Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ap

    Exatamente, Hélio, "Ao menos em teoria, o método científico é o oposto do dogma (religioso)." O dogma é "verdade absoluta". O método científico leva a uma verdade apenas provisória. Assim a mistura da ciência com a fé não é estável, como não é estável a mistura de água com óleo. O conhecimento científico apoia-se no questionamento de sua substância. Para o dogma, sua substância é intocável e a razão que se "vire" para entendê-lo, completando-se com a ambiguidade da fé, origem do 11/09/2001.

    Responda
  2. Mimosa Hostilis

    A Verdade é um processo. (ou seja, nunca é fechadinha, 'prontinha' como a grande maioria quer).

    Responda
  3. Leonardo Vieira

    Uma pena o articulista falar a respeito do método cientifico e "esquecer" de citar os religiosos, cientistas e filósofos cristãos (notadamente os escolásticos) que tanto contribuíram para a formação do método científico, só pra não ter que lembrar da IMENSA contribuição da Igreja Católica para ciência. Prefere ficar no lenga-lenga e clichê Religião x Ciência (Dogma X Método Científico).

    Responda
  4. Sebastião Simionatto

    A execlência do Modêlo Padrão vem de muitas ferramentas matemáticas. Mas este grande feito intelectual da física se deve a teoria de grupos, sejam contínuos ou discretos, e isto é a matemática do século XIX!Eu me pergunto toda vez que deparo com um hermético texto matemático.Que coisas maravilhosas a matemática do século XX e XXI podem conter para ajudar a física a continuar a ser mais que uma ciência mas uma forma de expressão artística que não perdeu a força se comparada a música e literat

    Responda