Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Jacinto

    O fato é que é necessário perpetuar a memória do holocausto, no mínimo como uma lembrança dos horrores de que o homem é capaz quando retira de um certo grupo sua essencial condição humana. Quando o outro deixa de ser um humano para se tornar um símbolo, as maiores monstruosidades se tornam possíveis. Por isso, Adorno estava certo também em sua reticência sobre a "cultura moderna". Sem este tipo de representação, a memoria deste evento se perderá, e isso é ainda mais lamentável.

    Responda
  2. Roubocoop

    Darwin era um religioso exemplar. Dedicou-se a observação da natureza. Descobriu existem colaborações, mas também que existem animais que comem o cérebro de outro ainda vivo. Descobriu que temos antecedentes comuns com os "Macacos", "Peixes" e "Aves". Observou holocaustos entre espécies. Antes que algum criacionista que se acha católico (mas não é muito) venha dizer alguma coisa, aviso: Para Darwin o criacionismo é um absurdo e o Papa concorda com a teoria de Darwin.

    Responda
  3. raimundo lulio

    O Povo de Israel consegue transformar em kitsch a própria "desgraça".

    Responda
  4. jorge

    Sabemos que o holocausto foi desumano no entanto oque nao sabemos é como foi a vida do povo alemao em Viena na decada de 20e30, quando a grande massa de trabalhadores estava escravizada e humilhada pelos judeus(inteligentes, organizados e inexcrupolosos) estrategicamente desagregavam lares alemaes a fim de marginalizarem os homens e prostituirem as mulheres,através da imprensa produziam ódio entre os alemaes do sul e do norte,impedindo a uniao do sangue alemao para reagir ao tratad de ver..

    Responda
  5. Spinoza

    Não convidaram as ciganas e nem as eslavas para que ninguem duvidasse que outros tambem sofreram muito mais, tanto em proporção quanto em quantidade. Viva o holoconto dos judeuses...Financeiramente deu certo.

    Responda
  6. The Truth

    E haja propaganda sionista disfarçada.

    Responda
  7. raimundo lulio

    Ora, mas pq tanta choradeira, se o holocausto é banalizado se não pelos próprios judeus?

    Responda
    1. rodrigo

      Que bom revê-lo. Vc estava hibernando aonde?

  8. Abraham

    Não há como retratar em películas, a maldade e a perversidade dos nazistas, que apoiados por aliados estrangeiros, mas principalmente pelo povo alemão, verdadeiros "carrascos voluntários", que deram a Hitler e a seus comparsas a legalidade e os poderes necessários para a prática de crimes tão cruéis contra o povo ju-deu, demonstrando todo o anti-semitismo. Contudo, em vista da atual política negativista, crime tão abominável quanto o do Holocausto dos Ju-deus, esses filmes são importantes!

    Responda
  9. Weimar Figueiredo

    Eis aí meu caro João (você é meu caríssimo escritor, se você me permite dizê-lo) algo com o qual tenho a maior dificuldade para concordar ou dele discordar. É melhor o silêncio. Não, não o censuro! Eu mesmo é que não sei o que dizer. Critico aquela "Miss" e suas concorrentes, ou delas tenho uma enorme pena? Sei lá, João! Os seres humanos muitas vezes são tão estranhos! Meus estranhos, quero dizer. Nossos, meus e seus, certamente. Abração, JPC.

    Responda
  10. goym

    Antes de tudo a historia do holocausto é espalhada na mídia pelo lobby judaico, sob a forma de filmes, reportagens ad nauseam. Historiadores independentes tem duvidado da hstoria do holocauto e por isso são ameaçados de prisão. Por ex. o diário de Anne Frank é um fake inventado pelos sionistas; o diário foi escrito com caneta esferografica, que nãoexisitam na época. Também pergunta-se como seria possivel queimarmilhões de corpos em Auschwitz, sabdo que um ´so corpo leva horas para ser consumido.

    Responda