Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Mara

    Belo Antônio Prata! Parabéns mesmo! É exatamente o que penso. Cada um tem sua cultura e vive do jeito que essa cultura demanda. O problema é a ambição das pessoas. Viva nossos índios!

    Responda
  2. Leitor Assiduo

    Sensacional o texto!! É isso.

    Responda
  3. Glauco Mascarenhas

    Antônio,Parabéns pela coerência na expressão de suas idéias. Entretanto, entendo de uma forma um pouco diferente. Entre todos os povos indígenas há diferenças de inclusão social e "modernização" incomensuráveis. Conheço índios da etnia Xaxante, Caiuá, Terena e Guarani e digo que nenhuma se parece com a outra. Parece soar infantil por serem etnias diferentes, mas não é. A noção estereotipada de índio que o brasileiro médio sustenta é um erro ignóbil. Devemos atentar para essa diversidade.

    Responda
  4. Didz

    Excelente texto, parabéns!

    Responda
  5. Marcus Kaf

    eles existem e devem ser protegidos dos grupos que se interessam em integrá-los a seus interesses. poderiam continuar a ser índios como os seus ancestrais, que por sua vez, pela lei do mais forte, eliminaram, durante séculos, tribos inteiras e grandes areas florestais que estavam no seu caminho de expançao. está na hora de acabar com essa imagem de índio bonzinho e amante da natureza. os que assim agem, é porque foram aculturados nos valores da civilizaçao ocidental.

    Responda
    1. Marcus Kaf

      estude arqueologia!

    2. Duvas

      Eliminaram grandes areas florestais... jura que acredita no que está falando?

  6. NANO

    Parabéns pelo texto. A questão é realmente simples: eles existem. Além disso, sempre foram os donos desta terra, por usucapião de 5 mil anos.

    Responda