Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. RobertoMelo

    NÂO existe nada de gratuito. Alguém vai pagar a conta. Provavelmente com a majoração de tributos ou com a criação de algum novo tributo. E quem vive de promessa é santo.

    Responda
  2. John Galt

    "Além dos cursos serem gratuitos...". Gratuito é o kralho!!! Nada que o governo faz é de graça meu chapa! É tudo financiado com o dinheiro dos contribuintes!!! É por difundir essas idéia de gratuidade que os políticos pintam e bordam na hora de aprovar gastos e leis que dão "direitos" pra funcionário público, já que se esquecem de que governo não tem dinheiro; dinheiro de governo é dinheiro tirado do bolso das famílias.

    Responda
  3. Professor Brasileiro

    Sou professor. Os estudantes estão perguntando se fizerem alguns desses cursos vão perder as bolsas assistencialistas do governo (bolsa família, bolsa carinhosa etc), pois terão de trabalhar.

    Responda
  4. OlandimSueth

    "Formam-se advogados que nem sequer conseguem passar na prova da OAB".   Apesar de concordar que as faculdades são péssimas em sua maioria, estas não formam advogados, mas sim, Bacharéis em Direito. Se formasse advogados, não seria necessário o Exame da Ordem... Sei que você sabe disso (ou ao menos deveria saber). Mas é preciso revisão do texto antes de sua publicação.   Gol contra coletivo da Folha.

    Responda
  5. João Pedro

    Na cidade que trabalho tem curso técnico agrícola. Também tem (ou tinha) uma faculdade que formava professores. O técnico que sai da escola e entra na usina, ganha mais de R$ 1.500. O professor, se tiver sorte de pegar todas as aulas, o que é difícil para quem começa, R$ 1.485. O curso técnico vai muito bem obrigado. A faculdade está fechando os últimos cursos, por falta de interessados.

    Responda
  6. zapelão

    Caro Gilberto,Eu ficaria feliz se a manchete fosse: "GOVERNO CANCELA COPAA E VAI DESTINAR TODO O DINHEIRO PARA CONSTRUIR ESCOLAS HOSPITAIS E PAGAR SALARIO DIGNO AOS PROFESSORES E MEDICOS..."

    Responda
    1. Crasse Média

      Aí sim...golaaaaaaaaaaaaaaaaço da "presidenta" aos 45 do segundo tempo, minha gente

  7. abraga

    Concordo plenamente com sua opinião, Dimenstein. Cursos técnicos de alto nível são de maior vantagem ao Brasil do que cursos acadêmicos de baixo nível. Nossa tradição greco-romana, na qual o trabalho braçal e o conhecimento técnico deve-se subjugar ao conhecimento das academias é fruto do nosso preconceito histórico contra o trabalho. Valorizamos muito o conhecimento intelectual e perdemos a oportunidade de crescermos na vida prática baseada em trabalho abundante e saudável.

    Responda
  8. edson

    Háaaa háaa " é para dar risada isso " meu amigo " ISSO BOLA NAS COSTAS DE TODOS QUE ESTÃO SENDO ENGANADOS GOL SÓ FOR NA CONTA DO DO GOVERNO E MAIS AS CARAVANAS DE GATUNOS TRAZIDOS POR ELE !

    Responda
  9. Alex

    Gilberto,A iniciativa é boa, dá oportunidades de formação para aqueles que se interessam. Mas, a melhor parte da notícia é que está vinculado ao Sistema S, por 2 motivos: 1) Já existem programas / convênios há alguns anos visando esta capacitação para a Copa e que foram - frente à não fiscalização - fraudados p/ desvios de verbas, já denunciados pelo MPF; o S tem ampla credibilidade;2) O sistema S é bancado por nós todos e vinha sendo bastante criticado pela não realização de curs

    Responda
    1. Osvaldo M

      Tomo a liberdade de assinar embaixo do seu comentário, é exatamente o que eu gostaria de dizer. É bom saber que o dinheiro será direcionado ao sistema S, e não às ONGs que pululam no país atrás de dinheiro público.

  10. RS

    o sistema publico de educação basica precisa ser revisto em sua totalidade nossas crianças nao aprendem a ler e escrever!!!!!!!!! e mesmo assim se formam em nossas escolas publicas!!!!!!!!! somen te $$$$ não adianta tem q mudar todos os métodos educacionais inclusive de alfabetização pois são um verdadeiro fracasso!!!!!!!

    Responda
  11. RS

    brasil 1 país de tolos!!! se cop@/olimpi@d@s fossem bons p/ p@ises sede n@o teri@mos est@ situ@ção: It@li@ (cop@ 90): semi quebr@d@; Esp@nh@ (jogos 92): semi quebr@d@; Fr@nç@ (cop@ 98): @ beir@ d@ recessão; J@p@o (cop@ 2002): @ beir@ d recessão; Gréci@ (jogos 2004): quebr@d@; @fric@ do Sul (cop@ 2010): p@is com gr@ves problem@s soci@is e imerso em divid@s dos elef@ntes br@ncos herd@dos em 2010; Port@nto pq pesso@s tem idei@ de que sedi@r cop@ e jogos é um@ cois@ bo@? f@tos prov@m o co

    Responda
  12. luizcandidob

    Gilberto, um dos seus problemas é achar que o copo está sempre cheio, seja 1/2 cheio, 1/4 cheio, 1/10 cheio etc. Nesta notícia, por exemplo, a idéia de formar mão-de-obra é realmente boa, mas é necessário avaliá-la criticamente. Primeiramente, não segue uma política educacional, é mais um lance de oportunismo feito às pressas. Segundo, que oportunidades estas pessoas terão após julho/2014 e julho/2016 (e entre este períodos)? Não serão monumentos inúteis como os estádios?

    Responda
    1. luizcandidob

      Continuando: Se bem o conheço, você deve dizer algo como "Mas não é melhor que estas pessoas tenham uma chance e muitas não conseguirão ir adiante? Não é melhor fazer algo do que não fazer nada?". Não dá mais para pagar caro por um improviso com tal argumentação. Precisamos de fazer, sim, mas de modo planejado, de forma que os investimentos em educação embasem retornos a longo prazo, não somente para tapar buracos. Contratações "emergenciais" só pra calamidades, e com muito cuidado.

  13. RS

    Este jornal informa q Governo recorreu a calamidade pública para pacote de compras do PAC Isso é apenas o reconhecimento da realidade brasil=Lidere s corruptos/sujos constru tora delta (q toca obras do PAC) esta envolvida ate a alma com cachoeira toda cidade tem favela=esgoto a céu aberto, tuberculose saude publica do brasil precaria, tb a escola publica violencia policial, ocupação ilegal, poder paralelo (miliciano ou trafico), entre diversos problemas

    Responda
  14. Agnes Melo

    Há sim isso é muito bom não é mesmo? Não adianta investir em educação só quando algum evento importante irá acontecer. É preciso investir em educação sempre. O problema é que as pessoas estão acostumadas com essas bijuterias que o governo concede, oportunidades faceis, porque o povo brasileiro não gosta de trabalhar. Eu sinto de ter de assumir isso.

    Responda
  15. tony

    Os cursos foram ofertados para que os empregados brasileiros que manterão contatos com turistas, estejam aptos a entender os palavrões que serão proferidos pelos mesmos.Gol "contra" de Dilma

    Responda
  16. dinho

    fiz minha carreira com curso tecnico de ensino medio.eh uma otima opçao.

    Responda
  17. Dewey

    Gilberto, militante na área de idiomas há anos, acredito que melhor seria se investíssemos mais no ensino da língua portuguesa. Pela minha experiência, o desconhecimento do próprio idioma é o maior obstáculo para o aprendizado de línguas estrangeiras, e ouso afirmar que, para quem não aprendeu pelo menos a estrutura básica do idioma nato, é quase impossível aprender outro idioma.

    Responda
    1. jose barbosa

      Comentário preciso.

    2. dinho

      concordo plenamente. importantissimo a observaçao.

    3. Luiz Quintino

      Tomara que dê errado ... Não ... não .... pode dar certo !!! ..... não ... não .... !!!!!

    4. Luiz Quintino

      Tomara que dê errado !! ... Não ... Não ... pode dar certo !!! .... !!!!!!

  18. Crasse Média

    Tentei inscrição: Mensagem "UM ERRO DESCONHECIDO ACONTECEU. INFORME AO ADMINISTRADOR DO SISTEMA A MENSAGEM A SEGUIR:Could not execute JDBC batch update; SQL [/* insert br.gov.mtur.persistencia.vo.Al unoCursoVO */ insert into dbpronatec_mtur.pronatec.pnt_a luno_curso (dt_matricula, in_matriculado_sucesso, nu_aluno, nu_curso, nu_tipo_turno) values (?, ?, ?, ?, ?)]; constraint [null]; nested exception is org.hibernate.exception.Constr aintViolationException: Could not execute JDBC batch update"

    Responda
    1. Professor Brasileiro

      Deve ser somente para inglês ver (ou ler)

    2. Crasse Média

      Sr, já basta ser anarfa funcional em português. Agradeço sua preocupação, mas não carece não. Passar bem.

    3. Adalberto do Timão

      Sem dúvida "Crasse Média". Sugiro que você se candidate a um desses cursos.

    4. Crasse Média

      Obrigado pela dica, mas intuito era só provar que nem o site funciona...começou mal, tende a terminar idem

    5. luizflosi

      Tente outra vez. Não desista; o sistema deve estar sobrecarregado. Boa sorte!

    6. Crasse Média

      Brasil, um país de to-los