Painel do Leitor > Para leitor, novela 'Avenida Brasil' emburrece o cidadão Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2 3 Próximas

  1. Rodrigo Lima

    Veja bem, o termo que você usa falando que a novela emburrece o cidadão é preconceituoso, não concordo como você se refere quando diz em relação aos personagens, se Dom Quixote é um personagem cultural, por que o Tufão não pode ser? Ou será pelo fato de um estar entre linhas e o outro tomou formas humanas? A expressão artística é infinita, saiba reconhecer isso. Mas com as demais colocações eu concordo.

    Responda
  2. FNC

    Embora não conheça nenhum dos personagens mencionados, pois a muito me recuso a assistir um canal que contempla "a gente" em seu slogan, o texto é de uma rara percepção sobre a origem da falta de cultura nacional.

    Responda
  3. Cammus78

    Não podemos atacar somente as novelas da Globo; a programação da TV aberta em nosso país é, no geral, um lixo. Entendo que quase todos os leitores que vem aqui comentar possuem um nível intelectual bem acima da grande massa do povão. Se o país investisse pesado em educação, a programação da TV brasileira forçosamente teria de mudar, pois pessoas com um maior nível cultural não iam conseguir digerir esses dejetos culturais expelidos pelos esgotos da TV aberta nacional.

    Responda
  4. tucanaca

    Não só essa novela. TODAS!! e por extensão, a programação da Globo...bos.....em geral é direcionada a cabeças cujo conteúdo deveria ir para os intestinos.....

    Responda
  5. Andy

    O q emburrece o cidadão é a falta do hábito da leitura. Assistir televisão desde sempre emburreceu o cidadão, pois, ao apenas absorver as "mensagens da telinha", nosso cérebro não está criando sinapses e portanto, nossa capacidade de guardar o conhecimento não está sendo exercitada.

    Responda
  6. Marvin

    Eu não sei o que é mais clichê, esta novela ou este texto cheio das mesmas referências "Adeus William Shakespeare, adeus Montecchios e Capuletos.." sou até meio cafona! Evidente que o povo brasileiro é carente de cultura, mas culpar a Rita? Acho que nosso leitor tá sofrendo do estigma da Carminha. É um exageiro, mas eu entendo que se sinta assim, ele mesmo pelo jeito só esta conseguindo ter olhos para isto. Eu no meu caso, acho graça e vou fazer que mais me agrade.

    Responda
    1. ana eugenia

      Sandra, não acompanhei a nova reforma ortográfica, então pergunto, tem acento no "esta" (de: só està conseguindo ter olhos...). Me deu uma dúvida agora, se alguém souber... (tá sobrando virgula em algum lugar e faltando em outro, isso eu verifiquei)

    2. Sbb

      Ops... leia-se "exagero".

    3. Marvin

      ops...leia-se "soa até meio cafona..."

    4. Pao_e_circo

      Ou seja viva as novelas da Globo não é marcos. Viva a imbecilidade.

  7. Abagame

    Para conquistar a classe C, a Globo teve que descer mais um degrau.

    Responda
  8. Tatazo

    Infelismente a rede Globo, não tá nem aí para a cultura desse País. O que importa pra ela é dinheiro em caixa.

    Responda
    1. Cadu

      Nem você né? Vai aprender a escrever antes de querer comentar algo, por favor.

  9. Marcell Rose

    Blá, blá, blá... Tenho lido vários textos similares. É da cultura do povo brasileiro assistir novela. Provavelmente um gari, atleta, professor, um advogado, psicólogo, juíz, enfim... assistem novela e nem por isso deixam de ser inteligentes e apreciar um Shakespeare, Chopin, Hitchcock, João Carlos Martins, Jobim. Tem tanta coisa pra fazer, pode trocar de canal ou desligar a tv. Vai ao cinema, vai caminhar, vai namorar, vai fazer o que vc quiser... Ou escreva uma novela e mande pra Globo! Pe

    Responda
  10. Real

    O público gosta de novelas por ignorancia, não por burrice. Acredito que uma parcela bastante pequena desse publico conheça Shakespeare, por exemplo. Não há procura por literatura clássica e o brasileiro lê pouco mesmo. Porem, exemplo de burrice é o cara conhecer (ou achar que conhece) o que é cultura de fato e realmente acreditar que as novelas sejam a causa (e não um sintoma) do baixo desenvolvimento intelectual do brasileiro e seu distanciamento desses bastiões artisticos. Texto raso. /p

    Responda
    1. Andy

      Nossa amigo leitor cita com muita paixão as obras de Shakespeare, mas gostaria realmente de saber se ele já leu "Triste fim de Policarpo Quaresma", ou "Grandes Sertões", ou um livro mais dificil como "Memórias Póstumas de Brás Cubas". Pq Shakespeare é feito em atos, e são até simples de se acompanhar. Agora se ele gosta de leitura em versos, gostaria de saber se ele já leu "A Divina Comédia" os três livros...

  11. Homem Justo

    Chega de BOBELA DA REDE BOBO. Acorda Brasil!!!

    Responda
  12. RobertoMelo

    SÒ OS QUE VÊM, meu caro. SÓ OS QUE VÊM.

    Responda
  13. Lívia Good

    É isso aí povo brasileiro, enquanto se divertem com Carminha e Cia seus governantes aproveitam fazem a festa e dão risadas. Depois não reclama das condições ridículas dos serviços públicos, violência inaceitável e por aí afora... Passa boa parte do dia se emburrecendo...

    Responda
  14. raphael

    Não existe duvídas que à novela emburrece o povão mas o brasil da mais importância a uma novela que á situação do Brasil.

    Responda
  15. Ceci

    Enfim um meio de comunicação reconheceu que esse tipo de "entretenimento" só emburrece a população. E o pior de tudo é que tem gente que permite que os filhos pequenos assistam essas novelas que só divulgam a malandragem, a falta de respeito e a desestruturação da família.

    Responda
  16. Ric Buiz

    Concordo com os que dizem que novela é apenas entretenimento. Porem o que vejo quando paro nesses programas é a exploracao e divulgacao sistematica de pessimos modelos de conduta e comportamento, tudo em troca da audiencia. Enquanto isso milhoes de pessoas anestesiam suas mentes com um entretenimento de nivel muito duvidoso, de segunda a sabado, em varios horarios, a decadas. Cada que escolha como quer passar seu tempo, eu escolho evoluir.

    Responda
  17. Ueliton Dias

    Carlos Drummond de Andrade escreveu, um dia, a crônica:"Agora que ´O Astro` acabou vamos cuidar da vida, que o Brasil está lá fora esperando". Nota: O Astro foi uma novela da Globo dos anos de 1970. A novela teve muita repercussão ao descobrir o verdadeiro assassino de Salomão Hayala.

    Responda
  18. CELIO

    Quanta balela,exigir arte e cultura numa novela é querer o impossivel. Novela é intretenimento e se quer cultura leia um livro,va ao teatro.

    Responda
  19. kalelo

    Nas novelasCampeonatosO país está de quatroFalta cultura e eduçãoPois todos gostam mesmo é da azaração.Que país medíocre!Que país medíocre!(uma outra versão da músuica de Renato Russo)Ainda bem que tem gente no Brasil que está vendo o que está acontecendo, como o leitor do artigo publicado na Folha. Ainda há esperança.

    Responda
  20. biollo

    E o pior é que so todas as novelas e de todos os canais e ainda podemos incluir vários filmes, especialmente os nacionais, repletos de palavrões......

    Responda
    1. Marvin

      hahahaha....Acho que você não sabe ingles ou frances. Os filmes estrangeiros tem 10 vezes mais palavrões... Cada uma!!

  21. Alexandre Arielo

    Concordo com tudo o que foi escrito, além destas novelas da globo, o futebol também ajuda a alienar a cabeça dos brasileiros.

    Responda
  22. Hildermes

    É isso mesmo. Nada a ver com a vida, nada a ver com a arte. A dramaturgia televisiva brasileira depois que Dias Gomes se foi ficou na mão de pessoas de comportamento bastante duvidoso, principalmente no aspecto comportamental. Procuram através de tramas nada aderentes à realidade, não vivenciadas nos lares e mesmo nas ruas, dar ares de normalidade a situações e comportamentos no mínimo duvidosos. Agora, além do objetivo da aceitação, é para emburrecer mesmo. Os atores colaboram com a farsa.

    Responda
  23. Dewey

    O problema desse texto, algo recorrente no Brasil, é que o autor confunde arte com cultura. Arte é algo que se aprende em razão de um interesse ou aptidão. Cultura é muito mais do que isso. A cultura de um povo é feita pelos nossos valores, pelo nosso caráter social e pela maneira como resolvemos nossos problemas para viver em sociedade. O problema é que estamos tão acostumados com a nossa cultura, que só a percebemos quando saímos da nossa para conviver com culturas diferentes.

    Responda
    1. Danebakiss

      Arte?!

  24. Antonio

    Eu acho a novela mal escrita, com muitos furos e desconexa. Mas acho pior ainda essa "elite cultural" que não faz nada pela cultura do país, além de chamar o povo brasileiro de burr0. Um povo que tem uma péssima educação de base. Me da n0j0 desses cults que se julgam os Paladinos da Cultura e das Boas Maneiras, sendo que nunca fizeram nada que preste para o bem da cultura do nosso país.

    Responda
  25. OLIVARES ROCHA

    BRASIL, PAÃS SEM NAÇÃO. POVO SEM NOÇÃO! EXCELENTE TEXTO.. VIVEMOS MESMO NUM VERDADEIRO MATRIX, ENVOLTOS NAS FANTASIAS DA IGNORÂNCIA, ALIENAÇÃO E DESCASO..

    Responda
    1. Marvin

      Este texto tem mais cliches que a novela. Ah por favor!!!

  26. Cleyton Boson

    Texto preconceituoso e provinciano. Então a cultura de verdade é somente a cultura ilustrada? Shakespeare, Dumas e London já foram considerados literatura de baixa qualidade pelos elitistas de sua época. No entanto, O Conde de Monte Cristo continua inspirando a literatura, o cinema e a televisão de nossos dias. Avenida Brasil é mais uma das muitas releituras de O Conde de Monte Cristo e traz a qualidade de ser um folhetim que tenta superar o maniqueísmo próprio desse gênero literário.

    Responda
  27. neivieira

    O leitor do Paraná tem o direito de se expressar, mas passa um pouco longe de representar a verdade absoluta. Foi até um pouco desrespeitoso com os profissionais envolvidos numa obra como esta (novelas). Eu gosto de nelson rodrigues, de moliere, de Fernanda Montenegro, de Fernando Pessoa, de Mozart, de Macbeth, mas também gosto de Cambalacho, Vale Tudo, Senhora do Destino. Como diria Lady Kate "e daí, to pagando!".

    Responda
  28. Paulo Andrade

    Quanto às novelas é isso mesmo. Atores limitados que interpretam personagem vazios com uma fala gritada e em situações irreais. Sem contar com propagandas embutidas e outras idiotias semelhantes. Ainda assim, está bem acima do BBB - Fiquei impressionado com a quantidade de espectadores de baixa renda que têm TV a cabo e pagam pelo "privilégio" de acompanhar a "casa" no "pay per view". É triste.

    Responda
  29. neivieira

    Essa reportagem representa a opinião de uma pessoa, e está parecendo que o autor quer fazer valer sua postura com relação a novelas. Aprecio novelas brasileiras, atrizes performáticas em nada devendo as atrizes mundialmente conhecidas, como Mery Streep. Colocar novela no mesmo patamar que outros segmentos da cultura da civilização humana, em diversas épocas, é muito arriscado. E quem garante que Avenida Brasil não será lembrada? E Vale Tudo? E dancing days? E Roque Santeiro? Tudo lixo também

    Responda
  30. Heitor Albernaz

    Argumentos tão antigos quanto os próprios clássicos citados. O que emburrece é o preconceito, a arrogância. Novela representa o tempo que vivemos e algumas marcaram sim época. Arrotar intelectualismo não nos faz mais inteligente. Beber de todas as formas de cultura sim. Novela é cultura popular, mexe com o povo, faz milhões de pessoas se apaixonarem por uma narrativa. Acaso só a literatura é arte? Apenas filme europeu ou iraniano tem valor?

    Responda
  31. Alex

    Nos E U A o povo fica ligado direto nos seriados, que tambem nao acrescentam nada. Vai saber entender neh !! Acho que depois de um dia de trabalho, com as obrigaçoes em dia, podemos ver uma tv!

    Responda
    1. Danebakiss

      Pois é, né, amigo! Mas presta atenção pra ver se lá a maioria dos seriados não enaltecem o patriotismo, a inteligência do médico bem formado e bem pago, do policial competente e compromissado, a boa e bem equipada pericia da policia, a responsabilidade de se combater o mal e por aí vai! Compara com o q a gente tem aqui e vc vai ver uma expressiva diferença! E lá, a maioria desses seriados tem versões em livros, q vendem tanto quanto a TV por assinatura.

  32. Luiz Fernando

    Pior do que isso é a lista dos 100 maiores brasileiros em todos os tempos. Quase tive um infarto!

    Responda
  33. vcbranco

    Na minha humilde opinião existe gosto para tudo, não gosta de assistir novela? ótimo, vá ler um livro, enfim gosto não se descute. Agora o que a leitora esta colocando em evidencia é o fato de que esta novela passa muito dos limites do aceitavel, beira o ridículo e menospreza a inteligencia do telespectador em varias situaçoes que a leitora cita. E quantas pessoas assistem? Que ótima influencia para o povo não? Assiti um pedaço de um capitulo e não aguentei mais.

    Responda
  34. Sams

    Se uma novela emburrece o leitor inteligentão, então ele tem a cultura de uma ameba.

    Responda
  35. Nando Santiago

    Já está enchendo essas pessoas que se dizem tão cultas e acima de todos. Novela é entretenimento. Quer cultura, desliga a tv vai ler um livro. É sempre a mesma estória, brasileiro é sempre sem cultura. Morei 2 anos na Inglaterra e na tv de la tem as mesmas coisas que aqui. Big Brother, novelas, fofocas. Duas novelas em horário nobre bastante assistidas (Hollyoaks and Eastenders, essa última fez 30 anos no ar esse ano). Então os ingleses são tão burros quanto a gente? O que vc me diz?

    Responda
    1. Danebakiss

      Desculpa gente. Depois de "outras" (linha 4) não tem vírgula.

    2. Danebakiss

      A critica da leitora não é individualista. Ela busca explicações. Lá na Inglaterra a novela não aliena pq a armadura cultural, os valores sociais e o patriotismo vem da escola, d casa e da família, coisas q o Brasil desprezou há muito tempo. Lá vc pode chamar novela e seriado de entretenimento, pois é assim q é encarado. Aqui, a novela da Grobo, do Sbt e das outras, fazem curral e selecionam o gado pro abate (eleição). Ou será q aumento da violência, do desemprego e da inflação é ficção tb?

  36. condodotta

    Concordo, porem creio que nao vale a pena perder tempo falando sobre isso. Ao invés de criticar, comece por vc mesmo educando as pessoas que estão ao seu redor a ler livros e outras tipos de coisas mais educativas. outro ponto êh que vc deve conhecer bem o nome dos personagens. Vc também êh considerada uma pessoa como a maioria? Acho que sim....

    Responda
    1. Danebakiss

      Eu entendi, sim! Vc foi, ridiculamente, contra o autor do texto! Com argumentos bestas e sem conteúdo, julgado uma suposta falta d atitude dele.

    2. alberto condotta

      Daniel Ramos, acho que vc não entendeu...em momento algum falei contra o texto...preste atenção antes de falar ou julgar os comentários...mas deixa pra lá...

    3. Danebakiss

      está fazendo**

    4. Danebakiss

      É exatamente isso q ela esta fazendo com a crítica, amigo! Ou vc é mais um daqueles que acham q crítica é "jogar pedra"? Nunca foi, crítica é desnudar a realidade falsa e imposta. E foi isso q ela fez. Além disso, acha mesmo q alguém q produz um texto tão completo, com conteúdo e tão bem escrito não lê ou incentiva os outros à leitura no seu dia-a-dia? Faça vc o q ela faz!!!!!

  37. Professor

    E qual a novela que não emburrece???? Ou pior, que programação não emburrece???????????????? Deveriamos assitir mais as novelas do planalto centra!!!!!

    Responda
  38. Felipe Chemin

    "De várias maneiras, o trabalho de um crítico é fácil. Nós arriscamos muito pouco e, a despeito disso, desfrutamos de uma vantagem sobre aqueles que submetem seu trabalho, e a si próprios, ao nosso julgamento. Nós nos refestelamos escrevendo crítica negativa, que é divertida de escrever e ler. Mas a verdade amarga que nós, críticos, temos que encarar é o fato de que, no grande esquema das coisas, até o lixo medíocre tem mais significado do que a nossa crítica assim o designando." E por aí va

    Responda
    1. Danebakiss

      Não é vc o mané Felipe, foi mal. Não quis ofender. Minha referência é ao escritor dessa fala. Fiz de forma singela, superficial, nada pra ofender profundamente.

    2. Danebakiss

      Esse é o texto mais idi0t@ possível sobre o tema crítica. Quem escreveu, d nada sabe. O q foi dito nunca foi e nunca será o significado da crítica. Esse m@né aí é mais daqueles q acham ser a crítica o mesmo q "jogar pedra". Crítica, filosoficamente, é desnudar a realidade falsa e imposta, é desconstruir pra reconstruir d foram correta, é sempre construtiva, é algo complexo e muito, muito arriscado de se fazer, pois exige inteligência e profundidade. Isso aí, é a visão do leigo!

  39. Márcia Branco

    Gostaria de saber pq nenhum comentário meu é postado. Emiti opinião na matéria há quatro horas, e também em outras, e nunca são mostrados.

    Responda
  40. Felipe Chemin

    Ao contrário do que diz o CÉLEBRE CRÃTICO DE ARTE, eu não sou imbecil! Já você eu prefiro não dizer o que penso. Acredite: Adriana Esteves é tão maravilhosa atriz quanto Meryl Streep! Dê a ela um trabalho com a visibilidade que a Hollywoodiana tem e verá! Sua crítica me lembra a de Anton Ego (personagem do filme Ratatouille). Ela começa dizendo assim:

    Responda
    1. antoine

      mery streep = adriana esteves pronto agora o mundo já pode acabar!!!!!!!!!!! essa foi a coisa mais "estapafúrdia" que eu já linha na minha vida! vai tomar seu remedinho vai

  41. Liteka

    Concordo com o leitor. Sou um ávido jogador de jogos para PC, tenho uns 25 de estrada nisso. Pode parecer coisa de nerd para muita gente, mas tenho muitos desses jogos como exemplo de como uma história pode ser bem feita. A maioria das pessoas ficaria surpreendida se soubesse como algumas das tramas dos jogos, inclusive os de tiroteio, são bem elaboradas, inteligentes, atraentes e desafiadoras. É possível usar uma premissa simples sem cair em esteriótipos manjados. Falta imaginação.

    Responda
  42. SPACENANER

    Teatro vive de ingresso, museu vive de ingresso e novela vive de anúncio e merchandising. Para conquistar anunciantes, as novelas tem que seduzir o público. E sedução se faz com fantasia, mexendo com o imaginário popular. É difícil entender isso?

    Responda
  43. SPACENANER

    Televisão é VEÃCULO DE MASSA, não é veículo de cultura erudita. Novela é obra de ficção, de livre criação do autor. A característica fantasiosa é da natureza de todos as tramas ficcionais produzidas no mundo. E novela é a oportunidade que o cidadão da periferia edo interior tem de admirar o trabalho de um Juca de Oliveira, de umaNatália Thimberg, ...

    Responda
  44. Paulo Prado

    Creio que não mudou muito a novela de hoje para as de 20, 30 anos atrás, nunca foi cultura sempre foi um passatempo com um forte apelo comercial, faz muito tempo que deixei de assistir mas acho que a linguagem e as personagens estereotipadas só acompanham a mudança em nossa sociedade, a famosa classe C que hoje quer se ver na TV, e a rede Globo acompanha isso, ou nós ficamos mais bu/rros ou a rede Globo mais esperta.

    Responda
  45. Sams

    É irônico, dentre outras coisas, o leitor inteligentão escrever opinião tão cheia de detalhes sobre a novela, sua história, atores e interpretações. E pelo visto ele não está sozinho... Uma galera aqui assiste a novelinha, acompanha todos os detalhes, se atentam para cada chilique da Carminha só pra ter raivinha e xingar muito na FSP! hahahaha

    Responda
  46. marcos alves

    Além desta bela leitura, o que vemos são troca de casais, participação em Swing, vingança, traição, roubos, prostituição visto como perigueti (Suellen), etc. O novelinha modelo!!! Modelo de tudo que não presta!!!

    Responda
  47. Maurilio

    Discordo. Eu não assisto, mas o fato de assistir novela (ou futebol, ou noticiário, seja lá o que for) não impede ninguém de ler um bom livro. E o Brasil bateu novo recorde de venda de livros em 2011. No ano passado, foram vendidos 470 milhões de livros no Brasil, segundo a Câmara Brasileira do Livro. Além disso, novelas passam no mundo todo. As brasileiras, então, passam até nos EUA, em horário nobre. Quem pensa que novela é coisa de brasileiro está muito enganado.

    Responda
    1. Danebakiss

      "Assitem" (linha 2). Foi mal!

    2. Danebakiss

      Concordo com vc amigo, mas esses livros se concentram em uma parcela pequena da população. A maioria nem ler sabe. Estes, não todos, mas quase todos, assiste novela. Realmente, novela tem no mundo todo, mas o mundo não é perfeito no todo fora de nossas fronteiras, é? Os problemas q enfrentamos aqui, se repetem em outras partes. É, justamente, disso q trata o texto da leitora. Ela encara o problema da alienação pela falta d leitura d grande parte da população q tem Tv, mas não tem lápis. Abrç

  48. tiotato

    Não sou nem tenho "méritos" para ser chamado de elitista, reacionário ou qualquer outro calificativo como os que ganhou o leitor que escreveu essa nota, contudo cocordo em muito com o que ele diz. A chatice das histórias, os flagrantes estereótipos, a mediocridade dos atores (meu Deus! como se pode chamar de ator essa roca falante que é o Murilo Benício?) todo isso me leva a ter a aspiração legítima de que um dia o gosto do povo melhore, com ou sem a Globo governado suas cabeças.

    Responda
  49. J.P.

    Infelizmente sabemos que quem deveria ler essa reportagem não busca acesso a esse tipo de informação. Ainda sim parabéns pelo escrito!

    Responda
  50. Sarah Silva

    O brasileiro é noveleiro mesmo. Lendo ou não, assistimos novela. Tenho amigos que amam leitura e amam novela, não se pode rotular.

    Responda

Anteriores 1 2 3 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.