Painel do Leitor > Para leitor, novela 'Avenida Brasil' emburrece o cidadão Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 Próximas
Novela tem uma funçà o anestetica, uma micro lobotomia em sessòes diarias.
Não concordo com a crÃtica feita, uma vez que grandes obras ja foram escritas em cima da traição, vingança, incesto...Eu tive aula de Roteiro para TV com uma roteirista da TV Globo que vivia dizendo que, se naquela época existisse televisão, com certeza esses grandes clássicos da literatura teriam virado novela e teriam dado muitos pontos no IBOPE, pois as histórias sempre seguem a mesma linha: o vilão, o bandido, o sofrimento, a redenção..E acho que ela tem razão, é só pensar um pouco...
Essas novelas, principalmente da Globo, não emburrecem ninguém. Pelo contrário: elas são feitas pra quem já é burro e não consegue entender ou acompanhar coisa melhor.
"pelo menos, enquanto estiver no ar à novela "Avenida Brasil" (Rede Globo)". Essa vÃrgula mal empregada e a crase equivocada não devem ser coisa de Eça de Queirós. Aposto que enquanto passa a novela o autor está lendo "Sabrina". A resposta, portanto, é: emburrecemos!
issé erro de edição caro colega, acorda vai
Amigo, está na cara pela qualidade do texto do autor que esse erro foi de edição do próprio jornal e não dele. Um cara que faz uso da palavra "azo" e demonstra no próprio texto saber quando e onde aplicar a regra da crase não cometeria esse erro. Quanta inveja hein amigo!
mimimi de gente chata e sem bom humor. Dizer que Adriana Esteves não é uma ótima atriz? Que o trabalho dela não é arte? Novela não é puro entretenimento, assim como o teatro, a ópera, a música... Essa coisa de pseudointelectuais que querem dividir em alta e baixa cultura é tão ultrapassado... E olha que quem está falando é um antropologo. Se o povo curte, se diverte, e pode assistir, deixe ele! Se o cara tá incomodado, vá procurar a cultura que ele acha bom, e deixe de mimimi!
A adição de qualquer outro comentário ao texto só o estragaria.
Metade dos meus amigos é noveleiro e esse mesma grupo me nutre diariamente com ideias, referências e novidades bacanas. Foi por mim e por eles que eu me ofendi ao ser chamado de burro por um cara que no mÃnimo é ignorante naquilo que está falando. E além do mais, vamos combinar, HOJE, só quem pode descer a lenha na Carminha é a Nina.
CrÃticos pseudo intelectuais como esses esquecem - não sabem, creio eu - que grandes romancistas escreveram folhetins, a origem das novelas. Machado de Assis, Joaquim Manoel de Macedo e José de Alencar, Alexandre Dumas e Victor Hugo escreviam folhetim. Folhetins eram as histórias contadas em pequenas partes no rodapé dos jornais do século XIX. Foi dos folhetins que originou a dramaturgia seriada, absorvida pelo cinema e rádio no inÃcio do século passado, e logo depois, pela televisão.
Sim, eu vou lembrar da Carminha, assim como eu lembro da Odete Roitman, do vampiro Vlad, das gêmeas Ruth e Raquel, da Laura Prudente da Costa, da Laurinha da Albuquerque Figuerôa, do Cadeirudo, da Branca LetÃcia e de todas as Helenas. E isso não obriga a esquecer de Sherazade, Turandot, Jean Valjean, Diadorim e Riobaldo, Antônio BalduÃno, Bentinho e Capitu e tantos outros.
E respondendo a pergunta do texto - quando o Brasil emburreceu, e ele chama emburrecer o fim da cultura da leitura - aà eu sinto informar que sempre fomos burros e vamos continuar burros enquanto empurrarmos para a novela das oito a tarefa de nos nutrir de cultura.
Outro equÃvoco do leitor, que apesar de criticar, parece conhecer a grade de programação da TV Globo como ninguém, é achar que o único horário para se consumir um livro, um filme, uma peça de teatro, um show ou uma exposição é o horário nobre. Pina Bausch, Gal Gosta, Monet, Nelson Rodrigues e João Emanuel Carneiro podem conviver nas mesmas 24h de uma pessoa e sem atrito entre eles. Ninguém emburrece pq assiste a novela. As pessoas emburrecem pelo que elas deixam de fazer nas outras 23h do dia.
Se o seu conceito de arte é apenas LucÃola, Hamlet e Dom Quixote, primeiro é preciso abrir os olhos e ver que de lá pra cá surgiram também outras manifestações artÃsticas mais contemporâneas. E eu não estou falando da novela. Estou falando que não é só de clássicos que se forma um intelecto. Os próprios Dustin Hoffman e Meryl Streep, elogiados pelo leitor, não de firmaram na arte dos irmãos Lumière interpretando Shakespeare e inclusive já fizeram muito besterol por aÃ.
Aà dá uma preguiça de argumentar os pontos tão batidos do texto? Preciso mesmo dizer que a função da novela não é educar, é entreter? Na mesma emissora, na sequência você pode ter acesso aos personagens de Jorge Amado e pra quem acorda cedo e precisa de uma educação mais básica oferecida pela TV, ainda deve passar o Telecurso 2000.
O conteúdo escrito pelo leitor pouco me espanta. O que me assusta de verdade é uma discussão tão velha e equivocada ainda ter destaque. Como bem disse meu amigo Bruno Freire, os aparelhos de televisão de hoje vem com tanta tecnologia - até 3D - mas não se esqueça que antes de qualquer inovação existe um botão de liga e desliga. Só depende de você.
E quem disse que todos que assistem novela querem aprender alguma coisa? Tem pessoas que querem simplesmente esquecer do dia, muitas vezes estressante que teve, de problemas de saúde, e de várias outras coisas, ou seja, é um escape, para esse mundo que anda tá sofrÃvel, a novela é ficção, pura ficção, tanto é que no final dos capÃtulos quando sobe os créditos, está lá bem claro que para entreter o público, cada um se diverte com o que quer e o que pode... Apenas respeitem a vontade de cada u
#classemediasofre kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk O cara que escreveu é chato, 90% dos comentaristas idem. Novela é passatempo, lazer, não é cultura. Em duas coisa a maioria aqui é campeã: presunção e hipocrisia.
"Em duas coisas", antes que digam que faço parte da tropa de ignorantes apreciadores de novelas.
"Em que momento nós deixamos de ler?" Eu gostaria de saber em que momentos começamos a ler!
Nossa, que festival de equÃvocos e presunção, tanto nos textos quanto nos comentários. Será que o autor sabe que as obras do século XIX que ele tanto vangloria foram publicados originalmente em série, em folhetins? E que esses folhetins e o próprio Shakespeare eram tipo a Avenida Brasil daquele tempo? A inteligência está dentro de si, não num objeto externo, então se fica escandalizado com a falta de 'cultura' (se é q isso significa alguma coisa) talvez o 'b/u/r/r/o' seja você.
Emburrece quem se deixa emburrecer.
Concordo com você, e acho que muitas destas atitudes vergonhosas observadas nas novelas são transferidas pelas pessoas para a sua vida cotidiana , como por exemplo a mulher que vê uma traição e passa a trair o marido ou vice-versa, além dos golpes e baixarias aonde o personagem sempre se dá bem as custas dos outros, não importando o golpe que tenha que aplicar para se dar bem, o jeitinho brasileiro prevalecendo, acho tudo isso muito triste pois vivemos uma grande inversão de valores.
Compartilho dessa visão não somente em relação a essa novela em si, mas em relação a 99 % da programação da tv aberta. A Rede Globo no geral é um câncer na sociedade brasileira, e é seguida bem de perto pela Record, SBT, Band, Rede Tv etc. Agora, jornais como a Folha por exemplo, tratam matérias à respeito desse lixo de programa como se fosse matéria jornalistica de importância. Aà nós estamos "no mato sem cachorro" mesmo! A "cultura" e à  polÃtica brasileira, é reflexo da mentalidade d
Emburrece quem assiste.
Há 500 anos somos assim e, claro, que você está "incluÃdo" fora desta. É verdade que, quando uma novela acaba, cai no esquecimento. Uma exceção: Roque Santeiro, onde o mito extrapola a lógica e a capacidade raciocinio, permanece vivo até hoje.
Emburrece mesmoooo.
Emburrece mesmo.
O texto diz tudo. Eu apenas acrescentaria que talvez dentro de dois anos uma possÃvel notÃcia seria veiculada no Jornal Nacional, como de costume, pelo Bonner, daquela forma mecanizada, com trejeitos e com ar de quem sabe mais do que todos os telespectadores, subestimando nossa inteligência: a novela "Avenida Brasil", da Globo, é sucesso em algum paÃs estrangeiro. Será em qual paÃs "emburrecido"?
que idiotice... texto péssimo. comentários piores ainda. não sei nem oq dizer.... Aceitem: Avenida Brasil é um espetáculo! beijos rs
Realmente sou um recalcado....Tô aqui em Paris com muito recalque pra darMe divirto com vcsKkkkkkkk
Euclides, fala pra mae é que a televisao me deixou b/u/r/ro muito b/u/r/r/o demais...mais um, o leoncio [ rs ] diagnosticado com essa sindrome
TEXTO PÉSSIMO? INVEJA MATA SABIA AMIGO!? PARABÉNS AO AUTOR, PRECISÃO CIRÚRGICA E CLAREZA RAROS!
kakakakakakaka quanta inveja hein amigo se você nascesse 50 vezes não conseguiria escrever um texto tão rico quanto esse. texto brilhante, coisa de gente grande. parabéns ao autor
bruno leoncio quanta inveja hein! Texto maravilhoso, extremamente bem escrito! recalcadaaaaaa aaaa!
...continuando, meryl streep e dustin hoffmann também fazem muitos enlatados americanosdo mesmo nÃvel das nossas novelas. e as pessoas não leem shakespeareporque a novela é ruim; não leem shakespeare porque não têm hábito de leitura, ou porque acham chato, ou porque não têm acesso ao livro.etc., mas não por causa da novela. não estou defendendo a novela, reafirmo acho-as chatas! só que não vejo uma relação direta entre falta de leitura das pessoas e novelas da globo.
Caro articulista! Não devemos ser extremados, nem tanta a uma cultura europeia que nos ensinam as viagens à França, Inglaterra e outros nem tanto à cultura baixo nÃvel que nos deparamos em muitas aberrações na televisão, teatro, cinema e outros meios de comunicação aqui do nosso paÃs. Sejamos mais simples sem perder a capacidade de entender o próprio meio no qual vivemos!
Depois daquele texto, acha mesmo q ele não entende?!
concordo que as novelas, ultimamente, são um tanto sem criatividade, por isso não assisto com frequência, pois não me despertam interesse em vê-las. entretanto, querer ou clamar que a novela seja muito mais do que ela, não faz sentido. no quesito televisão, seria interessante clamar que a globo, por exemplo, tivesse mais variedade de programas em sua grade ao invés de 5 novelas diárias sobre os mesmos temas recorrentes em que muda só pano de fundo...
Mulher adora novelas...não sei pq.
Pq as mulheres acham que vão encontrar homens como os mocinhos da novela.
Acho o texto de uma certa ignorância, pois uma novela é uma narração em prosa de menor extensão do que o romance. E a telenovela é uma história de ficção desenvolvida para apresentação na televisão. Sendo obra de conteúdo cultural, de ficção e uma expressão de arte. Ignorância achar que não seja arte. Acho válido criticar o fato de os brasileiros não terem o hábito de ler livros, visto que o acesso a livros ainda é caro e de difÃcil acesso. A televisão é meio social de difundir cultura.
Mania de ficar batendo na tecla da cultura....mas o autor tem toda a razão. Que cultura é essa que você tanto defende, Reginaldo? Explique seu ponto de vista de forma satisfatória.
O cara exalta obras como Hamlet e reclama que novelas são cheias de "Golpes? Maldades? Traição? Grosseria? Vingança?". Pseudo-intelectualóide! Preguiça de gente que vive de forjar inteligência.
"Dentro de si"?! palavras d quem não tem argumento melhor! Conhecimento, amigo, se adquire, não surge do nada. Vc é o q vc compreende e o q vc aceita do q está à sua volta. Isso, se tiver a oportunidade de aprendizado. Do contrário, vai ter q assistir TV mesmo. Shakespeare deixava claro sua intenções e sua moral nas obras. Ele não era nenhum pós-modernista q jogava tinta na tela e dizia: "pense o q quiser e não reclame, isso é a minha arte"!
Nossa, não sabia que você tinha acesso à s intenções de Shakespeare quando escreveu a peça. Isso aÃ, ele escreveu PEÇAS de teatro, para serem encenadas, não lidas, para pobres analfabetos e ricos, muitos analfabetos tb, no século XVI. Você, com a sua arrogância e presunção de se achar 'acima' do brasileiro médio comprova que você é mais alienado ainda. Estude um pouco que você verá que a inteligência não está num objeto externo, mais dentro de si, o que você obviamente, não tem.
Mas o intuito dele (Shakespeare) não era alienar. Seus textos tinham um fundo de moral: arrependimento, redenção, etc. Ah, e mais uma coisa, tem q saber ler pra entender, coisa q mais da metade dos brasileiros não sabe fazer! Eles têm tv em casa, mas não têm lápis, nem papel, nem dignidade, nem p nenhuma pra enxergar um futuro melhor para os filhos d q ficar assistindo novela como eles mesmos já o fazem!
Pois é! Cita sem ter lido. Longe de fazer comparações, mas o que seria Hamlet se não a soma de golpes, maldades, traição, grosseria e vingança?
Cara, ninguém "emburreceu" ouficou imbecil!! Você é que é muito radical!! Fala sério!! Novela é unicamente esimplesmente um ENTRETENIMENTO!!! Por que você acha que alguém deixou de lerpara ver novela????? Que radicalismo bobo!!! Shakespeare continua sendoencenado nos teatros e cinemas. Você realmente acredita que Shakespeare daria audiênciaem uma novela?!? Se liga! Não queira impor ou desvirtuar as situações. Isso parecemais um comunismo barato!!!!
Pois é, amigo! Já parou pra pensar, no entanto, quantas novelas vc já viu com o roteiro adaptado d Romeu e Julieta só na Grobo?! Dá audiência, sim!Contudo, entretenimento é uma palavra q é usada quando é possÃvel diferenciar o q é conteúdo (cultura, arte, etc) do q é mera diversão. É uma palavra bem diferente d alienação! Mesmo q as novelas estrangeiras (literárias, televisivas) tragam o mesmo conteúdo, o cidadão d lá tem nÃvel para encará-la com entretenimento, pois os valores vieram das ba
Só gostaria de acrescentar que existe sim uma resposta para QUANDO emburrecemos. Meu pai cursou escola pública por volta de 1960. Era uma escola excelente. Em 1980 as escolas públicas já eram um lixo. O que houve entre 1960 e 1980? Simples: uma ditadura. Aquele sistema autoritário tÃpico que precisa de um povo anestesiado e burrro para se manter no poder. A mesma ditadura que criou a Globo e deu um satélite de presente pro Roberrto Marinnho.
Muito bom seu texto. Nem assisto novelas e parti para os livros que é muito melhor.
Realmente é isso aÃ, mas isto já vem de longa data, no tempo do imperio romano já se falava que " O povo precisa de pão e circo ", como podemos notar só mudou a data, a mentalidade continua a mesma. E viva nóis... É bolsa isso, bolsa aquilo e vamos levando a vidinha ...
Como se as novelas tivessem começado a fazer sucesso no governo do PT... Pão e circo foi a estratégia utilizada pela ditadura. ARENA->PFL->D EM->Cachoeira.
texto perfeito, nós, brasileiros somo imbecis e burros, emburrecidos por esta Globo da vida, não assito porcaria de novela nem estes programas idiotas (faustao, gugu etc etc etc) mas agente acaba "ouvindo" cometnariso daqui e dalÃ, aà liga uma coisa com a outra e mais ou menos "sabe"do que se trata, e o povo sofrendo uma lavagem celebral da dona Globo a anos, e a politica, leitura, educação das crianças brasileiras, juros altos etc etc não são tratados como deveria, que democracia é esta? /
Concordo com o desgosto do leitor em constatar que novela virou meio de "educar" as pessoas, mas educar não é papel da novela, é papel dos pais, e da escola. Televisão é entretenimento, quem quer aprender alguma coisa tem que desligar a TV e abrir um livro, se quiser aprender alguma coisa com a TV que fique longe de progrmasa populares e novelas, elas tem o papel de entreter não de ensinar.
Perfeito! Nem tem o que comentar, só queria agradecer por ter um comentarista inteligente em meio a tanta vaidade, vontade de se mostrar erudito sem ter nada a dizer. Você se destacou!
Silvio, muito obrigado. Excelente texto. Concordo com cada parágrafo.
Perfeito o seu comentário.A alegação de muitos de que é só não assistir ou usar o controle remoto infelizmente não vale para a maioria da população cuja única opção de lazer é a televisão. É através dela que , novamente infelizmente, muitos se "educam".
Lembremo-nos que não é apenas a GLOBO que despeja esgoto na sua casa, as emissoras como um todo o fazem, por exemplo ao transmitirem: Ratinho, Agora é tarde, a Fazenda e outros.Outro ponto é que não é apenas a TV que possui conteúdo chinfrim, inclusive este jornal que publica esta matéria, tem dias que você lê matérias inúteis e tendenciosas;É difÃcil confiar na mÃdia brasileira, pois vimos recentemente funcionários da Abril ligados ao Cachoeira. Será que apenas a Abril faz isso?
Não assisto novelas há mais de 10 anos. Nesse perÃodo, precisei mudar de apartamento para acomodar a biblioteca, mas garanto que vale a pena. Novela não faz falta nenhuma, é como "apagar o cérebro"... Aliás, é pior: por só mostrar pessoas ruins de caráter, detestáveis, ou piegas e igualmente detestáveis, as novelas fazem as pessoas perderem a habilidade de escolher bons amigos(as), companheiros(as), esposos(as), etc, porque começam a acreditar que é "normal" ser medÃocre...
Eu não gosto de novelas, mas acho a questão bem simples de resolver: quem nãogosta, não assiste. É o que eu faço.O que vale é o "money" que essas atrações geram. Se você passar no "horário nobre" um documentário sobre a vida na Ãfrica, acha que vai render algum ibope? Alguém vai querer patrocinar isso? Não, simplesmente por que ninguém assiste.Vai esperar o que de um povo que se esvai em prantos pelo "curÃnthia"?Simples assim.
Péra aÃ! "E viva a cultura! Em tempo: não, nós não "emburrecemos", nós somos imbecis!".Uma observação para meu conterrãneo:esse "nós" não é a palavra final...vê Rede Globo quem quer....vê televisão ruim quem quer....hoje com internet e outras opções só "emburrece" que tem essa opção e quer seguir por esse caminho.Sou músico e vejo televisão quando quero e minha famÃlia tb vê tv sabendo que tudo aquilo é fantasia.Quer dizer: quem acredito em tudo que vê e fala tudo quer "dá bom dia aos cavalo
Gostar ou não de novelas é muito pessoal. Acredito que a solução para os terrÃveis problemas apontados no texto são simples de se resolver, o instrumento: CONTROLE REMOTO. Tudo bem, está tudo um lixo, não há canal que preste, solução poderia ser ver o sitcoms/EUA, aquilo sim é muita cultura! sarcasmo, rs. Há uma "nata" que sempre reclama da tv, me pergunto: pq assistir então? vai lá, faz isso que vc disse, leia, vá para a academia, correr... o que não pode é esta terrÃvel ladainha de
Espero que quem apoia esse tipo de critica a TV, no horário da novela esteja fazendo alguma coisa inteligente, só não pode dizer que estava lendo um livro... Augusto Cury. Nunca vi ninguém que reclama do BBB esta fazendo algo mais nobre no horário do programa.
Má qual o problema com Augusto Curry?
Texto raso e cheio de clichês e preconceitos. Novela e TV não tem obrigação de ser arte. Até podem ser, mas cumprem o papel de entreter o cidadão. A TV existe como opção de lazer e entretenimento. É assim no mundo todo. A programação de TV na Europa e EUA tb é podre. O hábito de leitura surge no convÃvio familiar e educacional. Aprendi a gostar de ler com meus pais e professores. TV não é causa e sim consequência, a partir do momento q a transformamos em babá eletrônica. p
TV aberta brasileira = LIXO A única exceção, TV cultura, nao dá nem traços de Ibope.Mas a culpa nao sao das emissoras, sim da população brasileira. Coloque lixo q arrebenta o IBope, coloque programas de qualidae e q façam as pessoas pensarem, se tornam fiascos e sao cancelados.A tb brasileira apenas alimenta o povao com o q lhes atrai. E para nossos governantes, qto mais permanecerem idi0tas melhor.
Caro Silvio,você leu minha mente?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Painel do Leitor > Para leitor, novela 'Avenida Brasil' emburrece o cidadão Voltar
Comente este texto