Ciência > Anestesista japonês pode ser cientista com mais fraudes Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Flavius

    O pior de tudo, mais grave a curto e longo prazo, é o ´efeito cascata´, pois muitos não saberão que esses artigos não tem fundamento, e usarão como referência. O ramo da História é até hoje completamente prejudicado por fontes inexistentes e inventadas. Imagine para a medicina e outras areas de maior importância o poder desse ´efeito cascata´.

    Responda
  2. Maruco

    E aqui no Brasil? Currículo que "Lattes" não morde... Seria uma boa pesquisar...

    Responda
  3. Hélio Shinsato

    172 não é "mais do que o dobro" de 90. Mas é muita fraude acumulada em tempo demais. Lamentável o excesso de confiança nos pesquisadores e a falta de instrumentos de aferição das pesquisas. A cultura japonesa funciona bem no dia a dia, c/ as pessoas cientes de suas responsabilidades e respeitando as leis. Isso não vale, porém, p/ a política e para a ciência, por exemplo. Nessas áres, as implicações da não vigilância podem ser muito prejudiciais. As publicações também precisam controlar melho

    Responda
  4. L. Martins

    Pelo menos foi a Direção da Universidade quem descobriu , denunciou e esta dando a devida punição ao infrator . Ao contrario no Brasil se alguém de fora não denuncia , ninguém sabe de nada e providencia nenhuma é tomada até para proteger o nome da instituição .

    Responda
    1. ofox

      Pior que "os de fora" denunciam, sai no jornal aqui, e ainda assim nada de verdade é feito a respeito nem para corrigir a falha nem para punir o infrator. Todos muito bem, obrigado...

  5. PG

    Isso não é novidade não !!!! A diferença que o Japa tem de muitos outros falsos pesquisadores é que ele foi pego.

    Responda
  6. Francisco Montes

    O professor japonês do fraudador adotou a "cultura do coitadinho" ao não denunciar o aluno, mas o professor brasileiro da UnB, que comentou o fato, preferiu cair na cultura do "vira-latas", que manda que se fale mal do Brasil, como se isso elevasse o prestígio de quem faz a crítica gratuita. Como dizia um amigo: "Se achar melhor que os outros é coisa de gentinha".

    Responda
  7. Fabio

    Que sujeito insensível.

    Responda
  8. Robertônio Luiz Pedrosa

    Desonestidade é uma mal universal.... O que não é universal é a punição.

    Responda
    1. ofox

      Muito bem colocado, na medida!

  9. Anne Marie Schaim-Sterblitz-

    se fosse brasileiro seria escolhido para ser ministro da saúde no governo da Turma do Pingucinho.

    Responda
    1. Pedro

      Anne, o seu comentário nos mostra, de forma bem clara, o quanto vc precisa de um tratamento urgente! Vc é portadora de um distúrbio mental que a faz ter uma fixação pelo ex governante e isso, a meu ver, é uma forma compulsiva e autoreprimida de paixão. Procure se tratar. Nao sei se esse seu mal tem cura, mas com certeza tem controle.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.