Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Dewey

    Todo mundo sabe que o patrão do Paul, o NYT, é abertamente pró-democrata, portanto as opiniões dele devem ser tomadas com ressalvas.

    Responda
  2. ED

    Pode esquecer este formato da teoria economica clássica de ficar desvalorizando a moeda para concorrer com chineses, voces só agravaram ainda mais o problema!! Voces do ocidente não tinham e não tem preparo para concorrer com dois bilhões de chineses comunas que trabalham mais, reduzem custos e tem disciplina ! Esta é a pura verdade!! Além do mais não foi voce quem previu a crise de 2008 e sim o noriel roubini!!! falso genios e profetas só enganam!! Fora Paul Krugman! sua teoria é furada /p

    Responda
  3. ED

    Todos optaram por globalização e integração da china na OIC então que voces falastrões comunas tenham ao menos coerência e sensatez de admitir que para concorrer com o chineses o ocidente sindicalizado fracassará com certeza, no ocidente sindicatos ditam a regras e mordomias!! na china comuno/capitalista eles não ditam nada!! Voce quer ser estereotipo de gênio em economia(caramba não enxerga isto debaixo desta sua barba!!?).Os custos chineses ganham estrondosamente dos custos produção ociden

    Responda
  4. Henrique Küste

    Artigo muito bom. Qualquer estudante de primeiro período de Economia sabe que a terceirização destrói o mercado interno e a classe média, gerando uma faixa de trabalhadores (fluxo nominal) miserável, o que puxa o nível do consumo para baixo. É uma rotatória negativa e ajuda a compreender os "empregos lixo" nos EUA. Ah, claro, a gente também pode chamar o empregado terceirizado de "subprime", para entender melhor onde começam as raízes profundas da crise nos EUA. Terceirização = Miséria.

    Responda
  5. Robson

    O barbudinho não esconde sua militância. Chega a ser vergonhoso sua campanha contra o "mainstream", e pra isso usa o velho discurso da autoridade. Nossa sorte é que ele é apenas um professorzinho (de economia internacional-o ricardo deve estar se remoinhe-do em seu tumulo), um barbudinho que se mete a entender de macroeconomia.

    Responda
    1. Felicia Machado

      Pode-se discordar de uma opinião sem transparecer tamanho despeito: o "barbudinho" é professor em uma das melhores universidades do mundo e Premio Nobel de economia. Com certeza o teu currículo tem mais qualificações que dele, verdade?

  6. Não tem

    É reconfortante ler argumentos lógicos e inteligenes.Mas tudo faz crer que o velho Marx tinha razão. Em tempo: Na América Latina a terceirização abriu brecha para o trabalho escravo.

    Responda