Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. EW

    Curioso que ao expor a Ditadura Militar, aquela que se julgava constitucional e com o apoio da "família brasileira", para o caso paraguaio confunda legalidade e legitimidade. Se legal a mudança, em acordo com a constituissão (troca de letras ao gosto do colunista), é ilegítima. Não houve povo nas ruas pedindo a saída (pesquisa de opinião? façam-me o favor!), não houve ampla defesa (Collor, o golpista, chorou por 6 meses este direito. Lugo teve 2 horas). Ó tempora, ó mores!

    Responda
  2. Chagas

    A Dilma tem de aprender também com FHC, como um embaixador brasileiro se presta a tirar os sapatos nos aeroportos americanos. Ou ainda como ser chamado às falas pelo presidente americano na ONU. O FHC é um espetáculo mesmo. Assim como para o ilustre jornalista também eram Geisel, Médici, Figueiredo e outros criminosos mais. O Chile e a Argentina tratam seus déspotas como manda a lei internacional. Aqui, com apoio da mídia são anistiados e condecorados. Tem gente comemorando o Paraguai né? /

    Responda
  3. Chagas

    Conclusão 1: FHC é um espetáculo, embora nem mesmo seus companheiros de partido querem vê-lo por perto em especial em eleições. A Dilma e Patriota são amadores. Conclusão 2: Se é importante valorizar funcionários públicos, por que FHC ( o espetáculo) deixou-os 08 anos sem reajustes e os chamava de incompetentes? Com quem ele deveria aprender algo?? O que fazia o genro do FHC na mesma Petrobrás ( Petrobrax para os tucanos)? Ainda bem que o povão aprendeu que votar tem a v

    Responda
  4. Não tem

    HÉlio compara ,mecanicamente ,realidades muito distinas. Em 1996 tínhamos um militar golpista típico e um presidente governando conforme o desejo das classes dominantes. Lugo era um corpo estranho no ninho.Lugo estava ( timidamente ) implementando um projeto de reforma agrária e fortalecendo os movimentos socais.Foi derrubado por causa disto.

    Responda
  5. pereirinha

    Meu caro, aprender o quê com FHC se o PSDB foi o primeiro partido do mundo a enviar seu apoio ao golpista!!. Será que estás caducando, seu Hélio?

    Responda
  6. tinho

    Chega de censura...

    Responda
  7. tinho

    Dilma não faça uma desgraça dessas, senão voce vai passar o governo com um apagão de energia, dolar a 4 reais, juros 24% taxa Selic, zero de reservas, divida com o FMI, desemprego elevado, educação destroçada, saude na UTI, pobres e pretos, indios e trabalhadoras na miséria, então mantenha distancia e continue firme com seu programa.

    Responda
    1. João J

      Fico preocupado querendo saber quem depois da Dilma, já que o PSDB mostrou-se inepto como você diz, consertará todo o estrago econômico que o governo atual está fazendo, financeirizando a pobreza, tornando a nossa dívida interna gigante, investindo em obras desnecessárias, emprestando dinheiro para paises que nos deram o calote, sem uma política desenvolvimentista decente, sem uma política para realmente tirar pobres da miséria, que se faz com educação. Term sido um governo muito pobre.

  8. Jose Antonio

    Aula do que? So se for de arrogancia. Elio voce que realmente precisa de uma aula de como fazer jornalismo independente de fundamentalismo ideologico.

    Responda
  9. Biteco

    Aula do que, hein? de como se tira os sapatos quando entra nos EUA? vá te catar sabujo

    Responda
  10. Jobann

    Mesmo juntando todos os humoristas do Ceará,se conseguiria escrever um texto com tanta qualidade!

    Responda
  11. mira kairuz bordin

    A chamada do periodista é risível!

    Responda
  12. Petardo

    Sobre o quê!? É o ridículo elevado ao cubo, manifesto na fala do beócio!

    Responda
  13. Thiago

    E o que l*la tem para ensinar para dilma? o maior escandalo de c***çao da historia deste pais, apoio ao irã , a cuba de fidel, à venezuela de chavez e ao maior grupo te***rista e nar*******cante das américas as farc, enriquecimento ílicito dos companheiros do pt, formação de q*****lha, etc... educação, saúde, nada! nunca antes na historia deste país

    Responda
  14. Morcego

    O Brasil é uma grande teta onde poucos mamam o leite dos demais.Ora,a Constituição já diz do teto remuneratório do funcionalismo público -q é o sal. do min. do STF-e ainda sim estão querendo derrubar o teto q nem mesmo respeitam:ou seja,é um golpe atrás do outro.O Estado brasileiro financia uma elite estagnada em suas qualidades morais e sociais:são sanguessugas inúteis q nada fazem pelo bem comum e qdo fazem,fazem é pra inglês ver,como na Copa e Olimpíadas.Qdo veríamos algum investimento desse?

    Responda
  15. Justiceiro

    A grande verdade.... Lu la e DILMA tem mais de 80% de aprovação de seus GOVERNOS, agora, os que acham péssimo, são apenas 6%....que são estes mesmos 6% os tem ódio de LU LA e DILMA e sempre fizeram e sempre vão fazer de tudo para derrubar o BRASIL para darem o golpe tanto sonhado e pegarem o poder...O POVO DE HOJE NÃO É MAIS O POVO DE ANTES, mais de 80% percebem tudo isto e muito mais...

    Responda
    1. João J

      Rosado... Povo que gosta de bolsas e não se importa em se educar, povo que gosta de fazer dívida a perder de vista para comprar sem ter de onde tirar para pagar, um povo com 75% de ana_lfabetos funcionais que não têm a mínima ideia das consequecias das ações do atual governo, muitas delas ineptas, sem nenhuma visão de futuro tocando o presente do jeito que dá, pensando só nas próximas eleições, é lógico que se seduz e acredita que está tudo bem. Será? O tempo dirá. Deu_s tenha pena de nós.

    2. Thiago

      ta mais pq tanta co***ção? pq não investiu em educação? pq l*la não gosta disso(educação), pq tanta paixão por estados autoritários comunistas ou islâmicos? a unica area q tava indo bem era a economia q foi melhorada com o plano real nos governos anteriores, como esse governo ta bom?

    3. TOMI

      Vamos ser coerentes Rosado. Dilma 10 x 0 ELLE. Ação e não BLA-BLA-BLA.

  16. Bruno Jatobas

    A inexperiência dos novos Embaixadores, ocupando lugares chave sem ter galgado os patamares tradicionais (nunca se mandou para Buenos Aires, Genebra, Washington ou Assunço embaixadores sem o aprendizado de, antes, chefiar outras embaixadas menores) e o resultado é uma sucesso de decepções. O brilho do Itamaraty está sumindo, infelizmente no momento em que o Brasil chega a ser a sexta economia do mundo. A Dilma precisa substituir um punhado de diplomatas, no só o Min. Patrio

    Responda
  17. Bruno Jatobas

    :A mediocridade da turma que hoje manda no Itamaraty é lamentavel. A visita da Dilma aos EUA foi um fracasso; a Rio+20 uma decepço e o golpe no Paraguai mostram a enorme diferença de competência entre os atuais Embaixadores e seus antecessores. Na pressa de mandar para casa eventuais concorrentes (a ento elite do Itamaraty) o Celso Amorim ascendeu um grupo de diplomatas meramente medianos: bons funcionários, mas apenas burocratas da diplomacia.

    Responda
  18. Toinho

    Atenção seu Elio Gaspari, veja só o professor que V. Srª está indicando a nossa competente Dilma: 1 - Conivência com a corrupção O governo do PSDB tem sido conivente com acorrupção. Um dos primeiros gestos de FHC ao assumir a Presidência, em 1995,foi extinguir, por decreto, a Comissão Especial de Investigação, instituída nogoverno Itamar Franco e composta por representantes da sociedade civil, quetinha como objetivo combater a corrupção.

    Responda
  19. Toinho

    Atenção seu Elio Gaspari, veja só o professor que V. Srª está indicando a nossa competente Dilma: 1 - Conivência com a corrupção O governo do PSDB tem sido conivente com acorrupção. Um dos primeiros gestos de FHC ao assumir a Presidência, em 1995,foi extinguir, por decreto, a Comissão Especial de Investigação, instituída nogoverno Itamar Franco e composta por representantes da sociedade civil, quetinha como objetivo combater a corrupção.

    Responda
  20. carioca

    Sr. jornalista da "cobertura" concordo plenamente com o título do seu artigo; Eu morador do "andar térreo" reclamo do lixo que é jogado aí de cima, concordo como seria bom para o Brasil, se a " síndica" não pedir aula a um estadista, mas seguir seu e de sua espôsa, EXEMPLO!!! Não sou filiado a partidos, meu partido são minha família e o Brasil de meu avô, onde o fio de bigode valia mais que uma bandeira vermelha, obrigado pelo vosso artigo.

    Responda
  21. ALCEU

    E desde quando Dilma deve fazer o beija mão para os americanos? me poupe.... sifu para o paraguai

    Responda
    1. TOMI

      Me poupe Alceu. Interferir na política interna de outro país. Bota democracia nisso.Foi o que o Brasil fez, entrando na onda da Argentina e do pateta Chavez.

  22. Cubano

    Seria cômico, não fosse insano sugerir que Dilma tem algo a aprender com FHC. A Farol de Alexandria é ótimo exemplo de como se vende um país e suas riquezas, sobre como comprar um congresso e abaixar as calças para os ianques. É realmente um artista!! Vindo do Elio Gaspari Chapa Branca da Silva, não há novidade. LA-MEN-TA-VEL!!! Dilma, resgata em nós um pouco do orgulho de ser brasileiro.

    Responda
  23. reis

    Pedir aula a FHC de como ser subordinado ao Tio SAN. É chique né, morar em Miami, e dizer YES WE CARE. Mesmo que seja com dinheiro desviado de trabalhadores honestos.

    Responda
  24. Roberto Cavalcanti

    Enquanto isto, algo super estranho merece explicações: Se o COAF, órgão do Ministério da Fazenda, incumbido de monitorar transações financeiras suspeitas, sabia de muitas irregularidades de empresas fantasmas que receberam milhões do governo federal, como se explicar o Lhula e Dilma, não saberem de nada sobre a Delta, principal construtora do PAC? Essas empresas fantasmas, tiveram seus cofres abarrotados de milhões, justamente, no ano de eleições, algo super estranho no ar. Fala Cavendish!

    Responda
  25. Costa

    Que aula poderia dar FHC a Dilma ? De como tomar decisõs após consultar o EUA ? O que fez FHC no caso de 1996 ? consultou os GRINGOS, pediu PERMISSAO, ao Clinton para tomar uma atitude, que vergonha !!! Mas esse jornalzinho apoiador da ditatura, gosta de presidentes assim... subservientes aos gringos. DILMA nao precisa de nenhuma aula com FHC, o que aprenderia com ele? Pedir dinheiro ao FMI, reclamar da miséria do seu governo, chamar o aposentados de vagabund0, comprar v

    Responda
  26. rudi klingenberg

    A opinião pública coloca Dilma num patamar superior. Pedir ou mesmo aceitar ingerência dos americanos não combina com seu perfil. Subserviência também não.

    Responda
    1. carioca

      Caro, é a opinião dos amestrados; Não subserviência aos "zamericanos" e sim aos "cunpaheros bolivarianos " "MENAS" cunpahero!!!

  27. AntonioJosé

    Aqui entre nós.. As únicas aulas que FHC pode dar é sobre PRIVATARIA, MENSALÃOMINEIRO, aquele do Edu@rdo Azered0, ou reeleição COMPRADA no seu governo, e embenefício próprio, não é, caro homem dos múltiplos chapéus? Assuntos que não interessam à presidenta Dilma...

    Responda
    1. GILBERTO N

      Concordo plenamente, as aulas que o Sr, FHC tem a dar, é entregar tudo de mão beijada aos americanos, como estava fazendo com a base aérea de Alcântara, como PETROBRÁS, mudou a lei de terras e banalizou a venda para o estrangeiros, daí porque a Amazônia está cheio de gringos, estava prestes a fincar o Brasil num atoleiro com adesão a ALCA. Não temos nada que pedir conselho para gringo nenhum. A equipe da Dilma fez o que achou que deveria fazer. Buscar nossa autonomia mesmo que seja no erro.

    2. Thiago

      e o que lula tem para ensinar para dilma? o maior escandalo de corrupção da historia deste pais, apoio ao irã terrorista, a cuba de fidel, à venezuela de chavez e ao maior grupo terrorista e narcotraficante das américas as farc enriquecimento ílicito dos companheiros do pt formação de quadrilha, etc... educação, saúde, nada pior governo da historia deste país 

    3. carioca

      É caro Tonho, ela não precisa de professores de ética, dignidade e patriotismo, pois já tem o seu feitor, inventor,bazofeiro,mentiroso não sabe de nada! É só pedir apoio do Chaves e Fidel. E viva o Pt e seus quadrilheiros!!!

    4. Edmat

      Enquanto alguns podem dar aula sobre como comprar o legislativo federal (vulgo mensalão), aloprados etc. Os dois deviam ir pra pqp.

  28. AntonioJosé

    As situações são NÃO comparáveis, no primeiro caso seriapela força, desta vez foi no Congresso.. Assim, também dentro da legalidade, dado que o Paraguainão cumpriu tratado, por ele mesmo assinado, o MERCOSUL e a UNASUL fizeram aparte deles, e quando abril chegar e o novo presidente tiver sido eleito, oParaguai voltará ao MERCOSUL, se ele quiser, é claro.. Vai ser muito interessante ver aquele país que só exportaquinquilharias vindas da China, sem os benefícios de ser do MERCOSU

    Responda