Luiz Felipe Pondé > As várias faces da esquerda Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Benê

    Lixo. Escreveu, escreveu, e não saiu dos clichês básicos da direita. Se o pensamento direitista/neoliberal fosse tão coerente e bom, o mundo não estaria como está, à beira de um colapso econômico e ecológico. Lixo, lixo e mais lixo.

    Responda
  2. DarthVader

    Ontem comecei a ler "Guia Politicamente Incorreto da Filosofia".Fiquei absorto com a leitura, é tudo o que eu queria expressar e não sabia como explicar. Pondé expõe de maneira clara o que está acontecendo na sociedade.Que possam surgir mais pessoas como ele e que um dia o mundo possa mudar essa maneira de pensar e agir que chega a dar nojo.

    Responda
  3. Jonas de SP

    "até a ideia boba de que orientação sexual seja atitude revolucionária. Que tal sex0 com pandas?" - me pareceu que nas entrelinhas Pondé caiu naquele lugar comum dos fanáticos cristãos de comparar h0mossexualidade com z0ofilia. O que não é surpresa alguma... Ele sempre transparece machismo e intolerância religiosa. Criticar o budismo, por exemplo, como sendo uma religião que os ocidentais necessariamente praticam superficialmente. (Como se os cristãos ocidentais praticassem exemplarmente) /

    Responda
  4. Giu

    É sempre divertido ler suas críticas à esquerda. Será que um dia o veremos fazer o mesmo para com a direita? Ou os tipos caricatos são sempre de esquerda?

    Responda
  5. VeroSilver

    Não sou a maior fã do Pondé, mas esse texto está excelente! Boa!

    Responda
  6. Caio Hayashi

    Eu aqui pensando com meus botões... Se fosse pra eu zombar de todos que não reconhecem a essência de um texto um tanto quanto simples, eu poderia ficar aqui o dia inteiro. Porém não faz sentido, o Pondé não iria gostar que as pessoas concordassem com ele, hahaha. Precisamos de mais gente assim que não se restrinja ao politicamente correto e a hipocrisia.

    Responda
  7. robertopacinoo

    Muito obrigado Pondé, sua mediocridade chega a ser inspiradora!

    Responda
    1. Totonho

      Roberto Pacino consegue ser pior que Pablo Neruda.

    2. robertopacinoo

      Pondé, o Paulo Coelho da literatura sem nexo!

    3. Caio Hayashi

      O quê?Pondé pode ser maluco, revoltado, pessimista, mas medíocre?De onde tirou essa ideia? Se ler algum livro dele verá um senso realista que foge totalmente do mediano e do senso comum. Sem nenhum rastro de falso moralismo.

  8. robertopacinoo

    Umfilósofo que se deixa iludir pelos rótulos Sópode ser um sofismólogo Comoum professor de inglês que não conhecesse The verb to be... Aomenos a razão da incompetência nesta outra profissão Seriafiel a sua personalidade... Umfiló sofo sem genialidade Éum mero político conveniente Distorceos galhos para explicar a raiz Manipulaos fins para explicar os meios

    Responda
  9. robertopacinoo

    Alteraos efeitos para explicar as causas Genialsomente a imagem de aproveitador camuflada Paraoutros aparentáveis que não entendem absolutamente nada Genialporque se esconde das gargalhadas Nessestempo s de vacas magras... Uminveterado avesso à lógica? Umcharlatão amante da discórdia? Umniilista que não compreende o nada! Comofosse um realista tentando se aventurar no amor Umsofismólogo e seu aguado sabor

    Responda
  10. robertopacinoo

    Antesfosse assumido feito Paulo Francis Queao menos tinha tempero no humor Eisnaquelas linhas nouveau riche logo acima Umgênio que ainda respira Maisum narciso exuberante Introduze manipula verdades Somenteem seus fundos Comose já não tivéssemos o bastante... Comsuas teses ocas e bitolantes Semsabedoria , eis um mero erudita agonizante Entretanto,p or essas bandas Reconhecidopelo seu natural gênio pedante...

    Responda
  11. Rogerio Teixeira

    O texto está bom para um jornalista da Veja, mas para um aclamado filósofo está muito fraco. Mas continue tentando Pondé, quem sabe um dia você escreve como um Benjamim, um Brechet ou um Boff. Há é me esqueci, para seu solidificado e cristalizado partido, "esquerda" é ignorância. Quem sabe se um dia seu partido acordar da Guerra Fria você poderá escrever sobre assuntos mais década de 90, quem sabe o neoliberalismo de FHC. Boa tarde para todos.

    Responda
    1. Totonho

      Rogério,quem vive na "guerra fria" é a turma vermelha latina, que requenta a luta de classes, alimenta o ódio aos EUA, adula ditadores etc.Ser contra a esquerda é o contrário de guerra fria: é esquecer esse período negro em que alguém ainda conseguia ver alguma virtude no comunismo e voltar ao presente em que vale o mérito, a liberdade, o progresso etc., só possíveis no capitalismo.Infelizmente, a guerra fria ainda vive na sua cabeça e de sua turminha de "revolucionários" do dinheiro alheio.

  12. ValveMark

    Os esquerdopatas são incapazes de assimilar críticas!! Gostam de resolver tudo na base do "grito", que o digam os quase 40 milhões de m/o/r/t/o/s pelo regime socialista na antiga Russia. Graças a Deus que o muro de Berlin foi derrubado e que o capitalismo venceu a batalha!!

    Responda
  13. Fabio

    O Pondé se tornou um Reinaldo Azevedo "flamboyant", sendo assim quase que no automático não dá para levar a sério é tudo para nada, na incapacidade de analisar algo de verdade e correr o risco de ter um opinião sincera, fica nessa de gerar polêmica e ficar dando nomes engraçados sobre as coisas. Desperdiça a cultura que tem, o espaço que ocupa e o meu tempo ao comentar aqui (risada pondeniana, cínica e egocêntrica)

    Responda
  14. Fábio Ferreira

    E agora me fale das coisas que a direita gosta: escravismo, desnível social com pobreza extrema, pessoas armadas, nacionalismo que beira a violência deliberada. Duvido que vc tem coragem?

    Responda
    1. Totonho

      Fábio, você descreveu Cuba, Coréia do Norte, Albânia, Romênia, Alemanha Oriental etc. Tem certeza de que queria meter o pau na direita???

    2. Tietri

      Boa descrição da Coreia do Norte em julho de 2012.

  15. censurado

    Discordo totalmente do Pondé. A esquerda tem uma face apenas: ela é IN-teligente, pois VÊ o futuro homem desde JÃ.

    Responda
  16. Dionísio Apolíneo

    A esquerda pode ter várias faces, algumas boas e outras ruins. Já a direita só tem uma face. A face de Luiz Felipe Pondé. Olhem a foto dele e vejam a única face da direita. Horrível, nojenta, asquerosa, preconceituosa, racista, xenófoba, nazista ...

    Responda
    1. Caio Hayashi

      Alguém que julga um outro indivíduo pela foto não deve ter muito senso crítico, acredito eu...

  17. Tietri

    Todo esquerdista é um docinho numa mesa de bar ou numa sala de aula, mas basta assumir qualquer instância de poder para revelar sua natureza fanática, tirânica e antidialógica. Pessoas que têm certezas são as mais perigosas. Reforma agrária, aquecimento global, antitabagismo e quejandos são slogans que escondem a irrefreável vontade de impor opiniões e controlar a vidas dos outros. O politicamente correto é um stalinismo chique e light. Que os exus nos protejam dessa gente...

    Responda
  18. Manocchi

    Pondé, foi o melhor texto sobre a esquerda que eu já lí....E olha que eu ajudei a fundar o PT...Mas caí fora ainda em 1985, pois percebí que "quem cria corvos...".

    Responda
  19. Eduardo

    O mecanismo com o qual trabalha Pondé pode ser definido como "análise de balancetes aplicada à teoria social".

    Responda
  20. Rodrigo Oliveira

    Mais um texto brilhante desse grande filósofo de nosso tempo: Pondé. Sua aura de cinismo é fantástica, assim como as suas fotos com cachimbo na boca (ai, que tolinhos esses boçais, ui!). Gosta de Ratzinger assim como os "esquerdinhas" gostam de Che Guevara e Fidel Castro. Cita o nosso maior jornalista-romancista, o Paulo Francis, como se citasse a Bíblia. Realmente, Pondé, a esquerda não está com nada, é você, com o seu mofo teológico, que está a frente e galopante! Você é da Opus Dei?

    Responda
    1. Totonho

      Rodrigo, não sei se o cara é da Opus. Mas é uma instituição legal, que funciona segundo a Constituição Brasileira, não rouba, não invade propriedade alheia, não depreda plantações, não mata caseiros etc. como faz o MST, curriola que, tenho quase certeza, você venera como um movimento "renovador" e progressista. Eu compraria um carro dum integrante da Opus Dei, até o convidaria pra visitar minha casa com a esposa. Com gente do MST, ou congêneres, eu chamo é a polícia.

  21. raimundo lulio

    Foi esse mesmo Pondé que vi no Jornal da Cultura criticando o Tea Party e os Republicanos, dizendo que estes são o que há de mais atrasado na cultura política dos EUA. Seria o Pondé um niilista inveterado?

    Responda
  22. Sociólogo

    Grande mestre, Filosofo do obvio! Coitada da Folha, paga para voce escrever bobagens, parece um Urso sem dentes, mijando nas árvores para marcar territõrio(GARGALHADA). Caro mestre, faltou a esquerda cama sutra, se caso voce participasse dela, mas voce prefere sentar no colo dos capitalistas estes sim segundo a sua grande visão filosófica são os bem feitores do mundo. Voce esta em evidência pelas coisas burras que escreve , mas que fazer , voce tem que aparecer.............(ARROTO) Mauro

    Responda
  23. Grego

    Pondé Seus argumentos estariam perfeitos há 50 anos atrás. Hoje demonstram apenas a sua desatualização em relação ao atual pensamento de esquerda. Ou será preconceito?

    Responda
  24. Jose Roberto de Souza

    Pondé, o que vc pensa nao importa, vc escreve o que o "dono" quer, o jornal é dele, ele é quem manda. Por isso vc continua colunista por aqui. Cumprindo ordens, essa é sua função.

    Responda
    1. Totonho

      José Roberto, pelo menos, o dono do jornal não é o presidente da república, como acontece nos paraísos que você venera.

  25. joana oliveira

    Claro Pondé, Ao assumir esta atitude messiânica e quixotesca você escreve melhor. Mas pra quê se tornar polêmico? A não ser para ganhar dinheiro não há razão para tal. Por mim, que todos os crentes se f... o mundo não pertence a eles nem a seus filhos e o caminho para o futuro não passa pelos diversos absolutismos. Espero lê-lo sempre nestes momentos brilhantes mas também nos momentos de dúvida e espanto ao ver qualquer injustiça ou exploração do capital. Ou tal coisa nã

    Responda
  26. ValveMark

    Parabéns, Este texto vai ficar guardado para sempre em meus favoritos!! Implacável! !

    Responda
  27. Mc

    Interessante a abordagem do Filósofo! A esquerda se mostra hoje um fiasco. A imagem é a de esquerdistas filhinhos-de-papai nas universidades públicas que fazem o mínimo de matérias por semestre pra ficares eternamente estudantes profissionais participantes de manifestações de todos os gêneros. A esquerda chegou no poder e não fez mais do que manter o status quo e fazer negociatas com a oposição pela manutenção do poder. E pro povo só restou a falsa sensação de poder de consumo e dívidas mil.

    Responda
  28. GERVASIO RODRIGUES MARTINS

    Sarah Paulin não faria melhor! Os argumentos apresentados, cheios de adjetivos rasteiros, buscam apenas desqualificar o debate, posições contrárias e rumo a um sistema de verdade única direitista... Isso tem nome: Fascismo!

    Responda
    1. Totonho

      Gervasio, fascismo: ta aí outra palavra que a esquerda matou. Se adoradores de Fidel, Chávez, Stálin etc. bradam "Fascista!!!" ao menor sinal de discordância com os celerados vermelhos, é sintoma de que... ou o fascismo não é mais o mesmo ou os vermelhóides não sabem o que é fascismo. Estranhar o quê, se a Coréia do Norte e a Alemanha Oriental são a versão "democrática" de suas homônimas? Linguajar comunista é muito engraçado, hehehe.

    2. EduWeber

      Fascismo é o que a esquerda faz hoje ao tentar impedir, até mesmo de forma violenta, qualquer outra opinião que não seja igual a sua. Todos tem que ter o mesmo senso comum da minoria oprimida, cuja única solução é o apadrinhamento totalitário do partido, representado por uma liderança capenga, corrupta e inepta. A morte das idéias contrárias, como prega Gramsci. Mas isso pode, porque é progressista, não é mesmo?!?!?

    3. ValveMark

      Isto tem um nome: CHOQUE DE REALIDADE!!

  29. Sofia

    Perfeito Pondé! Esquer-do-pa-t-a s não pass-am de um ban-do de ba-na-nas!

    Responda
  30. ruist

    Mas a direita é sempre a mesma...

    Responda
  31. Ana

    Pondé, vc está com toda razão. Essa esquerda está cheirando a naftalina faz tempo. Uma gente sem imaginação, e com idéias que não ajudam em nada a construção de um mundo melhor. Muito ao contrário, vide os paises socialistas como: Cuba Coréia do Norte, China. Poderiamos pegar todos eles e mandar p lá. Será eles ficariam felizes?

    Responda
    1. Mc

      Essa foi boa!!! queria ver como se comportariam esses pseudo-intelectuais-esquerdist as nos governos ditos comunistas?! Os comunistas brasileiros ateus que para lá fossem iriam até acreditar em Deus como forma de consolo.

    2. Thiago

      Concordo plenamente, quero ver se eles querem morar na Coreia do norte kkkkkkk.

  32. Não tem

    As oligarquias paraguaias acompanhadas de Maria Antonieta e Luiz XVI formam o paradigma da perfição para Pondé.São de direita !

    Responda
  33. AIL

    Você está certíssimo, Pondé! O mundo está muito bom assim. O capitalismo selvagem que se pratica desde o século XIX, é mesmo o modo de produção mais justo, proporcionando igualdade entre os seres humanos iguais! Esse negócio de poluição não existe, nem essa fantasiosa idéia de que há má distribuição de renda e desigualdade social. O negócio é concentrar poder nas mãos dos poderosos banqueiros, que fazem por merecer, devendo mesmo ter o pleno comando da sociedade! Parabéns por ser tão visioná

    Responda
    1. Totonho

      Ailsson, o Chávez tá aqui, do ladinho, fazendo uma "experiência" com o povo venezuelano. E, óbvio, está destruindo as instituições do país. Ele conseguiu gerar desabastecimento no país que é um dos maiores produtores de petróleo. Sem contar a imprensa censurada, o congresso cerceado, a exportação de ideologia, o apoio a narcoguerrilheiros. Mas , repito, o que seria de um esquerdista sem um mínimo de incoerência, de amnésia seletiva, de ignorância e, principalmente

    2. Totonho

      Ailsson,vocês tiveram 100 anos, um século!!!, pra ajustar o comunismo pra que ele funcionasse.Nesse período, só produziram repressão, miséria, fome, atraso, ELITES PRIVILEGIADAS!, e mortes, muuuuuuitas morte! 100 milhões de cadáveres, contando por baixo, somente com o que a própria esquerda admite.Quantas mais EXPERIÊNCIAS vocês querem fazer? Quantas vidas isso vai custar???COMUNISMO DEVERIA SER BANIDO COMO O FASCISMO!!!

    3. Totonho

      Ailsson,vocês vão querer matar mais quantos milhões de pessoas até que uma, ao menos uma!!!, experiência comunista dê certo?Aliás, você admite que comunismo é EXPERIÊNCIA, teoria, hipótese etc. Prefiro o capitalismo, que já provou que consegue ao menos produzir comida suficiente pra população...  E NÃO MATA TANTO!!!Fale aí sobre as dezenas de milhões de mortos do comunismo. Não tem coragem, né? Ou o cinismo não chega a tanto.

    4. AIL

      É proibido usar chavões? Desde quando é possível refinar o texto com limite de caracteres?Não é porque as experiências comunistas foram desastrosas que as idéias de todas as esquerdas estão erradas. Foram, sim, mal aplicadas. Não disse que poluição é exclusividade de capitalista. Apenas critiquei o fato de que para o Pondé, todo ambientalista é infantil ou simplesmente retardado, assim como todo mundo que participa de lutas sociais. E quem disse que o PT de hoje re

    5. Totonho

      Ailsson, esqueci-me de citar as dezenas de milhões de cadáveres que o comunismo gerou em menos de 100 anos de desmandos, assassinatos, miséria etc. Mas não se é esquerdista sem um mínimo de incoerência, de amnésia seletiva, de ignorância e de pura má-fé.

    6. Totonho

      Alisson, se o "capitalismo selvagem" (esquerdista só se expressa por chavões?) não resolveu as desigualdades, o que dizer dos infernos comunistas que, além de terem elites privilegiadas, não conseguiram nem produzir comida suficiente para seus escravos?Comida, pasta de dente, papel higiênico etc. Poluição? A Alemanha Comunista ("democrática", na novilíngua vermelha) era um dos lugares mais poluídos da Europa! Ah, e os banqueiros riem de orelha a orelha com os lucros que

    7. Mc

      O modelo capitalista não é muito saudável mas ao que a esquerda veio não foi demonstrado ainda. O modelo do Estado do Bem Estar Social amenizou algumas distorções nas sociedades em diversos países mas este é um modelo que se mostra defasado. A esquerda deve tomar novos rumos e não ser pretexto para pseudo-messias se beneficiarem do poder. Esse Brasil precisa de gestores e cientistas e não esquerdistas!!!

    8. Thiago

      Melhor isso do que o modelo com*n*sta cubano, onde a população sofre todo tipo de repressão, politica, religiosa, social, e os carros são dos anos 70 e 60, cuba está parada no tempo do com*n*smo soviético que fracassou a muito tempo No modelo capitalista a inteligencia vale ouro não somos obrigados a aceitar o que o estado oferece podemos chegar muitop mais longe basta ser criativo algo não muito valorizado no com*n*smo e no anarquismo e outras abe***ções.

    9. Thiago

      Melhor isso do que o modelo comunista cubano, onde a população sofre todo tipo de repressão, politica, religiosa, social, e os carros são dos anos 70 e 60, cuba está parada no tempo do comunismo soviético que fracassou a muito tempo. No modelo capitalista a inteligencia vale ouro, e não somos obrigados a aceitar o que o estado oferece, podemos chegar muito mais longe basta ser criativo algo não muito valorizado no comunismo e no anarquismo e outras aberrações.

  34. Marcel

    Prováveis reações ao texto: a esquerda bolchevique vai xingar, as demais vão se fingir de coitadinhas.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.