Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Edson

    O Haddad é apenas um aspone de Lula, que já provou quando era ministro não ter condições para gerir coisa alguma.

    Responda
  2. Elcabongy

    eh eh eh...se o GD conversasse com o garçom ao invés de conversar com o "dono" do restaurante nao estaria "abatido" e saberia mais sobre a realidade. Agora que o problema está batendo na porta dele é que resolveu se indignar. Se o bairro nao for assaltado o "abatimento" passa....eh eh eh...puro cinismo.

    Responda
  3. kaka

    Engraçado GD, estamos a quase 20 anos na mesmice, e somente agora você se despertou para a realidade que estamos aqui debatendo neste tempo todo? Você é responsável, em parte, por este estado de coisa. Pois em certos momentos apoiou, incondicionalmente, o discurso e as atitudes impostas pelos homens de poder de São Paulo. Faltou-lhe a sensibilidade dos que vivenciam em seu dia a dia a realidade das falácias governistas. Bem vindo ao mundo dos mortais. Perdeste a virgindade das ilusões palaci

    Responda
    1. gilberto dimenstein

      Caro Ricardo Grato por seu comentário crítico. Não é questão de apoiar um discurso, mas de apoiar ou criticar ações deste ou daquele governante que considero corretas. Isso vou continuar fazendo, pois acredito, o que é óbvio, que ninguém é 100% bom ou ruim.

  4. MARCELO COSTA RIBEIRO

    Não sei onde está o ponto que torna distante o equilíbrio entre a sensatez que dá força à consciência do cidadão e a honesta vontade política de nossos representantes.

    Responda
    1. Fabio Morato

      Sr. Marcelo, os representantes vem do proprio povo e acredito que mudancas estruturais precisam ser feitas. Uma delas, o financiamento de campanha que mantem o eleito vinculado ao seus patrocinadores - o que origina corrup/cao - frau/de em licitacoes e' um comum exemplo. Aperfeicoament o das agencias de controle, como Corregedorias, com maior divulgacao ao povo das centrais de denuncia. Enxugamento da maquina estatal. Menos prefeitos e vereadores. Exigir maior qualificacao dess

  5. kaffa

    é realmente chato..... mas o que falta a qualquer "candidato" é ter vergonha na cara...ter humanidade e fazer uma adm.pública voltada a sociedade...sem pensar em política....administrar é cuidar, sem ver cor, credo ou origem. no dia que voltar-mos a ser +humanos, devemos algo melhorar !!!

    Responda
  6. Marcelo

    Inconscientemente essa desilusão veio depois que um candidato se aliou ao coisa ruim. Antes ainda haviam propostas a serem debatidas. Aprendeste agora a não apoiar políticos ou partidos? Como citou nos votos das pessoas, a única esperança será nos fazermos algo. Chega de depositar esperança nesse sistema complementamente corrompido.

    Responda
  7. Fabio Morato

    Vereadores e prefeitos com grau superior completo e especializacao em gestao publica (sociologia, politica, direito) alem, obviamente, de ficha limpa. Defendo `cada ma/ca/co no seu galho`porque o que mais vemos por ai' e' aventureiro sem competencia assumindo cargo publico.

    Responda
  8. Fabio Morato

    Sobre o sistema politico defendo:

    Responda
    1. Fabio Morato

      Acabar com prefeituras de cidades minusculas. Considerar como cidades apenas aquelas com populacao acima de 50 mil (claro, calculo a ser discutido). Portanto, fusao entre as menores cidades. So' na Bahia sao 341 com menos de 50 mil dando emprego para quem? Fazendeiros, coroneis?

  9. Fabio Morato

    Gilberto, sobre violencia, enquanto nao distribuir renda e melhor qualidade de vida, nao havera' politica de seguranca que funcione. Se a corrup/cao infesta o meio politico, infesta tambem o policial. Espero que voce tenha lido no Painel do Leitor o meu texto sobre o envolvimento de policiais com empresas de seguranca privada. O texto ainda esta' disponivel e voce foi citado nele.

    Responda
  10. Helio

    A Segurança de SP sob os governos tukanos degringolou de vez e está mesmo um caos!!! Escroques como Rubnei "Consultor" Quícoli, Paulo "Caixa 2 Tukano" Black e outros larápios de jóias, receptadores de carga roubada, falsificadores de dinheiro estão por aí soltinhos da silva, às custas de propinas e chantagens!!! Serra e Alckmin têm que se explicar!!! São Paulo não pode viver sob domínio do PCC e da marginalidade por inépcia de governantes fracos e incompetentes, como esses tukanos de rapina!

    Responda
  11. Jal

    Prezado Giba, já disse isso antes, que aprecio mais ler os comentários sobre teus artigos do que os próprios. Desta vez, notaste que pouca gente te malhou e te chamou de "petrarca" ou "peessedeboso"? Estás melhorando, cara (ou não).

    Responda
    1. gilberto dimenstein

      Caro Jalcione Obrigado por seu comentario. Mas nao vou deixar de criticar ou elogiar esse aquele politicos apenas olhando a reacao dos leitores.

  12. Marcos Santos

    Muito bom É bom ler sinceridade.

    Responda
    1. Jal

      Taí, talvez seja isso: quando és sincero o pessoal te malha menos. Que tal seguir nesse caminho? Que tal escolher outros temas menos sãopaulinos, afinal, teu jornal tem circulação nacional!!! Por mais que tente a FSP não consegue deixar de ser paroquial - e posa com jornal nacional.

  13. zetex

    Bela análise. Direta, concisa, regional, mas, ao mesmo tempo, universal. Penso que a origem está no retrógrado sistema político, além de uma carência de educação básica. Realmente, não temos opções. Parabéns!

    Responda
  14. Zé Amorozo

    Com as exceções de praxe, se depender dos nomes que estão no Catraca Livre, não vai ter Prozac pra todo mundo. Tem desde grileiro de praias até Arquitetos de monstruosidades. ...e vamos parar por aí. Francamente Dimenstein, vc podia ter feito uma pesquisa mais cuidadosa a respeito dos seu candidatos.

    Responda
  15. Eros

    Bem vindo ao Brasil, Dimenstein. É uma terra sórdida: violência animal endêmic@, criminalidade, preços nas alturas, calçadas quebradas, r1os fedorentos, transporte público que equivale a lixo, etc

    Responda
  16. helvécio

    Tá ruim e vai ficar muito pior. O país do jeito que as coisas estão caminhando vai ficar ingovernável . A única alternativa viável seria fazer um novo código penal e trocar 90% do judiciário...

    Responda
  17. Adriana De Simone

    Oba... Eu voto no Luciano Huck!

    Responda
  18. jose barbosa

    O comentário sintetiza com perfeição a situação. Falta-nos opções. É desanimador.

    Responda
  19. Maçarico

    Nesse rol de compromissos foi esquecido o Sr Celso Russomano cuja maior preocupação tem sido fazer retornar as sacolas plásticas descartáveis aos supermercados. Essa aspiração de cunho essencialmente eleitoreiro , vai de encontro aos objetivos de sustentabilidade tão discutidos ultimamente. Numa terra onde se joga sofás velhos nos rios , as tais sacolas plásticas contribuirão para entupir bueiros e causar mais alagamentos nas ruas dos centros metropolitanos!

    Responda
  20. Raoni Scandiuzzi

    Gilberto, desde quando a sensação de insegurança diminuiu em São Paulo? Sinto muito, mas o início do seu texto deixa uma impressão que estava indo bem e agora piorou, o que não é verdade. Se hoje mais da metade da população (52%, segundo o Ibope) não confia na polícia militar, é porque ela não trabalha como deveria, o comando está errado, falta um governador ousado para enfrentar a violência. A eleição municipal e suas nuances pouco têm a ver com um governo estadual tão fraco e inoper

    Responda
  21. Jean Pierre Bernouille

    Dimenstein, passe alguns dias aqui em Salvador e verá que SP ainda é um paraíso.

    Responda
    1. Clima

      Sou paulista e moro em Brasília. Conheço ambas as cidades (tempos iguais vividos em cada uma). Asseguro-lhe que aqui no Distrito Federal não está melhor, particularmente no que se refere ao transporte público, a segurança e a saúde (está última à beira ao caos). Viajo frequentemente a São Paulo e, pasmem, estou achando o trânsito daí melhor. Já foi bem diferente no passado. O que quero dizer é que dependendo da escolha política aí as coisas poderão até piorar, como aqui.

    2. gilberto dimenstein

      Caro Jean O problema é que moro aqui. E aqui estão meus referenciais de comparação. Seria semelhante a sugerir a você que passe algum tempo, por exemplo, em um país africano para ver como Salvador é aceitável.

  22. Maria Silva

    Em Sao Paulo os ricos só pensam em luxo e a classe média é individualista. Pagam qualquer preco pra tudo porque o que manda é o dinheiro! Em nenhuma capital do mundo (pelo menos em pouquíssimas) se paga o que se paga em Sao Paulo pra comer, dormir, se vestir e estudar. A diferenca social é uma barbárie e ninguém quer pensar nisso... acho que ta mais do que na hora de parar de falar e comecar agir!

    Responda
  23. Sidnei M

    Sistema unicameral(instituições com conselhos profissionais e/ou com pelo menos 50000 filiados, legislariam sem salário). Fim dos edis.Fim dos partidos(são apenas grupos de interesse mesmo).Cargos de confiança só no primeiro escalão. Fim dos aspones.Fim de qualquer tipo de sigilo de quem está no serviço público, se quer sigilo vá para iniciativa privada, que tb perderá sigilo se prestar serviço ao governo. Preso homicida ou colarinho branco não tem direito a visita(as vítimas perderam isso t

    Responda
  24. Raquel

    GD, que diferença de há alguns anos atrás quando sabíamos que o PT era progressista, o PSDB e Maluf conservador. Agora parece que está tudo nivelado ( por baixo ). São Paulo não merece isso. Os últimos governos deixaram a cidade muito pior e parece que não há luz no fim do túnel.

    Responda
  25. quinho

    Enquanto campanhas politicas forem financiadas pelo ilicito veremos inocentes(ou nem tanto assim) sendo usados. O que ocorre e que as drogas e a violencia financiam inumeros partidos. Se apertar demais seca a fonte. Caixa Dois vai ficar mais dificil com os controles eletronicos das receitas .Ai se cria uma Lei Seca, diminui o consumo do licito e se libera o consumo de drogas fortalecendo a movimentação fora do sistema legal.Consumo sem fornecimento, e muita inocencia crer nisso.

    Responda
  26. quinho

    Enquanto campanhas politicas forem financiadas pelo ilicito veremos inocentes(ou nem tanto assim) sendo usados. O que ocorre e que as drogas e a violencia financiam inumeros partidos. Se apertar demais seca a fonte. Caixa Dois vai ficar mais dificil com os controles eletronicos das receitas .Ai se cria uma Lei Seca, diminui o consumo do licito e se libera o consumo de drogas fortalecendo a movimentação fora do sistema legal.Consumo sem fornecimento, e muita inocencia crer nisso.

    Responda
  27. quinho

    Enquanto campanhas politicas forem financiadas pelo ilicito veremos inocentes(ou nem tanto assim) sendo usados. O que ocorre e que as drogas e a violencia financiam inumeros partidos. Se apertar demais seca a fonte. Caixa Dois vai ficar mais dificil com os controles eletronicos das receitas .Ai se cria uma Lei Seca, diminui o consumo do licito e se libera o consumo de drogas fortalecendo a movimentação fora do sistema legal.Consumo sem fornecimento, e muita inocencia crer nisso.

    Responda
  28. quinho

    Enquanto campanhas politicas forem financiadas pelo ilicito veremos inocentes(ou nem tanto assim) sendo usados. O que ocorre e que as drogas e a violencia financiam inumeros partidos. Se apertar demais seca a fonte. Caixa Dois vai ficar mais dificil com os controles eletronicos das receitas .Ai se cria uma Lei Seca, diminui o consumo do licito e se libera o consumo de drogas fortalecendo a movimentação fora do sistema legal.Consumo sem fornecimento, e muita inocencia crer nisso.

    Responda
  29. raimundo lulio

    A locomotiva do país está quase parando.

    Responda
  30. ildemar vieira vieira

    Comentário sem retoques, mudando os nomes, vale para várias capitais do Brasil, realmente, impossível não ficar abatido. Nem o voto resolve, porque não se tem opções, o Sistema é perverso e não permite, pobre do cidadão do Brasil.

    Responda
  31. Italiano

    Desculpe senhor Dimenstein o seu texto está errado. O cinismo que varre a política nacional não está representada pelo Sr. Maluf, e sim, pelo Sr. Lula. Não vamos inverter as coisas, estou farto de encontrar petistas com ar circunspecto e pesado, falando do imenso sacrifício em se aliar a Paulo Maluf. POSAM DE VÍTIMAS???? Desculpe a quem eles pensam que enganam?? Talvez jornalistas incautos. Eu não. Tenha um bom dia.

    Responda
  32. alexbastos

    Concordo o com seu texto Gilberto é dificil não ficar desanimado com que está acontecendo com SP, problemas com violência, saúde, trânsito e transporte público, uma total omissão por parte da prefeitura, estado e governo federal... quanto a eleição sei que não voto nem em PT, PSDB e PMDB que também sei que nada irão fazer para mudar..

    Responda
  33. newsfrombrazil

    GD, quase sempre sou seu crítico, mas deixe-me desta vez lhe dar os parabéns pela lucidez e coragem do seu texto! Sempre amei esta cidade, mas começo a pensar em deixá-la; dificuldades existem para serem superadas, mas o que me preocupa é que NÃO HÁ PROJETO POLÍTICO NEM ADMINISTRATIVO para superar as enormes dificuldades de se viver em Sampa, mais brutais e intransponíveis a cada dia... Nesta eleição, só vejo a Soninha ou o PSOL com alguma vontade de renovação, o resto me enoja e me preocupa

    Responda
    1. Clima

      Caro Daniel, se mudar o nome da cidade objeto desta coluna, verá que o colunista retrata com fidelidade a realidade vivida aqui, em Brasília. Amo as duas cidades, mas penso em voltar para São Paulo. Jamais perdoarei o "cara" (de pau) por nos ter traído e tirado a nossa esperança de viver no mundo ético e decente que ele prometia (somente) no discurso.

  34. Kissy Folder

    É o retrato do Brasil. Ano após ano, a qualidade de vida só piora. Mas o povão tá feliz porque está comprando carro e celular em parcelas a perder de vista.

    Responda
    1. Edu

      Não concordo que a qualidade de vida piora. Antes era melhor em que? Não quer que o povão compre carro? Que viaje de avião, para não atrapalhar a sua viagem burguesa de há muito tempo? Realmente, o pobre não pode melhorar, isso encarece a mão de obra do patrão, atrapalha as férias em Paris, Londres ou NY. Tem que ter o pobre para satisfazer a vontade dos dominadores de sempre. A escravidão acabou, o seu Kissy!

  35. Crasse Média

    ...lido...

    Responda