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Paulo
Porque rechear a maior parte do texto com frases absolutamene genericas? A superficialidade e o excesso de 'obviedade ululante' de boa parte dos articulistas da follha, em particular do Sr. GD chega a impressionar. Parece que no esforco de posar de bom moco urbano-politica-ambientalmente correto, a capacidade analitica vai ladeira abaixo. ...
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Paulo
Dizer que esse texto é tendenciso é pouco, alem do surrealismo de querer comparar solucoes para cidades tao distintas. Trata-se simplesmente de uma mensagem nas entre-linhas contra a candidatura tucana. O articulista deveria ter mais respeito com a inteligencia dos leitores desse jornal e ser mais honesto e expressar de modo explicito suas preferencias e antipatias partidarias, em vez de querer contrabande-las em um texto pretensamente analitico. Isso se chama picaretagem intelectual.
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Alex
Gilberto,Idéias / exemplos como esses deveriam nortear parte - apenas parte - de uma política de transporte de uma cidade, já que são aplicáveis em alguns poucos trechos da cidade em função dos fatores já citados por diversos leitores (tamanho de SP, aclives, temporais, segurança). Mas, como progredir nesse sentido se ao mesmo tempo o governo incentiva - como já o fez - a compra desenfreada de autos via redução do IPI, consumo de gasolina via Cide 0% e não autorização da construção do Ferroa
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gilberto dimenstein
Alex Muita rica sua crítica. Obrigado.
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Alex
São políticas antagônicas. O governo de SP tem investido bastante em metrô para compensar o atraso - em grande parte por total falta de capital à época - e o governo BR incentiva a comprar mais e mais carros. Por que não questionar esta redução e o lobby da indústria automob NACIONAL e aplicar o dinheiro desta renúncia fiscal em idéias como essa? Em curtas ciclovias, em parques, em corredores. Até a malha de Metrô se expandir, com as entregas previstas até 2025, isto ainda fica em 2º plano.
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João Pedro
São Paulo já quase teve um prefeito estadista. Quando Mario Covas entrou lá, escolhido por Franco Montoro, fez várias coisas interessantes. Infelizmente, quando ganhou para governador esqueceu tudo e desandou a bater boca com os eleitores em qualquer comício que fosse.Este, aliás, é um mal de vários outros políticos. FHC pediu para esquecer tudo que tinha escrito e foi fazer campanha em lombo de jegue. Lula esqueceu tudo que tinha combatido e foi fazer acordo com Maluf.
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esquerdinha
Depois de ler a entrevista do Serra ontem na Folha, candidato em primeiro lugar nas pesquisas, fiquei totalmente desanimado e desiludido sobre o futuro da cidade de São Paulo. Passou uma impressão que é candidato ao cargo exclusivamente para não deixar o PT ganhar( o que acho que seria outro desastre), sem mostrar nenhum interessse em melhorias para a cidade e sempre com aqueles papos furados "bolsa paulistana" "idoso paulistano" essas baboseiras de cara bem retrógado e ultrapassado.
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kaffa
....falando do mal.....o que vale é a verdade !!! sabemos todos que o problema está na situação...e hoje a situação de Sp..é caótica em todos níveis. pegar ilusões de pessoas que sabemos que não tem projeto nenhum..não salva e não melhora nada...balelas todos já cansaram....POIS qualquer projeto para amenizar Sp demora 15/20anos...se começarem ontem!!!.e se fizerem +400 estações de metrô..ainda é pouco...o problema é na cultura social, está tudo errrado. Quem tem a coragem de falar a verdade
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Alberto Bezerra
Gilberto, imagine São Paulo entregue a alguém que a frente do Ministério da Educação patrocinou lambanças e medidas estapafúdias, como o KIT GAY, etc., e teve um gerenciamento desastroso sobre o ENEM. Que aventura! Felizmente a minha formação educacional não sofreu influência de pessoas como Haddad, e consigo ler sua intenção sub liminar. Só faltou pedir o voto em Haddad!
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*Souza*
A verdade é que o poder econômico das montadoras de veículos nessa hora fala mais alto e coloca no poder quem a eles interessa. Quando a Marta assumiu a prefeitura, o transporte público era um caos. Os clandestino fazia a festa. Com a implantação dos corredores, dos terminais e da integração houve uma sensível melhora. Mas parou por aí. Conseguiram rotulá-la de Martaxa e nada mais foi feito. Esperar estadismo desses que estão na disputa?????
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luizcandidob
Alves Filho, este é o ponto principal que o Gilberto nunca leva em consideração: o nível dos nossos "homens públicos" é abissal, as nossas instituições foram reduzidas a servir interesses particulares, a República desfila em trapos pelas ruas. Não adianta apresentar magníficos exemplos mundo afora num ambiente de mediocridade, de absoluta ausência de proposta de fazer algo pelo interesse público. Sem mudança deste quadro, não há projeto de incubadora de Harvard ou do MIT que dê jeito.
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Marina
Nossa! Que bom! Já temos uma receita para a recuperação de São Paulo. Sinceramento, eu gostaria de uma malha de Metrô decente para as funções da cidade de São Paulo e rede de ônibus racional e com carros pelo menos limpos! Está tudo uma baixaria!
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gilberto dimenstein
Cara Marina Veja o vídeo com o ex-prefeito de Bogotá. É um poço de inovação e ousadia.
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jose barbosa
Pensar em bicicleta como alternativa de transporte numa cidade grande como S. Paulo é utópico. Pode até ser interessante para cidade pequenas ou médias, planas, não muito quentes e não muito chuvosas. Precisamos de um transporte público decente, especialmente concentrarmos a atenção num metrô eficiente.
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Crasse Média
kkkkkk "Por exemplo, da casa até o metrô". Exemplo. Sujeito mora na Pedra Branca (acredite, é em SP, Conde). "Pilota" 9 km na plaaaaaaaaaaaaaaana região do Horto/Santana e chega no metrô. Realmente, sensação de realidade é aquilo que nos cerca, e não a vida como ela é...
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luizcandidob
Gilberto, faltou complementar: "...da casa até o metrô" + "quando a estação for razoavelmente próxima, não houver grandes aclives no caminho, se este for praticável em ruas com pouquíssimo trânsito de veículos ou contar com ciclovias seguras e houver lugar garantido para estacionar as bicicletas". Ah! Quando estiver chovendo ou o sol estiver inclemente o cidadão puder contar com alternativas viáveis. Da maneira que você apresenta as coisas, parece que só não sai de bicicleta quem não
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gilberto dimenstein
Caro José Para pequenos trajetos é uma solução. Por exemplo, da casa até o metrô.
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John Connor
Sempre leio o GD e nem sempre concordo com ele. Mas nas últimas ele tem sido lúcido e parece querer o mesmo que nós: um prefeito e um governador que se importem com as cidades e os habitantes. Claro que não dá pra emular o que fazem em Bogotá ou Harvard, nossa realidade é outra, mas os exemplos são válidos pra mostrar que é preciso mudar, de alguma forma. Talvez o ponto do GD seja esse.
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Saopaulo
Este seu discurso GD, o Chalita já utiliza em sua fala já a muito tempo.
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luizcandidob
Gilberto, seus posts pecam por serem sempre demasiadamente genéricos. No de hoje, você diz "abriu espaço para pedestres, ciclistas e os transportes públicos", o que pode ser interpretado como nivelamento do transporte de massa (trens, metro, ônibus) com os ciclistas. Daí para um monte de gente tripudiar lembrando que o ciclismo é inviável em SP é um passo bem curto. Fica a impressão que você deseja isto, quer ser um S. Sebastião flechado pelos "linchadores virtuais". Ninguém dá tanto mole a
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Crasse Média
A geografia Mr City, a geografia. Em tempo, geografia pode ser transposta. Se os tali-bikers resolverem bancar, tudo ok.
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Mr City
O ciclismo é inviável em São Paulo? Quem decretou isso?
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gilberto dimenstein
Carlos Luiz De resto, nos países mais civilizados a bicicleta é um complemento ao transporte de massa. E assim ter de ser para viagens mais curtas.
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gilberto dimenstein
Caro Luiz Não me incomodo em ser tripudiado. Acho que o exemplo de Bogotá é repleto de lições. Leitores nem se incomodar em clicar no vídeo com a entrevista do prefeito. Não escrevo coluna pensando nas críticas, mas no que acho que devo escrever. Quando o leitor não é um boboca digital, desse que só atacam e decocham, dialogo. No mais, deixo falar sozinho.
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fcaraujo
realmente gilberto, é disso que são paulo precisa, uma cabeça que pense grande e para além da mediocridade da classe média. o próximo prefeito tem que bater de frente com os motoristas de automóveis em favor de um transporte público de qualidade, já que uma faixa de ônibus transporta muito mais gente por hora do que meia dúzia de faixas destinadas a carros. as bicicletas são importantes para pequenos trajetos (até 6km), principalmente interligando outras modalidades de transporte coletivo.
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Crasse Média
Poxa...:"o próximo prefeito tem que bater de frente com os motoristas de automóveis em favor de um transporte público de qualidade...". This is it.
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gilberto dimenstein
Caro Fernando Por trás do caso de Bogotá ( assim como Seul, Medellin, Barcelona, entre tantas outros exemplos de revitalização) há muita gente pensando grande. É o que desejo para São Paulo.
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carlos carvalho
Os comentários do Gilberto são sempre superficiais.
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luizcandidob
Gilberto, qualquer exemplo - bom ou mau - pode ser inspirador de algo a ser feito ou evitado. O problema não são os exemplos, é a maneira que você os apresenta, os joga sobre os leitores como se estivesse fazendo uma grande coisa. Não está. Estaria se os analisasse ante as nossas necessidades e realidade política, social e institucional. Mas isto daria um grande trabalho e o forçaria a entrar em nossa realidade sórdida. Aí seu jardinzinho florido se tornaria um canteiro de ervas daninhas. /
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gilberto dimenstein
Caro Luiz Contextos diferentes não impedem que projetos sirvam de inspiração. Assim que ideias se disseminam. Por que um projeto em Nova York ou Londres ( ou Nova Dheli) não podem ser inspiradores?
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luizcandidob
Porque você aborda temas de fundamental importância como educação e urbanismo sempre citando contextos totalmente distintos do nosso. Em educação chega a ser piada: tome de Harvard e MIT para uma realidade de analfabetismo funcional generalizado. Em urbanismo foi menos mal, pois ao menos citou um exemplo latino-americano, mas sem ressaltar as diferenças entre Bogotá e São Paulo. Se você acha que basta listar bons exemplos para que estes sejam seguidos, está enganado: é preciso fazer muito ma
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gilberto dimenstein
Por que?
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AxA
Não gosto desse colunista em questão. Ainda assim, por eu ser besta e teimoso, leio às vezes seus textos. Quase sempre é um mi-mi-mi sem importância. Mas hoje fiquei especialmente incomodado. Por que escrever o ultra óbvio? Que a cidade precisa priorizar investimentos em transporte público? Óbvio! Que o governante precisa dedicar-se aos problemas da cidade, sem segundas intenções? Mega óbvio!
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Ismael Gal
Gilberto, se sua tese colar, Serra jamais será um estadista para São Paulo. Ele só tem cabeça para a presidência da república.
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Ismael Gal
É verdade Gilberto. Eu citei o Serra porque ele está com o estigma da presidência e ao invés de falar nos problemas da cidade prefere os assuntos nacionais. Embora eu não seja morador de SP, pela importância que ela tem, é natural que todos queiram o melhor para ela, pois de uma forma ou de outra, se SP estiver bem administrada todo o Brasil ganha com isso. Espero ver os candidatos discutindo assuntos de relevância, ao invés de discutirem kits gay ou assuntos religiosos.
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gilberto dimenstein
Caeo Ismael Não estou no artigo discutindo nomes. Mas uma atitude. Qualquer candidato que não coloque a cidade em primeiro lugar vai ter dificuldades de passar pelo eleitor.
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molina
acorde dimenstein, não existe termos para comparação entre o exemplo e são paulo.onde voce vive?2600 metros de altitude. 11 mi de habitantes, frota de veículos incomparável.em último caso, vá para lá.
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gilberto dimenstein
Caro Hildo Bogotá é um dos principais laboratórios para as metrópoles de paises pobres. Aliás, o Transmilênio inspirou-se parte em Curitiba.
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gilberto dimenstein
Caro Hildo Fui lá e vi. E fiquei impressionado. O Transmilênio, o corredor que rodeia a cidade, é simplesmente espetacular. Muito mais barato que metrô. Lá, o corredor revitalizou a cidade.Ou será que corredor de ônibus não é uma boa solução?
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José Luiz
Como voce quer um "prefeito estadista" se os debates em todo o processo de escolha dos candidatos a prefeito dos principais partidos litigantes - PT e PSDB - não se travou com base em projetos, programas e ações para melhorar a Cidade, mas sim no embate eleitoral que será travado em 2014 para a presidência da República. Os grandes problemas da megalope não passaram nem por perto da análise de quem seria o melhor candidato para os paulistanos.
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gilberto dimenstein
Caro José Mas devemos tentar, sem parar, estimular o debate. Acho que o caso de Bogotá é um belo exemplo.
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Fabsss
Sobre Bogotá em si, a cidade tem menos da metade da população de São Paulo, tem cerca de 40% da área da cidade de São Paulo (968 km2 vs 384 km2) e está localizada em um altiplano, sendo super plana, com temperaturas amenas (as médias das máximasficam em torno de 20 graus o ano todo) e não com tanta chuva (900 mm vs 1500 mm de precipitação) Já São Paulo tem pancadas de chuva, máximas de 34 graus no verão, ladeiras incríveis (Aclimação, Brigadeiro, etc) sendo ruim para bicicletas. A sol
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Crasse Média
SP...fumaça...Amsterdã...també m fumaça
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Fabsss
Amsterdam tem 750 mil residentes (tamanho de São José dos Campos ou de Grajau + Sapopemba) e 25% do tamanho físico de São Paulo. Chove metade do que chove em SP. Temperaturas nunca passam dos 25 graus. Também é plana. É uma cidade que gira em torno do turismo, comércio, lojinhas, museus, além do mercado financeiro. Não é uma cidade industrial, em que massas se deslocam 20km das periferias para bater ponto em empresas, fábricas, indústrias ou shopping centers. Não se compara. /
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carlos carvalho
Gilberto: conhece Amsterdã? Lá bicicleta não é apenas um detalhe. Mas deixa prá lá pois é primeiro mundo.
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gilberto dimenstein
Caro Fabricio Mas é melhor solução de Bogotá não foi para bicicleta. Mas corredor de ônibus, que corta a cidade. Chama-se Transmilênio. Bicicleta é apenas um detalhe.
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Greg
Gilberto traça uma correlação entre trânsito e violência que não existe. O Fabrício está correto, comparar duas realidades diferentes dizendo que a solução de uma se aplica a outra está totalmente errado.
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gilberto dimenstein
Fabricio Gostaria de cumprimentá-lo. Suas críticas tem enriquecido essa espaço. É ótimo ter leitores de seu nível, que não ofendem nem insultam. Nem debocham. Mas criticam duramente,
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gilberto dimenstein
Caro Fabricio Seu comentário é bom. Mas Bogotá tinha um nível de violência muito, mas muito maior do que São Paulo. Os bairros violentos eram mais violentos do que vemos em São Paulo. Havia literalmente uma guerra.Eles tem renda per capita mais baixa do que SP e uma população de 7 milhões. É portanto uma boa referência.
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Crasse Média
Vá tentar explicar isto ao Conde e seus condetes, sr Fabrício !!
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Fabsss
Bicicleta é mera solução ideológica para cidade. Mesmo se você tirar todos os carros da rua, ninguém com mais de 40 anos conseguiria ir do Ipiranga ao Morumbi ou da Vila Prudente ao Jabaquara ou de Higienopolis a Itaquera. As ciclovias de Moema, bairro agradável, estão DESERTAS. As pessoas têm medo de andar de carro. Como um executivo iria de bicicleta com seu notebook da Saúde até a Faria Lima? Pode ser uma opção bacana para 5% das pessoas mas jamais uma solução para cidade. B
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Crasse Média
Vá tentar explicar isto ao Conde e seus condetes, sr Fabrício !
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kaffa
e para começar a semana mal...nada melhor que um cínico colunista. !!! que não faz mais nada vida...a não ser tentar eleger o mal. que figura patética !!!
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Fabsss
Mensagem subliminar do Dimenstein: Não vote Serra... prefeito ideal é aquele que quer o cargo e não aquele que já deixou o cargo. Eu apostaria meu dedinho mindinho que em outubro Dimenstein vai apertar 13 na urna eletrônica, como fez em 2000, 2004 e 2008. Afinal.. a cidade não pode apenas ser gerida pelo melhor... tem que ser por alguém que QUER. Não pode ser um prêmio de consolo mas sim a grande oportunidade de alguém NOVO que chegou agora! E o João Santana aplaude lá n
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Greg
Exatamente. Sempre tendencioso, fingindo imparcialidade. Só que todos já perceberam a mutreta. Depois ele diz, cinicamente "decidam, sou PT ou PSDB?". Gilberto vc é um grande "deformador de opinião".
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gilberto dimenstein
Quer que eu defenda qualquer candidato que não quer ser prefeito?
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alfo125
É cansativa essa defesa da bicicleta como transporte de massa. Bicicleta é brinquedinho de classe média, de fim de semana, que quer para si espaços e caminhos livres, com roupinhas 'fashion' de tecidos 'inteligentes', sapatilhas Nike, capacetes tecnológicos e coisinhas assim. Experimentem ir ao trabalho diariamente - forçosamente - de bicicletas, com sol, com chuva, com lama, com respingos, com o acôsso dos ônibus, carros e motos, de chinelos, roupas comuns, frágeis e indefesos...
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José Freitas
Acho que a redação da FSP deveria se mudar para Campo Limpo Paulista ou para Guaianazes (lugares desconhecidos do jornalista) e obrigá-lo a ir de bicicleta para o trabalho, ate que ele aprenda a escrever matérias menos indigentes com essa. Esse jornal vem cometendo um atentado atrás do outro contra a inteligência de seus leitores, através das matérias desse medíocre "jornalista".
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Crasse Média
Viiiirgi santissima: o sr vai ganhar uma carimbada como "linchador digital" já já.
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José Freitas
Sr. Gilberto, seu comentário só confirma sua ignorância. Realmente, em Belem, milhares de pessoas se utilizam de bicicletas, não só pelo fato da cidade ser praticamente plana, mas principalmente pelo baixissimo poder aquisitivo de 80% de sua população, que não tem dinheiro nem para o ônibus. O que isso tem a ver com o prefeito "estadista" que o senhor quer eleger para São Paulo ?
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gilberto dimenstein
Caro José Freitas Aliás, se tem uma cidade que poderia usar mais a bicicleta é Belém. Afinal, ela é plana.
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Crasse Média
Boa sugestão. Acrescente Parelheiros nas alternativas.
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gilberto dimenstein
O que medíocre nesse comentário?
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Akhenathon Akhton
Aqui se reduz o IPI dos automóveis e libera-se crédito à vontade para compra de carro zero...
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Giu
Gilberto, seu comentário é lúcido e correto, principalmente quem conhece e conheceu Bogotá.
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Crasse Média
Só faltou o prefeito contar que Bogotá é mais plana que SP e tem uma área menor, entre outras "cositas". Convide-o para ir de bike desde Vila Matilde por exemplo, local ignorado (no sentido mais amplo da palavra) noutro dia pelo Conde De Madalena, até os alpes da av Paulista que ele entenderá rapidamente que não se aplica a SP (pode até não admitir, mas não enganará a si mesmo). Torcer ? Ok ! Distorcer não pode.
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João Fortuna
Concordo. SP não se presta ao transporte por bikes. Melhor os "vaporetos", como em Veneza, para transportar a população nas frequentes enchentes da cidade.
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Alextms
Em uma próxima encarnação, quem sabe não podemos ter prefeitos assim no Brasil? Hoje em dia as prefeituras das grandes cidades servem apenas como trampolim político...
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Crasse Média
Tomara que não, nem nessa nem em outra encarnação. De tali-bikers.gov não precisamos. Precisamos de onibus.gov, de metrô.gov, de trem.gov e deeeeeeeeeeepois disso tudo implantado, funcionando e com custos menores, aí sim vale um pedagio-urbana.gov
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Marcos Cansado
Será que o povo quer um estadista ou um populista? A mesma reportagem informa que o prefeito tentou se reeleger duas vezes... e perdeu.
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Crasse Média
Daí vai ser consultor em Banâniasp
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Greg
A mensagem subliminar da coluna é "vote em quem não pensa em se reeleger" ou "vote em quem quer apenas ser prefeito, não vote em quem quer usar o cargo como trampolim para concorrer à presidência". Ou seja, não vote no Serra. Tendencioso, não? OK, não gosto nada do Serra. Mas as outras opções são tão ruins quanto ou piores até. Russomano? Chalita? Haddad? Acho que vou de Soninha, pelo menos ela tira a roupa de vez em quando...
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JUSTUS
É mais fácil o Bispo de Guarulhos votar no Netinho de Paula que o Dimenstein ser contra o Serra. Seu comentário é absolutamente improcedente.
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Greg
Ontem ele bateu na tecla que Serra queria usar a prefeitura. Hoje bate novamente, de outro modo. Amanhã bate novamente, de um terceiro jeito. Sempre tendencioso, depois dá um afagãozinho, prá não ficar muito mal na fita caso Serra ganhe. Afinal, ONG pode precisar, né?
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Crasse Média
Problema não está na tendência. Problema está em não reconhecê-la e uma vez feito apontar qualidades e problemas em ambos os lados.
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Polo
Mas nenhum cidadão brasileiro tem a competência somada a indenpendencia necessária e disso mais nos distanciamos nos últimos 10 anos - anos PeTe.
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vanderbio
Para ser um prefeito "estadista" não se pode usar a eleição municipal como trampolim para tentar outras eleições.
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