direito a uma vida um pouco mais digna de um ser humano.Nobel para o deme

    3. lago

      leandro, está com medo do Brasil tomar vergonha e fazer a mesma coisa? O nosso congresso foi comprado pelo PT e seu chefe, que deveria sim, ter sido cassado, entretanto, impune, continua praticando todo os tipos de besteiras, a beira da demência.

  13. pedro steiner

    Troca no Paraguai foi dentro da democracia, nem falo mais na queda do Collor,Venezuela HC para completar a troca de seus ministros para se perpetuar.Presidenta tudo bem bata o martelo no texto final da Rio+20,mais preste atenção e use contra ,invasões orquestradas,como em Belo-Monte no Xingu desculpas banais,invasão em Maraba (Cedro)desculpa o agrotóxico,o stand da CNA na Rio+20 todo quebrado,enfim Presidenta olhe a presença do Estado estes grupos estão orquestrados atras de cadáveres,cuidado.

    Responda
  14. petralhissimo

    O Brasil não tem nada a ver com isso e os interesses brasileiros com o paraguai são estratégicos e não podem ser conduzidos de forma diferente do pragmatismo responsanvel. EUA, Espanha, Colombia e guianas já se manifestaram pela legalidade da deposição do bispo!

    Responda
  15. D. DINIZ

    O Brasil não deve reconhecer o novo governo do Paraguai, pois não passa de um mandatário cafajeste da elite sanguessuga que usa de falácia, da televisão e da distorção das leis para punir um presidente eleito pelo povo, legítimo, que tem o direito de terminar seu mandato até o fim. Brasil, maior potência da América Latina, está na hora de palpitar como queremso que esse continente seja: livre, livre desses sanguessugas, livre desses imundos que desfazem as democracias com a hipocrisia e conl

    Responda
    1. lago

      ednaldo, esta inversão de valores já dá para concluir que éum militonto domolusco. Cafajeste é o ex bispo que fez filhos com várias mulheres e só os reconheceu forçado pela justiça! Por que será que a esquerda atrai tantos delinquentes?

  16. Atahualpa

    A pergunta que não quer calar é a seguinte: Quem vai pagar o Sírio-Libanês agora?

    Responda
  17. herculano

    Falha diplomacia brasileira em detetar o golpe constitucional no Paraguay; diferente do promovido pelos socialistas em Honduras sob os auspícios da Venezuela e do Brasil -reeleição não prevista na constituição do país. Reação tardia dos países sul-americanos sob manto socialista (Brasil, Venezuela, Equador, Bolívia Argentina, Uruguay). Na verdade é o povo que sofre ou paga pela sanha de poder dos políticos. Não ditaduras. Democracias com liberdade. Voto não

    Responda
  18. jefsilva

    Nossa Direita aqui ficaram assanhada.As republicas tropicais estão retrocedendo para a felicidade de nossa Elite. Contudo, apostam em em retrocesso na América Latina.

    Responda
    1. lago

      jorge , quer dizer então que esquerda é esta quadrilha que nos desgovewrna?

    2. jorge

      aqui não tem direita só esquerda acabou a direita so no periodos dos militares hoje n~~ao tem só se for do tico-tico essa tem e muito

  19. Edson

    Só uma pergunta me atormenta : o impedimento do presidente Collor, orquestrado pelo PT, também foi um golpe contra a democracia ? Cartas para a redação.

    Responda
    1. jorge

      só que mandou foi o PT já que foi burro por não ter comprado os politicos como foi FHC esse foi malandro vendeu tudo e comprou os politico fez o que fez na hora que tentaram fazer uma CPI não deu certo pois tudo estava armado. Não conseguiram até hoje fazer nada pois todos estava na mão dele.

    2. petralhissimo

      Renunciou? Vc era vivo, vc assistiu a votação no plenário, pela cassação? Fala besteira não!

    3. carlos dilen

      Collor não foi impedido, simplesmente renunciou ao cargo.

  20. chicodarua

    Esses "governos" são engraçados. Quando depuseram Collor, tudo certo; agora com o ex-bispo é errado. Se fossem mortos os "sem tera" aqui, haveria protestos .Dilma diz que não se pode intervir nos países soberanos, quando nem falou dos presos políticos para Fidel.Que palhaçada é essa.E ainda acredita em Papai Noel, quando um cara que ganha R$400,00 é considerado RICO.

    Responda
    1. Edu

      Para tirar Collor, o tempo decorrido foi muito maior. Teve tempo para ampla defesa. No caso do Paraguai, é golpe mesmo. O presidente foi eleito pelo povo, não pode ser tirado desse jeito, mesmo sendo legal no papel. É sacanagem sim.

  21. germanoottmann

    O BRASIL DEVERIA INTERVIR para evitar a queda do presidente paraguaio através de medidas constitucionais de lá? Me diga como cara pálida! Invadindo o Paraguai? A diplomacia brasileira liderada pelo sr Patriota e seus cupinchas esquerdistas do continente lá estiveram e nada conseguiram, não foram nem ouvidos e nem percebidos!! COMENTÃRIO FRACO e pendular, fala em defesa da democracia e ao mesmo tempo defende intervenção!!

    Responda
    1. Calferr

      Direita x esquerda...afff. Papo de século XX. Muita gente por aqui não consegue raciocinar fora deste maniqueísmo arcaico. A questão é que a Constituição paraguaia prevê sim o julgamento "político" do presidente. A questão não é essa! A questão é o processo sumarríssimo que durou cerca de 36 horas, entre a abertura e o desfecho. Ou seja rito típico dos tribunais de exeção. Acorda galera!

    2. Verd@de

      Gostaria que quando você fosse visitar algum país como este caso fosse acusado de alguma coisa sua execução fosse também em 30 horas, com as devidas garantias....

  22. WHITEMAN

    Engraçado! O presidente da República, pelo menos, aqui no Brasil é chefe supremo das Forças Armadas. Se no Paraguai for o mesmo, e se verificar que fora um Golpe, ora, nada mais justo o presidente fechar o Congresso deles e mandar prendê-los por crime contra a ordem democrática. Eita, América do Sul! Terra de índios, coronéis da seca, dos latifundiários, da hipocrisia, da demagogia. Pseudo-democracia latino americana. O Chile por sua vez tem se saído o melhor país sul americano, até aqui...

    Responda
    1. jorge

      não fez porque não tinha apoio dos militares

    2. antonio mota

      Se ele adotar estas medidas, ele está deixando de ser democrático, pois, estará fazendo o mesmo jogo, entendeu?

  23. ReacionarioRS

    O que nós brasileiros temos que entender é que o bispo presidente caiu por incompetência para exercer a governança e não pelo seu alinhamento ideológico. E isso ocorreu de acordo com a legislação paraguaia.

    Responda

Anteriores 1 2

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.