Ciência > Verba federal para pesquisa em SP cai 23% Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Omegatres

    Mais um exemplo de desperdício de recursos públicos. O CNPq e o Governo Federal deveriam aplicar os recursos de pesquisa nos grupos mais produtivos, respeitando a lógica de mérito acadêmico. Preferem jogar dinheiro fora, prejudicando aqueles que realmente ralizam a pesquisa científica no Brasil. Isso também explica porque a ciência brasileira é uma das mais caras do mundo.

    Responda
  2. JL

    A medida que vão se consolidando centros de excelência em pesquisa em outros estados é natural que ocorra uma distribuição maior da verba e os estados que tradicionalmente ganhavam mais passem a ganhar menos. A única opção a isso seria se o governo federal tivesse aumentado a verba para pesquisas, o que não ocorreu!

    Responda
    1. WF

      Sem criticas excessivas, mas acho que a sua hipótese seria validada pela observação de que os outros estados tivessem recebido um aumento importante das verbas, fruto da redistribuição. No entanto, pelos gráficos apresentados, não parece que isso tenha ocorrido. Mas os gráficos não ajudam muito a perceber qual é o prejuízo de um e beneficio do outro.

  3. José Neto

    O governo federal nada faz além de sugar São Paulo..... Até quando vamos tolerar esta situação?

    Responda
    1. JL

      VC leu a reportagem ou seu QI não permite avaliar o que está escrito? Não se trata de tirar algo de SP, mas dar um pouco menos para esse estado e distribuir o recurso para os demais.

  4. germanoottmann

    UMA DISTRIBUIÇÃO DE VERBAS PARA PESQUISA CIENTÃFICA NÃO PODE AO MEU VER SER "DEMOCRÃTICA", tem que ser pela competencia demonstrada! Dar verba para instituições medirem a espessura do salame no sanduiche não leva a muita coisa!!

    Responda
  5. Paulo Schaefer

    Luis, Não concordo com você. Esta visão de governo do pão e circo aplica-se ainda de forma localizada, principalmente em prefeituras. Mas a tendência é a melhora do perfil dos eleitores principalmente em se tratando da distribuição de verbas de pesquisa. Quem se envolve com este assunto tem condições de avaliar o governo. SP sempre deteve grande parte das verbas e é natural que a distribuição seja mais equânime. Não estou dizendo que não tem problema de corrupção, favorecimentos etc.

    Responda
    1. Omegatres

      Paulo, Você desconhece a lógica do financiamento à ciênciada. A distribuição deve ser feita com base em mérito. Fazer de forma equânime significa desperdício de recursos públicos, pois isso prejudica os mais produtivos e desestimula os melhores.

  6. Luiz Carlos

    Nenhuma novidade, os governos brasileiros vivem da ignorância do povo, é o que lhes dá e mantem no poder, logo porque evoluir. Campanha ACORDA BRASIL.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.