Painel do Leitor > Para leitora, vitória corintiana traz reflexões sobre o papel do cidadão Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. barrosfilho

    Muito interessante e oportuno o artigo...concordo com tudo o que foi dito. Só que, a gente não pode esquecer o papel da mídia nessa questão, ou seja, de maior incentivador das massas...pelo menos, nesse quesito:futebol!!!!! Bom seria,como já foi mencionado em cometário anterior, que esse incentivo da mídia em "inflamar" as torcidas funcionasse também por causas muito mais nobres...como por exemplo, incentivando o cidadão a lutar por um país mais justo, mais humano e etc...!!!!!

    Responda
  2. Pepper

    Essa não foi simplesmente a vitória do Corintia, como eles mesmo dizem, foi tb a vítória da desordem, da intolerância, da baderna, da privação dos direitos dos outros e tudo isso apoiado pela rede bobo, que fatura alto com essa nação de fanáticos, capaz de fazer qq coisa pelo seu clube...

    Responda
  3. caio

    Poucas semanas atrás, no Egito houve uma mobilização de festa da sociedade em que eles estavam comemorando a saída de uma ditador e a entrada de um novo presidente, e que isso representa uma esperança de vida melhor ao povo. Aqui no Brasil, o cidadão grita pelo time amado e não sabe por que o faz! Paga 55% de imposto numa latinha de cerveja, (cerveja de baixa qualidade), e nem se dá conta disso. Como diz a reportagem, vamos mudar esta visão, acessem avaaz.org (fica a dic

    Responda
  4. bigode

    Engraçado, esse pessoal, não me lembro de nada disso nas outras libertadores, agora que chegamos, a raiva é uma só. Somos campeões, e, nda mudará o rumo das outras coisas, quem quiser que faça a diferença. vai corinthians"!!!

    Responda
  5. luciano_pereira

    É a festa foi bonita por que venceram!!! Porem se tivessem perdido qual seria a reação?Se o "time" compensa a falta de felicidade do individuo, a derrota do time justificaria a demolição que seriam capazes de realizar devido a frustração?

    Responda
  6. Ricardo Freitas

    Muito interessante o artigo. Parabéns. Conseguiu fazer uma análise crítica do nosso povo, sem ser deselegante.

    Responda
  7. Urbano

    A maior complicação não é este artigo e sim enfrentar os TRENS LOTADOS DA CPTM até nos finais de semana e ainda ter que fazer baldiação em TATUAPÉ. Entretanto, se o vai Corinthians incomoda, deixa os outros ser feliz!

    Responda
  8. Daniel Costa

    Discordo totalmente. Você pode até ficar descontente com o numero de pessoas que dão bem mais atenção ao futebol do que propriamente para os interesses sociais e políticos, mas isto tem outro nome : falta de educação e cultura. E nada tem haver com o esporte em si, pois gostar do futebol não tem classe social. Uma coisa é discutirmos os reais motivos do desinteresse do povo brasileiro com aspectos sociais, outra coisa é discutir a preferência esportiva de cada um !

    Responda
  9. fernando coelho

    Poderiam ter enchido o picinao da martaxa com esgoto e terem ido todos para lá comemorar, afinal ninguem morreria afogado mesmo. Mer----d@ nao afunda.

    Responda
  10. Thedes

    Peço desculpa pela minha Opinião, mas, Diversão é diversão, politica é politica, futebol é futebol, então deixem os Corinthianos comemorarem

    Responda
  11. agjornalista

    Perfeitas colocações. Penso exatamente assim, sem por e nem tirar. Nunca vi um texto tão direto. Gostamos de futebol, mas isso não pode ser a nossa prioridade na vida social. Outro dia eu disse. Os jogadores ganham e os torcedores perdem.

    Responda
  12. RitaAndrade

    É o mesmo em relação ao carnaval. O brasileiro tem uma capacidade enorme de se organizar. Basta a motivação. O amor pelo time de futebol faz parte da nossa cultura. É transmitido pela paixão de nossos pais ou de alguém querido que admiramos (na maioria das vezes). Pena que a família, a escola e a sociedade não incutam outros valores com a mesma eficiência, até, porque, não convém a muitos. Sou corinthiana (pertenço a nação de torcedores corinthianos). E não tenho nada de alienada.

    Responda
    1. hortzertz

      quisera todos os corinthianos fosse que nem vc, mas infelizmente 90% não são, são totalmente brutalizados... os de outra torcidas também, mas a do corinthians dá aula.

  13. Deb

    concordo e digo mais ... a mídia promoveu muito tudo isso... promove a idiotização, a política do pão e circo continua e assim caminha a humanidade...

    Responda
  14. antoniohenriq

    De pão e circo vivem as grandes massas brasileiras.

    Responda
  15. Ricardo Hiraishi

    Independente de ser futebol, Corinthians, etc, o brasileiro é por natureza acomodado. Por que não vemos mobilizações, principalmente de estudantes (cadê eles???) pedindo MELHORIA DA QUALIDADE DE ENSINO. Por que não vemos a população pedindo UM BASTA A VIOLÊNCIA. Entre outros assuntos como CORRUPÇÃO, IMPOSTOS, etc. Em países que sabem comemorar a vitória dos seus times de futebol, eles também sabem se mobilizar para coisas importantes. Exemplo: Chile, Argentina, França, E

    Responda
    1. hortzertz

      pelo jeito vc é corinthiano né? não entendeu p... nenhuma...

    2. Thedes

      Brasileiro acomodado é brincadeira sua, em que Mundo vc, vive, um dos Povos mais batalhadores e que pagam altíssimos imposto, merecem ter uma válvula de escape seja futebol ou teatro.

  16. Dan Garcia

    Sou santista e não vejo nada errado na comemoração dos corintianos assim como de qualquer outra torcida. O esporte não é alienação. É esporte, é cultura: fazem parte da vida saudável. Alienados podem ou não gostar de esporte, não existe relação de causa e efeito entre eles. O reprovável nos que montam o marketing do Corinthians é essa "ideologia" de que são uma nação a parte e de que são "especiais" e superiores aos demais. Fortalece um fanatismo que isola os cori

    Responda
  17. Velbinho

    Veja menos televisão ... Ou ninguém percebeu que a globo hipnotizou a massa para aumentar o preço dos comerciais. Isso é marketing, manipulação. Isso é bom pra globo, para o governo. Tome uma atitude pelo menos, não assistindo TV. Tem a internet. Tem jornal.

    Responda
    1. hortzertz

      promoveu a idiotização porque aceitamos, claro, isso pra corinthiano é a coisa mais fácil do mundo...

    2. Deb

      é isso aí, a mídia promoveu essa idiotização em grande parte!

  18. PT

    O que se trata na realidade é a maneira que esses bailes acontecem, aonde e como são realizados. Infelizmente na capital de São Paulo não temos politicos competentes para notar que da maneira que esta não é possivel se manter a ordem e o sossego publico. Inicialmente deveria ser criada uma maneira de acabar com automoveis com esses sons fora das especificações de fabrica. Multa, apreensão do veiculo e B.O. para o proprietario o qual deveria receber lições de cidadania e como viver em socieda

    Responda
  19. borges

    LEDO ENGANO. FOI O BRASIL QUE PAROU.É A TORCIDA QUE MAIS CRESCE EM TODOS OS CANTOS DESE PAÃS.O CORINTHIANS ESTà SE TORNANDO UM EMBLEMA SIGNIFICATIVO PARA TORCEDORES/CIDADÃOS QUE DESEJAM SER FELIZES. AMAR E TORCER PARA O CORINTHIANS É DIFERENTE, ESTIMULANTE, COMO SE FOSSE UMA DROGA NÃO NOCIVA QUE NOS DEIXA EM ESTADO DO NIRVANA CONSTANTE. FUI FLAMENGO. HOJE, SÓ QUERO SER CORINTIANO.

    Responda
    1. Thiagodof

      Colega, tua declaração de amor estava muito lúcida até a hora do "FUI FLAMENGO". Me desculpe, mas torcer para um time é algo muito íntimo, não se troca como se troca de carro. De fato acho que você ainda não tinha um time e encontrou a felicidade no corinthians, da mesma forma que encontramos a felicidade em outros times. Detalhe: sou palmeirense.

  20. chilli pepper

    torcida burraa... deviam quebrar as casas dos políticos corruptos ao invés de depredar a cidade... o brasil com certeza seria melhor.

    Responda
  21. eu mesmo

    Bom texto. Mas faço algumas considerações importantes. Primeiro, a cidade parou pq foi o Corinthians, que deve ter apenas 40% dos moradores como torcedores. Qual cientista social explica 100% da cidade parada? Segundo, capítulos finais de novela rendem a mesma audiência e os mesmos comentários. Terceiro, lazer e ativismo social não se confundem. Ernesto Guevara amava futebol. Ativismo social se confunde com Educação. E esta infelizmente não temos.

    Responda
  22. dacorte

    O que eu acho? acho que vcs não tiveram infância, e foram "educados" em apartamentos....para com isso, para de achar que quem gosta de futebol é alineado, e quem gosta de Tênis???ficam balançando suas jóis e se abanando com chapeus panamenhos? são também alienados??? sabem que vcs precisam? precisam, ou precisariam começar a trabalhar aos 9, 10, 11 ...anos, pra ajudar as despesas d fmília, e depois conseguir sobreviver e ir ao Pacaembu...enfim, vão trabalhar...

    Responda
  23. edu

    (copado mundo) dâ mais votos:a/o/ po/vo p/ão e cir/co ensino público dequalidade da/ria sen/ so crí/ ti /co e n/ã/o vo/to/s muito provavelmente.Então, porque um pol/íti/co in/ve/st/iria nisso?

    Responda
  24. edu

    Um cidadao com s/en/so c/rí/tic/o ñ votaria n/e/ss/es qes/tão ai, p/o/r is/so

    Responda
  25. Toninho Malvadeza

    Ah, entendi. Quando a "seleção brasileira" ganha e todo mundo comemora, é normal; Quando o palmeiras ganha, e a sua torcida comemora, é normal; Quando o são paulo ganha, e a sua torcida comemora, é normal; Quando o santos ganha, e a sua torcida comemora, é normal; Agora, quando o Corinthians ganha, "são um bando de alienados que deveriam estar preocupados com questões relevantes para o nosso país", é isso??

    Responda
  26. edu

    O s/en//sor deste jornal deve querer que eu diga que esta tudo bem com a ali//enaçao

    Responda
  27. edu

    Alguém com se/n/so c/rí/tic/o ñ votaria n/e/ss/es que estão ai, por isso in/veste/m nesse esporte (copa do mundo) d/â mais vo/tos:a/o/ po/vo p/ão e cir/co  ensino público de qualidade daria s en so crí ti co e n/ã/o vo/to/s. Então, porque um político in/ve/st/iria nisso?

    Responda
  28. HuqqerT

    Psicólogo é uma mer da mesmo...estraga qualquer coisa.

    Responda
  29. Sandoval

    Leitora querida Vai procurar sua filha ou sobrinha numa micareta beijando 40 bocas diferentes na mesma noite.Cada uma.A massa quer é se divertir, futebol é entretenimento e não polítitica.

    Responda
  30. Detonador

    Estava vendo as fotografias do período da ditadura militar e lembrei que naquela época os jovens eram mobilizados por uma ideologia em comum, que canalizava os esforços individuais em prol de uma causa coletiva. Atualmente, não temos uma convergência de ideais, capaz de incentivar o coletivismo. Sobrou o futebol, ser uma espécie de válvula de escape para a energia acumulada ao longo do tempo. Ótima discussão...

    Responda
  31. reynante

    Cidadania???? Isso aprendia-se na escola na época da ditadura nas aulas de OSPB. Hoje esses mar-gi-na-is só sabem letra de funk e seus direitos básicos, pois o direito dos outros ODA-se...

    Responda
  32. Colla

    Essas atitudes exageradas representam a falta de referências que vive hoje nossa desorientada sociedade. Nessa lacuna as mídias criam nossos heróis e ditam o comportamento, claro que tudo em prol do retorno financeiro.

    Responda
    1. hortzertz

      falou tudo amigo, em poucas palavras...

    2. Deb

      resumiu tudo!

  33. Nacios

    Quer falar de alienação e papel do cidadão, porque não faz um atigo sobre Big Brother Brasil, e deixa o futebol de lado? acho que é até saudavel curtir um futebol e ter aquela rivalidade, é um meio divertido de se ter um happy hour depois de horas cansativas de serviço. Logicamente não estou falando de torcidas organizadas e fanaticos roxos que destroem tudo apos o jogo isso na minha opinião é ignorancia do cidadão.

    Responda
    1. reynante

      Apoiado Vinicius, tem cada bbk na rua que dá até medo de pensar o que um imbecil daqueles não deve fazer em casa com sua mulher e filhos quando seu time perde uma partida. Gente bur-ra mesmo, não tem outra qualificação...

    2. Nacios

      Artigo*

  34. Kissy Folder

    Cidadania é o que mais falta no Brasil. O Brasil é um país de indivíduos. O que é público não é de ninguém (ex: dinheiro público desviado, ruas e praças vandalizadas etc.), ninguém respeita ninguém, não é uma democracia participativa (as pessoas aparecem para votar e depois ninguém acompanha o que os eleitos estão fazendo, nem para onde está indo o dinheiro dos impostos, ninguém cobra). É o país do cada um por si. Nenhum senso de coletividade.

    Responda
  35. alcides

    A Matéria chama cartolas de corruptos, bem podem até serem corruptos mas juntamente com eles tem os empresários que podem ser considerados cartolas, a maioria dos Presidentes e seus dirigentes mais próximos e os jogadores, todos fazem um negócio mercantilista do futebol de acordo com seus interesses financeiros.Agora temos que relevar que futebol é privado e não existe corrupção do dinheiro público, por isso as responsabilidades são dos associados dos times.

    Responda
  36. alcides

    Pensar que as torcidas tem que sair na Rua para impor seus direitos perante uma classe política tão nociva para a Nação, é um grande erro, futebol é futebol e política é política.A pessoa como torcedor tem que torcer e participar da vida de seu clube, afinal as torcidas são as identidades dos times.Esse mesmo torcedor como cidadão deve sair sim as Ruas para reenvidar o que não exdiste na política a ética.

    Responda
    1. hortzertz

      mais um corinthiano que não entendeu nada...

  37. alcides

    A matéria sita: no futebol, quem enriquece são os patrocinadores, jogadores e cartolas corruptos. Que tal refletirmos a respeito?No caso do futebol eles tem uma grande vantagem por ser o único esporte do Brasil totalmente privado, não usando o dinheiro público e não fazendo mensalões como os outros esportes fazem.Imaginem que tem uma propaganda da Caixa que fala que ela gasta mais de 120 milhões por ano para sustentarem meia duzia de esportes, e quantos vag abundos mais.

    Responda
    1. Strambósio

      Infelizmente isso já mudou com a copa-2014, o governo está financiando estádios para vários clubes. Basta ver o elefante branco de Itaquera.

  38. Vamos ver

    Há pessoas aqui que não entederam a mensagem do leitor. O que ele quer dizer é: Em vez de serem fanáticos por futebol... Poderiam desviar parte dessa energia toda para termo um Brasil melhor. Pois é raro (nunca vi pelo menos) 5000 torcedores indo para a paulista e protestar contra a corrupção do Brasil.. Ou por melhores condições de saúde, segurança, etc... Vejos esses 5000 torcedores quebrando tudo por conta do time ganhar ou perder. Pensem!!! E não há time X ou

    Responda
    1. rcdlucas

      para você ver, fanáticos por futebol não são capazes sequer de interpretar um texto.

  39. Kelly Curitiba

    Depois da manobra em 2005 para tirar o titulo do Inter favorecendo o Corintiaas não acredito em mais nada onde estiver midia e CBF.

    Responda
    1. hortzertz

      parte 2 - ele pula depois que o sheik chuta e ainda finge que ficou irritadinho, é demais, nem simular direito eles sabem, aquele chute do segundo gol até meu sobrinho de 4 anos pegava, em fim, o boca faturou legal, tipo assim, já temos 7 mesmo, deixa eles ficarem felizes e a gente fatura um.

    2. hortzertz

      parte 1 - vamos aos fatos, no primeiro tempo o goleiro do boca "finge" que se machucou, pois aí se o reserva falhar pode dar margem de que era o reserva então isso era aceitável. Nos dois gols o goleiro finge que é uma beleza, no primeiro sheik chuta de um lado ele pula pro outro, no segundo para que eu quero descer, o boca que tem 7 libertadores atrasa a bola com um corinthiano no meio, qdo fica cara a cara com goleiro do boca, o goleiro só pula depois que ve a bola dentro do gol... continu

    3. hortzertz

      talvez eu seja mais velho que vc, por isso não acredito em mais nada desde dez anos antes de vc, futebol e td armado, inclusive esse jogo, já comprovei isso oficialmente com um pai do amigo meu que era árbitro e contava as falcatruas que faziam as confederações, inclusive na copa...

  40. peppejatireiavela

    Excelente reflexão. Nos últimos dias a única coisa que ouvimos foi "Vai Curintias!". Ninguém mencionou a CPI do ÃguaFunda, ou a greve das federais, o governo dizer que não rola dar 10% do PIB para a Educação porque vai "quebrar o país", mas que liberar bilhões para construções de estádios inúteis é ok; isso pode. Não vejo problema em torcer para times de futebol, mas o brasileiro não sabe o que é meio-termo. Religião, futebol e opção sexual geram os piores tipos de intolerantes.

    Responda
    1. Sandoval

      BrunaBrasileiro não sabe o que é meio termoEle quer saber é do meio campo.

  41. MSantos

    Se a leitora conhecesse a história do SCCP, ficaria espantada: os primeiros exercícios de democracia nesse país foram ensaiados no clube com o nome de Democracia Corinthiana, no final da Ditadura!!! O resto é resto!!!!!!!

    Responda
  42. xxxx

    Concordo com ela e digo mais. O futebol virou uma religião, um dogma fundamentalista. Estamos todos anestesiados, alheios a realidade social ou se sentindo impotente diante dos problemas sociais de nosso país, que afetam a todos, ricos e pobres, negros e brancos. Talvez por isso o torcedor fanático se manisfeste com tanta insanidade quando o time perde ou ganha. É como se estivesse vivendo por procuração em frente a tv.   

    Responda
  43. Não tenho

    O grande problema do futebol é que os ditos torcedores, quando se juntam na paixão pelo clube, se esquecem dos princípios da dignidade, da tolerância, e até da amizade para cometerem atos de vandalismo e violência como temos vistos com casos até de mortes. Isso torna o futebol não uma diversão, mas uma guerra.MUDAR O QUE? QUAL FOI A BESTEIRA QUE ESCREVÃ. ESSE JORNAL MAIS PARECE UM PASQUIM DE IGREJA EVANVELICA.

    Responda
    1. rcdlucas

      a censura desse jornal realmente enche o saco. às vezes levamos um tempão modificando e trocando palavras para não ser censurado. ridículo.

    2. Kissy Folder

      Henrique, é verdade. Tem tanta palavra pré-censurada que às vezes você não escreve nada de mais e tem que ficar modificando o texto. Estranhíssimo para um jornal que lutou contra a ditadura e sofreu com a censura.

  44. Felipe Santos

    É valido desde que, as pessoas se respeitem,independente se fulano torce pelo time A, B ou nenhum. Acho tudo muitocontraditório, principalmente quando vejo alguns torcedores idolatrarem certosjogadores que se julgam deuses que não estão nem aí pra sociedade e esses mesmostorcedores quebram carros, batem em suas esposas e não respeitam os própriospais (que deveriam ser seus verdadeiros ídolos).

    Responda
  45. Darlan G

    Talvez nossa sociedade seja bem mais uma nação influenciável que entra no "auê" de uma mídia manipuladora do que uma nação de torcedores. A mídia tenta fazer de uma equipe de futebol um supertime, e assim arrebatar gente para assistir os comerciais de seus patrocinadores. Pouco gente torce de fato, a maioria só gosta de se juntar ao barulho e seguir uma multidão. Se a modinha não for futebol, mas qualquer outra coisa, vai ter muita gente aderindo e propagando uma campanha de fundo mid

    Responda
  46. XicoMello

    Temos um SUS falido, universidades federais em greve há quase 2 meses,Cachoeiragate em Brasília, violência subindo e é o futebol que leva opovo às ruas e até à internet para comentar. O brasileiro gasta horas falando sobre futebol, mas odeia setiver que ficar meia hora na fila em dias de eleição pra votar. Ofutebol vai melhorar nossa vida quando? Política do pão e circo do século XXI. DUVIDA? ESSE ARTIGO TEM TUDO PRA VIRAR UMA DISCUSSÃO SOBRE FUTEBOL, COMO SEMPRE.

    Responda
    1. Aristide

      Ficar criticando na frente do computador a preferência dos outros é fácil, e você já fez o que de prático para melhorar a sociedade? Votou em candidatos que fazem política de acordo com seus interesses?

    2. Silvinho

      relutei em entrar nesta reportagem, mas ainda bem que o fiz. Beleza de comentário.

  47. Darlan G

    Muitas décadas atrás o brasileiro não tinha tv me casa, mas sempre um radio. As grandes estações de rádio que transmitiam para todo o Brasil eram cariocas e, assim disseminam o flamengo por todo o país. Hoje as grandes emissoras que transmitem nacionalmente são quase todas paulistas, e tentam fazer do Corinthians um super time. O que faz do corinthians um time antipático nem é tanto sua culpa, mas mais da mídia que sempre tenta nos manobrar.

    Responda
    1. Horacio Goldmann

      Quanda viagem... Vai lá "massa de manobra".

  48. Tche Rex

    Pois, para mim, traz reflexões sobre o papel do dinheiro e do patrocinador na história das competições esportivas

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.