Painel do Leitor > Artigo sobre extinção da PM gera polêmica entre leitores Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Já que as corporações e seus superiores são contra a modernização das policias, porque não convocar um plesbicito e deixar a população decidir? Se deixar por conta destas, o corporativismo nunca vai querer uma policia moderna, sem o ranço do autoritarismo.Moderna significa um mundo de mudanças para melhor servir á população.
estamos mesmo debatendo isso?? porque a reclamação sobre a truculência da polÃcia?? você acham mesmo que que se o policial militar pedir com educação e por favor o bandido vai se entregar sem resistência?? alguém que comentou mora ou já morou em uma favela pra dizer que a polÃcia é violenta e porque? BANDIDO NÃO TEM QUE TER MOLEZA!!! vocês sabiam que o criminoso que estupra uma criança, além de ter roupa lavada e comida grátis sem fazer nada ainda pro cima recebe R$ 800,00 POR FILHO??
Ser policial no Brasil é a ultima das profissões. Contratado para limpar a sujeira da população é recebido com chumbo e tem que defender-se com flores. Quero ver quandoestes `bons pastores forem sequestrados e tiverem as suas residencias invadidas por bandidos e seus familiares inclusive eles estrupados`, se vão continuar com esta postura de oferecer flores aos agressores.  Pimenta no dos outros é refresco.Olho por olho esta deve ser a lei PARA TODOS.
O que a sociedade precisa e paga por isso (através de nossos impostos), é uma polÃcia mais qualificada, melhor treinada e com salários dignos. Violência gera violência.
Fico estarrecido com o grau de estupidez desses comentários. Não tem cabimento mesmo. Acabar com a PM. Aff. É completamente fora de cogitação. Mas sei muito bem da forma truculenta que a PM atua nas periferias das cidades de SP.
Segundo estudos , a truculência dos b@ndidos é diretamente proporcional a truculência policial.
Essa polÃtica de execuções não resolve nada, se resolvesse o RJ seria um paraÃso de segurança, foram mais de 30 anos fazendo isso, essas execuções serve apenas para ludibriar a população leiga, todo ano aumenta o número de execuções e a criminalidade só aumenta, falta serviço de inteligência e menos truculência e execuções.
Tem que extinguir essa PM, 20% dos policiais são corruptos, 90% sabem que são os corruptos e são coniventes, ou aumenta o grau de escolaridade exigido dos pms e o tempo de curso de formação ou deve acabar com essa instituição, infelizmente muitos estão cometendo barbaridades pela cidade, temos a pior polÃcia do mundo.
Ou se realmente um polÃcial, ou se é um militar, as duas coisa ao mesmo tempo não dá, ou se marcha ou se faz polÃciamento. ou se aprende taticas de policiamento e combate ao crime, ou se marcha e se faz taticas militares, com combate a guerrilha, o policiamento ai já ficam em terceiro plano com sendo algo secundario, explicar porque polÃcia militar eles tentam mas não se justificam, para que ser militar.
A GUARDA CIVIL FACIA O POLICIAMENTE DE TODA A CIDADE DE sp, E O INTERIOR TAMBÉM, TINHA O SERVIÇO DE RADIO PATRULHAMENTO, TRÂNSITO, CIMENAS, TEATRO, PARQUES, A PÉ NAS PRINCIPAIS RUAS, CAMPO DE FUTEBOL ENFIM TUDO, MAIS O REGIME DA DITADURA ACABOU COM A GUARDA CIVIL, QUE FOI JUNTADA COM A FORÇA PÚBLICA QUE ERA UMA POLÃCIA MILITAR, TORMARA UMA POLÃCIA MILITAR FRUTO DA DITADURA MILITAR, QUE COM O FIM DA DITADURA DEVERIAM TAMBÉM TER O FIM DA PM, POIS O REGIME MILITAR ACABOU, MAIS A SUA CRIAÇÃO NÃO
Sou do tempo em que no Estado de São Paulo, existiam três polÃcias, a PolÃcia Civil, a Força Pública e a Guarda Civil do Estado de São Paulo, a Guarda Civil Estadual, também foi adota em outros Estados, mais em SP, era um PolÃcia bem vista e a mais querida da população paulista, mais durate a ditadura militar, os militares resolveram acabar com a gloriosa Guarda Civil e juntaram a Força Pública formando a PM, uma PolÃcia da ditadura, gostaria do retorno da Guarda Civil Estadual.
Só para esclarecer a opiião de alguns estudiosos de plantão e que se julgam autoridade, até ontem a PM era reserva do exército e por isso está ligada umbilicalmente a esta força comforme orientação constitucional. É só estudar mais um pouquinho doutor que na hora da sentença o senhor teria de saber disso, ou não.
Os comentários parecem mais aviltantes que a coluna. Será que o brasileiro não enxerga que o problema da polÃcia se chama unificação: PolÃcia Única. Pára começar, desmilitarizar essa instituição e criar mecanismos para que coronéis e delegados se entendam.....se entendam....se entendam, sem rusgas permeadas por interesses escusos. Outro fator que me foge a compreensão é porque a nossa PolÃcia ostensiva é militar, dentro de um Estado Democrático de Direito....continua.
A PolÃcia Militar vive, desde muito tempo atrás, uma verdadeira desvalorização por parte da sociedade, da impresnsa e do judiciário, sem falar dos governos. Notamos uma inversão de valores muito forte nos meios d comunicação onde, bandidos são considerados os excluidos da sociedade(mocinhos) e a PolÃcia os bandidos fardados. Com que insentivo o policial vai defender o cidadão nas ruas? Nós somos vÃtimas muito mais dos assassinos, latrocidas, viciados, das quadrilhas
Uma coisa que não entendo, se a ditadura militar acabou, se vivemos uma democracia, porquê a polÃcia tem que ser militar? tem que acabar. e tem que colocar polÃcia civil nas ruas em carros descaracterizados, na periferia tambem.
Senhores não é acabar com a PM e sim retirar o MILITAR no nome desta instituição.Ser uma policia uniformizada sem caracterÃstica militares. Como é todo mundo civilizado.Pois em sendo MILITAR combate , aniquila e domina o inimigo do estado, e o povo brasileiro não é o inimigo do estado.
Quem me negativou pelo jeito é b4ndido ou gosta, e se gosta deles leva tudo pra casa! H I P O C R I T A!
Pelo menos essa polÃcia sem ser militar se dedicariam mais ao policiamento e deixaria de marchar e aprender taticas mitilares e estariam mais procupadas no policiamento da cidade do que com os quarteis.
B4ndido é inimigo do estado e do povo brasileiro, portanto tem que ser aniquilado, papel que a PM vem desempenhando muito bem! e Queremos mais.
O problema não é a existência das duas policias, ou três incluindo aà as GCMs como querem alguns prefeitos demagogos. O problema é: não termos JUSTIÇA, temos judiciário e leis, muitas leis, mas não temos JUSTIÇA. Aà se o criminoso e a policia é civil ou militar tanto faz, todos que podem, ficam incólumes, se não há punição exemplar, não há crime e assim será a vida na nossa sociedade.
Tenho o maior respeito e admiração pele Corpo de Bombeiros. Sinto que são homens que saem às ruas para combater com dedicação e profissionalismo acidentes, afogamentos, incêndios, desabamentos, que poem em risco a vida de pessoas, sejam elas o que forem, inclusive criminosos, saem às ruas pela vida. Não quero desvalorizar os PMs que se arriscam para tirar das ruas os agressores da sociedade, pessoas perdidas para o crime, mas, infelizmente alguns pegam gosto pela ação violenta, aà é de dar m
Minha cara Rosania, leia a Constituição ela fima uma serie de policias em vários setores do estado brasileiro. Por que tanta , o Bombeiro é MILITAR por que a chama , o acidentado que ele combate é inimigo do estado.
UM publicitário que fugia da PM, acabou morto, o assunto é motivo de amplo debate. UM italiano abastado, não entregou seu "rolex" aos assaltantes, morreu, temos uma comoção enorme. Agora, dia 11 passado, OITO pessoas pobres sem relação entre elas foram eliminadas a tiros em Osasco e o assunto já acabou. O Governador e os delegados do DHPP, civil, não estão nem aÃ, não temos e nem teremos solução, pois pobre não merece comoção.
Hoje, é noticia deste jornal, mais SEIS são mortos em 4 horas na zona norte, não haverá comoção. É tudo disputa por território entre criminosos, ou ação da PM eliminando "partidários" de alguma "organização", ou coisa parecida. Que os familiares enterrem seus mortos. E assim caminham as coisas. Alguns chegam a pedir a volta da ditadura, pois o crime esta ganhando a disputa contra todos: sociedade, justiça, policia, governo. Viva São Paulo. O DHPP vai investigar. Gov. quer rigor. Nhenhenhém.
Brilhante, Rosânia! 50 mil assassinatos/ano neste paÃs-sem-a-sua-coragem, a sua coragem que enxerga no desprezo à vÃtimas diferenciadas, a causa do nosso fim. Uma empreitada poderia enfrentar o número exato de vÃtimas com a mesma seriedade q é usada quando se monta mais um hipermercado numa região pobre, arrasando o comércio local e atendendo 50 mil pessoas bem, com poucos funcionários e baixo custo, com atenção à todos, além da fim da injustiça. Bôa! O assunto não deve acabar.
Tem que extinguir o número de vereadores, deputados (estaduais e federais), senadores e polÃticos de um modo geral que ganham salários astronômicos e ainda têm mordomias para não fazerem nada. Os policiais, professores, médicos etc estudaram e trabalham muito para ganhar uma miséria.
Iraci, concordo plenamente com a sua opinião, acrescento que nossa justiça precisa funcionar assim não há necessidade de pseudos intelectuais solicitarem a extinção da PM. Por varias vezes já fui abordado pela PM, em nenhuma fui desrespeitado porque eu particularmente os respeito e agradeço o trabalho que eles desempenham.
É preciso haver um resquÃcio da ditadura, já que os braços armados dos esquerdistas que hoje estão no poder (PCC e Comando Vermelho), estão aterrorizando a sociedade
A polÃcia tem que ser unificada, simplesmente polÃcia. Todo mundo sabe da rivalidade entre polÃcia civil e militar o que causa verdadeiras aberrações como o não compartilhamento dos bancos de dados entre as polÃcias.
Muitos dos delegados de polÃcia civil não se subordinam a ninguém nem mesmo ao governadores, são intocáveis, se falar que eles terão que seguir uma hierarquia como na PM eles vão te chamar de doido se não te der voz de prisão. Agora, se a PM for transformada em civil acredito que a sociedade ficará sem policia nenhuma, pois sabemos que muitas repartições públicas existem, mas não funcionam. Uma "nova policia" tem tudo para não sair das delegacias para as ruas, isso é, se achar um na DP.
realmente temos que viver ao menos 500 anos; agora querem acabar com a nossa segurança, este rapaz da reportagem, formado na usp, tem a psicose dos tempos da ditadura militar. Será que ele nao enxerga que hoje somos nós os cidadãos honestos que estamos atrás das grades de nossas casas? que os marginais é que gozam de total e plena liberdade? Escrever por escrever uma matéria é sim que deveria ser extinto.
Só uma perguntinha: Gente de bem foge da polÃcia? Só para saber...
Eu, que sou honesto (não sonego uma moeda, exijo nota fiscal de todos os estabelecimentos que frequento, mesmo sem colocar meu CPF, sou ético acima de tudo, etc), e me considero uma pessoa de bem, fujo sim da PM, pois por várias vezes fui abordado com violência, sendo inclusive obrigado a ficar de joelhos com uma arma gelada na minha boca, apenas por estar andando na rua e, talvez, por ser negro. Tenho total desconfiança de PM, principalmente da ROTA ou da ROTAC (Campinas).
A verdade é que houve equÃvoco do jornalistaVladimir Safatle e por consequência de seus leitores. E tudo por culpa do sensacionalismo e tendenciosismo que a FOOLHAA faz quando o assunto é polÃcia militar. Se for lido atenciosamente, o que a ONU sugere ao Brasil não é a extinção ou a diminuição do efetivo militar como sugere a 1ª matéria da FOOLHAA, mas sim, a criação de uma polÃcia única (unificação militar e civil) como ocorre na grande maioria dos paÃses do mundo.
acabar com a PM é uma evolução natural da policia, acabar com a PM n~so significa acabar com a policia, de modo algum o modo de administração, militar, entretanto é que deve ser extinto, não serve e é ineficaz ao tempo presente a sugestão seria uma policia civil fardada, como por exemplo, ja existe em vários paises, EUA, por exemplo PM é retrógada, inflexivel e ineficaz, são os fatos
>>>>> A proposito eles se identificaram pediram licença para revistar o meu carro pediram os meus documentos e depois agradeceram, e eu segui viagem!
e se você dissesse que não deixaria pois eles tinham algum mandato judicial contra o GIAN.Voce nesta hora estaria sendo processado pelo estado por desacato a autoridade.
>>>>Oras bolas!!! qual atitude de um cidadão de bem e que não deve nada? simplesmente dar seta mostrando que vai parar abrir o vidro para que eles possam te visualizar e deixar suas mãos a vista. Correto ou não??
>>>>tendo em vista todo o ocorrido anteriormente? Agora vou dar um exemplo muito parecido que ocorreu comigo eu estava com um carro esportivo seguindo na rodovia Régis Bitencourt a uns dois anos atras, veja...passei por uma viatura policial e logo depois percebi que eles estariam atras de mim no entanto continuei acelerando poius não tinha certeza se era comigo ou não, chegando próximo ao retorno eles deram sirene e luzes de advertencia bem atras de mim>>>>>>>>
Olha eu acompanhei com detalhes todo o caso, e quero dizer que não estou aqui querendo legitimar o que aconteceu. Mas vamos ponderar que ele passou por uma BLITZ policial e deu fuga, a perseguiçaõ durou varios minutos e isso se viu claramente nas imagens daquela camera quando momentos antes ele passou em sentido contrario e virou naquela rua transversal com a policia logo atras dele. Ai vem uma pergunta, qual deveria ter sido a atitude dos policiais >>>>>>>>>>>>
Vamos refletir: quem não gosta de polÃcia é BAN DI DO!
Principalmente da PM, e mais principalmente ainda da ROTA.
Acho que é de bom alvitre determinar sua extinção. A PM quer ser militar, quando sabe-se que é só polÃcia. Os postos de mais alta hierarquia prezam mais pelo fato de ser militar, quando não são. Um paÃs que ser ser grande tem terminar com a PM. Cria-se modelos com referência em paÃses avançados. De qualquer forma, sendo militar (regulamento) ou civil, seus componentes dever ser preparados. PM mora na favela e mora ao lado do fora da lei. Como diz Boris Casoy, é verdade. Nada mais
Na certa deve esta incomodando ele.
Tem que extinguir são os maus policiais e não a PM. Talvez alguns objetivos tenham que ser mudados, corrigindo-se os vÃcios da Ditadura como por exemplo: o uso da PM para reprimir Movimentos Sociais. PM é para prender bandidos e não manifestantes em defesa das questões sociais. Vemos com frequencia professores feridos, moradores, mulheres e crianças feridos à bala de borracha, trabalhadores sendo espancados. Isso deve ser usados contra ladrões, assassinos, traficantes, polÃticos corruptos
Ja levei muitas duras, algumas marcam, uma estavam eu, dois amigos de faculdade e os dois professores (servidores publicos federais), estavamos indo todos fazer um trabalho de campo, quando nós fomos parados em uma blitz, tava tudo certo, carro OK, TODOS com cinto de segurança, mas o PM teve a cara de pau de pedir "15 real" pro guaraná... simplesmente negamos e demos bom dia... a vai te catar PM barrigudo...
Talvez tenha inflacionado, hoje seriam 15, mas pode ter sido só 5 o lanche solicitado, Pra que mentir?! Não acredita que isso aconteça? Fazer BO na caverna dos cachorros? Eles deveriam fazer o papel deles, e manter os limites aceitos no Cod. Civil, combatendo principalmente os atos enquadrados no Cod Penal. Muito burocrático, pra mim toda reclamação deveria ser pra um lugar só tipo PROCON. Ligue 171 e reclame de má prestação de serviço, seja ele qual for.
DAniel você é um fanfarão. Se não é, porque não deu queija na DP civil mais próxima?
Já fui assaltado pela PM-RJ, por simples preconceito e discriminação, me levaram todo o dinheiro que tinha, e me mandaram sair fora, só porque eu morava em um prédio na subida perto de favelam, eu estava indo pra casa a noite sozinho e cabeludo... não ligaria se tivessem simplesmente me abordado, me revistado e tal, mas me roubar foi demais.
Eu queria saber porque vemos carros da PM fazendo manobras perigosas, no trânsito, sem necessidade, tipo atravessar sinais vermelhos, realizar conversões proÃbidas, quando não estão com sirenes ligadas nem em perseguição, ou mesmo mudar de faixa sem sinalizar adequadamente com o pisca ou estar parado sobre ciclofaixas. Uma vez abordei o PM, que estava estacionado na ciclofaixa, e ele me disse "que aqui é Brasil". Convenhamos, só dão mau exemplo. Pra ter respeito, tem que ser dar o respeito.
Pens em tudo isso quando você for sequestrado ou estiver em poder de bandidos...Semáforo, limites de velocidade, contra mão, respeito as leis de trânsito e um bandido refletindo se tira a sua vida ou não; se estupra a sua filha antes de ir embora ou não; se mata a criança porque o pai tinha dinheiro escondido ou não; vai ser burro assim lá na PQP !!!
A pm é um resquÃcio da ditadura que deveria ser substituÃda por policiais como eram os homens da antiga força pública, respeitadores e queridos pela população. Os únicos que defendem a pm são os funcionarios da justiça, pois com suas carteiradas são respeitados. Qualquer cidadão já foi achacado e maltratado pela pm. Só em um Estado de excecão é permitido que a pm patrulhe as ruas.
Isso meu amigo, quando homem era homem, mulher era mulher, e respeito e trabalho, eram "pilares" da sociedade brasileira... De lá para cá, principalmente a partir de 1990, liberdade irrestrita (sem responsabilidade), nenhuma obrigação com nada e nem com ninguém, o negócio é ganhar dinheiro sem trabalho (e de preferência de maneira ilegal)... é meu amigo, falar é fácil... quero ver quem "dá a cara a tapa"... não culpe a Policia Militar, por conta de meia duzia de pessoas
A policia tinha que acabar e começar de novo, sob novasbases, com novos conceitos. Do jeito que está, não pode continuar. O caso do publicitáriomo/rto é sintomático, e mostra o despreparo da corporação. Sem contar o cunho ideológicopor trás de suas ações. Trata-se de uma instituição que defende os interessesde uma classe em especifico, em detrimento de outra. São alienados, apenascumprem ordens, sem refletir sobre o que estão fazendo, como se fossem robôs ocos.
Podiam acabar é com a PolÃcia Civil, isso sim...
Quem aplaude essa idéia que risque da sua agenda de telefones de emergência o número 190. Assim, quando necessitar de apoio que disque o número do celular do seu fornecedor de ERVA, PEDRA ou PÓ. O CARAMANTE deveria ser o primeiro à riscar o número 190 da agenda de telefones de emergência, mantendo apenas aquele número que ele bem conhece. Posso rir para não chorar?
Daniel Lopes de Sá, seria bom você identificar a cidade ou estado onde o fato narrado aconteceu, pois é inaceitável e não vemos isso em todos os lugares. Posso falar por exemplo do atendimento dispensado pelos plantões de polÃcia civil em SP que é péssimo ,na maioria das vezes, e quem reclama ainda pode ser autuado por desacato. Detalhe eles são civis, o problema está sobre quem detém o status de "otoridade" pouco importando se é fardado ou civil!
.Eu queria saber porque vemos carros da PM fazendo manobras perigosas, no trânsito, sem necessidade, tipo atravessar sinais vermelhos, realizar conversões proÃbidas, quando não estão com sirenes ligadas nem em perseguição, ou mesmo mudar de faixa sem sinalizar adequadamente com o pisca ou estar parado sobre ciclofaixas. Uma vez abordei o PM, que estava estacionado na ciclofaixa, e ele me disse "que aqui é Brasil". Convenhamos, só dão mau exemplo. Pra ter respeito, tem que ser dar o respeito.
Entendo que a PM tem papel importante na defesa do estado, mais atualmente eles ocupam mais espaço na mÃdia pelas suas ações desastrosas do que na defesa da sociedade como papel principal, eu morro de medo de ser parado numa blitz, eles levam para as ruas seus problemas pessoais e depois querem descontar na população, forjam flagrantes que não existem, matam por qualquer coisa e portanto sou a favor de sua extinção sim. As FA podem fazer esse papel muito bem é só o governo federal autorizar.
A ideia da extinção da PM, com nova polÃcia unificada, moderna, inocente, originada do poder civil, passÃvel de punição exemplar, desmilitarizaria o abuso autoritário nas ruas e etc... e a sua sugestão, é usando as FAs? Será autorizado, por medo, tudo outra vez? Nós é quem deverÃamos excluir o mal... no caso, demitir os maus... e eles, deverão jurar sempre, nos proteger, por os mantermos quando queremos. Desculpe a expressão "excluir", pois os demitidos deverão ser realocados com justiça. /
Se esquecem que o material humano sai do nosso meio! Não são Ets! Merecemos nossas instituições corruptas e desacreditadas! Jeitinho brasileiro, fura fila,funcionário que rouba, revista em bolsas de empregados, propina de fiscais,igreja mercenária,calote,produto com defeito e por ai vai! Merecemos e ponto final!
Vivemos momentos estranhos ??? Atores a favor da maconha (levem os drogados para suas casas), polÃticos cometendo mais crimes que os criminosos (novidade), facção criminos aque atua em epoca eleitoral(era de se esperar) agora, acabar com a PM?. Quem vai dar conta da criminalidade ??? Os atores ???
Muita gente nem imagina o que a PM faz...não é só nas ruas ou favelas, mas tbem fazendo o papel da prefeitura, médicos, professores, psicologos, padre, amigo, etc..ou seja, ninguem vê o trabalho social que as vezes os PM em casa não tem, mas no trabalho tem que exercer, temos que lembrar que são seres humanos e erros todos cometem, ou vcs acham que os politicos matam menos???...pare e pense...Â
Reconheço que a PM, em muitos casos, é digna e merece o nosso respeito. O que falta é padronizar as boas ações e a correta postura à todos os integrantes das tropas policiais militares. Maior rigidez nos concursos de acesso a PM, mais treinamento e melhores salários, talvez ajudasse a melhorar esse caos.
Fui abordado várias vezes pela PolÃcia Militar e em todas as vezes fui tratado com educação e respeito. Tudo é questão de educação daquele que é abordado. Além do mais, se a PM qual o modelo de polÃcia a ser adotado, a polÃcia civil? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
que propriedade para falar, hein? Foi abordado certa vez e foi educado, aà eles também foram, ótima fórmula de procedimentos...só mesmo um néscio para rir de um assunto como este. Nossa polÃcia é uma vergonha, é um resultado da ditadura (extinção das guardas civis e forças públicas para o nascimento da pm, na década de 70 ), e só o fato de se vestirem como militares já denota a natureza do processo histórico. Antes de rir, vá aprender história, pois os familiares das vÃtimas que agora choram
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Painel do Leitor > Artigo sobre extinção da PM gera polêmica entre leitores Voltar
Comente este texto