Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Císar

    O que precisa ficar claro, e a matéria não esclarece, é que há uma enorme diferença entre o funcionário público concursado (apto para o trabalho) e o chamado funcionário comissionado que é, via de regra, indicação de alguém poderoso ( e este sim, ganha muiiito bem). Funcionário público concursado não tem aumento há muitos anos na Prefeitura de São Paulo, por exemplo.

    Responda
  2. Crasse Média

    Concordo que salários de servidores devam ser públicos. Mas argumento do pago, tenho direito é raso (como quase sempre nos argumentos do Conde de Madalena). Provo: pago à Foglia, logo quero saber qual o salário/pagamento PJ/doação do jornal ao "colon"ista

    Responda
  3. AndreMLT

    E tem mais, Sr. Gilberto, saiba que o povo está louco para passar em concurso público. Além disso, tente imaginar o Brasil sem serviços públicos. Vá pedir atendimento em um Hospital público extinto. Vá pedir benefício junto ao INSS que não existe mais. E tem mais, Sr. Gilberto, greve é justa quando se é tratado injustamente, a vergonha é o servidor não ter o instituto regulamentado até hoje. O Sr. acha que por ganhar melhor, servidor tem que sofrer? Tal pensamento é ridículo e infame.

    Responda
  4. AndreMLT

    Seu comentário, Sr. Gilberto, demonstra sua ignorância ou pior, sua intenção de manchar a reputação dos servidores públicos. 1) remunerações e gratificações constam em leis e são de acesso público; 2) sou servidor há 13 anos, e jamais prestei serviço "ruim"; 3) meu salário é maior do que o assalariado, porque eu tenho curso superior, passei em concurso público, e tenho responsabilidades diversas perante a Lei 8.112/90; 4) não ganho FGTS, seguro-desemprego, PIS, bolsa-família, benef.assistenc

    Responda
  5. rodneyfrt

    primeiro temos um pais que não define claramente qual sua forma de governo pois esta mais que provado que este modelo presidencialismo de alianças não fuciona e só faz aumentar os gastos publicos. Depois precisamos de democracia de verdade onde o cidadão não é obrigado a votar, ainda temos os numerosos cargos comissionados que deixam um rombo absurdo nos cofres publicos, quem trabalha no estado pouco ganha quem e apadrinhado ganha muito mais e faz muito menos.

    Responda
    1. João J

      Discordo da parte sobre votação não obrigatória. Se ninguém vai ser obrigado a votar, quem votará? Os votos de cabresto e os votos ideológicos daqueles enraizados, das siglas menores, dos radicais, que vao ganhar maior representação no Estado do que devem, logo, vão piorar nossos caminhos, pois são uns bitolados. Quando votam todos, ao menos vai se tentar votar no menos ruim.

  6. FUCKYOUFOLHA

    Acompanho seus textos desde a adolescência e nunca fiquei tão decepcionado. Se for seguir a linha "pago imposto quero saber seu salário" eu também deveria saber qual o seu salário caro Gilberto, uma vez que compro jornal e que seu salário é pago a partir da minha compra. O que realmente te faz concluir que o simples fato de eu saber o salário de alguém me deixa menos idiota? Eu deveria era saber o que o servidor faz, como é sua produtividade.

    Responda
  7. censurado

    Será preciso que servidores públicos e familiares sofram assaltos e sequestros para que essas "autoridades" irresponsáveis façam a transparência da maneira correta??

    Responda
    1. censurado

      Não estou sugerindo o número da matrícula mas sim um nova numeração, unicamente para essa finalidade.

    2. João J

      O ban_dido profissional vai dar um jeito de procurar saber de quem é a matrícula e vai conseguir. Pelo nome, nem o amador lhe encontra, a não ser que você escancare sua vida no Facebook ou em outra rede social. O uso irresponsável das redes sociais por parte das pessoas, de qualquer um, são mais perigosas do que uma simples exposição de nome, porque não tem endereço, telefone, não tem mais nada que facilite lhe encontrar.

    3. Conrado

      Concordo com A.Araujo. Devemos achar um jeito de proteger a integridade das pessoas, porém, a informação deve ser pública.

  8. censurado

    É uma questão de segurança pública. Divulguem o que quiserem, menos os nomes de pessoas inocentes, expondo-as e as suas famílias aos assaltantes e sequestradores. Substituir nomes por números solucionaria o problema. Será que é tão difícil entender isso??

    Responda
  9. censurado

    Já imaginaram o risco que representa a possibilidade de marginais, sabendo os nomes dos funcionários, facilmente também identificarem seus endereços pela internet e outros meios, e saberem de antemão quanto haverá na sua conta no final do mês? Sabem o que é isso? Se os nomes forem substituídos por números, pelo menos os marginais não encontrariam tamanha facilidade de ação..

    Responda
  10. censurado

    O cargo e a remuneração estariam revelados. Se um servidor estiver com remuneração muito acima da média, é só pedir explicação ao Estado. Desse modo, qualquer irregularidade poderia ser constatada e os servidores em geral ficariam a salvo de bisbilhotices de inimigos e curiosos, como também, o que é muito mais grave,de marginais que poderiam identificá-los para assaltá-los e sequestrar seus familiares. Ou vocês acham justo que a maioria honesta corra riscos??

    Responda
  11. censurado

    Reitero a pergunta: por que não se divulga os vencimentos dando um número a cada servidor em vez de revelar seu nome? Não seria mais inteligente e seguro?

    Responda
  12. José Nascimento Barreto

    12.7.12 - 9:30 Depenado de vantagens temporárias, o salário do servidor público fica uma merreca, quando se aposenta. Ainda assim, têm algumas vantagens sobre os da iniciativa privada: Regularidade no pagamento, estabilidade, menor pressão sobre o que devem produzir, plano de saúde etc. Não sei se essa exibição trará algum benefício para os contribuintes, que são sangrados, ai sim, para tapar o roubo de empreiteiras, políticos e muitos outros trapaceiros, tidos como cidadãos honrados.

    Responda
    1. Elder

      José, receber salário na época do pagamento não é vantagem , é obrigação...plano de saúde de servidores : muitos não tem , outros têm o da GEAP que está quase falida e muitos ainda pagam mais de 85% dos custos do plano de saúde...a estabilidade em termos, porque se a lei for cumprida b ndido não deveria ser servidor.

  13. censurado

    Saibam as autoridades públicas dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, que estão determinando ou permitindo a identificação nominal dos servidores, que são moralmente responsáveis por quaisquer roubos, sequestros e assassinatos que sofram aqueles ou seus familiares em consequência de suas decisões ou permissões..

    Responda
  14. Conrado

    Para os amigos tudo. Aos inimigos a Lei. O Brasileiro trabalha para manter a elite do funcionalismo público. São salários, sem dúvida, merecidos, porém, além da capacidade do país. Sejamos realistas. Há gente passando fome no Brasil, carroceiros, catadores de lixo. Na qualidade de seres humanos não podemos nos esquecer desses irmãos. Há comentários aqui que atribui a eles, os menos favorecidos, a falta de estudo e oportunidade.

    Responda
    1. João J

      Os menos favorecidos cabe ao Estado encaminhar educação e formação profissional, só assim se sai da condição de pobreza para sempre. O resto é demagogia.

    2. Conrado

      Desculpe-me "atribuem"

  15. Depaula

    "Se atendessem as reivindicações dos funcionários públicos, a começar dos professores federais em greve, teríamos de ter um PIB americano". Esta frase detona com tudo que o articulista já manifestou em favor da educação!!! Uma lástima.

    Responda
  16. Salé

    Só com esta trasnsparência, é que poderemos constatar aonde estão sendo consumidos, nosso rico imposto. Creio, que é deva ser muito bom ingressar na carreira de funcionalismo público, com tantas vantagens: Estabilidade , plano de aposentadoria, salários na maioria das vezes vantajosos, e principalmente falta de compromisso, para com nós cidadãos, quando precisamos do serviço de algum orgão, somos maus atendidos, na maioria das vezes... É... falar o que ?!

    Responda
  17. Ali al Azar

    Ora, se o servidor público ganha mais que a média do setor privado, é indício ,não que o servidor ganha muito ,mas que o setor privado paga mal. Por que temos que nivelar nossas expectativas para baixo?Se a previdência do servidor é boa , por que não estende-la a todo trabalhador? É dessa forma que se pensa Sr.Dimenstein.

    Responda
    1. João J

      A questão não é que estão ganhando mais, a questão é que tem muitos ganhando acima do teto, e muitos estão ganhando bem e ainda querem aumento? Toda vez que uma classe de um Poder tem aumento, a mesma classe do outro Poder exige correspondência. Outra, os profissionais públicos estão contribuindo muito pouco para ganharem salário integral quando se aposentam, quem está pagando essa conta somos nós.

    2. Leandro

      Previdência de servidor, após a EC 41 e antes da aprovação do Funpresp, não tem nada de melhor porque servidor PAGA A MAIS!!!!!

  18. Alessandro

    Muitas verdades nessa matéria mas uma verdade esta distorcida: Para pagar os reajustes dos professores federais não falta dinheiro algum, não precisa ter nenhum PIB americano. Pelo TCU, $85 BILHÕES somem TODO ANO pelos ralos da corrupção. E isso, é obvio, são os cálculos tímidos, longe da realidade. A verdade é que não falta dinheiro para ser tungado. Agora uma verdade incontestável é que só teremos um PIB americano quando tivermos educação de alto nível com salários dignos.

    Responda
  19. jc

    "O brasileiro não sabe quanto paga". Divulgar os salários não vai ajudá-los a saber, mas expõe os funcionários públicos à bandidagem. Professores, que compõe uma significativa parte do funcionalismo público, não recebem mais no setor público do que o privado. E não se deveria tratar uns diferentes de outros. Ou vale para todos, incluindo o setor privado, ou não vale para ninguém. Se o sigilo fiscal faz algum sentido, então essa divulgação é uma afronta à constituição.

    Responda
  20. Luizon

    Sou servidor público concursado e estou há 06 anos sem reposição salarial. Calcule a inflação acumulada de 2006 até aqui. E ainda assim, agora meu contracheque virou cardápio de bandidos. Vossa Senhoria se dispõe a divulgar seu salário na sua coluna?  Os ladrões agradecerão por terem mais opções no mercado e também se sentirão menos idiotas.

    Responda
  21. João J

    É prioritário. - Reavaliar todos os salários acima dos tetos. - Reavaliar todos os planos de carreira que garantem que cargos temporários não virem salários permanentes. - Que a contribuição para aposentadoria reflita as mesmas regras imposta à sociedade, pois hoje não é real, funcionários públicos se aposentam com valor integral se nunca contribuiram em escala para tanto. - Desvincular o aumento real do salário dos inativos, pois eles não contribuiram para ter aumento real.

    Responda
  22. robertohideto

    A grande maioria dos empregados na iniciativa privada não gostaria que seus salários fossem divulgados, por vergonha de ganharem tão pouco, e não ter seus talentos devidamente reconhecidos. Já no funcionalismo público, principalmente no federal, igualmente ninguém quer que todos saibam o quanto ganham, pelo motivo exatamente oposto: ganham demais, sem fazerem quase nada. E o pior, com total estabilidade até chegar a aposentadoria. Há exceções, é claro, mas são cada vez mais raras. Até quando

    Responda
  23. avalenca

    A quem interessa o sigilo dos salarios do funcionalismo público? Apenas a uma elite desses mesmos funcionários, que recebe salários exorbitantes, tem regalias de toda ordem, e ainda vive insatisfeita! Os comerciários, os industriários, os pequenos empresários, os profissionais autônomos, etc, trabalham tanto ou mais que aqueles por muito menos, e é quem sustenta toda essa farra de salários e mordomias! Breve seremos todos (in)felizes funcionários públicos em uma grande CUBA!!!

    Responda
  24. edsm

    Dimenstein errou: na minha opinião, quem falcatrua os salários (bem altos) são justamente os políticos que nomeiam seus parentes, apadrinhados alem de fantasmas nos cargos pra obterem dinheiro ilícito e demais ro-ubalheiras. Não acredito que os concursados, pelo expressivo esforço que se gastaram pra entrar (digasse provas), entrem nessa mamata ilícita (a grande maioria). Deveriam divulgar sim apenas os cargos comissionados sem concurso pra acharmos esses fantasmas nos bolsos dos politicos.

    Responda
    1. João J

      Os dados já mostrados dizem que há muitos funcionários conc_ursados ganhando salário além dos te_tos, desproporcional à função. Já que os planos de carr_eira são diferenciados, os privi_légios aparecem em várias situações, com bene_fícios sendo somados e se tornando permanentes, incorporados. É preciso urgentemente de uma reavaliação dos planos de car_reira e dos salários acima dos te_tos. Chega de privi_légios para os que têm, os próprios funcionários deveriam exigir isso.

    2. edsm

      Mas o governo federal, um covarde, não é capaz de exigir por lei que os políticos exponham na web seus gastos detalhados com cópias de recibos das verbas paletos, combustivel, gabinete, escritorio, etc, onde estas gastos sim é que são a verdadeira torneira da ro-ubalheira do dinheiro publico. É isso o que realmente nos interessa, ao povo, justamente o que mais suga esse dinheiro. E cada pagamento feito a empreiteira,com recibo e detalhes do que foi pago e não apenas planilha dos numeros/resu

  25. Observadordepirata

    O salário parece ser tão fora da realidade do mercado de trabalho privado, que já tem gente com medo até de sequestro aqui. Felizmente nosso governo saca a forceps, mais de um trilhão de reais em impostos todos os anos da pobre sociedade brasileira. Só assim, para pagar o que paga a essa casta de privilegiados. Fosse uma empresa privada e já tinha falido.

    Responda
    1. João J

      A máquina é grande e ineficiente. A saúde é um caos. Os que menos ganham são os que mais merecem, professores estaduais e municipais, por exemplo, porque o caixa dos Estados e municípios está quebrado há horas, só a grande teta do Governo Federal é que nunca quebra. Quer dizer, a dívida interna nunca esteve tão grande, um dia a conta aparece.

  26. gallo66

    Quando se fala em funcionário público, geralmente se está falando dos marajás, que são talvez uns 30%. Os demais 70% são cidadãos honestos que apenas são beneficiados por leis esdrúxulas. Muitos desses 70% têm apenas salários dentro dos padrões de mercado, como os professores. Em São Paulo, por exemplo, parece-me que as escolas particulares de primeiro e segundo graus têm no Estado um grande competidor por essa mão-de-obra especializada.

    Responda
  27. Tião

    O articulista desconhece que o servidor público contribui para o Tesouro com 11% sobre seus vencimentos , inclusive após a aposentadoria. Seu equívoco é compreensível eis que o Governo se encarrega de dengrir a própria imagem de seus servidores, mas não vive sem eles. Não vejo nada demais na publicação dos vencimentos dos servidores públicos. Que tal publicarmos os vencimentos de todos os funcionários de empresas que tomam recursos públicos: construtoras, indústrias, agricultores, jor

    Responda
  28. censurado

    Saibam as autoridades públicas dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, que estão determinando ou permitindo a identificação nominal dos servidores, que são moralmente responsáveis por quaisquer roubos, sequestros e assassinatos que sofram aqueles ou seus familiares em consequência de suas decisões ou permissões.

    Responda
  29. Totonho

    Assim como há maus servidores públicos, também há maus empregados de empresas privadas. Ou não teríamos inúmeros recalls de automóveis, baratas em garrafas de refrigerante, milhões de reclamações contra operadoras de telefonia, blecautes, atrasos em aeroportos etc. Dizer que a maioria dos servidores é relapsa é repetir clichê preconceituoso e boboca. É o mesmo que dizer que carioca não gosta de trabalho. Sou servidor, e raras vezes vi algum colega de trabalho que se encaixe nes

    Responda
  30. Vítor Pagotto

    Tá. Divulgaram os super-salários.E agora, José???

    Responda
  31. Carlos

    Entao tá combinado. Concordo com o Dimenstein, se discordar nao sou publicado.

    Responda
  32. censurado

    Será preciso que servidores públicos e familiares sofram assaltos e sequestros para que essas autoridades i.r.responsáveis façam a transparência da maneira correta?

    Responda
  33. dazo

    PARABÉNS GILBERTO, PELO SEU COMENTÁRIO.

    Responda
  34. censurado

    Será preciso que servidores públicos e familiares sofram assaltos e sequestros para que essas "autoridades" irresponsáveis façam a transparência da maneira correta?

    Responda
  35. Carlos

    Nós aqui, leitores sabemos há muito tempo que o cidadão não é idiota, quem ainda não sabe, são os politicos, intelecutuais e pseudos intelectuais, inclusive os que escrevem diariamente em grandes jornais.

    Responda
  36. censurado

    É uma questão de segurança pública. Divulguem o que quiserem, menos os nomes de pessoas inocentes, expondo-as e as suas famílias aos assaltantes e sequestradores. Substituir nomes por números solucionaria o problema. Será que é tão difícil entender isso?

    Responda
    1. Inconformada

      Concordo Antônio, deveriam divulgar por cargo ou por sigla, por exemplo... Eu me senti exposta até diante de colegas de trabalho, que ficam jogando aqueles comentários inconvenientes... Aqui, o salário dos funcionários é tão defasado, que eu, ganhando 3.500,00, tenho status de rica...

  37. luis23

    Porque o articulista não divulga seus rendimentos?Toda essa história não passa de um grande engodo. Os servidores públicos concursados não têm nada a esconder, pois o salário de cada carreira é publicado no Diário Oficial. Qualquer um com o mínimo de discernimento ou boa-fé sabe disso.O problema é que, a partir de então, qualquer assaltante poderá fazer uma pesquisa e saber quanto ganha sua vítima, que diferentemente das "excelências", se esforçou e não possui seguranças pagos pelo Estado.

    Responda
    1. Totonho

      Gilberto,divulgue o seu salário, e veja se vai ficar tranquilo com a possibilidade de ser sequestrado, já que qualquer meliante poderá saber o quanto você ganha.O estado gasta uma grana preta pra divulgar informação que já está disponível. Não era necessário divulgar o que cada cpf ganha, bastava dizer qual é o salário de cada cargo/função e quantos ocupam esses cargos/funções. DEMAGOGIA ENGANOSA E INÓCUA.

    2. Inconformada

      Então Gilberto, que divulguem por cargo... Ficamos muito expostos.

    3. gilberto dimenstein

      Caro Luís A questão é a seguinte: quem paga o salário do servidor público é o contribuinte. E ele tem o direito de saber quanto está pagando. Só isso.

  38. MIranda

    Se é para divulgar os rendimentos, por que então não liberar a consulta ao IRPF de todo mundo? Afinal, a sonegação fiscal é um problema tão grave quanto super salários no funcionalismo. Onde está a coerência nisto? Servidor público não tem como sonegar imposto de renda. É tudo descontado na fonte. Todos (eu disse todos) os advogados que conheço sonegam imposto. Coincidência? Sou cidadão contribuinte também. Pago meus impostos e quero o direito de fiscalizar também.

    Responda
  39. IGOR

    Acho ótimo que as pessoas saibam quanto ganham os funcionários públicos. Acho ótimo porque daí, quando esse jornal - e tantos outros meios de comunicação - deturparem as coisas para fazer lobby contra o reajuste salarial dos servidores dizendo que a *média* de salários do tribunal X é de trocentos mil reais, incluindo aí nessa conta todos os juízes e dinossauros, vai dar para ver que a verdade é bem menos simples do que o "colunista" acredita ser. Parabéns, Gilberto, você só cai no meu conce

    Responda
    1. João J

      Pelos números que aparecem, se nota bem que a muitos já ganham o justo. A maioria dos professores estaduais e muniicipais, ao contrário, ganham menos do que mereciam. È ótimo que se saiba quem merece aumento e quem já está ganhando o suficiente ou muito. É ótimo também repensarmos que naba é essa de aposentadoria de valor integral quando ninguém contribui para tanto. É ótimo também p/ avaliarmos os planos de carreira, vários salários vão aumentando e acumulando sem nexo, nos casos que aconte

    2. gilberto dimenstein

      Caro Igor, A transparência com o dinheiro público é um direito do cidadão. Só isso.

  40. MIranda

    Gostava de ler textos desse colunista, mas essa sua visão tacanha anti-servidor público me enoja e me força a concluir que não é tão inteligente quanto parecia ser. Pena.

    Responda
    1. gilberto dimenstein

      Caro Miranda Não sou contra o servidor. Sou a favor de quem trabalha quatro meses por ano para pagar seus impostos e tem um serviço ruim.

  41. Oliver

    Agora vai aparecer um monte de gente que a gente paga bem e que é para prestar um bom serviço e que não o faz, e vão ficar reclamando aqui.

    Responda
  42. censurado

    já imaginaram o risco que representa a possibilidade de marginais, sabendo os nomes dos funcionários, facilmente também identificarem seus endereços pela internet e outros meios, e saberem de antemão quanto haverá na sua conta no final do mês? Sabem o que é isso? Se os nomes forem substituídos por números, pelo menos os marginais não encontrariam tamanha facilidade de ação.

    Responda
    1. João J

      Quando escolheram e decidiram pela profissão, sabiam que corriam esse risco, pois já existe lei há horas que diz que essa informação deve ser pública, inclusive deve-se saber qual é a função que exercem para se ter uma ideia se o que ganham é compatível. Assim como candidatos a deputadores, senadores, presidentes, etc.. sabem que a declaração de imposto de renda deles vai ser obrigatoriamente mostrada na internet a cada eleição. Quem não quer que procure outra profissão, é nosso direito sabe

  43. censurado

    o cargo e a remuneração estariam revelados. Se um servidor estiver com remuneração muito acima da média, é só pedir explicação ao Estado. Desse modo, qualquer irregularidade poderia ser constatada e os servidores em geral ficariam a salvo de bisbilhotices de inimigos e curiosos, como também, o que é muito mais grave,de marginais que poderiam identificá-los para assaltá-los e sequestrar seus familiares. Ou vocês acham justo que a maioria honesta corra riscos?

    Responda
  44. João J

    Grande sacanagem com os brasileiros que pagam a conta é que os funcionários contribuem para o INSS em torno de 11%, são empregados com um salário mais baixo, vão acumulando cargos, o salário vai aumentando e no fim das contas se aposentam com valor integral. Se fizerem as contas, o que contribuiram não paga aposentadoria por 20 ou 30 anos. Os autônomos pagam 20% e calculam a média de 80% das maiores contribuições (e tem teto). Absurdo. Quem paga a aposentadoria dos funcionários somos nós. /

    Responda
  45. censurado

    Repito a pergunta: por que não se divulga os vencimentos dando um número a cada servidor em vez de revelar seu nome? Não seria mais inteligente e seguro?

    Responda
    1. João J

      A grande maioria dos cidadãos vai querer ver os salários aviltantes antes de tudo, o nome (desconhecido) é consequência, mas importante para depois, se for o caso, um cidadão indignado requerer à Justiça que se reveja porque aquele(s) está(ão) ganhando tanto. Então o nome passa a ser importante. Conheço poucos funcionários públicos, mas sei o que ganham porque me disseram, logo, meu interesse, e penso que da grande maioria, é saber quem são os "marajás" que vivem ricamente às nossas custas.

    2. censurado

      Ou o sr. é bisbilhoteiro ou é marginal.

    3. Oliver

      Todos nós temos nomes. E tem que divulgar os nomes.

  46. João J

    É excelente a transparência. Confirmaremos que a grande maioria dos professores e policiais são injustiçados, que professores das universidades ganham um salário até razoável, compatível com o salário do mundo civlizado, e que a maioria dos servidores está ganhando bem, como juízes, funcionários da Receita, INSS, etc. inclusive muitos acumularam funções e benessses e está demais, tem desembargador que ganha 300 mil reais por mês. Precisamos cortar os excessos e aumentar só de quem merece. /

    Responda
  47. Renato Jr

    O cidadão menos idiota certamente sabe que o servidor público também recolhe impostos. O interesse na divulgação dos salários é bem outro, mas só os articulistas menos idiotas atentam para isto.

    Responda
  48. brleite

    O próimo passo deve ser o de divulgar o quanto cada um paga de impostos, o quanto recebe do INSS e o quanto contribuiu, não é?

    Responda
  49. luizcandidob

    Gilberto, você escreve tão mal que até quando eu concordo com você eu tenho que discordar. O trecho "Mas o fato é que eles têm um rendimento maior do que os trabalhadores da iniciativa privada..." compromete terrivelmente todo o restante do texo. Neste "eles" você mistura milhares de marajás do Judiciário e de parasitas do Legislativo com os milhões de pobres-diabos do Executivo que ganham mixaria. Na média, quem está com metade do corpo no freezer e a outra no forno está muito bem...

    Responda
    1. gilberto dimenstein

      Caro Luiz Obrigado por seu comentário crítico, mas você está errado. É "eles" mesmo. A média salarial de quem trabalha para o governo é maior, em todos os níveis, de quem trabalha para a iniciativa privada.

  50. RS

    Este jornal informa q 1 em cada quatro brasileiros tem um negócio ou está criando um e com isso, o Brasil tem a oitava maior proporção de empreendedores entre a população adulta Isso está relacionado ao desespero do desemprego não tem nenhuma ligação com inovação, estudo de mercado, mapeamento de oportunidades Este jornal tb informa q Fábrica da Volvo no Paraná dispensa cerca de 200 funcionários ou seja infelizmente tudo indica q teremos mais 200 "empreendedores"

    Responda