-
Mia
Qual o sentido em especular sobre um possível desperdício nas universidades públicas diante da corrupção que nos cerca? Diante do fato de que todos os serviços públicos estão sucateados, por mais abusiva que nos seja a arrecadação? E como é!!! O que deveria ser questionado antes de tudo é o motivo pelo qual há tão pouco retorno para tantos impostos pagos. É justamente o mau uso do dinheiro público que faz com que se procure boas escolas privadas e faz dos convênios médicos um mal indispensáv
-
luizcandidob
Gilberto, mais um palpite infeliz e incoerente com o que você mesmo observou sobre os quase 40% da renda que a classe média paga sem retorno algum. Esta parte do povo (sim, povo!) brasileiro é obrigada a pagar a escola dos seus filhos porque o ensino público foi sucateado. Quando seus rebentos chegam à universidade, finalmente haverá algum retorno da fortuna que foi dada aos governos corruptos e incompetentes. Aí não pode, pois ele é "rico" é é injusto que "os pobres paguem o ensino dos rico
-
everaldo
mo aluno de faculdade publica defendo a gratuidade do ensino sim...Seu texto é inconsitente do ponto de vista e forma.O problema não esta no ensino superior e sim no ensino basico.Não adianta o aluno de escola publica não ter a igualdade de competitividade com o da escola particular.Se vc não equiparar o sistema vai ser assim.Cobrar o ensino superior no minimo seria ridiculo num país onde temos poucos jovens na universidade.è necessario sim, investir na educação basica,essa sim carece de ate
-
JULIANA FERNANDES LEDO
De onde tirar dinheiro? Da alta arrecadação de impostos que o senhor mesmo citou que pagamos. Pq sugerir que as universidades sejam 'privatizadas'? Pq não sugerir mais transparência na distribuição do dinheiro público e nos seus gatos? Pq não combater a corrupção? A roubalheira? Seu texto além de incoerente é inconsistente.
-
Eleitor_Atento
Universidades estaduais e federais não deveriam ser gratuitas, mas sim cobradas de acordo com o poder aquisitivo de cada aluno: paga mais que pode mais e vice-versa. Sabemos que a maioria que estuda nelas é parte da elite. Pobre está usando o PROUNI para estudar (nas escolas que são execradas pela mídia).
-
Aldemir
A maior razão da escola pública ser tão ineficiente é a seguinte: seu público, começando pelo ensino infantil, p/razão da grande pobreza, são crianças deseducadas, mal nutridas, sem os mínimos parâmetros de civilidade e sociabilidade, c/diversos problemas em suas famílias, q/não conseguem apoiá-las em casa. Chegam assim nas escolas e a escola tem que, além de formá-las intelectualmente, educá-las socialmente, inclusive na higiene. Esse é o inverso da realidade da escola particular, e segue a
-
Aldemir
Gilberto vc mexeu com formigueiro. A verdade nua e crua é a seguinte: a educação é o maior e + eficiente 1/2 de perpetuação da enorme desigualdad social no Brasil desd sempre e a elite continua a kerer legitimizar esse absurdo. Dizer q os alunos da classe média precisam estudar em escolas particulares pq as públicas ñ prestam e q é justo estarem nas universidades é de 1 sinismo descarado. O certo seria q só os melhores alunos das escolas públicas tivessem bolsas nas públicas,tds os outros pa
-
Rei
Difícil ver uma publicação desta, vinda de uma pessoa que escreve pra todo o Brasil, com um conteúdo tão ridículo e desprovido de qualquer sensatez.
-
Maurício
O que não é justo são estudantes ricos, que tiveram acesso aos mais caros colégios, ter seus estudos bancados pelos impostos da população, inclusive pelos mais pobres, sem nenhuma contrapartida, enquanto que aqueles que não tiveram condições de estudar em bons colégios são obrigados a pagar mensalidades em universidades particulares. O perfil sócio-econômico é que deveria ser o parâmetro para a cobrança ou não de mensalidades em universidades públicas. É rico, paga. É pobre, não paga. Simple
-
jomar vasconcelos
A universidade pública não é gratuita. Ela é paga com o imposto de todos nós. Sabemos, também, que a carga tributária brasileira inside mais sobre os pobres, percentualmente.
-
maac
Concordo plenamente que alguma coisa de diferente tenha mesmo que ser feita a favor da qualidade do ensino, e pode ser que pagar seja uma delas. Entendo que uma vez pagando as escolas deveriam prestar mais satisfações ao público do que vem sendo ensinado.Outro assunto que gostaria de ver discutido é como as pessoas que estudam em escolas públicas deveriam restituir por meio de serviços para a comunidade o que foi gasto com elas. Acho que iniciativas como o Projeto Rondon deveriam ser
-
Maurício
A universidade pública deveria ser gratuita para quem não pode pagar mensalidades. Os mais abastados deveriam sim pagar mensalidades, revertendo-se esses valores em bolsas de estudos para os mais necessitados, porque atualmente boa parte dos que cursam universidades públicas são oriundos de colégios particulares, enquanto que os mais pobres, que estudaram em escolas públicas, ou não conseguem cursar uma universidade ou tiram dinheiro de onde não têm para custear universidades particulares.
-
FLÃVIO GALDINO
existe um mal entendido, confundir o sistema americano de universidades pagas como algo auto suficiente. As instituições americanas dependem principalmente do dinheiro publico e doações, e existe diversas formas e créditos educacionais para saldar as mensalidades durante muitos anos,e uma estrutura social que permite isso. Apesar de achar um bom sistema, não é o melhor modelo para a sociedade brasileira,que sofre com um ensino fundamental ruim, e uma das maiores desigualdades sociais do mund
-
Adri
Não entendo que a universidade deveria ser uma fortuna, mas um valor menor poderia ajudar a melhorar a qualidade do ensino e ainda oferecer vagas para os mais carentes e capazes em boas universidades. Quanto o governo gasta como o ProUni para colocar estudantes em universidades de segunda linha, apenas enchendo os bolsos dos donos dessas instituições? Quem pode pagar pela universidade deveria sim ser cobrado.
-
jomar vasconcelos
A dívida dos americanos com financiamento escolar já é maior que a dívida com cartões de crédito. Será que esse é o modelo ?
-
-
RÊ
Poxa Dimenstein, acabar com a faculdade gratuita?? Tá de brincadeira, né? O que tem que acabar é essa farra com o dinheiro público! Tem que ter ensino superior e ensino médio de qualidade e gratuito!! Faculdade privada tem aos montes, mas de qualidade... aí é outra história!
-
Toninho Malvadeza
Eu sou adepto da seguinte tese: Estudou em escola pública, vai pra faculdade pública Estudou em escola particular, vai pra escola particular. Estudou em escola particular e quer estudar em universidade pública? Após a formatura, os profissionais de saúde vão pros rincões do Norte, Nordeste, Centro-Oeste do Brasil, onde a carência de profissionais é grande e pague seus estudos com trabalho. Os demais, pague trabalhando onde for necessária a sua mão de obra.
-
Martin
O Sr. está propondo a revogação da Lei Áurea? Ou a pena automática num campo de concentração para os profissionais oriundos de faculdade pública? Estudar em faculdade pública virou crime? Os mais abastados (que também pagam impostos) não tem direito aos serviços públicos? Ah, claro, mudaram a Constituição... os direitos dos cidadãos passaram a ser relativos, tomando por base a sua conta bancária e seu patrimônio!!! E quem estudar em faculdade pública se tornará um servidor público compulsóri
-
-
toin
Não há "univerdidade gratuita", assim como não há almoço grátis. Ela é paga com os impostos daqueles que as utilizam. E quem mais paga imposto é a classe média, de quem o colunista quer retirar esse UNICO benefício que o governo lhes oferece de retorno. Esse "privilègio", porém, é dado pelo mérito dos alunos que estudam e passam no vestibular/enem. Como muita gente hoje odeia o trabalho e o mérito, preferem elogiar as bolsas e as cotas, exemplos da ma-fé do estado no uso do dinheiro público.
-
Pedro Mülbersted
Queabsurdo! Tomar uma causa justa para levantar a ideia de cobrar mensalidade noEnsino Superior... Pior que isso, só se sugerisse a privatização de uma vez! Além do mais, ninguém quer que o governo tiredinheiro da educação básica, da saúde, que aumentem os impostos, etc. Até porque todos sabem que a fatia maior do bolo vaipara vereadores, prefeitos, deputados, senadores,etc., que pouco ou nada fazem em comparação com os professores (de qualquer nível).
-
barata
Há tempos estava ausente daqui, do espaço público... Ia elogiar por ter solucionado a questão da censura com o simples e devido alerta: " O comentário não representa a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem" Não deu, o teor do meu comentário foi censurado. Lamentável!
-
João Carvalho Neto
Não queremos que sejam desviadas verbas de outras áreas para a educação ou que se aumente a carga de impostos, já bastante alta. O que é justo, para sustentar a Universidade pública (que é justa e necessária, sim senhor!) é encontrar uma maneira de se dividir o bolo do PIB de maneira mais justa, abrindo espaço para que venham mais recursos para a educação, assim como uma diminuição no desvio de verbas - esse sim um grande mal que atrapalha tudo por aqui.
-
Ruoso
Tem leitor que critica sem saber. O que o ele esta querendo dizer é que a universidade publica pode ser remunerada de acordo com a renda da família, ou seja os ricos devem financiar o estudo para os pobres, que atingirem qualificação, e não só ocupar o lugar público sem pagar nada, seria uma bela distribuição de renda, com distribuição de conhecimento.Isso seria a melhor reforma do ensino superior.E o aumento dos professores não deve ser outro senão o meritório.Boa tarde.
-
jomar vasconcelos
Para isso existem outros mecanismos que podem ser usados, como o imposto de renda, é não o guichê das universidades.
-
toin
Papo furado, caro Sergio, a proposta acima é de privatização mesmo, pois a universidade já é paga pelos pais dos alunos que as frequentam, com os altíssimos impostos.
-
-
barata
Justiça é um imperativo constitucional , pois, educação é um dever do Estado que tem a cidadania por referência e não o bolso. Gratuidade universitária no Brasil de hoje com o nível salarial represado por decreto é imposição, também, moral. A única possibilidade de igualdade para acesso ao mercado é saúde, segurança e educação como deveres primeiros do Estado e não se promiscuir e corromper junto ao setor produtivo.
-
Robest Mendes
Presa de uma mentalidade dogmático-esquerdiota, a universidade pública no Brasil se reduz ao papel de templo da decadente religião secular do marxismo terceiromundista. Inver tendo o seu papel de vanguarda científica e intelectual, ela se transformou numa ilha de estagnação em meio a uma realidade dinâmica. Lá dentro, naquela escuridão gelada, o relógio do tempo parou no séc 19.
-
Eli
Este camarada nunca estudou em escola publica,é mais uma sobra da cúpula favorecida da ditadura militar,a folha esta secando com o PT no poder já fizeram de tudo para derrubar o partido que a cada dia tem mais apoio de população Brasileira.
-
Hermann_Strasse
P e t i s t a coma minha m e r da
-
-
Pedro
A solução está em melhorar o ensino de base gratuito, não privatizar o bom ensino superior federal. O caminho é inverso.
-
caio1945
Prezado Gilberto. Com todo respeito pela sua coluna, permita-me discordar dessa sua afeição pelos "pobres". (Vc imagina porque as aspas.) Porque discordo: se o pobre é tão divino assim, para ter o que o rico tem, sem precisar dar o murro que o rico deu, para ficar rico, porque o pobre precisa da mão pesada do governo dos mortais, para arrancar do rico o fruto de seu trabalho? Porque o olímpico pobre não pode, em vez disso, passar o chapéu entre os demais deuses? Sr. Gilberto, sejamos sérios!
-
Cesadi
Caio, sua idéia de pobre é completamente errada. Na verdade embora vc não saiba definir corretamente o conceito, pelo menos oferece um bom exemplo de pobreza, a mental.
-
-
Cesadi
Não resolve, mas melhora. Quanto a roubalheira é mais adequado cobrar os próprios políticos do que o colunista.
-
Mauser
UNIVERSIDADE PÚBLICA SÓ É BOM PARA O CORPORATIVISMO DOS PROFESSORES. DANDO BOLSAS DE ESTUDOS EM UNIVERSIDADES PARTICULARES O CUSTO POR ALUNO CAIRIA A MENOS DE UM TERÇO.
-
caio1945
Bolsas deveriam ser para os mais competentes, não para os coitados e desvalidos. Isso deveria ser tratado pela filantropia e pelo voluntariado do setor privado. O país só vencerá com os melhores, não com os pobres remediados com o dinheiro arrancado dos que dão murro, pela mão pesada do estado. O Governo não deveria estar autorizado a fazer contra alguem o que um cidadão não pode fazer como pessoa física! Pense nisso.
-
-
Robest Mendes
Só p/ mencionar que foi no tempo de estudante de uma U.F. que percebi claramente o caráter fundamentalista-religioso do marxismo. Cheguei mesmo a militar em movimentos estudantis de esquerda, mas logo comecei a perceber que havia entrado para uma seita de fanáticos idiot@s-úteis , e, ao final, tornei-me um verdadeiro herege por ousar questionar certas "verdades"do evangelho marxista-leninista.
-
Robest Mendes
Universidade gratuita somente para quem não pode pagar. A grande maioria de meus colegas na universidade federal em que me formei, era de filhinhos de papai. Não há nada que justifique que todos nós, pobres, remediados e ricos, sustentemos os estudos de estudantes ricos. O dogmatismo marxista impede não só que se corrija este absurdo, como mantém a universidade defasada em relação à realidade econômico-política-tecnológica e científica ao seu redor.
-
Robest Mendes
faltou vírgula depois de "colegas'...
-
-
luzterrimar
Na minha 'acheoologia', o que falta imperiosamente é sim um estudo público de primeiro e segundo graus de qualidade, como já tivemos antes da ditadura. Ex: Colégio Júlio de Castilhos, em Porto Alegre. As escolas particulares não conseguiam alcança-lo. Foi o melhor do RS. Hoje, agoniza. Aí sim, sem esmolas ou privilégios, saberíamos onde se encontram os verdadeiros talentos.
-
caio1945
Bolsas deveriam ser para os mais competentes, não para os coitados e desvalidos. Isso deveria ser tratado pela filantropia e pelo voluntariado do setor privado. O país só vencerá com os melhores, não com os pobres remediados com o dinheiro arrancado de quem trabalha (arrisca o seu e gera empregos), pela mão pesada do estado. Além do mais, se eu não posso meter a mão no seu bolso, pegar $ e dar para outra pessoa (p/ os pobres), porque é que os pobres podem mandar o governo fazer isso contra v
-
-
Bob Taylor
As Univ. Publicas deveriam promover estagios obrigatórios com pagamento de bolsa para seus alunos em projetos governamentais, o que naturalmente afastaria aqueles que poderiam pagar uma Univ. Particular. A pública continuaria gratuita e ainda disseminaria o conhecimento acadêmico na sociedade, que é a grande desconexão que existe no Brasil.
-
Gabriel Dib
Engraçado falar de falta de dinheiro num país onde se rouba tanto. Depois que erradicarmos ou pelo menos diminuirmos muito a corrupção, ai a gente pode começar a falar de má administração. Ah sim, é um problem a ser tratado já também, más administrações... bem, não acabar com corrupção é má administração. Falta coragem mas acima de tudo caráter. Gilberto, a gente tá nas fezes.
-
André
Realmente... os Americanos são fantásticos, são capazes de fazer as pessoas que por lá permanecem a esquecer a realidade de seus países de origem e suas peculiaridades... Acord e ou fique por aí ( de vez)!
-
marc
O sr dimenstein chega a uma conclusão valida: falta dinheiro para a educação no pais. Falta dinheiro principalmente para ensino basico e medio. Resultado: pobres pagam para a universidade e ricos pagam caro para ensino fundamental e medio. Portanto, a parcela do PIB pago em impostos (39%) esta no mesmo patamar que em Europa (Alemanha 40%, por exemplo). Então não falta dinheiro, mas o dinheiro é perdido em algum lugar. Em vez de cobrar para ensino superior, deveriamos recuperar o dinhe
-
quinho
Enquanto não tinha cota e somente a burguesia entrava ninguem reclamava. Agora que a os menos privilegiados tem preferencia de acesso começa a luta dos que querem manter a situação de injustiça em que os abastados estudavam no publico e os pobres na Faculdade particular. As classes realmente defendem suas vantagens estabelecidas independente de quanto elas são injustas e vergonhosas. Gilberto percebeu que jé esta faltando pedreiro.
-
Mauser
RECALQUE INCONTIDO.
-
-
Metralha 1313
Ainda sou da opinião que os esforços do governo deveriam incidir mais na educação básica e na pré-escola, porém a universidade pública poderia ser paga por quem realmente tem condições financeiras e gratuita para quem não as tem. Além disso, boa parte das universidades públicas poderiam atender estudantes de famílias pobres em cursos noturnos gratuitos criados especificamente para este fim, permitindo, assim, que o estudante pudesse ter uma atividade econômica para se manter.
-
Fernando Elias
Este ensino superior público brasileiro precisa de uma reforma urgente! O método de ensino é ultrapassado. Há muito desperdício de verbas públicas. Sempre aquém das exigências do mercado. Abertura indiscriminada de cursos e faculdades. As consequencias são as mais duras. Baixos salários, greves, alunos insatisfeitos, grande evasão, egressos subempregados.
-
Mônica
A missão de uma universidade pública não está apenas no ensino, a saber: " Gerar, difundir e aplicar o conhecimento nos diversos campos do saber". Gerar através da pesquisa (as privadas investem? em que regiões? em que áreas? as que dão lucro?), difundir através do ensino e aplicar através da extensão. Por esse motivo, o preceito de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. A questão é bem mais complexa.
-
Paulo Silva
...Querem que o governo tire dinheiro do ensino básico,...., deve ser dos ~50% do orçamento federal para pagar juros(4 meses para isto), não seria justo 20 dia para a educação?
-
CYM
É fácil falar que os mais ricos deveriam pagar e dar bolsa aos mais pobres. No meu caso, por exemplo, com uma renda superior a 5 mil, provavelmente seria considerado elite. Eu, que pago impostos absurdos, que a muito custo e sacrifício paguei escolas particulares para os meus filhos para que pudessem ter ensino de qualidade e que pudessem ter chances de adentrar numa universidade pública de qualidade, vou ter que pagar novamente? Vai ser demagogo assim...
-
aline naomi
Só os pais que ralam muito trabalhando para pagar colégios particulares para os filhos terem chance de entrar em boas universidades públicas é que sabem o que é isso. Se o ensino básico e médio tivessem qualidade, até concordaria com a obrigatoriedade de uma mensalidade razoável (talvez um salário mínimo, no máximo) para as universidades públicas, afinal, o governo já teria fornecido ensino de ótima qualidade por anos e chances iguais para todos entrarem nas melhores universidades pag
-
Metralha 1313
Carlos, permita-me um argumento. Seria mil vezes melhor o governo penalizar a nós, classe média, e destinar os recursos para a educação e formação, do que manter programas sociais de distribuição de dinheiro sem qualquer contrapartida. As bolsas distribuídas pelo governo, por tempo indeterminado, não incentivam o cidadão a melhorar de vida, estudando e/ou trabalhando, e cria o clientelismo. Já a educação é revolucionária e mudará o perfil de nosso povo.
-
-
Celio Jorge Lasmar
Existe com certeza um grande escoadouro de dinheiro publico das universidades através de licitações de mjal versasão e outras práticas que não são devidamente fiscalizadas, até porque elas proprias fazem sua contabilidade. A contabilidade de orgãos publicos deveria ser feita por terceiros independentes e não por eles proprios. Ha uma situação infindável de greve nas universidades publicas elas se sucedem, ha ainda a falta de disciplina, o trafico de drogas e outras barbaridades.
-
luiz henrique
Talves a inverso seja mais interessante. Imaginem se todas as escolas fossem publicas e gratuitas. Os filhos dos ricos estudando lado a lado com os filhos dos pobres, desde a creche ate a universidade. Aposto que a educao publica receberia muita mais atencao e pressao dos ricos p melhorar o nivel. Da mesma forma a saude, todos, ricos e pobres sendo atendidos pelos SUS. Aposto como teriamos uma notavel melhoria no sistema. Temos q unir e nao sepatrar os pobres dos ricos.
-
petralhissimo
Eu fui formado por uma universidade federal e entendo que deveria sim, ser cobrada uma taxa dos alunos que teem condições econômicas! Para os mais carentes deveria continuar gratuita!
-
gilberto dimenstein
Silvestre, essa é a minha posição: simples e justa.
-
-
Carlos Bosco
Concordo e além disso, como a universidade federal é o único sistema de razoável qualidade que o poder federal ainda oferece gratuitamente (ensino básico, saúde, segurança, saneamento,... todos concordam é de péssima qualidade), eu acho que o poder federal deveria ser extinto, como também a cobrança de impostos, só o minimo para manter as cidades. Eu gostaria de ter 40% do meu salário de volta e aplicar em instituições privadas de qualidade, pois qualidade nasce da competição.
-
Carlos Bosco
Leia direito, estou falando apenas do que é oferecido pelo governo federal. E a universidade é o único sistema de qualidade (e razoável apenas).
-
edrods
"a universidade federal é o único sistema de razoável qualidade". Jurava que a USP, a UNICAMP e a UNESP fossem estaduais... Curioso como as pessoas saem por aí reproduzindo o discurso alheio sem minimamente se informar antes...
-
-
Akaki Akakievitch
É falsa a disputa entre ensino superior e ensino médio e fundamental gratuitos. Seria verdadeira se apenas os três níveis de ensino constassem do orçamento da União e nada mais. Igualmente falsa é a idéia de retirar dinheiro da saúde para custear as universidade públicas. Não é isto que se quer. O que se quer é aumento de salários dos professores e funcionários. Para isto, sugiro retirar os recursos cortando cargos de confiança, o que eliminaria do jogo político uma das moedas de troca: carg
-
Antonio
É incrível que o povo não veja o quanto esse sistema é injusto. Só favorece os abastados e a elite tradicional.
-
André Vinícius
Concordo. Chega de coitadismo (usando a frase mais batida da oposição). O Estado não tem que dar nada de graça pra quem não precisa.
-
Leandro
Tudo bem que o jornal é de São Paulo, mas daí balizar questões nacionais pelo que se conhece da capital paulistana é ignorância. Saia um pouco dessa cidade e do Estado, viaje inclusive para nossas fronteiras, e depois diga se só "ricos" estudam em universidades públicas.
-
RAFA
A Europa tem várias universidades de qualidade e públicas, assim que não é a gratuidade um fator de qualidade. Mas sim devemos, todos, zelar pela qualidade das mesmas no Brasil, para chegarmos a um nível que merecemos...
-
edrods
Aliás, nos próprios EUA, as universidade não são consideradas particulares na acepção da palavra. Não há um magnata dono de Harvard ou Yale, como o povão daqui imagina ser, à semelhança de uma UNIP, por exemplo. Lá a mensalidade mal paga por custos operacionais da instituição, que vive basicamente de recursos públicos, de generosas doações e de parcerias com empresas. Mas imaginar que uma mensalidade custeia uma universidade é coisa de ... Dimenstein.
-
-
edrods
Sou dar o exemplo de São Paulo, que conheço muito bem: as pessoas com mais dinheiro, que seja para fugirem de um vestibular rigoroso ao extremo, quer seja para conviverem com seus iguais, acabam optando por universidades / faculdades privadas. Exemplos: FAAP, INSPER, Damásio de Jesus etc. Generalizar a ponto de dizer que universidade pública seja sinônimo de universidade de rente rica é coisa de quem simplesmente DESCONHECE a vida acadêmica (ou finge desconhecer).
-
edrods
VOU DAR, quis dizer
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.